Eu assisto o zangado também… mas é mais para passar o tempo e me distrair enquanto estou no trabalho
Bom se a Blizz usasse de propaganda os streamers que ela considerasse mais relevante seria massa. Gosto pra caramba do canal do batatinha, conteúdo bom, ensinando mecânicas e a Dorna resenhando, o Canal do Xalasca o /2 é muito informativo, o do Lanje é ótimo pra meu conteúdo preferido exploração e montarias. Tem muita coisa boa no jogo, é evidente que o roteiro de SL e BfA foram ruinzinhos, mas o jogo é bom apesar disso.
O Zangado é bom isso. O vale a pena jogar dele é um “O jogo é x y z e se vc gosta de x y z vc vai gostar, se não passa longe” e acho isso bem direto e claro
Ai é diminuir o mercado dos jogos. Isso acontece em tudo na nossa vida. Críticos de cinema, culinários, econômicos… Ninguém tem o conhecimento de tudo na vida, você procura a opinião de outros para poupar tempo e dinheiro. Não dá para comprar todos os jogos e saber se é bom ou ruim.
Se o crítico faz um bom ou mau trabalho é outra discussão. Por isso criticos amadores explodiram no youtube, você pode procurar alguém que tenha um gosto parecido e seja honesto e você sabe que quando ele fala você deve gostar. Não precisa levar a opinião dele como 100% de certeza mas é um indicativo.
Problema que vejo uma certa aversão a qualquer coisa de influenciadores, não entendendo que isso sempre existiu, só que agora é nos meios que gostamos.
Outra muitas as vezes as pessoas não querem uma opinião honesta, querem apenas que concordem com ela. Elas querem alguém que fale o que elas já acreditam ou é meu inimigo.
Eita, Bixo!
Fabiannos x Suco!!!
Façam suas apostas!!!
Ai você foi mais inocente ainda hahahhaa. Não estou falando que foi o caso do Fabiano, mas você acha, por exemplo, que todos os streamers estavam curtindo lost ark ? Tinha nego ali que mal via a hora de acabar o contrato da Amazon pra parar de jogar. De um dia pro outro o jogo não prestava mais. So pra citar ao caso um exemplo recente. E o pior, nego ainda acredita em caras assim e seguem opinião deles. Isso não entra na minha cabeça
Pra mim o que mais perde credibilidade em alguém é ficar batendo em algo 24h e continuar jogando. Isso é simplesmente estar viciado e não conseguir parar. Quando algo não me agrada eu simplesmente opto por sequer tocar no nome daquilo
Ele igora o Suco com todas as forças que tem, nunca mais veremos essa batalhe épica
O pessoal ta mais preocupado em discutir se lost ark é ou não p2w do realmente jogar e se divertir.
Ele lê todos meus comentários rs te garanto isso rs Só que ele tem medo mesmo.
Mas o zangado faz uma breve análise e mesmo o quadro se chamando vale ou não a pena jogar, eu não lembro dele falando que sim ou que não. Talvez muito por isso que ele tenha crescido, por ser sempre que pode no mínimo imparcial, salvo alguns jogos horríveis
Os únicos geradores de conteúdo que acompanho São a Naty ( recanto da Vulpera)
Gamehouse,
Portal para Dalaran,
Café em Suramar
Tentei acompanhar o Lord depois da queda do NegritoBoy
Mas sem condições… muito sensacionalismo
Agora que vi, novo game do The Witcher…
Seria esse o Chequer? Não frequentava o fórum no tempo dele.
Vou conferir esses canais que vc mencionou.
Agora um cara que merece apoio da comunidade é o Etel. Tem pouca coisa no canal dele mas é muito bom pra quem curti lore.
Eu não tenho aversão a influenciadores, mas sim dos folgados que querem tudo na mão e só querem bônus da profissão
Critica é altamente subjetiva. O que é objetivo não tem de se discutir. Eu procuro opiniões objetivas pra basilar o que eu acredito ou não. Opiniões subjetivas eu passo. Posso até escutar, mas seguir ja são outros 500
Geralmente mídia de entretenimento são quase sempre baseadas pelo subjetivismo. É gosto. Não é ciência nem matemática.
Mas ai você é inocente de mais por pensar que um streamer vai fazer o contrário disso… você descreveu uns 90% de canal streamer grande nisso ai
Quer ver streamer jogar porque gosta mesmo é só entrar em live de jogos que deram hype… cyberpunk, new world, diablo 3 etc… só quem gosta esta jogando.
Que absurdo cara! A galera dos jogos de estratégia são assim não. Jogos da paradox tem uma galera massa no Brasil gerando conteúdo.
Sim, foi exatamente o que falei. Tem um cara que eu vi falando ter abandonado o jogo porque ele precisava ter alts pra jogar, o que de fato é uma mentira. Eu sabia que era caô, mas eu garanto que teve uma galera que comprou a ideia. E foi um video desses aí pequeno, o cara tem uns 2k de inscritos no YouTube e tentou surfar na onda do game. Os alts aceleram o progresso, mas você pode ter um boneco só e jogar. É igual a wow, quanto mais alts mais chances de você pegar montaria, gold, pets, etc.
Tem um clipe na internet que é o skipinho reclamando que o jogo tem muita quest. Olha só que absurdo, ne? Um mmoRPG ter muita quest. Acho que ele acreditou que ele mais 99 jogadores iriam pular em luterra e lootear pra tentar sobreviver. Que ousadia tamanha foi da smilegate em não colocar colete e capacete pros players, né?
Mas estamos falando de streamers que fazem live de jogos que atualmente sao pupulares e nao de jogos ‘-’
Cuidado, textão a 50 metros!
Antes de comentar sobre alguns pensamentos que tenho sobre o assunto eu adorei essa montagem:
Acho que o Brasil tem uma geografia muito boa pra ser usada no WoW.
=======================================================================
Alguns Comentários Rápidos
Eu tenho uma pasta da qual eu guardo imagens, textos entre outras coisas sobre alguns assuntos relacionados ao WoW que poderiam vir a ser aplicados como feedback pra equipe do jogo dos mais variados tipos mas a sensação que eu tenho é que nada do que escrevemos aqui é repassado embora eles aleguem que isso é feito diariamente/semanalmente/mensalmente em relatórios.
Eu tento acreditar mas quando houve a saída da Lorie e a entrada de um novo representante pro Brasil nem sequer ficamos sabendo. Acho que a comunicação precisa ser melhorada entre os dois lados.
Grande parte desses “tópicos” que estão brevemente identificados em cada pasta eu mal os desenvolvi direito ou estruturei o suficiente pra postar aqui no fórum e um deles é relacionado a mensalidade e o formato de monetização do WoW no Brasil.
Outra coisa que me desencoraja de postar mais tópicos é a falta de um local especifico para feedbacks e sugestões em todos os fóruns do WoW que não seja no Geral do fórum pq quando surge um assunto polemico ou uma grande noticias de patch, lore ou expansão os tópicos são jogados lá pra baixo, caem no esquecimento e não são debatidos ou melhorados o suficiente.
Até cheguei a criar um tópico sobre isso mas acho que só existe espaço ou relevância pra debater ideias em fóruns de conselho da comunidade ou assuntos que são realmente grandes como os High Elfs que ganharam proporção mundial.
Que mudanças eu faria no WoW para a região do Brasil?
1-) Separaria a parte comercial e dos serviços do jogo entre Brasil e Estados Unidos na battle.net.
Pq eu faria isso? Pra que eu possa baixar o preço na nossa região eu não posso deixar que jogadores de outras regiões usem VPNs pra pagar a mensalidade mais barata do que a da região de origem deles. Eu faria algo aqui similar a Steam onde os preços e as contas dos brasileiros são separadas dos usuários americanos. Cada país tem uma realidade econômica e não da pra sair aplicando reajustes a torto e a rodo por oscilações de cambio.
Eu costumo usar essa imagem pra demonstrar como fica cada vez menos convidativo você manter os jogadores na nossa região jogando o jogo com cada aumento de mensalidade as vésperas do lançamento de uma expansão.
2-) Adotaria um modelo Flex de monetização no Brasil.
Esse era o centro da cidade do Goldrinn em Mist of Pandaria sem o cross realm nas cidades (já existia em outras localidades):
Essa é a Ally do Azralon/Nemesis/Goldrinn/Tol Barad/Gallywix tudo em cross realm com warmode desligado num sábado a noite há algumas semanas atrás depois muitos anos com inúmeros reajustes na mensalidade.
Historicamente a cobrança de mensalidade nunca caiu nas graças dos jogadores brasileiros e isso não é de agora e vem desde quando o Ragnarok Online veio pro Brasil. As pessoas naquela época recorriam a servidores piratas justamente pra não terem que pagar a mensalidade pra jogar o jogo que elas gostam.
No caso do WoW o cenário é um pouco diferente pq as pessoas ao invés de irem pra servidores piratas do WoW elas migram pra jogos da concorrência ou pra outros gêneros devido a grande oferta e acessibilidade (buy-to-play e free-to-play) que outros jogos oferecem sejam eles no celular, nos consoles ou no computador.
E que mudanças eu manteria e faria aqui?
- Eu manteria o started edition com as limitações como temos hoje do 1 ao 20;
Pq eu manteria? O started edition é a porta de entrada pro pessoal conhecer o jogo e com as limitações ajudaria a afastar spams de gold seller entre outros que um modelo 100% free-to-play traria.
- Eu venderia em formato buy-to-play o WoW do level 1 ao 50 que são os conteúdos antigos que as pessoas já fizeram e que hoje não estão mais interessadas em fazer;
Pq eu faria isso? Um MMO precisa de pessoas povoando as mais variadas zonas do jogo pra que ele se mantenha vivo economicamente, pra aumentar a atividade de conteúdos antigos seja solo, com amigos ou em guildas.
O aumento de jogadores também contribuiria numa arrecadação maior nas vendas de produtos na loja, mais pessoas passariam a criar conteúdos e consumi-los, aumentaria a exposição das marcas e patrocinadores, geraria um aumento de visualizações que poderiam ser convertidos em contratos melhores e uma série de coisas pra ambos os lados.
-
Eu manteria a venda das expansões e os seus modelos como temos hoje;
-
Cobraria mensalidade/assinatura pra vender qualidade de vida e não itens que traria ganhos de poder aos jogadores ou pra inibir um jogador de acessar algum conteúdo do jogo.
Eu preciso explicar um pouco melhor isso!
A Blizzard não é uma instituição de caridade! O custo de produção e de manutenção de um MMO não é barato! Tenha essas duas coisas em mente.
Quando você abre mão da receita da mensalidade/assinatura você está perdendo dinheiro e precisa de uma fonte alternativa pra compensar essas perdas e a loja do jogo seria uma dessas alternativas. Aqui eu dividiria os benefícios em quem é assinante de quem não é assinante.
O que eu mudaria entre quem tem assinatura ativa ou não:
- Teria limitações de postagens de itens diários na casa de leilões igual no Final Fantasy 14 e no Tree of Savior entre quem paga assinatura ou não;
- A comissão da AH seria de 30% contra 10% pra quem tiver assinatura ativa;
- Demoraria 2 hora pra receber os ganhos de gold da AH nos correios mas os recebimentos itens comprados como pot, equips e etc continuariam instantâneas. Com assinatura ativa receberia normalmente como é hoje;
- Redução da XP ganha durante o leveling. Com assinatura você teria os buffs atuais;
- Só estaria habilitado o modo história (modelo antigo de leveling) pra quem não tem assinatura ativa enquanto que o modo livre (atual aonde você pode escolher a zona em que quer upar) estaria disponível apenas para quem estiver com assinatura ativa. Algo similar a como você escolher em Shadowlands se você quer fazer a história de forma linear ou livre;
- Limitações de 15 missões diárias por personagem sem assinatura ativa e infinito como é hoje pra quem tem assinatura;
- A restauração de itens seria exclusivo de quem paga assinatura tanto dentro jogo quanto através do site;
https://us.battle.net/support/pt/restoration
- Quem tem assinatura não paga pelos fly points usados e quem não tem paga;
- Quem paga tem prioridade pra entrar nos servidores em períodos de filas e quem não paga senta, chora e espera;
- Quem paga assinatura de 6 meses continuaria recebendo as novas montarias ou cosméticos gratuitamente da loja na conta, quem tem 3 meses de assinatura receberia 30% de desconto, quem tem 1 mês de assinatura ativa receberia 10% de desconto e quem não paga também não recebe e pagaria o preço cheio;
- Raids antigas você teria lockout de uma semana como é hoje e quem paga poderia fazer quantas vezes quiser igual no Final Fantasy 14 (o farm de gold já está nerfado);
- Quem assinar por 1, 3, 6 ou 12 meses teria beneficios de alguns serviços da loja como troca de nomes a cada semana/mês, transferência gratuita pra uma determinada quantidade de personagem e assim por diante. O Rift tem isso:
- Venderia emotions e danças na loja como no Final Fantasy 14, Fortnite e no Tree of Savior;
- Pular introdução de missões já feitas seria exclusivo de assinantes;
- Um passe de batalha gratuito e outro pago com cosméticos exclusivos anualmente;
- Regresso de ex-assinante receberia alguns “mimos” por cada dia logado ao longo de 30 dias como tem no Rift, Tree of Savior e vários outros jogos mobile;
- Assinante receberia descontos diários/semanais ou mensais de produtos na loja;
Entre muitas outras coisas.
Eu também criaria um modelo de FIDELIZAÇÃO com os jogadores que comprarem na loja do jogo aonde você recebe pontos que podem ser trocados por cosméticos exclusivos similar ao do recruit a friend. Seria uma forma de agradecer o seu tempo e dinheiro investido na compra dos produtos ao longo de vários meses ou anos. Os pontos adquiridos poderiam vir de recrutamentos de novos jogadores ou de convites para amigos que pararam, comprando montarias, assinando o jogo, comprando livros digitas entre outras coisas.
Seria algo parecido com o sistema de Patron (patrão) que o Rift tem com quem gasta no jogo.
Adicionaria a opção de se comprar os livros do Warcraft em formato digital e de poder lê-los dentro do jogo como descrevi nesse tópico. Os livros que não possuem tradução receberia apenas na versão digital.
Melhoria o boost de personagem conforme discutido aqui:
Existem muitas formas justas do meu ponto de vista de você NÃO PROIBIR uma pessoa de fazer qualquer conteúdo do jogo e de NÃO ENTREGAR vantagens de equipamentos do endgame do jogo. Eu sou a favor de limitar pra quem não tem assinatura ativa mas sou totalmente contra a proibição a um conteúdo por você não ser assinante.
3-) Eu proibiria a transferência de jogadores de reinos brasileiros e latinos para servidores americanos mas continuaria mantendo as conexões instanciadas entre todos os servidores (raid, arena, comunidades, localizadores de grupos entre outras coisas).
Pq eu faria isso? Eu preciso de pessoas jogando nos reinos brasileiros pra justificar essas perdas financeiras que eu teria na remoção parcial da mensalidade/assinatura que estaria aplicando no jogo sendo exclusivo pra quem linkar a sua conta battle.net a região do Brasil igual é na Steam.
Abriria free transfer como aconteceu no inicio de Shadowlands pra quem quiser voltar a jogar nos reinos brasileiros com todas as vantagens e quem quiser continuar nos reinos americanos continuaria recebendo os reajustes na mensalidade e pagando os valores maiores nos produtos da loja.
4-) Criaria um programa entre a Blizzard com os parceiros da comunidade (geradores de conteúdo).
Pq eu faria isso? Seria uma forma de apoio aos criadores de conteúdo e acredito que também seria um método de criar um relacionamento firme entre a empresa e as pessoas MAIS ATIVAS da nossa comunidade e, além disso, as recompense por todo o apoio.
Aqui embaixo é um Ctrl C + V do programa de parceiros da Riot com a comunidade brasileira que eu acho muuuuito bom, direto, reto e bem claro que adaptei.
Vantagens dos Parceiros
As Vantagens dos Parceiros são as recompensas que os criadores recebem por participarem do programa. Todos os integrantes do programa são legalmente obrigados a divulgar em público que estão recebendo recompensas da Blizzard.
Observação: algumas dessas vantagens seriam implementadas nas regiões de formas diferentes.
Acesso Devs
Por meio de check-ins, horários de expediente e mais, conectar os integrantes do programa diretamente com as equipes que trabalham no jogo.Promoção Oficial
Ajudar os canais dos integrantes do programa a crescer. Então, divulgar criadores selecionados por meio do cliente e das redes sociais para ajudá-los a ter mais visibilidade.Sorteios para o público
Dar conteúdos para presentear as pessoas que assistem ao seu canal. Integrantes do programa receberiam brindes do jogo (códigos e etc) para serem sorteados.Acesso ao Conteúdo
Integrantes do programa deveriam ter acesso fácil aos jogos em fase beta para divulgação e preparação de conteúdos.Convites para Eventos
Integrantes selecionados seriam convidados para eventos (tanto presenciais quanto virtuais).Parcerias e Patrocínio
A Blizzard trabalha com muitos parceiros e patrocinadores. Os integrantes do programa teriam prioridade máxima para participar de promoções e colaborações com eles.Elegibilidade
Para serem elegíveis, os criadores de conteúdo precisam ter foco em jogos da Blizzard (sinto muito FF14, Lost Ark, New World, Ashe of Creation e etc). Esses são os requisitos mínimos, ou seja, atendê-los não garante que você fará parte do programa. Os requisitos de visualizações ou de inscritos poderiam variar de acordo com a região.Pelo menos 30% do conteúdo deve ser uma mistura desses jogos.
Deve ter uma média mínima de espectadores simultâneos em suas transmissões ao vivo nos últimos 90 dias e/ou mais de 5.000 visualizações do seu vídeo nos últimos 30 dias ou, pelo menos, 5.000 inscritos no YouTube.Um exemplo de médias mínimas de espectadores simultâneos por jogos (no Brasil):
WoWzinho da massa: 50
HS: 30
HoTS, Diablos e SC 1 ou 2: 10Deve ter no mínimo 16 anos de idade.
Deve atender às expectativas comportamentais da empresa (evitar Chequer da vida).
Deve assinar um Acordo de Confidencialidade.Expectativas Comportamentais
Como integrante do programa, a pessoa passa a ser um REPRESENTANTE da Blizzard e do programa. Como tal, espera-se que mantenha um alto padrão de comportamento dentro de jogo e nas redes sociais. A definição de um bom comportamento com base nos seguintes tópicos (mas não limitado a eles):Seguir os Termos de Serviço da Blizzard
Não tolerar nenhum tipo de discriminação por raça, orientação sexual, gênero, sexo, capacitismo, bullying e qualquer outro tipo de assédio. Isso também se aplica a seus nomes dentro de jogo, nomes de usuário, Battle Net, Siglas de Clube e qualquer outro identificador pessoal. Resumindo: trate as pessoas como elas gostariam de ser tratadas. Se você não souber, simplesmente pergunte.
Não utilizar contas que foram banidas permanentemente ou por ID.
Não fazer troca de vitórias, manipulação de partidas, compartilhamento de contas e outros comportamentos que manipulem sua conta nem a conta de terceiros.
Não utilizar bots, hacks, trapaças de terceiros, abuso de bugs, exploits e qualquer outro tipo de manipulação no jogo que não esteja dentro das regras do jogo.
Não comprar nem vender contas.
Não se desconectar, ficar ocioso, abandonar as partidas intencionalmente, recusar-se a jogar nem agir de forma antidesportiva.
Não utilizar sua posição de integrante do programa para ofender, intimidar, pedir denúncias em massa nem maltratar outras pessoas dentro de jogo como aconteceu no Classic com uma guilda.
Não utilizar informações fora de jogo para interferir na integridade competitiva. Não obter vantagem competitiva assistindo às transmissões de outros criadores de conteúdo.
Manter todas as suas contas seguras. Nunca compartilhar suas informações pessoais nem senhas dentro de jogo.
Informar todas as suas contas (se tiver mais de uma) em jogos da empresa. Isso inclui contas alts e contas que não são utilizadas para criar conteúdo.
Além das expectativas gerais nos jogos, também destacaria alguns comportamentos específicos dentro de jogo.Expectativas comportamentais dentro de jogo
Seguir o Código de Conduta da Blizzard
Competir com espírito esportivo e integridade; ajudar a disseminar o bom comportamento nas partidas (nada de ficar afk na base em Warsong Gluch )
Expectativas Comportamentais Fora de Jogo
Seguir sempre o lenga-lenga jurídico.
Todos os criadores do programa deveriam manter uma situação estável nas redes sociais, ou seja, nada de contas banidas em qualquer plataforma de rede social, incluindo mas não se limitando ao Facebook, Twitter, Instagram, Twitch, TikTok e YouTube.
Não toler nenhum tipo de discriminação por raça, orientação sexual, gênero, sexo, capacitismo, bullying nem qualquer outro tipo de assédio. Isso também se aplica a comentários durante transmissões, mensagens em redes sociais e os conteúdos gerais produzidos por você.
Nada de pornografia nem conteúdo explícito.
Todos os campeonatos devem seguir nossas regras de desenvolvimento de torneios (caso seja um camp amador não vem ao caso).
Nada de assédio, divulgação de informações e caça às bruxas.
Não utilizar o próprio público nem sua posição no programa para ofender, intimidar nem maltratar outras pessoas (como já aconteceu na comunidade brasileira do WoW).
No geral: como um integrante desse programa, a pessoa seria um representante da Blizzard.
Não violar nenhum Acordo de Confidencialidade, seja da Blizzard ou não. Não invadir, não vazar nem tentar contornar o processo de lançamento da Blizzard nem de outros desenvolvedores de jogos.Consequências e penalidades
A violação do Código de Conduta poderia resultar em uma ou mais das punições a seguir, com base na gravidade da ação e nas infrações passadas:Aviso formal e reunião com a Blizzard para discutir a infração.
Remoção, por um mês, de todas as vantagens do programa.
Período de observação estendido, três meses de remoção de todas as vantagens do programa. Não poderá participar de eventos do programa e outras promoções.
Afastamento do programa e perda de todas as vantagens nas contas associadas ao programa. Se aplicável, notificar o criador sobre uma possível data de readmissão, quando a pessoa poderá se inscrever novamente no programa.
Acho que tem coisas que podem melhorar, acho que existem formas melhores de se monetizar o WoW no Brasil, há formas de limitar e não proibir o conteúdo do jogo mesmo se tornando um buy-to-play com opção de assinatura, acho que há formas de melhorar e ajustar muitas coisas.
É isso. E da pra se divertir em jogo p2w. O próprio lost ark ta ai pra isso. Mas vão me jogar na fogueira se eu falar que o jogo é p2w. Mais bonito falar o termo que a galera inventou nos últimos tempos pra mascarar isso: pay to fast, porque as empresas morrem de medo de serem taxadas como p2w hahahaha