Pronome neutro na tradução?

Bora aderir o “internetês” ao português, agora vamos usar vc, pq, tc, blz, vlw.
Usem isso nos seus currículos e provas de vestibular! Abaixem o sistema!

2 Curtidas

Mas Beattles é ruim mesmo.

Mas os vestibulares cobram domínio sobre variação linguística, inclusive isso tá dentro das habilidades e competências da matriz de referência do Enem e do conteúdo programático de vários vestibulares importantes (UFU, Fuvest, Unicamp…).

Esse ano mesmo, no Enem, teve umas três ou quatro questões na prova de Linguagens sobre o assunto.

E a depender do gênero textual da redação, você até ganha certa liberdade para trabalhar com inovações linguísticas. Obviamente, a norma padrão é valorizada e solicitada na maioria das provas (em virtude da formalidade do processo seletivo), mas existem bancas que não se limitam a isso.

Errado.

Isso faz parte da cultura da população LGBTQIA+.

A língua não é feita só de mudanças naturais. Se fosse assim, a gente ainda escreveria lingüiça e o Novo Acordo Ortográfico poderia ser jogado no lixo.

E cara, não tem ninguém fazendo nada de forma “impositiva”, as pessoas apenas pedem para serem tratadas de modo que suas identidades de gênero sejam respeitadas.

Enfim, é a última vez que dou reply nessa thread. A opinião da grande maioria é uma opinião burra and I refuse to elaborate further.

E aos preciosistas pedantes: o mundo não é uma grande redação do Enem ou texto jurídico, cheia de formalidades desnecessárias e obrigatoriedade da norma padrão para se comunicar. Desprendam-se desse vício e ampliem os horizontes linguísticos de vocês. :wink:

4 Curtidas

Não faz, se fosse eles usariam isso no dia a dia o que não é o caso, isso é mais algo que as pessoas tiram do bolso quando é conveniente para encher o saco.

Ele não mudou em nada a forma como se fala em nenhum pais, também não criou palavras novas, gêneros novos a única coisa que fez foi tentar tornar a ortografia mais semelhante entre os diversos países que usam o português, e bom foi um experimento bem falho na minha avaliação.

O mundo também não é um grande twitter em que a casta mais bem favorecida da sociedade fica debatendo linguagem neutra, pq sim, se vc não tem que se preocupar com segurança, emprego, alimentação e saúde em um pais como o Brasil para ter tempo para se dedicar no estudo de “linguagem neutra” no twitter vc é um favorecido parabéns.

5 Curtidas

Eu fico pra morrer quando conversam comigo assim até porque o pessoal fica inventando umas gírias tipo pdc, pprt é uma loucura, tive que usar o google pra saber o que era heueheuheeu.

1 Curtida

Well, f*da-se.

Eu sou bissexual e tenho amizade com pessoas trans, travestis e não-binários. Alguns utilizam pronomes neutros e eu também faço isso.

Sure, honey.

Pedir para ser respeitado é “encher o saco” mesmo.

Mas foi uma alteração gramatical. Pode não ser uma alteração lexical ou fonética, mas é uma prova de que a língua pode sim mudar de maneira “forçada”.

Twitter é um esgoto cheio de doente alt right e bot indiano, ninguém usa aquilo mais. E as discussões de verdade sobre linguagem estão acontecendo no meio acadêmico, não num site falido de microblogging.

Tá bom, querido. Pessoas pobres não fazem parte da população LGBTQIA+ e são todos bem favorecidos mesmo, confia.

A maior parte das pessoas trans, travestis e não-binárias do país encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Essas pessoas passam fome, têm pouca ou nenhuma renda, têm acesso à saúde dificultado (e muitas vezes negado), são expulsas de casa em virtude de transfobia, precisam aderir à prostituição por não conseguirem emprego… Mas são justamente elas que estão na vanguarda da luta pelo respeito à identidade de gênero.

Eu não me encontro em situação de vulnerabilidade social, mas sou pobre (tô até no cadúnico, lmao) e tenho total capacidade cognitiva de discutir vários problemas sociais ao mesmo tempo. Todo mundo tem, basta não ser um babaca insensível.

Pprt, só tem lerdão nesse fórum.

4 Curtidas

Linguagem neutra é um diagnóstico de burrice e falta de entendimento sobre os problemas reais do mundo para quem usa, deveriam ter vergonha em se preocupar com algo tão fútil.

1 Curtida

Burrice é ficar criando dona Maria e seu João hipotéticos pra ser intolerante.

É completamente possível discutir múltiplas problemáticas sociais que afetam o mundo E pronome neutro. Não são coisas excludentes, vocês que gostam de mascarar a intolerância com essa falsa preocupação com pessoas pobres.

3 Curtidas

Exato, ambiente acadêmico, vamos ver se tem muitas discussões sérias sobre isso?

ht tps://search.scielo.org/?q=Linguagem+neutra&lang=pt&filter%5Bin%5D%5B%5D=scl

Três artigos aqui, tu acha mesmo que isso é discutido com seriedade por quem conhece a importância da academia e da ciência?

1 Curtida

É possível para nós, mas essa imposição pressiona constantemente partidos políticos, que, sim, movem BIlhões com suas decisões e perdem tempo discutindo isso.

https://scholar.google.com/scholar?hl=en&as_sdt=0%2C5&q=linguagem+neutra&btnG=

Mais de 105 mil resultados.

:man_shrugging:

Partidos políticos movem bilhões para financiar o agronegócio. Pronome neutro é praticamente um não-assunto dentro do congresso nacional.

Na real, se existe algum gasto de dinheiro público com alguma pauta relacionada a isso é, no máximo, vindo de gente da laia do Nikolas Ferreira. O vereador mais votado de São Paulo é amigo dele e todas as pautas do cara são literalmente baseadas na perseguição de pessoas trans.

É possível pra qualquer pessoa.

3 Curtidas

Até onde eu sei, existia o Bajubá que eu já vi alguns amigos usando que aliais, é muito mais interessante do que ficar imitando os istaitis.

Ah sim, acho linguagem neutra ridículo então logo é um desrespeito com toda uma comunidade, eu acho fascinante essas pontes para ligar coisas que não tem nada haver.

Só não é mais forçado do que vc está tentando fazer com esse argumento.

Twitter é um esgoto nisso eu concordo, é um ambiente altamente dominado pela militância seja de direita ou de esquerda não vamos ser hipócritas aqui

E foi isso que eu disse?

Sim e por isso mesmo não vão gastar seu tempo estudando linguagem neutra e sim pensando em sobreviver, né, aliais, talvez essa militância deveria focar mais nisso no que em linguagem neutra.

2 Curtidas

Cara, você é burro. Sem mais.

Desrespeito com uma comunidade é homem cishet querer dar opinião em cima disso como se tivesse alguma propriedade pra falar.

Ah sim, o dialeto queer que quando caiu no Enem gerou choro de muito facho (incluindo um certo inelegível aí)? Compreendo.

1 Curtida

Acho incrível quando os argumentos acabam e já cai nas ofensas né, dai ficam bancando essa aura de "intelectualidade"rsrsrs

Lugar de fala né, outra perola argumentativa.

Vc está presumindo que sou bolsonarista agora? Com base nisso HAHAHA? Brilhante quer um chapéu de detetive ?

3 Curtidas

Eu que não quero argumentar mesmo. Argumento eu tenho de sobra, mas não tenho paciência pra ficar bancando o bom moço e fingindo civilidade com gente visivelmente burra e babaca.

:person_shrugging:

É, tô bancando mesmo. Se achou ruim, vai no Ministério Público reclamar.

Cara, se você tem o mínimo de sensibilidade e empatia, você sabe que não é pérola. A voz e a vivência de uma minoria social tem um grande peso em qualquer discussão sobre problemáticas que a englobam.

Não tô presumindo nada, só queria falar do facho.

1 Curtida

Sim, uma pessoa cheia de empatia vc né, basta discordar 1 virgula e vc já com uma pá pra dar todo esse “amor” e empatia.

1 Curtida

Ai tonhão, se manca.

1 Curtida

Tonhão é nova, pensei que ia me chamar de neoliberal

Vou te chamar de neoliberal pra quê? Eu mesmo sou praticamente um, lol.

2 Curtidas

A academia brasileira é uma das que mais cria coisas inúteis.