Eu sempre gostei desse assunto.
Nenhuma surpresa jogo free to play ter monetizações agressivas. Inclusive julgo menos que jogo com sub ou b2p. Palavra chave menos, ainda acho paywall uma coisa ridicula antes fizessem uma base e liberassem DLCs cobrando ou focasse em cosmetico, mas obvio que isso significa mais trabalho por menos dinheiro e quando a qualidade se torna algo cada vez menos demandado não faz sentido comercialmente se apoiar nela. Melhor vender tudo separado até mira cosmetica de FPS eu ja vi vendendo, fazer coisa estilo “playground dos 1%” é sempre pouco trabalho e muito dinheiro.
Pensei isso na mesma hora kkkkk não é de hoje que a blizzard tem a tendencia a essa monetização, ela começou antes do proprio wow token com o surgimento da cash shop em um jogo que tem mensalidade e compra do produto.
Eu estou particularmente surpreso que a blizzard não tenha seguido passos como o do ESO onde é OBVIO que impõe obstaculos impossiveis de transpor a não ser que compre a solução.
O exemplo é a velocidade da montaria que vc compra 1% por dia até o cap (acho que era 60 ou 80, não lembro) fora outros atributos… e como acelerar isso? Tcharam! Vende na loja kkkk. Pra mascarar um pouco quem paga mensalidade ganha crowns todo mes e pode gastar nisso aos poucos mas é obvio que o foco é o saldo em crown pra acelerar progresso.
Ja participou ou fez twink para low level bg? Acredito que sua ideia não funcionaria porque o mesmo principio se aplica neles, só tem graça esse gasto todo de tempo e dinheiro se tem alguem mais fraco. Ngm que gasta 10.000 no joguinho quer jogar ou competir contra o outro que gastou 10.000, ele quer detonar o cara que provavelmente não gastou nada ou gastou muito pouco para inflar ego.
O lucro esta em fazer que o cara que gastou 10.000 se sinta melhor que os demais e pior que oque gastou 100.000.
De certa forma sim mas quando acaba a definição do que é muito ou pouco? Comunidades inteiras tem opiniões muito divergentes ao que é muito p2w ou oq é pouco p2w ou se afinal necessita de outra definição como “pay to fast”.
Por exemplo, se o jogo é free até certo ponto e depois tem de pagar sub e mensalidade, já encaixaria em pay to win porque necessita pagar sub e mensalidade? Afinal é dinheiro para progressão.
Ai continuando; a empresa vende items ou como no caso do wow um token. é possivel colocar ambos na mesma classificação? BDO eu compro poção na lojinha que são basicamente mandatórias e vão direto pro meu personagem, no wow eu ainda vou precisar que algum jogador consiga o item e ponha a venda ou pagar para que ele jogue comigo oq significa que tem certo grau player agency. Esse necessidade de ter um jogador que vc tem de renumerar afinal importa de fato para algo ser p2w ou não? se sim é muito p2w ou pouco p2w? se não, como não é p2w se afinal estou usando gold que comprei para progedir? Todo mundo da uma resposta diferente.
Outro exemplo, Se a venda de items/gold/serviço é proibida, mas acontece com frequencia com sites especializados… isso significa que não é pay to win?
New world por exemplo ta cheio de gente vendendo gold no servidor, grupo do facebook mesmo tem um monte com anuncios de venda de gold. Conheço gente no FFXIV que compra gil a anos e nada, absolutamente nada ocorreu fora quem literalmente ativamente contribui e lucra com isso como o pessoal que usa housing pra fazer um “Brothel”.
WoW classic aquela corrida pro rank 14 muitos, muitos compravam gold pra poder comprar items e continuar farmando honor per hour loucamente, ceus na guilda que eu estou o GM foi banido permanentemente por RMT, conseguiu cerca de 5.000 dolares carregando gente ate o duelist/rival foi banido a 1 mes atras.
Então na pratica a empresa so usa a regra quando é conveniente ao bolso dela então de facto o sistema tem p2w mesmo que de juri, não.
Resumindo, acho que na pratica se o jogo tem moeda in-game, no mundo onde ate moeda meme é tratada como investimento serio eu não vejo nenhum deles escapando até certo grau da definição de p2w em qualquer ocasião por qualquer comunidade, já que todo mundo impõe/tolera coisas diferentes.