WoW Imortal? hehe

Me assusta saber que um dia pode sair um “wow imortal” por ai, o tanto de monetização que enfiaram no diablo imortal não é brincadeira, e provavelmente essa é a versão light pra lançamento, e vai vir muita coisa pior.

Pra que vender um jogo completo por 200 reais, se é melhor deixar eles free e transformar em um fifa da vida, tem calculos que aponta que para comprar tudo nesse jogo vai apenas 110mil dolares, coisa pouco.

E sim, vai ter um povo que vai dizer que o jogo está divertido, e não gastou nada, bla bla, mas a questão nem é essa, é esse o novo “selo” de qualidade dos jogos blizz? Se vc quer dropar uma gema ou é um farm absurdo + RNG ou ficar passando o cartão de credito? E pode apostar, em um futuro wow imortal isso vai ta lá tbm rofl.

Fica o video do belular pra quem quiser entender melhor

6 Curtidas

Você compra o jogo base pelo valor de um preço de um jogo triple A, você compra a expansão mais recente pelo valor de um jogo triple A caro

Você precisa pagar uma assinatura sem benefício algum no jogo, apenas para poder jogar o jogo que você já comprou (“Ah, mas tem como jogar numa conta starter!”, ninguém faz isso por mais de um mês ou paga ou para)

Tem lojinha no jogo onde você compra montarias, pets e até aparências de roupas, você compra gold (token) e você ainda compra boost (que é uma forma de XP)

Agora pense sobre o seu tópico, você realmente esta com medo do WoW ficar igual a Diablo Immortal?

6 Curtidas

Não disse isso, falei sobre um evento jogo mobile ambientado no wow.

Olha, sobre o seu comentário, a blizz trabalha diferente com o wow, não tem um play to win descarado, mas mascarado por meio de venda de gold, e funciona muito bem lá fora, se ela por coisas mobile talvez mais cosméticos ou passe de batalhas, ela não faria o que fez com o diablo imortal, obviamente.

1 Curtida

Ah sim. Mas jogos mobiles são caça-níqueis mais descarados que os jogos para consoles e PCs (onde pelo menos nos enganam)

O que achei que é pegariam o WoW e colocassem (ainda mais) monetização!

Ô Blizzard! Se quer que eu gaste dinheiro, coloca ai Elfos Superiores jogáveis na Aliança, que eu pago hein!

1 Curtida

Também existem niveis de caça-níqueis em mobile e olha, ela caprichou.

2 Curtidas

Por isso eu sempre paguei mensalidade em jogos virtuais eu conheço a dinâmica, quando o jogo é “free” é sempre mais caro.

1 Curtida

Geralmente nao me importo que um jogo gratuito venda itens cosmeticos por dinheiro real, como forma de monetizacao. O problema da maioria destes jogos mobile e que sua progressao depende de quanto voce gasta. Eu mesmo nunca gastei dinheiro com esse tipo de jogo.

1 Curtida

WoW ja é bem agressivo para iniciantes.
Eu sempre falo que ele tinhaque ter muito mais conteúdo inédito do que ele oferece.

Ta certo que tenho muito o que fazer no patch e dos patchs passados, mas grande maioria consiste na repetição diária deles.
Não to reclamando do farm, mas acho que deveria ter pelo menos algumas horinhas a mais de questlines que eles poderiam contar histórias que agregariam a expansão. Mais contos, Hq’s do site, audiobooks… Enfim

5 Curtidas

Eu gostaria que tivesse uma versão pay-to-win do WoW separada da atual.

1 Curtida

Eu realmente achei que não iriam reclamar de joguinho de celular ser pay to win.
Mas conseguiram fazer isso.

Se existir, por favor me aponte jogos mobile que não são.

2 Curtidas

Que?
(Pelo menos vinte carácteres)

Um servidor sem mensalidade com monetização separado dos atuais.

ta afim de gastar 100k de reais pra comprar gear é ?

Mas qual o problema em gastar dinheiro pra jogar? Se não vai afetar os reinos que as pessoas jogam isso n muda nada.

O WoW TOken já está ai. Vc ve os equipamentos que eles compram na AH? Provavelmente não pq o transmog esconde. O WoW pra mim já é pay-to-win já faz algum tempo só não vê quem não quer. Se é muito ou pouco não importa.

Tem guildas gastando mais de 500 mil reais pra vencer o realm first e vcs achando que o dinheiro não compra nada no WoW?

Sai da bolha dos reinos brasileiros. O povo no jogo só falta vender a sogra pra ganhar vantagem no jogo com WoW Token hoje em dia.

5 Curtidas

Eu gostaria muito que tivéssemos mais dessa opções também, mas as vezes acho que somos uma minoria na comunidade.

Por exemplo, não vejo um grande problema em partes da história serem contadas ou melhor elaboradas em livros e outros materiais, mas isso porque gosto bastante dos livros do WoW e já li todos inclusive, mas a parcela mais expressiva da playerbase não gosta tanto.
Mais livros, contos, vídeos, prequels, HQs acrescentariam muito na imersão, quem sabe no futuro l, em DF, isso não melhore também

/Zulwaji

4 Curtidas

o pay to win é um problema em qualquer game… e sim o wow token é a mecânica pay2win do wow disfarçada, como já disse varias vezes o wow token devia ser retirado ou apenas usado pra pagar a mensalidade.

2 Curtidas

Tu compra runs de M+, AOTC, Rank PVP, Gear, Mog, lapdance, tudo com gold que podem ser adquiridos com dinheiro real, mas ainda acham em pleno 2022 que não é pay to win… LOL

5 Curtidas

Eu sempre gostei desse assunto.
Nenhuma surpresa jogo free to play ter monetizações agressivas. Inclusive julgo menos que jogo com sub ou b2p. Palavra chave menos, ainda acho paywall uma coisa ridicula antes fizessem uma base e liberassem DLCs cobrando ou focasse em cosmetico, mas obvio que isso significa mais trabalho por menos dinheiro e quando a qualidade se torna algo cada vez menos demandado não faz sentido comercialmente se apoiar nela. Melhor vender tudo separado até mira cosmetica de FPS eu ja vi vendendo, fazer coisa estilo “playground dos 1%” é sempre pouco trabalho e muito dinheiro.

Pensei isso na mesma hora kkkkk não é de hoje que a blizzard tem a tendencia a essa monetização, ela começou antes do proprio wow token com o surgimento da cash shop em um jogo que tem mensalidade e compra do produto.

Eu estou particularmente surpreso que a blizzard não tenha seguido passos como o do ESO onde é OBVIO que impõe obstaculos impossiveis de transpor a não ser que compre a solução.
O exemplo é a velocidade da montaria que vc compra 1% por dia até o cap (acho que era 60 ou 80, não lembro) fora outros atributos… e como acelerar isso? Tcharam! Vende na loja kkkk. Pra mascarar um pouco quem paga mensalidade ganha crowns todo mes e pode gastar nisso aos poucos mas é obvio que o foco é o saldo em crown pra acelerar progresso.

Ja participou ou fez twink para low level bg? Acredito que sua ideia não funcionaria porque o mesmo principio se aplica neles, só tem graça esse gasto todo de tempo e dinheiro se tem alguem mais fraco. Ngm que gasta 10.000 no joguinho quer jogar ou competir contra o outro que gastou 10.000, ele quer detonar o cara que provavelmente não gastou nada ou gastou muito pouco para inflar ego.

O lucro esta em fazer que o cara que gastou 10.000 se sinta melhor que os demais e pior que oque gastou 100.000.

De certa forma sim mas quando acaba a definição do que é muito ou pouco? Comunidades inteiras tem opiniões muito divergentes ao que é muito p2w ou oq é pouco p2w ou se afinal necessita de outra definição como “pay to fast”.
Por exemplo, se o jogo é free até certo ponto e depois tem de pagar sub e mensalidade, já encaixaria em pay to win porque necessita pagar sub e mensalidade? Afinal é dinheiro para progressão.
Ai continuando; a empresa vende items ou como no caso do wow um token. é possivel colocar ambos na mesma classificação? BDO eu compro poção na lojinha que são basicamente mandatórias e vão direto pro meu personagem, no wow eu ainda vou precisar que algum jogador consiga o item e ponha a venda ou pagar para que ele jogue comigo oq significa que tem certo grau player agency. Esse necessidade de ter um jogador que vc tem de renumerar afinal importa de fato para algo ser p2w ou não? se sim é muito p2w ou pouco p2w? se não, como não é p2w se afinal estou usando gold que comprei para progedir? Todo mundo da uma resposta diferente.

Outro exemplo, Se a venda de items/gold/serviço é proibida, mas acontece com frequencia com sites especializados… isso significa que não é pay to win?
New world por exemplo ta cheio de gente vendendo gold no servidor, grupo do facebook mesmo tem um monte com anuncios de venda de gold. Conheço gente no FFXIV que compra gil a anos e nada, absolutamente nada ocorreu fora quem literalmente ativamente contribui e lucra com isso como o pessoal que usa housing pra fazer um “Brothel”.
WoW classic aquela corrida pro rank 14 muitos, muitos compravam gold pra poder comprar items e continuar farmando honor per hour loucamente, ceus na guilda que eu estou o GM foi banido permanentemente por RMT, conseguiu cerca de 5.000 dolares carregando gente ate o duelist/rival foi banido a 1 mes atras.
Então na pratica a empresa so usa a regra quando é conveniente ao bolso dela então de facto o sistema tem p2w mesmo que de juri, não.

Resumindo, acho que na pratica se o jogo tem moeda in-game, no mundo onde ate moeda meme é tratada como investimento serio eu não vejo nenhum deles escapando até certo grau da definição de p2w em qualquer ocasião por qualquer comunidade, já que todo mundo impõe/tolera coisas diferentes.

4 Curtidas

Meu Zeus, cara

Você é um pouco prolixo né

Minha definição de p2w é bem simples e objetiva: se o jogo te vende algo por fora que te faz pular mecânicas pra alcançar algo (não necessita ser poder), ele é p2w e fim de papo. Esses termos de p2r, p2f são apenas variações de um p2w moderado ou leve. P2W não se resume, na ninha opinião, somente ao pvp ou a aumento de força. Se tem faz pular mecânicas com dinheiro real que você so conseguiria jogando, ele é p2w. Afinal voce paga para ganhar, mas nao fala o que, de quem ou pra que. Ganhar é muito subjetivo

“Ah mas da pra conseguir jogando, é so se empenhar”. Sim, é isso que as empresas querem. Se elas não conseguem teu dinheiro, elas tomam algo mais valioso: seu tempo. Uma baleia sustenta 4, 5 até mais f2p, que pagam com tempo no jogo nao te fazendo ter tempo pro concorrente. É uma matemática simples que a blizzard ja entendeu tem muito tempo

O que não é p2w pra mim são jogos como dota ou cs

6 Curtidas