Como Melhorar o WoW no Brasil - Guia

Este guia de como melhorar o WoW no Brasil tem por objetivo discutir medidas para que o World of Warcraft no Brasil tenha uma nova vida. Ele é destinado a Blizzard, aos CMS, Gerentes, Financeiro, a galera de Irvine e a nós, jogadores de WoW.

É só por meio da problematização, discussão e negociação que iremos melhorar a comunidade e nosso amado jogo. Bora embarcar nessa coluna que escrevi?

barradois .com/como-melhorar-o-wow-no-brasil-guia

Em resumo:

  • A Mensalidade fora de Realidade local
  • Unificação dos Servidores Brasileiros
  • Suporte aos Criadores Locais

Somente com barulho é que conseguiremos melhorar o ambiente da comunidade de WoW no Brasil. E deixe nos comentários a aqui, no Site ou nas Redes Sociais sua opinião. Precisamos nos movimentar e mostrar que juntos temos força e voz.

22 Curtidas

Opa cara!

Concordo contigo, mensalidade tem que ser ajustada à realidade dos brasileiros.

Com urgência

Aí ce tá vendendo seu peixe, nada contra. Todavia tem que selecionar os criadores de conteúdo, pq não tem sentido uma empresa investir em hater que fica elogiando a concorrência. Eu sei que esse não é seu caso.

Odeio esse termo, hahahaha, a Blizzard já problematiza de mais sem nossa ajuda :joy:, mas apoio as reivindicações.
Fica com os espíritos cara!

3 Curtidas

Tornar o wow com mensalidade free.
Pode colocar a loja com várias opções de cosmético/colecionáveis/mounts para suprir e pegar grana de quem realmente está disposto a pagar. Os demais só no free, fazendo o basicão e raidando.

3 Curtidas

Esse foi o único que discordo…
Pois tipo, vai dar suporte para um que entra patch sai patch, só reclama da empresa ???
Sem contar aqueles espertalhões que não geram conteúdo de WoW a anos falando que merecem apoio pois geram conteúdo de WoW…

Mas do resto, apoio ^^

5 Curtidas

Então, eu falo de quem faz conteúdo mesmo. Tem muita gente que é como você disse, não cria nada e só reclama, ou outros que só aparecem perto do lançamento de exp para ganhar seus brindes, essa galera eu to fora!

Eu posso fazer uma lista de gente boa se quiser e me incluo nessa pq sou goblin e não modesto. kek

4 Curtidas

Nem, essa mamata tem que acabar

3 Curtidas

Mas que mamata se eles não ajudam em nada? lol

2 Curtidas

Concordo com todos os pontos levantados!
Embora dito isso, acho que não existe interesse por parte da blizz atender nenhuma dessas sugestões.

3 Curtidas

Tem que fazer pq gosta e não pq vai ganhar presentinho.
Mas falando sério, acho que tirando o lordmons e coja que mais prejudicam a comunidade, os outros geradores merecem um reconhecimento da blizzard. Pelo menos os que fazem algo para a comunidade realmente

7 Curtidas

Não queria citar nomes mas vc fez por mim XD

3 Curtidas

Eu concordo que também que seria legal um reconhecimento, porem depende da forma que seria.

Seria interessante sim ter tipo uma “lista de geradores” onde os mesmo recebem algum tipo de beneficio.

4 Curtidas

Eu conheci um cara, nos idos de março de Pandaria no Tol Barad (também conhecido como o Acre de Azeroth), que queria fazer conteúdo para que a Blizzard notasse ele e mandasse presentes, alem de convidar para eventos e lives. Quando isso não aconteceu o desfecho foi algo parecido com alguém que conhecemos: começou a falar mal do jogo, a criticar…

Acho que se ele tivesse começado a fazer conteúdo sem esperar por nada, só porque gostava do jogo, elogiando quando merecia, criticando por que quer ver o jogo melhorar, ele hoje poderia ter se tornado uma boa âncora para a comunidade wow br…

9 Curtidas

Isso é o caso de no minimo 70% dos geradores de conteudos que tinham…

5 Curtidas

Eu concordo muito com vc nisso, na questão de presentinho mesmo. Nem é isso que eu falo no post, ta ligado? É ajuda de verdade, vou colocar aqui pra ilustrar tá?

# 1. Acesso antecipado a Informações

Este é uma das melhores formas de ajudar a criação de conteúdo no Brasil. Conceder material, acesso a beta/alfa fechado, imagens e vídeos em alta qualidade, disponibilizar tempo da equipe para conversar com os criadores, liberar textos e informes. É preciso entender que o criador local não tem o mesmo acesso de que alguns criadores de fora do país, principalmente nos momentos pré lançamentos.

# 2. Entrevistas Coletivas ou Exclusivas

Poder conversar com os desenvolvedores é algo que amplia muito o repertório dos criadores, podendo trazer informações localizadas ao seu público sem a necessidade de recorrer a um portal maior para ter acesso a essa informação. Estrategicamente é importante que o conteúdo chegue aos jogadores de forma em canais mais rápidos de acesso. Lançar uma entrevista num portal como Voxel ou TheEnemy é importante para que um público maior veja as informações, mas é esse o público que joga o game?

# 3. Valorizar os criadores de conteúdo nas Redes Sociais

Muitos criadores de conteúdo possuem páginas no Facebook, perfil no Twitter, grupos de Whatsapp, Instagram, TikTok. Estes conseguem acessar jogadores de diversas maneiras em quantidades absurdas. Já vi publicação recorrente com mais de 200k pessoas de alcance. O próprio BarraDois já teve publicação assim. Como a empresa divulga seus materiais a estes criadores?

Nossa sugestão é ter um cadastro de criadores de conteúdo dessas redes e solicitar mensalmente os reports de números para visualização. A quantidade alcançada é enorme.

# 4. Workshops para conhecer ferramentas

A grande maioria de criadores de conteúdo no Brasil o faz por Hobbie. Uma hora de almoço para escrever um texto, matar uma hora de trabalho para editar uma imagem, deixar de ir numa aula para editar um vídeo. Mas como a empresa ajuda nesse processo? Nada!

A empresa deveria ter uma academia para ensinar os criadores a usar as ferramentas. Workshop de Premiere ou Photoshop? Aula de editoração, escrita para a internet, falar o que é seo, etc. É o tipo de investimento na qualidade do próprio conteúdo que muita gente não consegue fazer, mas que a Blizzard Conseguiria,

# 5. A volta das lives da Blizzard Brasil

Durante o período em que as lives da Blizzard Brasil aconteciam, muitos criadores puderam apresentar seu trabalho para grandes públicos e ampliar a informação para os jogadores. Houveram lives com mais de 5 mil pessoas falando sobre World of Warcraft. Isso é fantástico para quem quer conhecer o jogo e para quem cria conteúdo. É um reconhecimento da empresa para o conteúdo criado.

2 Curtidas

Ja foi feito e não deu certo. Altamente subjetivo.

2 Curtidas

Concordo na parte de fazer porque gosta. E eles já ganham esses mimos. Alguns ganham caixas com expansões como se fosse item de colecionador, códigos de presentes, etc. Ta ótimo já. Já monetizam os vídeos com o jogo. Só falta quererem salário com isso.
ps: tenho o mesmo pensamento pra qualquer jogo, não só wow

2 Curtidas

Não consigo ver nada mais ridículo do que “gerador de conteudo” seja ele qual for, pedindo doação pra fazer x ação, principalmente pra comprar e jogar o jogo. Isso me tilta demais

Eu cheguei a ver o cúmulo do ridículo uma vez um doente que eu acompanhava há anos atrás que era full focado em retro parar de jogar a saga do mortal kombat pedindo um mínimo de doação pra ele continuar a jogar os jogos num emulador kkkkkkk

O maluco era gente boa quando era pequeno, cresceu lá pros 30k de seguidores e ficou mega mercenário. Resultado: fechou o canal porque nego abandonou

3 Curtidas

Isso sem duvida ajudaria d+ a comunidade .

Já faz tempo que pedem e já passou e muito da hora de fazerem até .

Ai irmãozinho teria que rolar um “crivo” dos bons porque da pra contar quem merece e quem faz de tudo pra tentar tirar player do wow.

5 Curtidas

Ótima iniciativa :slight_smile:

Problema de debater sobre influenciadores é que não é uma discussão racional. Se a pessoa gosta do influenciador ele pode tudo, caso não goste ele é um mostro.

A pessoa pode dizer que quer influenciador neutro, mas no fundo ela quer quem concorde com a opinião dela. Dificilmente a pessoa consegue discordar de alguém e ainda respeitar e perceber que apenas tem opiniões diferentes.

Fala bem do jogo, concorda comigo? Pode brigar na live, pode sacanear os outros que é mimimi.
Tem opinião diferente? Hater, tem que ser tirado da comunidade.

Tem gente que tem certeza absoluta que comecei a falar mal pq parei de ganhar brindes. Tem gente que tem certeza que sempre falei mal. Tem gente que tem certeza absoluta que passo o dia falando para deixarem o wow e jogar ffxiv, simplesmente pq disse que FFXIV tem coisas melhores que wow. Imagina tomar decisões assim? rs

O que? WOW não é o melhor MMO em tudo?! COMO OUSA FALAR ISSO!!! Assediaram 30 funcionários na empresa? Nada demais, o influenciador que é o inimigo!!! rs

A Blizzard como empresa já entrou numa vez nesse erro e não deu muito certo. Impulsionou influenciadores novos, que assim que pararam de ganhar mimo simplesmente foram para outros jogos.

1 Curtida

Quem não te conhece que te compre.

5 Curtidas