[Feedback] O Started Edition precisa de mudanças!

O Starter Edition continua sendo uma ótima oportunidade para quem quer testar o jogo, porém esse sistema tem um lado um tanto quanto injusto do meu ponto de vista. Ao término da mensalidade ou após a compra de uma expansão sem adicionar tempo de jogo, a pessoa continua com as mesmas restrições que alguém que nunca pagou por nada no jogo e, sinceramente, eu acho isso um ABSURDO!

Será que não seria possível criar uma condição onde as pessoas que compraram qualquer expansão do WoW pudessem jogar até o nível 30 com menos restrições impostas a alguém que nunca pagou por nada no jogo no máximo mantendo um limite maior de gold para evitar os gold sellers?

Eu acredito que isso deveria ser O MÍNIMO para ser justo com aqueles que apoiaram financeiramente o jogo em algum momento. Estamos falando de dar acesso às raids do Classic, TBC e LK para pessoas que não terão a mesma facilidade de concluir esse conteúdo em comparação com jogadores de nível máximo.

========================================================================

Porquê isso deveria ser revisto?

Seu concorrente direto no gênero, Final Fantasy 14, permite que contas de teste participem de três raids em dificuldades diferentes sem gastar dinheiro. Além disso, quando a nova expansão for lançada, a expansão Stormblood estará disponível para essas contas de teste, incluindo novas classes, profissões e raids entre outras características.

No momento em que alguém tenta passar uma simples pedra da vida do bruxo ou um equipamento para um membro do mesmo grupo, a pessoa não consegue. Isso é ridículo!

Em jogos como Lost Ark, League of Legends, Heroes of the Storm, Overwatch 2, Guild Wars 2 entre tantos outros títulos, um simples ato social de convidar um jogador para o grupo é possível enquanto que aqui mesmo que alguém pague R$ 169,00 da expansão atual, a conta ainda continua não podendo fazer isso mesmo sem tempo de jogo.

VOCÊS ESTÃO PUNINDO AS PESSOAS ERRADAS COM ESSAS RESTRIÇÕES! Puna as pessoas que estão cometendo infrações no jogo mas não aquelas que contribuíram financeiramente o jogo por tanto tempo.

=======================================================================

Herdar essas restrições do Starter Edition para quem comprou o jogo nunca fez sentido para mim, pois isso acaba criando um ambiente mais exclusivo do que inclusivo com a própria base de jogadores que vocês conquistaram.

Vocês conseguem imaginar que uma pessoa chega a gastar quase o preço de um God of War e não tem nenhuma alteração em sua conta por essa quantia por não estar com tempo de jogo ativo?

Já se passaram doze anos desde a introdução do Starter Edition, então eu acredito que está na hora de vocês promoverem algumas mudanças para aqueles que apoiaram financeiramente o jogo mas que não estão com tempo de jogo ativo.

As restrições do Started Edition DEVEM continuar para quem está apenas testando o jogo pela primeira vez mas DEVERIAM ser removidas após a compra de qualquer expansão.

11 Curtidas

Eu acho muito complexo esse tema porque MMORPG é extremamente delicado no sentido de ser uma máquina incrível para comércio paralelo, qualquer brecha as pessoas abusam

O Started Edition, antigamente, fazia mais sentido porque o jogo era popular o suficiente para fazer pessoas travarem no level 20 e mesmo assim conseguirem usufruir do WPvP (a fonte de vida dos Started Editions antigamente)

Hoje em dia, quase ninguém quer ser Started Edition porque essas pessoas cresceram e agora possuem renda própria, além do infeliz crescente desinteresse pelo WPvP. Considerando que o WoW é um jogo que afasta pobre (diferente de League of Legends e Valorant, por exemplo), você precisa ser, no mínimo, classe média para usufruir do jeito certo, qualquer um tem condição de encaixar nas finanças e incluir a mensalidade do WoW e, a cada 2 anos, uma expansão. O público mudou, Started Edition não é mais uma necessidade, para quem era assim, mensalidade virou opção, a gente paga com dor, mas pagamos

Outro detalhe importante é que Started Edition sempre foi muito fraco nos Estados Unidos, ele teve muita força na América Latina, tanto que quando entramos em CB level 20, a maioria dos Twinks Started Edition são latinos, enquanto os Twinks gringos possuem assinatura ativa

A gente esquece que o poder de compra nos EUA é extremamente superior ao nosso e pensamos nos 40 reais como se fossem 40 dólares lá. Eles pagam o equivalente a 15 reais aqui, se a mensalidade do WoW fosse esse preço eu pagaria até assinatura de 12 meses sem pensar 2x, se a nossa expansão custasse 50 reais eu iria comprar sempre a versão mais cara dela

Nos EUA é mais fácil de fazer dinheiro e o dinheiro feito ainda vale mais, é muito simples concluir o porquê eles nunca reclamam da mensalidade e, consequentemente, o porquê do sistema de Started Edition ser abandonado

2 Curtidas

Tem vídeos recentes de pessoas reclamando justamente sobre isso, inclusive de ter que ficar pagando 15 dólares pra jogar uma versão do 2004 que não vai receber mais atualização como o Classic no change (sem ser a versão de temporada).

Não é só aqui no Brasil que acham isso ruim e nem é por questão de ter ou não a mensalidade ativa.

Por isso que eu acho que as restrições do Started Edition devem permanecer em contas de testes e não para as pessoas que compraram a expansão. O pessoal que já jogou em outros MMOs sabe das trambicagens que existem por ai e é justamente esse fácil acesso que deve ser barrado pelas restrições do Started.

Eu consigo pensar algo na seguinte linha: pessoas que não tem infrações cometidas na sua conta e que tem, sei lá, dois anos de WoW pago ao longo da sua conta battle.net poderia se tornar elegíveis para receber um “plus” nesse sentido. Seria uma forma de beneficiar quem não é trambiqueiro dos que são e não punir todos os jogadores que estão inativos por não estarem com assinatura ou tempo de jogo ativo.

Eu também sempre tive essa visão. Tanto é que eu tenho a sensação de que quando acaba o tempo de jogo, a pessoa está meio que sendo convidada a sair do jogo com um pé na bunda pq eu não consigo ver as pessoas se condicionando a terem que jogar com tantas restrições na conta após a compra de uma expansão.

Não é dar todas as permissões que uma conta com tempo de jogo ativa tem e nem ter restrições absurdas de um Started Edition para uma pessoa que comprou a expansão. É tentar encontrar e dar um lugar justo para os que compraram e apoiaram o jogo de poderem continuar jogando mais decente do que o tratamento atual. Em tempos aonde as empresas estão disputando a grito a carteira e a presença dos jogadores em seus jogos, eu acho que seria interessante haver um espaço entre os pagantes ativos e o pessoal do Started.

8 Curtidas

Acredito que o novo sistema de leveling tem um pouco de culpa nisso pq da pra ir do 1 ao 20 em umas 2 horas, antigamente por levar muito mais tempo era mais fácil da pessoa criar um vinculo com o personagem, eles diminuíram o tempo de leveling mas esqueceram de balancear isso nas contas starter, acho que no mínimo tinha que dar pra pegar lvl 60 sendo starter.

E tem brasileiro que tenta defender a mensalidade do classic ainda kkkkkkkkk até lá que é muito mais acessível eles reclamam.

2 Curtidas

Se o WoW e a Blizzard fossem normais, do tipo que, sei lá, pensa em atrair novos jogadores, eu diria que o ideal seria o jogo ser gratuito até a penúltima expansão, sem necessidade de assinatura (ela seria opcional e daria benefícios dentro do jogo, como uma ficha de gold por mês, montarias, pets e mogs exclusivos.

Ai poderiam lotar a loja de produtos cosméticos.

A pessoa só compraria as novas expansão.

MAS! O WoW e a Blizzard não são feitos para atrair novos jogadores, preferem continuar sugando as baleias que já têm.

2 Curtidas

Tu meio que resumiu o posto comercial, o problema é que a blizzard já colocou isso no jogo.

Já colocou isso aqui também.

Exatamente, a blizzard percebeu que tem um público fiel e abusa disso o máximo possível lucrando de todas as formas possíveis, ela cobra até por serviços básicos, é ridículo ter que pagar pra trocar o nome do personagem em um jogo que tu já tá pagando só pra logar naquele personagem.

Eu espero que um dia ela deixe de ser tão mercenária, minha esperança é a microsoft.

2 Curtidas

Apesar de tudo que foi dito aqui, a maior dúvida que tenho é:

Quanto custa para manter o WoW?

Eu sei que arrecada muito porque tem 1.5M de jogadores ativos mensais e todo mundo paga em média 15 dólares, dando 22.5M de renda “garantida” todo mês e mais 600M de dólares a cada 2 anos com a expansão

Isso sem contar a renda da loja in-game que costuma ser 20% do arrecadado com mensalidade

Esse jogo dá MUITO lucro, não entendo como ele passa uma imagem de necessitado

1 Curtida

Você diz a empresa?

Ele quem?

1 Curtida

Sim, quanto de custo é necessário para manter o WoW funcionando

O WoW mesmo, todo mundo enxerga o jogo como se estivesse precisando de dinheiro, dando a entender que está a 1 passo de falir

1 Curtida

Com certeza o suficiente pra não precisar de mensalidade, mas é aquilo, se estão pagando sem reclamar pra que mudar?

Dinheiro não é o problema, o problema é a FALTA de jogadores, graças a isso nossas filas demoram.

A blizzard prefere sugar os jogadores atuais do que atrair novos jogadores ou até mesmo trazer os antigos de volta tornando o jogo mais acessível.

2 Curtidas

O Starter Edition podia simplesmente não existir. Se a Blizzard tivesse uma mentalidade de ganhar milhões de novos jogadores mais uma vez, ela só precisaria fazer algo muito simples:

Tornar o acesso ao nível anterior ao da expansão atual (ex: 60) free to play, deixar que as pessoas se divirtam e caso elas queiram, pagar pelo acesso à expansão atual. Eles então venderiam um game pass exclusivo de produtos cosméticos, bundles e bundles de transmogs, montarias, pets, serviços de jogo e pronto: eles arrecadariam com toda certeza simplesmente muito mais que arrecadam hoje. Completamente sem assinaturas.

Tem gente que dropa desse starter edition em duas semanas ou menos e nunca mais loga no jogo.

4 Curtidas

Se não tivesse mensalidade a loja seria cheia de skin, xp potion, montaria, roll extra etc… e o choro seria gigante… não ligo de mensalidade

3 Curtidas

O único ruim de mensalidade é o sentimento de ter que aproveitar ao máximo porque ta pagando, mas hoje em dia eu dificilmente consigo me divertir num MMO a longo prazo que seja f2p porque o barato sai BEM CARO

2 Curtidas

Puts verdade, ainda bem que quando abro a loja não encontro nenhuma montaria sendo vendida, também não tem transmorg (skin) e nenhum outro tipo de cosmético!!!

2 Curtidas

Mas toda a psete cosmética que tem hoje é super pontual. A maior parte você precisa dropar, fazer alguma conquista, raid e etc.

Se o jogo fosse f2p, você com certeza teria 90% das coisas legais em loja e com diversos sistemas de “criar o problema pra vender a solução”, tipo espaço em inventário, banco, autoloot, etc. Sem falar de itens que alteram o gameplay e que dão mais status pra quem compra…

1 Curtida

E tem 657766 skins sendo algumas do homem aranha ?

2 Curtidas

Pessoal viaja demais. Acha mesmo que a blizzard iria ser tão boazinha e gente boa e simplesmente jogar o dinheiro da mensalidade fora assim? Pra compensar tirar a mensalidade ela teria que vender até a mãe na loja do jogo… Desde roupinha pra pet até bag de 1000 slots só na loja…e acho que nem assim

2 Curtidas

seria legal jogar o wow com o homem aranha :joy:

eu tenho uma amiga que gastaria reais por uma bag de 1000 slots

acho que estou aceitando uma skin de bellona
http s://cdnb.artstation.com/p/assets/images/images/001/042/231/large/brian-wells-duellona-concept-g.jpg?1438822185
ou de sica
http s://e1.pxfuel.com/desktop-wallpaper/139/1001/desktop-wallpaper-sica-fortnite.jpg
(infelizmente eu não posso postar imagens)

1 Curtida

Sim, mas mesmo com mensalidade + expansão ainda tem item exclusivo da loja.

Tipo deixar um servidor morrer propositalmente só pra vender transfer? :o

Mas isso não é caridade, é uma escolha, toda empresa visa lucro, mas algumas lucram deixando o jogo buy to play, outras lucram com loja… a blizzard lucra com essas duas coisas, lucra com mensalidade, venda de serviços básicos, venda de gold/boost de lvl… e por ai vai.

Ano passado 7 dos 11 jogos que mais lucraram na steam eram jogos free to play, a maioria desses jogos lucram com passe de batalha cosmético, algo que já foi introduzido no jogo como posto comercial.
Não estamos mais em 2015, F2P não se resume em P2W, aliás, hoje em dia da pra dizer que existe P2W no wow, só não é explicito.

Não, mas tem skin de murloc e montaria de gatinho voador.

Se wow fosse mais acessível, teria mais jogadores, esses jogadores iriam gastar com a loja, não tem segredo, é só ver oq o LoL fez na ultima década.

3 Curtidas

Na verdade deve ter um monte de segredo… E com certeza já pensaram nesse assunto da mensalidade e focar na loja. Creio que quando o wow estiver nos seus últimos suspiros vai ser uma alternativa pro jogo.
E conhecendo o jogador de wow que pulsa a hemorroida com qualquer transmog bonito que vai pra loja…vai ser loko…

2 Curtidas