FF14 de graça até o 60 e o WoW só até o 20?

É totalmente diferente. O conteúdo do wow já está lá liberado. Agora se você não tem os requisitos mínimos, isso é outro assunto. Além de que esses requisitos podem ser preenchidos com conteúdos que também NÃO precisam obrigatoriamente da main quest (M+, por exemplo).

Uma coisa é obrigação, outra coisa é você ter a linha de quest lá e o conteúdo end game já disponível para fazer independente de progressão de lore. Existem sim certas coisas que só liberam fazendo missão e tals, mas não é ao nível de FFXIV né.

4 Curtidas

Não veja como uma crítica, longe disso.
Mas as vezes da impressão que o Fabianos gostaria mesmo de ser e gerador de conteúdo para o Final Fantasy.
E muito amor para defender o jogo.

3 Curtidas

quando no wow for obrigatório ter o achiev de quests de todos os mapas pra ter acesso ao conteúdo final do jogo ai passa a ser quase igual ao ffxiv

Mas aí que tu tá se enganando cara, simplesmente no ffxiv tu segue uma linha x de história que simplesmente é única, tu não pode simplesmente pular os portões de heavensward… Tu tem que “ganhar” o passe pra entrar lá e isso tudo é por meio de quest. Simples, não é impor, é simplesmente o modo que acontece as coisas lá e simplesmente tu só faz tudo uma única vez pq tu pode ter todas as classes num único char, enquanto no wow tu tem que refazer mapa por mapa até chegar no level max da exp.

1 Curtida

É como o Fabianos comentou, são jogos diferentes com sistemas diferentes. Não podemos ir jogar FFXIV comparando-o com outro jogo como wow, nem vice-versa.

2 Curtidas

Usar Companions para fazer quest é comum em diversos MMOs, não veio do FF.

Fazer a quest principal para liberar partes do jogo é comum em RPGs e MMOs. Até wow tem algo assim, isso não vem de FF.

O combate do FF é inspirado no WoW que é inspirado em Everquest e Asheron Call, não vem do FF. Mapas instanciados é devido as limitações da engine, não uma escolha este tética

Housing é algo muito comum em MMOs não em FF.

Tudo que listou são conceitos base de MMOs, apenas o wow não tem mas a maioria dos MMOs já tem. O WoW é a exceção, não a regra.

FF XIV é um MMO bem tradicional, tem muito mais de MMO que FF.

Eu compreendo perfeitamente que para muitos isso é desnecessário, mas isso é uma regra criada pelo WoW que o jogador tem de jogar tudo do patch atual mesmo que não tenha feita o anterior. Esse é o problema que wow criou para o mercado de MMOs, o jogador acha que tem que passar rápido rpa chegar no endgame, porque MMO é só endgame. O próprio WoW era assim, para entrar na raid x tem que fazer a y. Só mudou em Wrath. E muitas gostariam que voltasse. Pq? Pq assim você tem mais conteúdo pra expansão.

O problema não é ter de fazer a quest é a quest ser chata. Dificlmente quando você chega em Heavenward, primeira exp você vai reclamar, você vai estar doido pra fazer a lore e nem vai ligar pro endgame.

Nada contra quem só quer endgame, mas MMO não é só isso, nunca foi só isso.

Não é uma critica, mas foi usado como um motivo para não se jogar FF (e outros MMOs) só quem gosta de eso é fã de skyrim.

1 Curtida

Sei lá eu acho essa galera muito cheia de preconceito com outros jogos.
Eu saí do wow e testei gw2 e descobri um mundo de pvp super divertido e o wvw (World versus world) e achei incrível e não curti o pve do jogo.
Depois testei eso. Muito bom em lore, adorava ficar pelo mapa fazendo quest, dungeons incríveis, o grande problema é a forma que agora tudo está sendo lançado em dlc’s $$$$$$$…
Depois fui pro ffxiv e descobri um mundo em que seu personagem é abençoado por uma entidade da “Luz” e você se desenvolve com seu char, melhores dungeons e raid’s, todo seu grupo importa pra acabar o conteúdo, comunidade legal pra novatos e um sistema lindo de armadura e claro classes divertidas coisas que eu sentia falta.
Testei rift, lotro, rift, tera e etc.
Mas aí você vê esses caras que só ficam no wow, wow, wow e quando vão testar algo querem que seja igual o wow. Eu tenho sentimentos pelo wow igual a maioria, mas é sempre bom testar algo com a mente aberta. Wow é legal, mas wow não é o único mmorpg com algo interessante de se jogar.

1 Curtida

Sou gerador de MMOs, não só de wow :slight_smile:

O que eu queria era que os devs descessem do salto alto e começassem a olhar o que outros jogam fazem de bom e colocar no wow. Parar de inventar sistema maluco de poder que nunca é balanceado que empresta um poder pro jogador e será retirado no final da expansão e deixam as classes quebradas.

Ter o mesmo carinho que a equipe do FF tem com seus jogadores. Teve live de 4 horas só pra mostrar cada novidade do patch 5.3, o diretor do jogo jogando ao vivo as novidades, mostrando cada coisinha. Pedindo desculpas porque teve de atrasar o patch devido a pandemia, enquanto até os devs até agora não falam sobre a zona que foi BFA e no maximo que podem fazer melhor mas não que erraram.

Ainda bem que o WoW está pegando algumas coias de ff, eso e outros já em shadowlands.

4 Curtidas

engraçado que podem falar “ffxiv faz isso melhor que o wow, ffxiv é melhor naquilo do que o wow” ai, no forum do wow, n posso falar que acho tal limitação ruim pra um jogo, que n podemos comparar jogos “diferentes”

1 Curtida

Interpretar é a chave amiguinho, alguém falar que algo é bom não o torna bom pro restante do mundo, aprenda lidar com opiniões diferentes. A questão que iniciou tudo isso é galera que fala do ffxiv sem ter jogado e ficam falando um monte de coisa que na real não é do jeito que falam. Agora se algo é bom ou não… Sempre será pessoal.

1 Curtida

Eu jogo o 14 e o wow, 2 jogos tem loads igual. Wow também tem bastante. Nem e tanto tempo de loading assim, já joguei jogos com loading mais demorado.

Discordo o jogo foi feito pra desbloquear tudo fazendo a história. Em comparação com wow, conta de um jeito bem melhor. É mais fácil fazer quest no 14 doque no bfa.

Tenho um amigo que apresentei o 14. Apesar do mapa parecer “pequeno” ele nem chegou no level 40 e já tá cançado de andar a pé, querendo destravar montaria.

14 customizar interface. Wow não.

Tudo oque o 14 faz, o wow precisa de addon pra fazer o mesmo, já o 14 não precisa baixar nada.

Nunca diga a quem cursa cinema, ou faz MMO, que aquela cutcene e diálogo é inútil. No 14 a galera curte tanto…
Você pode pular, e tem um lugar no Inn, que você pode rever todas.

1 Curtida

Isso é a unica esperança que tá me dando nessa nova expansão.

Mas ainda tô com o pé atrás porque eu não sei o que acontece na Blizzard que eles acham que a gente curte grind infinito, RNG em excesso, vários sistemas complexos ao mesmo tempo e ainda pagar o preço por escolhas erradas sem chances de swapar.

Tipo, eu realmente queria entender oq esses caras tem na cabeça.

2 Curtidas

Então,né…se a pessoa Gosta de um jogo, tem que falar bem né, porque gosta. A única ocasião que a pessoa fala bem de jogo ruim, que não curte, e propaganda. “Que me encantou muito”! Tem que fazer oque ama!

Quando a pessoa curte não fala que encantou muito…fala “que jogo F#@#!”

Ou então conhecendo uma pessoa bonita e gente boa. “E aí me conta como e a garota” “ah ela me encantou” X-(

Ou trabalho: “e ai, o cara faz um bom trabalho, bem feito?” “ah ele fez um trabalho encantador” não, ele fez um trabalho F#$@!!

Segundo você,não posso dizer as frases:
“eu gosto do wow, mas ele está uma merda”
“estou criticando o jogo porque eu gosto muito dele”

Coitados dos críticos de cinemas e jogos…
Se algo não acrescenta nada, e inútil…

1 Curtida

Sacanagem né?..o cara faz um roteiro, escolhe atores, faz as cenas, figurino, os ensaios…fica tudo pronto pra apresentar…ai chega e fala…“oh filminho bosta, ta ruim, ta inútil essas cenas ai…vou ler o resumo da wikipedia”

poder pode, mas fala com emoção! poe emoção na frase!

Ok, o jogo nao ta bom. oque poe mais energia? “O jogo não esta do meu agrado?” “O jogo esta uma merda!”

Eu não escrevi nada dessas frases ai…mas você que sabe.

1 Curtida

Para mim faz mais sentido liberar dungeons por quests do que elas simplesmente aparecerem, é ridiculo tu estar andando e olha, apareceu essa caverna, com monstros entrei matei e estou indo embora.
Poxa, vamos ler, entender, conhecer por isso que somos um país de analfabetos funcionais, pessoal quer só o endgame, daí chega lá, fica reclamando de raider Io e tal e fica só no LFR, tu perdeu todo o jogo, a magia das quetss e lore e o endgame.

2 Curtidas

engraçado que desde o legion as quests levam a uma dungeon, contando uma história do local que culmina finalizando a mesma…acho que alguém não andou lendo as quests. Mas sabe qual a diferença? Se eu upar um segundo personagem não serei OBRIGADO a fazer todas essas quests pra fazer essa determinada dungeon.

Se vc curte essas obrigações o ffxiv tá ai pra isso

4 Curtidas

O 14 tem crossplay pc-ps4. Jogadores das duas plataformas jogam ao mesmo tempo, juntos.