[Feedback Textão] - Blizzard, Salve as Baleias!

Deve ser muito triste pra muitos jogadores que investiram muitos anos comprando expansões, vestuários, brinquedos, que pagaram anos e anos de mensalidades e uma série de coisas e não ter pessoas pra ver a sua aquisição no mundo virtual ne?

Infelizmente esse cenário tem se repetido por vários locais dos reinos brasileiros e alguns americanos indiferente das facções por incrível que pareça e ai as vezes eu me pergunto: qual seria a graça pra uma baleia se não tem turistas (os jogadores) pra ver as suas brincadeiras (as novas montarias/conquistas) que elas acabaram de fazer (comprar/conquistar)?

https://thumbs.gfycat.com/FatFinishedAxolotl-size_restricted.gif

=======================================================================

O que é um jogador baleia?

Quando as grandes baleias do mundo real vão se alimentar elas abrem a sua “boquinha” pra abocanhar o máximo de peixes que nadam em cardumes pelos oceanos pra se manterem vivas. Como vocês podem ver na imagem abaixo, mesmo com uma boquinha tão pequena ainda escapam “alguns” peixes. :rofl: :rofl:

Cada jogo têm uma abordagem muito diferente para ganhar dinheiro e o World of Warcraft não é diferente disso. O conceito de um jogo pago com mensalidade está morrendo lentamente; as pessoas estão optando por baixar jogos gratuitos em vez de seus equivalentes caros ou que só precisam compra-lo uma vez. É claro que os jogos gratuitos precisam retornar o dinheiro investido de alguma forma, e existem diferentes estratégias que os desenvolvedores tentam fazer para conseguir isso.

Um deles é oferecer um jogo básico gratuito que pode ser jogado pelo tempo que o jogador quiser (como temos do no WoW até o level 20), mas certos aspectos ficam bloqueados por um acesso pago. Alguns jogos podem oferecer pagamentos únicos pelo conteúdo (como Diablo 3), mas outros jogos têm conteúdo pago recorrente que um usuário poderia, teoricamente, comprar uma quantidade infinita de vezes (como são as loot box do Overwatch, as cartas do Hearthstone ou os WoW Tokens do WoW).

Isso deu origem a um tipo único de consumidor chamado de “baleia”. Devido ao limite infinito das despesas potenciais com jogos, há pessoas que colocam uma quantia excessivamente grande de dinheiro nos jogos que jogam. No World of Warcraft isso pode ser encontrado de diversas formas com as compras de montarias, wow tokens, brinquedos, boosts, expansões, transmogs e uma série de outras coisas que são vendidas fora do jogo. Os “gatilhos” que dão origem a isso pode vir desde o desejo de coletar todos os colecionáveis possíveis até o de querer se tornar o jogador mais forte do servidor em cada temporada de PvE ou PvP custe o que custar pq os status que são gerados por essas conquistas os fazem se sentirem únicos e superiores a qualquer um.

Pode parecer que essas baleias são um sinal estranho no radar, mas elas são muito importantes para desenvolvedores de qualquer jogo inclusive do World of Warcraft.

Normalmente, essas também são as pessoas que têm a maior paixão pelo jogo em que decidem gastar dinheiro. Isso torna as baleias uma espécie de “elite de jogadores” aos olhos dos desenvolvedores. Essas são as pessoas que normalmente têm as melhores ideias sobre como o jogo está indo e estão dispostas a apoiar suas palavras com seu dinheiro.

Enquanto algumas baleias são muito boas com seu dinheiro e simplesmente têm muito para gastar em seus hobbies, outras fazem isso porque estão viciadas na ideia de conseguir um item raro que desejam desesperadamente ou ter tudo o que for possível nem que sacrifícios financeiros precisem ser feitos.

No Brasil muitas dessas baleias que investiram muito do seu tempo e do seu dinheiro ao longo de muitos anos tem migrado para águas mais quentes (outros jogos) enquanto que potenciais novas baleias não estão se sentindo tão atraídas assim pelas águas do World of Warcraft.

E de tempos em tempos eu fico me perguntando: será que seria um absurdo tão grande assim dar pra esses jogadores mais antigos que investiram 5, 10, 15 ou até 20 anos quando o jogo for completar essa idade em 2024, por exemplo, o acesso do level 1 ao 50 de forma ILIMITADA pra eles continuarem ativos de alguma forma no jogo após tanto tempo contribuindo com o jogo de diversas formas?

Em alguns jogos de celulares eu tenho presenciado sistemas que recompensam os jogadores por cada compra feita em suas lojas onde cada ponto adquirido é retornado como beneficio pra conta toda indiferente do servidor que você esteja jogando. É como se você assinasse 6 meses de jogo por vários e vários anos você recebesse uma recompensa a altura por todo esse apoio.

Como vocês podem ver na imagem abaixo, há preços para todos os bolsos e no topo da imagem o level de rank que a pessoa possui.

Eu sei que o valor de R$ 550,00 é o que mais lhe chamou a sua atenção mas você já parou pra pensar o quanto você já gastou no World of Warcraft com montarias, brinquedos, transmogs, mensalidades, tickets de Blizzcon, expansões, recrute um amigo, pets, livros, filmes, compartilhando transmissões de campeonato e as vezes você fica com um sentimento de que está faltando um algo no final de tudo isso?

Eu não tenho os números exatos mas eu tenho certeza de que já passei dos R$ 10.000,00 investido ao longo de 13 anos que tenho no jogo.

Longe de querer o retorno desse tempo e dinheiro investido mas as vezes eu paro pra pensar nos muitos jogadores como eu que investiram próximo disso ou até muito mais do que isso e nem se quer podem continuar jogando do level 1 ao 50 sem as restrições que tem do level 1 ao 20.

Eu vejo que esses jogadores de alguma forma poderiam continuar povoando todas essas regiões antigas do jogo, movimentando a economia das expansões passadas, consumindo conteúdos de geradores, comprando as novas montarias de tempos e tempos além de movimentar a parte social do jogo.

Será que o custo de manutenção desses jogadores jogando conteúdos antigos e que investiram tanto tempo é tão alto assim ao ponto de nem sequer poderem continuar jogando do level 1 ao 50 de forma ILIMITADA (sem cobrança de mensalidade) depois de tantos anos?

=======================================================================

O que é o level 50 no World of Warcraft?

O level 50 é onde você descobre que quando acaba a sua assinatura ou tempo de jogo não pode nem sequer jogar com os personagens de níveis baixos.

É onde você se pergunta:

Imgur

Porquê eu vou ficar pagando mensalidade pra ficar levando tantas desvantagens em relação a quem está jogando a expansão atual?

Pq cobrar a mensalidade pra ficar jogando em regiões antigas, que não vão mais receber atualizações, com missões que você já fez por tanto tempo e que não vão agregar em mais nada no seu jogo?

E o PvP? Você já fez World PvP no level 50 contra jogadores de level 60? É pior do que jogo pay-to-win que vende equipamentos na loja onde você é explodido só de olhar pra pessoa com cada novo poder emprestado que entra na expansão atual. Em outras palavras você fica pagando pra virar saco de pancada dos outros em mundo aberto.

E as loots box dos emissários do jogo? Será que é o fim do mundo permitir que essas pessoas ficassem jogando pra tentar a sorte nelas?

Alguns conteúdos passados já foram nerfados ou inativados do jogo como os lendários de Pandaria e Legion.

Qual a lógica de se ficar pagando pra ficar jogando os endgames dessas expansões?

Conteúdos e recompensas de expansões passadas também já não estão mais acessíveis no jogo:

Tem mecânicas de raides antigas que já foram nerfadas ou removidas pra serem mais fáceis de serem farmadas como o do Animus em Pandaria. Pq vc ficaria pagando a mensalidade depois de já ter feito todas elas? Fazer progressão em raid nerfada?

Ou pior ainda que é quando você tenta que competir na Black Action House com pessoas de outras regiões que podem comprar gold na loja do jogo de forma legalizada enquanto que a sua região é desprovida de valores localizados e acessíveis sem contar os nerfs nas recompensas de gold das expansões antigas.

E o principal — aquele DESGOSTO que deve dar por sempre te recusarem dos grupos de conteúdos antigos por você ter menos poder e level de quem está jogando a expansão atual. Se você não for amigo ou conhecido desses o chute no seu traseiro é garantido!

Sabem o que é o pior de tudo isso? A sua GRANDE MAIORIA e ESMAGADORA NÃO SÃO BOTS e sim pessoas que ZELAM pela integridade de suas contas. Elas tem um histórico pra provarem isso e a Blizzard tem acesso a eles.

=======================================================================

Sendo justo com a Blizzard!

Eu me lembro de uma entrevista de 2010 onde o “pai” das árvores de talentos do LK, do Pandaria e das armas artefatos de Legion, Tom Chilton, disse que eventualmente o World of Warcraft poderia acabar como um Tibia (free-to-play) mas que não existiam planos para isso. Naquela época o WoW detinha quase todo o controle do mercado de MMOs e que com isso, segundo o Tom Chilton, não haveria motivo para que a Blizzard sequer pensasse em fazer essa mudança e era taxativo em dizer que “Não perdemos tempo pensando nisso. É algo que não será realidade em um futuro próximo”.

Onze anos se passaram e muitos criadores do jogo saíram da empresa, fundadores como o ex-presidente Mike Mohaime deixou o cargo, outros funcionários foram trabalhar em outros projetos não anunciados pela empresa, o jogo expandiu para outras localidades do mundo e principalmente O MERCADO MUDOU!

Eu comecei jogando num momento em que você tinha que comprar o WoW Classic, o TBC e o LK em valores separados sem contar o preço do card game e do redutor de latência que eram essenciais pra se jogar numa época que não tínhamos links dedicados da Blizzard com as operadoras de telefonia e internet do Brasil como temos hoje em dia (pra alguns brasileiros nem parece que isso mudou :rofl: ) e que eram todos pagos em dolar (o que é bem diferente de hoje em dia).

https://o.aolcdn.com/images/dar/5845cadfecd996e0372f/b53eabab0b19d80a7d6746b50b13de7356054c6d/aHR0cDovL3d3dy5ibG9nY2RuLmNvbS93b3cuam95c3RpcS5jb20vbWVkaWEvMjAwOC8xMS93b3Rsa19ib3hfcmx0LmpwZw==

Jogar World of Warcraft naquela época não era algo tão barato pra nós brasileiros até a vinda da Blizzard pro Brasil que localizou o preço da assinatura por R$ 15,00 além da dublagem do jogo continuar muito boa, do suporte que é prestado no nosso idioma, eventos, brindes e uma série de coisa que foram sendo feitas no Brasil que movimentaram a comunidade como um todo.

E ao longo desses 11 anos o World of Warcraft também passou por algumas mudanças no seu formato de comercialização e de monetização do jogo pra se reajustar ao mercado e as demandas que o seu público tinha incluindo a criação dos battle chest que vinha com várias expansões antigas e era bem mais baratas do que comprar cada uma das expansões separadamente.

No final foi uma mudança boa tanto pra quem estava começando no jogo e quanto pra que já jogava.

O tempo foi passando e entre o meio e o final de Legion, antes de começar Battle for Azeroth, nós tivemos mais um boa notícia de que a Blizzard estaria incluindo todas as expansões antigas do jogo na sua base inicial e assim reduzindo mais uma vez a necessidade de ter que ficar se preocupando em qual expansão você parou de comprar pra só ai então dar continuidade na aquisição das novas e finalmente começar a jogar de onde parou.

Imgur

Só que apesar de todas essas mudanças boas que a Blizzard foi trazendo pra deixar mais simplificado a compra das expansões no mundo todo, a mensalidade tem tomado um rumo bem oposto de tudo isso que tem sido feito nos últimos anos pra dar mais acessibilidade ao jogo e esses dois últimos reajustes que foram feitos na mensalidade na nossa região tem acelerado um disband (saída) de jogadores muito grande como eu nunca tinha vista antes!

Muitos desses jogadores investiram muito tempo de suas vidas, investiram muito dinheiro apoiando o crescimento do jogo e que hoje nem sequer podem continuar jogando o jogo sem as limitações impostas do level 1 ao 20 nos conteúdos antigos do jogo.

Empresas novatas no ramo de jogos como a Amazon estão vendendo um MMO sem assinatura mensal, com o jogo todo traduzido, com suporte em português, com preços próximo de uma montaria nova na loja do jogo e nem o acesso liberado desses conteúdos antigos tem sido cogitado de ser feito.

Blizzard, o mercado está disputando as suas baleias A GRITO!

EM SÃO PAULO foram criados 35 SERVIDORES sendo 9 destinados para o público espanhol e por aqui nem as conexões da AH e das guildas foram feitas nos reinos brasileiros depois de 10 anos.

E olha que não faltou engajamento por parte da comunidade brasileira pra isso:

=======================================================================

Num momento em que as notícias ruins correram o mundo sobre os assédios cometidos por alguns funcionários da Blizzard, será que não poderia também estar sendo usado como uma noticia positiva numa tentativa de trazer essas baleias (jogadores) que investiram muito nos seus jogos de volta?

Num momento em que vocês estão querendo mostrar todas as mudanças das inclusões sociais nos jogos de vocês, será que não seria importante dar esse acesso irrestrito a esse conteúdo antigo de jogo para trazer o máximo desses jogadores pra participarem dessas mudanças que estão sendo feitas?

Hoje o World of Warcraft não concorre só outros MMOs como há 11 anos atrás mas também com diversos jogos de outros gêneros e eles tem levado pouco a pouco essa baleias dos seus jogos.

=======================================================================

Algo precisa ser feito que não seja mais só oferecer uma semana grátis no jogo pra quem compro Shadowlands. Mudanças na filosofia do jogo, na monetização da nossa região, no acesso continuou ao jogo em partes antigas entre várias outras coisas precisa se reajustar a uma nova realidade. Alguma coisa precisa mudar pq todo esse ecossistema do jogo está sendo afetado. É dinheiro que deixa de entrar, são amigos que levem outros amigos pra outros jogos, é perda de visualizações em várias plataformas digitais, de engajamento na comunidade dentro e fora de jogo entre uma série de outras coisas.

Então salve as suas baleias Blizzard porquê você precisa delas e elas precisam de você!

Apesar do tamanho delas gerarem medo em algumas pessoas eles são seres incríveis pessoal e adoram fazer graça. :heart_eyes:

24 Curtidas

Você está chamando todo jogador de wow de gordo?

5 Curtidas

Belo texto! Vendo assim eu fui jogador baleia da Blizzard… mas migrei para o New World

4 Curtidas

Bem interessante a abordagem, mas uma dúvida que trago a muitos anos que a Blizzard nunca explicou…

Existe o brinquedo Flutuador de Pato, mas nunca existiu Pato no WoW, como o pessoal sabe a aparencia de um Pato se não existe em Azeroth…

Ou eles foram extintos assim como o Pássaro Dodô foi um dia.

Acho isso intrigante.

4 Curtidas

Eu acho que ainda existe mercado para jogo com mensalidade, porem para isso o jogo teria que ter esse motivo e serviço equivalente.

O problema de jogo free to play é que por traz disso tem alguma coisa ou algo que você pode comprar para agilizar o processo e no fim das contas sai mais caro.

Falando em baleia, essa é a unica que eu respeito

3 Curtidas

Sim, e não precisa muito não… talvez um sistema de fidelidade no jogo ou na loja já seria um bom caminho.

No fim, basta a blizzard querer.

3 Curtidas

É do anime One Punch Man?

Acho que seria um ótimo caminho se fosse feito algo desse tipo.

my hero academia - heroi profissional numero 12 Killer Whale

1 Curtida

Eu concordo com seu texto e nos ultimos anos, nós temos visto a Blizz se dedicar mais a tentar chamar novos jogadores do que a manter os seus atuais jogando, o que é lamentável neh?
E sobre a mensalidade, ela é alta, simples assim. Sempre quando tentava chamar um amigo e falava que tinha mensalidade, a vontade da pessoa de conhecer o jogo já morria ali. E de uns anos pra cá,quando dizia o valor, ai mesmo que a pessoa nem cogitava. :woman_shrugging:
Agora,nem tento mais com o preço atual.
Uma coisa que me irritou também foi terem tirado o parcelamento sem juros. O troço já era caro,ai me faz essa palhaçada. Dificil hein.
O fato é que a Blizz precisa rever esse negócio de mensalidade porque do jeito que tá, a tendência é continuar perdendo seja jogadores baleias, seja os normais.

1 Curtida

Doeu no fundo da alma essa postagem, ainda mais para alguém como eu que descobri esse universo no meu saudoso 486, jogando wacraft orcs vs humans.

Como tá doendo essa despedida, estou nos meus últimos 20 dias de game time, assinatura cancelada, e o wow desinstalado. Foi a primeira vez que fiz isso

Estou explorando um “Novo Mundo” e agradeço a blizzard por ter deixado o jogo tão ruim, que abriu meus olhos para novas possibilidades.

7 Curtidas

muito bom o texto tem bastante coisas que concordo no texto

sei que teve gente que gastou mais ou menos na loja eu por exemplo gastei o preço daquele brinquedo que transforma voce em um dos boss
mas se você pensar eu sempre comprei mensalidade de 6 meses e quando dei aquela paradinha na epoca do legion eu não paguei mas se pensar que jogo a 12 anos pagando 2 vezes por ano e pegando a maior mensalidade que é 200reais por 6 meses da 4800 reais, tendo 8 expansoes que normalmente compro a primeira opção (a mais barata) tirando BFA que eu queria o pet tartaruga vou considerar 200 reais também são mais 1600 reais
totalizando um valor aproximado de 6400 reais (olhando esse valor parece até bastante)
mas esses reais me deram direito a 26136 horas de jogo (1089x24), totalizando algo proximo de 25 centavos por hora (o que é para mim a diversão mais barata possivel)

Não estou passando pano para empresa, poderia ser muito melhor em muitas coisas, tanto no jogo quanto em modelo de negocio (como voce disse poderia ser free até o lvl 50 ou até pagar só a expansão e não ter mensalidade)

(obs: não me zoem por ter tão pouco gold)

3 Curtidas

Não vejo wow se tornando free. Simples assim. “Deixa upar ate o 50” Basicamente uns 90% do conteudo casual ficaria de graça. Legal para mim mas imagino que a blizzard não gosta da ideia. Cara fez todas as 15+ e pegou set de pvp e outros achievmentes que queria, agora ele vai no alt que ele deixou bombadão no 50 e faz o conteudo antigo, tipo, eu realmente duvido muito que isso os interesse lol. Seria legal entretanto permitirem personagens free trial ir ate o 35/40 e ter algo como uma raid TW que eles possam participar por exemplo via Queue.
Basicamente a blizzard teria de criar uma game grande de conteudo casual exclusivo para assinante para isso funcionar para eles, como não tão muito afim de trabalhar, fica essa situação.
Tem questão do token também.
Inclusive diria que a monetização deles sequer tem foco nas baleias, grande maioria das montarias lançadas são ligadas a mensalidade de 6 meses. Serviços nenhum deixa seu personagem mais forte além do boost que é pra nivel 50 e pronto e nenhuma das montarias tem uma funcionalidade diferente, absolutamente nada de especial que o grifo\wyvern de 2007 não faça. Outros jogos fazem montarias não apenas com efeitos especiais bonitinhos mas com funcionalidades que nenhuma outra in-game tem ou é muito dificil de conseguir. Não sou tão negativo contra a blizzard nesse quesito para ser sincero.
WoW é e sempre foi o pior jogo de todos para ser uma baleia. Ate quando compra gold pra pagar carry nada é garantido, depende de outros players te carregarem e eles terem sucesso.

Ainda mais considerando que wow ta apanhando justamente de outro mmo com mensalidade, e que literalmente vende na loja coisas que eram conseguidas in-game e se tornaram exclusivas do cash shop, duvido muito que eles vejam isso e pensem “hora de remover esse modelo”
Tampouco acho NW um bom exemplo, porque na pratica o jogo tem 2 semanas e não sabemos se cosméticos por si irão manter o jogo ou vão apelar para outras formas de monetização talvez ate predatórias.
So sabemos que uma empresa trilionária de tecnologia existe por trás do estúdio, oque na teorica facilita muita coisa, por enquanto esta tudo ótimo para nós contudo.

E não são apenas server brasileiros que foram esvaziando, mais e mais jogadores se concentram em server como area 52, illidian e stormrage, lendarios custando 32k no storm e 160k no warsong por exemplo são um dos motivos.

Agora fazer server local na oceania e aqui não é o cumulo da burrice lol.

1 Curtida

o lendario nivel 6 custa 32k no stormrage? se colocarem esse preço por aqui garanto que aparece jaja o pessoal que diz que brasileiro não sabe usar ah e fica diminuindo o preço das coisas

3 Curtidas

Resumão:

Tem fatores externos que influenciam a economia do Stormrage e que não tem nos reinos brasileiros que fazem com que os preços ao longo das expansões comecem a cair bastante.

É como se você chegasse agora na loja da Blizzard e comprasse um wow token por vinte reais:

Coloca-se pra vender na AH e pegasse os 200k de gold na sua caixa de correio após a venda:

E equipasse todos os alts:

Além de ser um servidor cheio de pessoas que não tem um problema cultural com mensalidade como acontece com muitos no Brasil além da grande procura de materiais na AH que gira a economia desses reinos grandes:

Fora os preguiçosos que não gostam de farmar gold já que podem compra-lo com dinheiro real.

=====================================================================

Nos reinos brasileiro a questão é outra.

Aqui a gente malha o dia inteiro pra cima e pra baixo pra farmar gold:

Compra o WoW Token que foi comprando pelos americanos por 20 dolares:

Só que esse gold nunca volta pra economia dos servidores latinos pq ninguém pode comprar gold com a sua moeda local.

https://t5z6q4c2.rocketcdn.me/wp-content/uploads/2021/01/colonia-de-exploracao-o-que-era-historia-e-caracteristicas.png

E todo o gold é distribuido para os países de 1º e 2º mundo:

Que dominam os realm first:

https://s2.n4g.com/news/1058034_0.png

E continuamos a malhar no jogo:

E continuamos com economias ruins nos reinos brasileiros ainda mais quando o pessoal resolve parar:

=======================================================================

O que já é um pouco diferente do brasileiro que vive nos Estados Unidos e joga nos reinos brasileiros:

E podem vender e comprar gold na AH dos reinos brasileiros como os americanos fazem no Stormrage.

=======================================================================

Resumidamente é isso mas tem mais coisas que influenciam como a liberação do voo, a quantidade de layers que tem em cada servidor (mais pessoas farmando), a lavagem legalizada de gold no jogo entre uma série de outras coisas. :rofl: :rofl:

11 Curtidas

Por isso que o token foi removido da loja BR, 20 reais no NA é quase troco de bala.

1 Curtida

isso faz sentido considerando que nosso salario medio é 2200 reais praticamente para pagar 20 dollar gastariamos um dia (considerando que a pessoa não trabalha sabado isso da 22 dias por mes), o salario medio americano é por volta de 7,5 dollar por hora por tanto em 3 horas de trabalho ja deu a ficha, então para eles vale bastante apenas comprar a ficha e transformar em gold

(obs: tirei os dados dos salarios medios da internet então podem estar errados)

1 Curtida

Eu acho que no final de tudo da pra Blizzard e para os jogadores saírem ganhando com essas mudanças.

O que não da é os dois continuarem perdendo, sabe?

1 Curtida

Acredito que a Blizzard teria que trabalhar um plano unico para “acomodar” os jogadores no Brasil. Como na Asia por exemplo onde o tempo de jogo é por hora/minutos.

Um exemplo que poderia dar certo e legal seria um sistema de fidelidade… Cada compra na loja gerar uma porcentagem em saldo battlenet ou uma pontunação onde você receberia um token para usar na sua conta ou vender no jogo.

Mas ai entra uma outra questão custo/beneficio.

2 Curtidas

Vou esperar sair o resumo