Spoilers do Crônicas Volume 4

Meu Deus…
Tipo, porque não chegar no Thrall e explicar por A mais B a ameaça da legião?
Bom, é que se não fosse isso não teria WoD e provavelmente nem Legion, entendo…rsrs
O objetivo da Blizzard era fazer uma expansão de Orcs, a desculpa se arranja depois rsrs

1 Curtida

Psicopata não é um diagnóstico que daria para Garrosh, fascista sim. E esse traço ultra nacionalista e totalitário dele já estava em potência desde WotLK. Varian estava no mesmíssimo caminho, mas o roteiro preferiu fazer com que a paternidade mudasse a personalidade do alto Rei da Aliança.
Eu gosto muito do Garrosh, mas admiro ele como um vilão incrível e bem trabalhado. Até hoje não teve ngm que me faz pensar que ele nasceu no jogo para ser justamente o que ele se tornou.

5 Curtidas

Apesar de tambem ser a favor de alguns retcons, por exemplo a queima de Teldrassil e shadownlands, acho que seria uma solução meio preguiçosa. Simplesmente aceito que a lore tem defeitos e espero que daqui para frente fique melhor.
Nos como jogadores infelizmente podemos , no maximo, dar nosso feedback.

1 Curtida

Então, na época ficava meio subentendido que o Wrathion se achava muito mais inteligente do que realmente era. Por exemplo, ele apoiava uma guerra total da Aliança contra a Horda (não só contra o Garrosh) mas no próprio War Crimes tem uma cena que vários personagens de realidades paralelas são trazidos para Azeroth, e um deles é um Kalec enlouquecido de um mundo onde rolou essa guerra total entre as facções, e no final só ficou ele vivo no planeta. Isso é meio que a Blizzard dizendo que num cenário de guerra absoluta entre as facções, quase nunca existe ganhador, uma sempre acaba extinguindo a outra e ficando tão fragilizada que acaba se extinguindo em seguida.

Ou seja, o Wrathion tem (ou tinha, pq agora ele é nice guy) uma visão muito limitada das coisas, no MoP ele ainda era um adolescente dragão se não me engano, tanto que o melhor amigo dele era o Anduin. Mas eu concordo que ele é bem mais intragável hoje em dia.

Eu concordo plenamente, a Blizzard tirou todo o misticismo que tinha em volta da cosmologia do WoW, eles reduziram todas as crenças a meras energias a serem acessadas, não é um caminho que eu tomaria mas é o que eles acharam ser melhor. Mas não é uma lore que me agrada.

Na quest dos Mag’har é dito que na maioria das realidades ele foi o maior Warchief que a Horda já teve, que a de Azeroth foi meio que uma exceção, e a própria Blizzard na época falou que tinha planejado uma redenção pra ele, mas precisava de uma expansão e dai saiu WoD. Eu não acho o Garrosh bem trabalhado como vilão, a transição dele do Cata pro MoP foi bem mal feita e hoje fica claro que havia uma discordância tremenda entre os devs sobre o que fazer com ele.

Mesmo assim o Garrosh ainda é melhor como vilão do que qualquer outro personagem, simplesmente pq ele é o mais próximo de um vilão da vida real que nós temos. Nenhum de nós tem que lidar com um Sargeras ou Gul’Dan quando sai na rua (espero eu), mas existem vários Garrosh’s por aí, principalmente em tempos em que tanta gente quer criar seu próprio estado étnico.

4 Curtidas

Eu vejo isso coma uma ideia de retcon q nunca foi para frente, pq as pessoas acabaram afeiçoando ao personagem mas o destino dele já estava traçado para os devs. No Cata o Garrosh brilhou demais com toda a personalidade arrogante dele, o que vimos no MoP foi só uma continuação disso. O que estragou pro meu gosto foi só enfiar deus antigo no meio.

Por falar em Garrosh em realidades paralelas, podemos ainda ver o personagem novamente, agora tomada pela luz. Sinceramente não sei o que esperar disso.

1 Curtida

Se não me engano isso já foi até mostrado, mas não consigo me lembrar qual questline.
De qualquer forma você deve imaginar o que aconteceu rsrs.
Ps: pesquisando lembrei. Foi a quest pra liberar os Orcs Mag’Har. Ele e a Yrel lado a lado rs.

1 Curtida

Garrosh ultra fascista pela luz? Uahauaua duvido, é capaz de tentarem dar a redenção dele como Baha comentou, e que nunca foi pra frente.
É capaz de recebermos um Garrosh, justo e finalmente honroso, imbuído pela luz, mas ainda sim um guerreiro habilidoso. Uma versão Varian pós papai. Se a fanbase dele vai se agradar com isso? Duvido.

2 Curtidas

Eu gostaria, de verdade, de não ver a construção dele como algo totalmente esquizofrênico. No TBC ele é um adulto depressivo, cheio de minhoca na cabeça e com baixíssima autoestima, o Thrall vai lá e conta várias glórias do Gromm (mas sem ensinar sobre os erros, também) e leva o cara pra Orgrimmar, torna ele um herói de guerra e dá a Gorehowl pra ele. Só aí dá pra ver que a merda tava começando a feder, tanto que o Garrosh já começa a ver as raças da Horda como inúteis e os Orcs fazendo tudo, é bastante óbvio que ele tava num caminho pra se tornar um supremacista.

Mas aí vem o Cata e o personagem dá um giro em 360, cria os Garad’Kra, um grupo de guerreiros de todas as raças da Horda, pq segundo ele todas as raças da facção tem valor, e o nome do grupo ainda é uma homenagem ao avô do Thrall (???). Depois tem a quest de Stonetalon, que ele mata o General que bombardeou inocentes, e a de Silverpine, que ele proíbe a Sylvanas de reviver mais humanos e usar a praga (e ela faz mesmo assim, óbvio). Isso já é o personagem tomando outro caminho, um ultranacionalista que tá tentando criar um etnoestado não eleva etnias que ele considera inferior ao poder, muito menos se preocupa em seguir convenções numa guerra contra o inimigo. Nessa época, ele parecia mais com o Saurfang do que com o Blackhand.

Chega o MoP, e ele faz todo o inverso disso. Por qual motivo? Não sabemos. Fica meio subentendido que um dos problemas foi ele se cercar de outros Orcs supremacistas como ele, claro, a paranoia é característica de todo ditador, mas será que no caso dele era só paranoia mesmo? Porque o Caerne na primeira chance que teve meteu um bofete na cara dele e o desafiou pra um duelo até a morte, o Vol’Jin ameaçou enfiar uma adaga no ‘coração negro’ dele, o Thrall simplesmente desapareceu no mundo, Saurfang mofando em Nortundria e a Sylvanas ficava agindo pelas costas dele. Ele não seguiu o caminho dos fascistas do nosso mundo, ele não suplantou as instituições sólidas da Horda, pelo contrário, não existia caralha de instituição sólida nenhuma na facção, as ‘nobres lideranças’ dela não só desafiaram a autoridade do Warchief como também ameaçaram ele de morte. Ele fez o que qualquer líder tribal faria, ou você acha que um Subutai da vida poderia simplesmente chegar bofeteando a cara do Gengis Khan? Ou ameaçar ele de morte?

Depois disso tudo ainda tem BFA, onde nos revelam que na realidade na maioria das outras linhas temporais ele foi um ótimo Warchief, por isso nós temos que voltar pra Draenor e recrutar os mesmos supremacistas que ele havia recrutado décadas antes. Ã? E a PRIMEIRA coisa que a Geya’rah faz quando chega em Azeroth é ser a General mais fiel da pessoa mais próxima do Garrosh que existia ali, tudo pra no fim num piscar de olhos ela falar ‘Pô, vacilei, foi mal ai eu tava errada’. Entende porque eu acho toda a Lore que cerca essa temática de supremacismo órquico, um negócio desgraçadamente mal construído? É como o Syeg falou, é uma temática que passa na mão de tanta gente que não fica um negócio coerente.

3 Curtidas

Perdão, acho que estou enganado…
Efeito Mandela? Rsrs
Jurava que tinha visto o Garrosh nas missões. Mas não foi isso não. Vi Grom e do lado dos jogadores contra Yrel, que reuniu Orcs Mag’Har, ogros e draeneis sob a bandeira da luz. E sim, ela estava tentando forçar a luz goela abaixo dos outros Orcs Mag’Har que não aceitavam a luz.
Até achei algo sobre o Garrosh ser nomeado como Exarca Gritoinfernal. Mas ele não apareceu. E no artigo ainda diz que ele sequer pode ser o mesmo filho de Grom.
Curiosidade é que os Orcs Mag’Har jogáveis vieram todos dessa linha do tempo alternativa onde a luz era tirana.

Isso, nessa linha do tempo o Garrosh não existe, isso porque a esposa do Grommash, a Golka, morreu prematuramente num ataque Ôgrico. O Kairoz é explícito em dizer pro Garrosh que naquela linha temporal ele nunca virá a existir.

No caso essa linha temporal alternativa é a mesma que se passa o WoD.

1 Curtida

Eu não acho fascinante também não, mas é o que está posto sobre a mesa.

Como o pessoal falou ali, quando as coisas eram mais ocultas realmente era melhor. Até porque essas forças cósmicas tem uns objetivos tão mequetrefe. :rofl:

Ao meu ver o erro não foi nem ordenar a cosmologia do universo, foi tirar profundidade e identidade.

1 Curtida

Hmmmm, achei que fossem linhas diferentes.

2 Curtidas

Só a nível de curiosidade é nessa mesma linha temporal que o Thrall também não existe, nela o Durotan e Dracka tiveram uma filha e que por sinal é mas guerreira que o Thrall atual.
Ainda alimento a esperança de varias mudanças e retcons sendo feitos com essa justificativa da revoada infinita estar revendo linhas temporais (remix) .

Isso, nessa linha temporal o Durotan e a Draka tiveram a Geya’rah, que não é Xamã igual o Thrall

1 Curtida

Já no início de MoP a ideia a ser vendida é que os shas enaltecem aquilo de ruim que cada um mais tem. Até onde entendi esse foi o motivo de Garrosh ter despirocado todo, e o sha “associado” a ele é o do orgulho. O orgulho foi seu ponto mais alto, mas tbm a ruína. Acho isso bom em narrativa.
Talvez se Garrosh nunca tivesse pisado em Pandaria ele teria um destino bem diferente.

E sim, Garrosh não existe na linha temporal de WoD, mas até onde entendi tbm isso virou universo Marvel, existem milhares de outras linhas (queria q isso não existisse no WoW). Tudo é possível de existir :dotted_line_face:

2 Curtidas

O Sha acentuou todas essas características, isso é inegável. Mas já no War Crimes, quando ele destruiu Theramore, o personagem tinha ficado piroca das ideias. Já tinha se cercado se Orcs supremacistas igual a ele e já estava perseguindo rivais políticos, tanto que logo no começo da expansão, antes mesmo dele pisar em Pandaria (que foi no 5.1, no patch do Desembarque), a Blizzard já tinha confirmado que seria ele o vilão final da expansão.

Eu pessoalmente não tenho nada contra o jogo fazer alegorias ao fascismo, como eu disse acho até que é o tipo de vilão que mais faz sucesso justamente por ser o mais próximo da vida real. Mas só fazer um personagem que diz ‘X é superior Y é inferior’ me parece um trabalho meio apressado, pra não dizer porco. Hoje nós sabemos que o Kosak e o Afrasiabi claramente discordavam no rumo que Garrosh/Sylvanas deveriam tomar, e como um trabalhava nas quests de leveling e o outro na narrativa central, ficou esse negócio esquizofrênico que hoje só foi jogado pra de baixo do tapete.

2 Curtidas

Cara eu lembro disso aqui com MUITA nostalgia KKKKKKKKKKKKK ele chegando em silverpine e metendo um “VEJA LÁ COMO FALA, SUA VAD**”

Nossa isso foi muito épico na época hausdhausd

2 Curtidas

Kkkkkkk sim, hoje em dia essa fala dele nem tem mais, foi retirada do jogo.

2 Curtidas
5 Curtidas

O jeito que ele vira o corpo inteiro pro lado da Sylvanas só pra chamar ela de vadia KKKKKKKKKKKKKKK

3 Curtidas