O mercado, a sociedade, evolução assim como acontece com tudo no mundo. As empresas perceberam que comprar item diretamente na loja era muito evidente e muitos jogadores não aceitavam. Então eles começaram a criar sistemas para esconder do jogador. Criaram sistema excessivamente complexos, com várias etapas para fingir que a compra não é direta da loja. Começaram a trabalhar diretamente com a padrão de compra do consumidor estudando como estimular as pessoas a gastarem dinheiro sem perceber.
O conceito não mudou, elas apenas ficaram mais espertas e criaram sistemas para esconder o P2W e fazer com que as pessoas pensem que não é, use o amor das pessoas com os jogos para defender algo que se fosse outro jogo seria considerado P2W.
E elas conseguiram.
Afinal uma lootbox você também não compra o item, então não é p2w.
Minha definição de p2w é bem simples, se voce consegue exatamenta as mesmas coisas apenas sendo bom no jogo nao é pay to win, se o sujeito a pega KSM em duas demanas jogando e o sujeito B pega KSM em duas semanas pagando nao é p2w, se o sujeito precisa passar um mes farmando 10h por dia para pegar o brutossauro e outra pessoa gasta dinheiro real e pega é p2w
Mas ai que tá, não é banal e nem instavel, eh uma crescente que vem sendo atribuida as empresas de jogos de forma que eles precisam se atualizar pra captar.
Existem países que estão banindo as loots boxes dos jogos e lojas com itens, então as empresas precisam sim mudar esses conceitos, como estamos vendo acontecer.
É fato que hj em dia o P2W é muito diferente do que 5 anos atrás e isso se deve a constante mudanças de tecnologias e agora as leis mais rígidas pra esse tipo de comércio.
eu consideraria wow pay to win, se caras como você precisasse comprar alguma coisa, para pode vender pedras.
afinal de contas, vender pedrinhas nos primeiros dias de nova expansão ou ptach novo dificilmente rola. Só quando está full gear.
quakquer um com boa vontade consegue.
Mas é literalmente o que eu estou admitindo no meu comentário, de que o mercado evoluiu com o tempo, adotando outras formas de conseguir dinheiro real de seus consumidores. Entretanto, não vejo isso como uma alteração do conceito de “pay to win”, pois ele foi originado para definir algo muito específico.
Isso, quer dizer que não existe P2W na sua definição.
E é exatamente isso que as empresas querem que pense. Você sabe que ela deixa uma chance de você pegar sem pagar no jogo, exatamente para dar essa impressão? Pode jogar F2P vai pegar em 1 ano, mas pode pagar só $10 e pegar agora. Não é P2W pode pegar grátis.
E as vantagens com o p2w tbm, hj em dia vc vai ver menos empresas vendendo itens que te dão mais poder que os outros.
Hj o que se vende no p2w eh tempo, vc paga pra conseguir as coisas mais rapidas.
Candy Crush - vc paga pra jogar mais vezes tendo mais vidas
Genshin Impact - vc paga pra ter mais sorteios de personagens
Diablo Immortal - vc paga pra ter mais loots no final da DG
Ou seja, o conceito de “pagar pelo item mais forte que outros não podem ter” já não eh mais usado, pq isso eh negativo d+
Hj as empresas querem criar a ilusão que tudo pode ser pego no jogo, mas quem paga pega sempre mais rápido.
O que voce na verdade ta querendo dizer é aquele método antigo do famoso pay to wall. Funcionava antigamente. Hoje se uma empresa te apresenta um jogo assim ela simplesmente atesta a morte do jogo nos primeiros dias
Segundo seu conceito não existem mais jogos p2w, afinal tudo pode ser adquirido ingame
rapaz eu acho que dificilmente o diabo 4 vai seguir essa linha.
nao esqueça que o immortal é voltado principalmente para celular, e qual jogo de celular nao eh pay to win?
dificil