Nunca jogou RPG de mesa?
Mas isso é de conhecimento quase universal a certa “burrice” americana e a falta de esforço deles em lerem e até aprenderem outra lingua, mas voltando ao tópico.
Vocês estariam criticando não, pq em todos os meus posts eu defendo lore acima de tudo, eu adoro ler sobre isso e ver no jogo, tenho todos os livros do WoW em Pt-Br e alguns em inglês, então para mim seria um fator bem recebido no jogo.
E na questão do UP sou a favor de tu ser obrigado a upar 1 char, os próximos ser disponibilizado um instant lvl max, pq as quests são repetitivas, datadas e sem graça principalmente burning crusade de matar 35003 javalis vernelhos…
Já e em um rpg vc é “guiado” até aquela caverna, em mmos-rpg’s você pode criar um char e sair andando por onde quiser e nada (fora paredes invisíveis) irão te parar pelo mundo, no rpg o mestre vai moldando a nossa trajetória podendo tornar a aventura mais dinâmica.
Como se no WOW não tivesse skip de level tanto na loja, como comprando a expansão. Fora que a própria comunidade a anos incentiva os novatos a pularem boa parte do conteúdo do jogo.
Quem aqui quando começou a jogar, não ouviu a famosa frase: “O jogo só começa no level cap”. Eu mesmo quando comecei ouvi isso direto, todo mundo mandando eu rushar nível e fazer o Loremaster quando chegasse no cap.
Que novato vai conseguir entender a história desse jogo só pelas quest?
Vc começa tem o tal do deathwing, depois vem uns orc rosa dai vem o lich king, pandas, vem orc de novo, depois vem legião e piratas.
É melhor bater a real, skipa tudo isso, depois procurar na internet gente tentando explicar isso, e dependendo do momento já vai ter vindo retcon.
A blizzard se esforça para história do jogo não fazer sentido para o novato, nem fizeram um video introdutório para as expansões, me parece que vão fazer do tipo em shadowlands mas não boto a minha mão no fogo.
Isso é um fato, WoW tem a pior lore em leveling de todos os jogos, se vc pegar uma pessoa que não sabe de nada de wow e largar ela pra upar, antes do 90 ela já parou de jogar e não entendeu nada.
ao menos no wow eu posso upar de várias formas possíveis com outros chars. Já nesse jogo ai se eu upar um outro personagem tenho que refazer todas as quests de história novamente…ai entra esse skip de quest na jogada, ou vc não upar um segundo personagem ou passa por tudo aquilo novamente, obrigatoriamente, ou paga pra skipa isso. Já pensou se no wow tivesse um boost de level que além de te levar pro lvl máximo ainda te desse acesso ao pathfinder? Seria equivalente a isso na minha visão.
A discussão estava ótima mas entrou no ciclo de ataque pessoais, só critica porque o wow… Pessoal afirmando coisas de outros jogos que não sabem como funciona.
O ponto aqui é que: não é FF que faz diferente, isso é comum em todos os MMOs, até mesmo no WOW. Antigamente para entrar nas raids tinha que fazer dg, pra entrar na dg tinha que fazer muita coisa. Porque esse é o conceito do MMO. Não é o FF que é diferente, é o wow. WoW inventou o conceito de endgame, que só importa o endgame. Você não ve jogadores de outros jogos reclamando que tem de fazer as quests e sim porque SÃO muitas quests, mas não do conceito, pq isso é o normal em MMOs. As quests do wow são rápidas pq wow ensinou ao jogador que quest e leveling não importam, que tem de rushar, quest é perda de tempo.
Quando você vai ao FF pensado que é chato fazer a quest para liberar as coisas, é porque você quer rushar e ir para o que importa, o endgame. Você está pulando o que é o jogo. O endgame não importa no FF ( e na toeria em um MMO) mas a jornada. É como reclamar que tem muito roleplaying em um rpg porque diablo não tem. Ninguém faz as quests porque quer liberar a dg, você faz a quest porque quer conhecer a história.
Não estou dizendo que é errado, mas você está vendo FF com os olhos de um jogador de wow: passa essa parte inútil e vai para o que importa. Não é pra todos, mas esse é o jogo e o jogador só começa a entender quando esquece o endgame.
Como eu imaginei, o tópico virou FFXIV vs Wow. Demorou, eu achei que isso ia acontecer muito mais cedo, mas enfim.
Eu to acompanhando a discussão aqui e tem algumas coisas que eu queria posicionar.
Essa necessidade de passar pelo conteúdo de leveling e ir logo para o end-game é algo cultural do World of Warcraft (e quando eu falo cultural, eu me refiro à comunidade, não ao design do jogo). Quantas vezes a gente escuta logo que chega expansão nova algo como “nem vou ler a história. Vou upar rápido pro meu char estar pronto pra raidar assim que a raid abrir. Depois eu volto com outro char e faço com calma”.
Existe uma quebra de expectativa aqui. O FFXIV não funciona nesse modelo. Ele é sim muito mais orientado à história e a escolha de tornar o conteúdo liberado gradualmente conforme se avança Main Story Quest vem exatamente dessa escolha. Não há essa cultura de rush pois até o end-game não é liberado de uma vez. Ele vem gradualmente durante os patches.
A questão principal é que não faz sentido reclamar dessa limitação pois ela não é uma necessidade real. Você não se sente limitado por isso. Se for falar de uma crítica real desse modelo que eu passei fazendo level ano passado é que alguns pontos da MSQ são vinculadas a determinados níveis. Então aconteceu em alguns momentos de eu avançar a Main Story Quest até o ponto dela estar bloqueada pra mim (pois eu precisaria estar 1 ou 2 níveis a frente pra continuar) o que me forçava a fazer umas dungeons ou quests secundárias pra cortar esse gap. Isso sim foi algo que me incomodou.
Fora que eu não entendo o motivo da crítica em si. No wow eu não posso pegar um personagem 45, pular todo o conteúdo e ir direto pra raid. E eu não sei qual método relâmpago cês usam pra fazer level que não envolva fazer quest a maior parte do tempo.
Em segundo ponto, a questão de alts é tratada de forma diferente. Em FFXIV as raças possuem muito menos identidade (se comparadas às raças do wow). Não existem raciais, a própria lore das raças não é tão delineada e aprofundada em comparativo. Basicamente no FFXIV tua classe (ou job) representa a sua identidade muito mais do que a raça. Com isso também é baixa a cultura do jogo de se ter alts por conta da raça pela única diferença ser estética. A diferença real está nas classes e o sistema do jogo permite que você tenha todas as classes do jogo em um único personagem (vc ainda tem o trabalho de upar cada uma delas).
Então não existe no jogo isso de “ter que refazer todas as quests e cutscenes em alts” pq eles praticamente não existem. Essa se torna uma escolha para aqueles que se motivam unica e exclusivamente por questões estéticas. E ainda assim há uma chance.
Ao terminar a questline do jogo base, antes de ir pra primeira expansão o jogo te dá um item que te permite “resetar” a aparência do seu personagem. Então se vc não gostou daquela raça quer tentar outra, após bater 50, vc tem uma oportunidade de fazer isso.
Por fim, como eu disse eu estou lá desde março do ano passado. Desde lá eu acompanho gente que desenvolve conteúdo pra ele, streamers, youtubers e afins (ZeplaHQ, Work to Game, Larryzaur, MTQcapture, o próprio conteúdo do Lordmons). Primeira coisa é que tem pouquíssima gente BR fazendo conteúdo pra ele (julgo eu que seja em muito pela barreira do idioma, o fato do jogo não estar localizado em português afasta muita gente do mercado brasileiro, ainda mais sendo um jogo tão centrado em história). Com isso eu acompanho quais são as maiores reclamações e elogios ao jogo. E eu nunca vi como uma reclamação sensível por parte da comunidade do jogo esse papo de quests serem obrigatórias. Só vi essa reclamação justamente entre pessoas recém chegadas que estavam conhecendo o jogo.
Essa crítica de que tem que fazer quest e história pra liberar DG e raide é até engraçado, pois o WoW desde o Vanilla tinha isso, na forma dos Attunements. Quando a Blizzard anunciou Blackwing Lair no Clássico, o pessoal já foi farmar o item que iniciar a quest pra liberar acesso a raide, sem ela ter sido lançada ainda, pois a Blizzard liberou a quest pra agilizar.
Agora mesmo em BFA as DGs Cerco a Boralus e Repouso do Rei precisavam de reputação e quests para serem acessadas, e só no 8.1 que isso foi removido, que foi quando as duas DGs entraram pro localizador no modo Heróico, pois no lançamento só tinha a dificuldade Mítica.
Conversar sobre WoW é sempre complicado, pq o jogador de wow tem uma relação diferente de outros jogos. Muitos dos jogadores de wow não são jogadores de MMOs, são jogadores de wow, eles gostam do wow. Eles só jogaram wow. Então acabam acreditando que todo MMO é igual wow, que todos copiaram do wow. Quando vão jogar outros MMOs procuram wow, se frustam porque acham que WoW é o único estilo de MMO que existe. o maior choque é o endgame. A grande maioria dos MMOs não foca no endgame, foca na jornada no dia dia. E isso é difícil de aprender quando você ficou anos só jogando endgame.
Não é melhor ou pior, mas a melhor maneira de se divertir e aproveitar cada game por suas qualidades e seus defeitos.
EX: No FF XIV existem facções, uppar reputação é grind mas, as quests dão bastante xp, pode uppar so com quest de facção. Porém o mais importante TEM LORE. Cada facção tem uma história, quando você passa de rank abre um novo capítulo. Você nem sente o grind porque tem uma trama acontecendo. PS: EXATAMENTE COMO O BLIZZARD VAI FAZER EM SHADOWLANDS COM COVENANT ELE PEGOU E COPIOU O SISTEMA RS
A galera não tem ideia de quantas ideias a Blizzard está pegando de FF XIV e ESO pra shadowlands. Que foram criticas em FF XIV, mas estão sendo elogiadas em SHADOW
Nenhum problema gostarem do FF ou do WoW, problema é você querer um (wow FF) muita gente que vai jogar FF vem fazer comparativo com o jogo, e quando tem alguém que prefere wow por alguns motivos vem falar que não se pode jogar FF com olhos de um jogador de wow.
Eu vou contar uma historinha (que foi tirada do documentário que eu citei no meu primeiro post).
A Square teve uma experiência muito boa com seu primeiro jogo online, FFXI. O jogo é de 2002. Saiu pra PC e PS2 e depois pra Xbox360. Ficou online nos consoles até começo de 2016. Está online no PC até hoje (apesar de não receber mais conteúdo novo).
Quando eles decidiram fazer o FFXIV em 2010, a Square cometeu um erro (que provou ser o fracasso do jogo). Eles não olharam pra nada ao redor. Wow já tinha 6 anos. Vários outros jogos por aí. Eles não olharam pro que esses jogos tinham de bom que podia ser aproveitado. A cultura da Square nesse momento foi se inspirar exclusivamente no jogo anterior de sucesso deles e botaram no mercado esse jogo, achando que só isso seria capaz de repetir o sucesso do anterior.
Falharam miseravelmente. O 1.0 (a forma como o FFXIV original é reconhecido) até teve uma base leal de jogadores mas olhando para os números foi um fracasso bem grande. A ponto da decisão final ser “vamos fazer patches de melhorias nesse jogo mas esse barco tá afundando. O negócio é fazer outro jogo do zero e tirar esse de circulação”.
Detalhe: Quem comprou o jogo bomba ganhou o novo jogo grátis. A Square deu o A Realm Reborn pra todos que tivessem comprado o 1.0.
Eu contei essa história apenas pra ilustrar que se até mesmo uma empresa grande e bem sucedida como a Square pode fazer escolhas ruins que derrubam um projeto, se a Blizzard não começar a olhar pros lados e ver/ouvir o que seus jogadores falam e o que os outros estão fazendo de bom, nada impede que World of Wacraft vire FFXIV 1.0 no futuro.
Totalmente esperado, já que estamos falando de um jogo com uma bagagem de anos nas costas, bagagem essa que mesmo com o fim do jogo, não vai tirar o mérito do que esse jogo já foi e que duvido muito outro mmo alcançar.
Pra mim o grande pensamento da empresa no momento é dá continuidade a todas expansões clássicas, e com ela um velho e novo auge no re-lançamento Wrath of the Lich King. Dai em diante, não espero mais nada
Oh gente… Desisto. Vocês estão num ciclo como se a gente odiasse todo o processo do leveling e queremos partir logo pro endgame, sendo que escrevi/escrevemos totalmente o contrário.
Pela 3° vez: QUEST para desbloquear conteúdo não é errado, nem ruim. Isso existe tanto no wow quanto no ffxiv (como eu comentei rs), a diferença é como isso é passado para o jogador e como no meu ponto de vista esse processo é mais “amigável e agradável” no wow do que no ffxiv. Novamente, um comparativo pessoal. O tópico uma hora ou outra chegaria nesse ponto, então só dei esse adendo. Porque, literalmente, do jeito que vocês estavam comentando, era como se a gente detestasse leveling e progressão.
Falaram ate que jogador de wow não é jogador de mmo, realmente melhor desistir /kek
Se tu só joga wow tu pode se considerar jogador de mmorpg? Pq que eu saiba quem gosta de mmorpg não joga apenas um na vida. KEKEKE
Wow não é amigável, isso é ilusão. Simplesmente o wow não tá nem aí pra nenhuma expansão passada (Isso não é amigável, jogou na época cool, não jogou perdeu)… No wow o que importa é chegar na expansão atual, apenas isso. Todo resto é desperdiçado. No ffxiv tudo tá ali e ativo, com pessoas pra fazer o conteúdo antigo sem que ele seja considerado “morto” ou “Inútil”.
Descobri que minha vida inteira e uma mentira…
Só joguei wow até hoje.nao sou jogador de mmo…
Mas é sério cara, tu nunca jogou outro mmo e agora tu é o mega entendedor de mmorpg pra sair falando que wow é melhor ou tem algo melhor que outros que tu nem sequer testou, sacou o problema?