Aliança BR - "Desaparecimento"

Sou jogador novo e estou com uma dúvida, realmente grande parte da Ally BR simplesmente saiu dos servers BR e foram pro Stormrage? Se a resposta for sim, por que fizeram isso?

3 Curtidas

Esse evento foi mais conhecido como - O grande Êxodo

6 Curtidas

Rapaz, é mais ou menos isso mesmo

A história é longa, vou tentar ser resumido

Lá pela época do final do Cataclismo, quando lançaram os servidores brasileiros, havia um grande contingente de jogadores brasileiros da horda dos servidores Gurubashi e Warsong que vieram em peso para os então novos servidores brasileiros, e isso desestabilizou a população. Antes era só Goldrinn e Nemesis, mas aí tiveram que abrir o Azralon pra comportar toda essa galera da Horda que vinha desses servidores.

Não demorou muito pro Azralon se tornar o servidor mais populoso do brasil, com uma população majoritariamente Horda. Com o passar dos anos, conforme foi diminuindo a população de jogadores de todos os servidores do mundo, os outros servidores brasileiros foram ficando vazios e quem sobrou ou migrou pra Horda do Azralon ou foi pra Aliança em servidores gringos, pra poder ter com quem jogar.

Já foram feitos inúmeras tentativas por parte dos jogadores de revitalizar a aliança no brasil, uma inclusive encabeçada pelo influenciador Coja, mas eu não sei que fim que deu essas intervenções. E por parte da Blizzard eu nunca vi nenhuma intervenção, e pra ser bem sincero eu nem sei se tem algo que eles possam fazer.

5 Curtidas

Não foi todo mundo que saiu. Ainda há muitos jogadores espalhados pelos reinos brasileiros como o Nemesis e o Goldrinn mas houve uma queda brutal/gigantesca de BfA até o inicio de Dragonflight. No Stormrage nos primeiros dias de Dragonflight eu computei em torno de 600 a 700 brasileiros jogando por aqui, ou seja, a grande maioria da Aliança ainda está nos reinos brasileiros só que estão todos espalhados entre os cinco servidores além dos alts da horda do Azralon é claro. :sweat_smile:

O primeiro motivo dos jogadores brasileiros a irem pro Stormrage começou em Warlords of Draenor quando houve aquela queda abruta de jogadores devido a falta de conteúdo e por conta das guarnições pq ninguém queria ficar jogando com mapas e cidades vazias então o pessoal resolveu jogar no maior servidor da Aliança que é o Stormrage. Como naquela época ainda existia muitas restrições de sistemas alguns jogadores da Aliança do Gallywix resolveram fundar a primeira guilda no Stormrage por ter uma casa de leilões muito boa e uma população bastante estável mesmo em época de expansões problemáticas.

De Warlords pra ca os outros reinos brasileiros também passaram a sofrer com essas quedas de jogadores por diversos motivos (que apresento abaixo os mais recentes) que motivou a deixar as cidades vazias, a fazerem muitos jogadores a pararem de jogar e procurarem por servidores mais estáveis economicamente com uma boa população que indiferente da expansão estar boa ou ruim continuariam jogando.

Alguns dos Motivos

Sombralândia (Shadowlands) fez muitos desistirem de jogar o WoW;

Em BfA cresceu muito o descredito em torno da equipe de lore do jogo;

https://i.gifer.com/origin/45/45e414c9264877f05e078fdbf27738aa.gif

Os dois reajustes na mensalidade durante Shadowlands que reduziu bastante a comunidade brasileira que se encontrava ativa;

https://adrenaline.com.br/noticias/v/66479/world-of-warcraft-recebe-planos-mais-baratos-no-brasil-antes-do-lancamento-de-shadowlands

https://worldofwarcraft.com/pt-br/news/23646892/atualização-de-preços-nas-opções-de-assinatura-tempo-de-jogo-e-mais-para-world-of-warcraft-no-brasil

O preço da expansão de Dragonflight um pouco mais salgada do que o normal;

A nova raça e classe de Dragonflight que não empolgou muitos jogadores a voltarem pro jogo;

Os escândalos da Blizzard que fez muitos jogadores pararem de jogar;

A concorrência que levou alguns jogadores a saírem do WoW como Final Fantasy 14, New World, Lost Ark entre outros;

O principal na minha opinião que foi a falta de comunicação por parte da empresa durante BfA e SL que insistia com sistemas chatos, de diversão no mínimo duvidoso que só existia pra atrasar a vida dos jogadores que fez muitos se afastarem do jogo;

E teve o fator cansaço por parte da comunidade em pedir pela conexão dos cinco reinos brasileiros desde Mist of Pandaria que não atendido até hoje.

=============================================================

Esses foram alguns dos motivos que impactaram ambas as facções mas a Aliança foi a que mais sentiu.

19 Curtidas

Jogador novo com conquistas de 2017.
Pergunta praticamente retórica sobre assunto já esmiuçado exaustivamente.
Sniff…snifff…o cheiro do bait está uma delícia…

2 Curtidas

O cara cria tópico pra ele mesmo responder ahah lol

Meu main ta na ally do AZ, eu estou pensando em ir pro storm ou ficar ir pra horda (eu odeio essa facção) mas jogar em um server onde nao tem mais guilds ativas da ally é osso

2 Curtidas

Me expressei mal meu nobre, no caso, eu parei de jogar em 2017 e decidi voltar em 2023, então foram longos 6 anos sem jogar, só quero me situar sobre a situação do wow atualmente…

3 Curtidas

Eu ainda acredito que tem grandes chances de finalmente acontecer, dragonflight está sendo uma expansão muito melhor do que eu imaginava que seria, eu tinha até duvidas se iria fazer a pré compra, eu imaginava que essa história da blizzard ouvir a comunidade era só uma mentira pra conseguir vender mais, mas realmente fizeram muitas coisas que a comunidade pedia há muito tempo.

Principalmente pq por enquanto, DF não parece ter vendido muito bem e por conta disso a blizzard quer agradar a comunidade pra atrair mais jogadores, então se tem um momento pra ficar esperançoso é agora.

1 Curtida

A questão é que a cada dia menos pessoas jogam mmo e por consequência todos os jogos são afetados

WoW continua de pé pelo que construiu no passado, mas esse sistema é algo que não atraí mais público. Junta isso com a pior expansão já lançada e o resultado é a baixa adesão do público e a resistência de dar uma segunda chance. Ou até mesmo terceira

Acho que a amazon deu um tiro no pé lançando new world. Um game que era de survival lá atrás e que hoje é um mmo genérico e bem sem sal. Imagino que só deu dor de cabeça lançar isso. Talvez com um game mais dinâmico pra realidade do mundo seria muito mais viável, mas…

DF é bem ok até então, mas a impressão é que o estrago de shadowlands foi tão grande que a blizzard vai precisar agradar a gente por 2, 3 anos pra não deixar que os que ainda permanecem deixem o jogo. E tem gente que ainda clama por wow com mecânicas arcaicas e superadas, que só enterrariam o game de vez

Eu fico pensando que coisas que só melhoraram o game como o sitema de cross faction mal tem seis, sete meses e nao consigo imaginar que ficamos anos sem isso. Não mudou absolutamente nada o jogo de ninguém e ainda tinha idiota contra falando que isso ia acabar com a “graça” do jogo, que a alma do jogo é aliança x horda e que isso ia matar o jogo e eles iam lutar pra que isso nao ocorresse

5 Curtidas

Se wow tivesse 12 milhões de assinantes isso nem seria um problema, só que juntar todo mundo que tá jogando é muito mais fácil do que atrair novos assinantes.

1 Curtida

Wow pegou essa quantidade de player por n fatores e só uma vez na história há anos atrás. Em WoD foi estimado que havia uns 10M também por conta do hype do filme e que nem durou tanto assim

O mundo mudou, os jogos mudaram, o pc gamer mudou, o proprio wow mudou. A partir do momento da implementação de m+ no game ja era pra ter rolado cross

A blizzard é a nintendo do pc, sempre atrasada no mundo. Nao duvidaria que o game que ela vai lançar seja um br onde todo mundo cai em stormwind e começa a caçar arma ate sobrar 1 só

2 Curtidas

Realmente, os jogos mudaram, hoje em dia estão mais acessíveis, se o jogo fosse mais acessível teria muito mais jogadores e não iria precisar de cross faction.
Mas é muito mais fácil subir o preço e lançar cross faction pra passar a impressão de que o jogo não está tão vazio.

1 Curtida

WoW sempre foi acessível. E eu to me baseando no mercado la de fora, que é o que realmente importa pra analisar. Aqui no Brasil isso nem se leva em conta. Acontece que wow pegou uma época em que mmo era muito popular e o pc gamer era mantido por pirataria e as publishers cagavam pra lançar jogo pra pc. É simples entender isso. Só voce parar pra ver que a maioria dos jogos que fizeram um sucesso estrondoso no pc eram majoritariamente mmos e diablo 2 junto dos famosos rts que haviam na época. E claro, o fps que jamais deixou de existir.

Isso só começou a mudar depois que a steam revolucionou e se consolidou como um lugar seguro e viável pra se jogar no pc. O publico de jogos sempre foi nos consoles. PC era sinônimo de pirataria

WoW estava no lugar certo, na hora certa, pegou carona em um dos jogos mais populares da época (warcraft 3, que era um rts como falei), com poucos concorrentes tanto no meio dos mmos quanto na plataforma em que lançou e era um bom jogo. Não podia dar errado.

Cross faction sempre foi necessario no game. Desde MOP isso ja indicava que poderia haver união pela lore. Forçando até no cata já se podia falar isso. Mas na época não se fazia tao necessário pela ausência das míticas, que hoje é o endgame mais popular do jogo.

Quem joga o game la em cima ta pouco se fudendo se ele ta fazendo conteudo com um troll ou um gnomo. A lore do jogo não ia ficar 45 anos na mesmice de warcraft 3. As coisas evoluem. Pra quem joga na aliança então o cross faction foi uma maravilha. E adivinha só, ninguém parou de jogar por conta disso. E se tem alguém que o fez, sinto dizer que tem probleminha e ta desconexo com a realidade

Pra quem quer o wow arcaico gritando na cidade pra formar grupo jogando engessado e apertando 2 botões, a versão clássica ta ai pra isso. No changes

5 Curtidas

Tem que se basear no mercado em geral, não adianta olhar só pra países que tem um bom poder de compra e dizer que está acessível, não é atoa que dos 12 jogos que mais deram lucro pra steam em 2022, 7 são grátis, como você mesmo disse, o mercado mudou, atualmente é mais barato tu assinar o gamepass e jogar uns 300 jogos do que assinar wow.

2 Curtidas

Eu já falei, wow jamais vai ser novamente esse mmo revolucionário quebrador de paradigma que foi… e muito menos a blizzard ser a empresa foda que já foi um dia. Época dos mmos já foi

quanto negativismo

2 Curtidas

WoW nunca esteve tão acessível no Brasil e só perde players.

E sim, o Brasil nunca foi parâmetro pra wow.

E sim, a blizzard já foi uma boa empresa no passado, assim como a komami, que só lançava jogo foda e hoje só lança pachinko

WoW pegou carona em um cenário que jamais voltará a ocorrer, ainda mais pra mmo

2 Curtidas

A galera toda que jogou wow na época de ouro só jogou pq não tinha outro jogo… se tivesse lol e fortnite duvido que iriam pro wow…

1 Curtida

Vai dizer que na época do pandaria não era mais acessível que hoje em dia?

1 Curtida