Como Melhorar o WoW no Brasil - Guia

Depende… se for algo transparente pode dar certo… Mas aquilo sempre vai existir olho gordo.

2 Curtidas

Criador de conteúdo isso, streamer aquilo.
Bixo, eu to velho mesmo, essas paradas de zoomer, sai fora fi, parem de ver nerdao jogar e vão jogar vocês mesmos.

Abaixar o preço da sub e deixar a gente comprar wowtoken já seria de bom tamanho.

3 Curtidas

O free deveria ser somente para fazer pvp , com um sistema de passe de batalha

Depois de Suco x Fabiannos tivemos Keinry x Xalasca… a Noite rendeu hein aqui?

3 Curtidas

Po, vulgrim, esse papo aí tá errado.
Existem pessoas que jogam pouquíssimo tempo no dia. Procura um tutorial, como fazer tal coisa, qual mecânica dos bosses pra não fazer merda na pedrinha dos outros e etc. enquanto tô no trampo, na sala de espera de um consultório, qualquer coisa…

Tem gerador de conteúdo que faz um trampo pra uma galera que curte e assiste nas horas vagas.

Duvido muito que alguém deixe de jogar nas horas vagas pra assistir alguém jogando.

1 Curtida

No MMO Champion está rolando uma poll sobre o preço cobrado da mensalidade após os longos intervalos de lançamentos de patchs em Sombralândia.

Pra quem acha que é só os brasileiros que reclamam do modelo de mensalidade está ai mais um indicio de que existe um descontentamento crescente tomando corpo a cada expansão.

Já disse em outras oportunidades que movimentar/mobilizar comunidades é algo muito complicado e complexo.

Recentemente tivemos uma iniciativa por parte do Coja de migrar jogadores da Ally pro Nemesis e após ele começar a movimentar muito gold pra compra os WoW Tokens pra transferir os personagens o sistema da Blizzard identificou ele como um “gold seller” e nem os dias banidos injustamente ele teve estornado na conta. :rofl:

Já se colocaram no lugar de um jogador que passou a ser gerador de conteúdo do jogo, que tentou ajudar a melhorar um problema populacional e teve a conta suspensa indevidamente? Acho que a última coisa que essa pessoa vai ter é o prazer em voltar a jogar o jogo como antes.

Em 2019 tivemos dois grandes tópicos com muitos apoios com pedidos de conexão de servidores e de criação de servidor local pro Classic e nem uma resposta obtivemos.

Em 2013 quando alguns servidores como Gallywix e Tol Barad estavam com problemas populacionais a Milena do WoW Girl escreveu um artigo que reflete muito o cenário de hoje.

O real motivo desse post obviamente não é falar da promoção de 50% na transferência de personagens, mas sim das consequências futuras que os jogadores que dela aproveitam estão trazendo (e acentuando) nos servidores brasileiros.

Eu acho que a comunidade brasileira já se cansou de esperar algo da Blizzard que não seja o de continuar cobrando mensalidade, reajustando a mensalidade e disponibilizando pacotes de transferências de vários personagens.

Talvez o nosso futuro seja o de voltarmos pros reinos americanos como Warsong e Gurubashi. :rofl: :rofl:

Depois a gerência (ou os que tomam as decisões) acham que o problema são os geradores de conteúdo que estão “levando” embora o seu público/receita.

Quem não se mexe fica pra trás e pra recuperar a base de jogadores é difícil.

5 Curtidas

Sim, expac que vem decaindo no gosto geral e um aumento de concorrencia “”“”“free”“”“”" que entrega coisas mais modernas, e até divertidas. Ou o wow inova ou ele vai ficar refém de uma base minúscula de fãs que tem prazo de validade (tempo de vida no caso kkkk)

2 Curtidas

Não é assim que funciona.

A Blizzard não dá acesso antecipado ao influenciador pq gosta dele, mas pq ela ganha algo em troca. O influenciador vai divulgar o jogo, vai mostrar o jogo vai fazer marketing de graça. Tudo isso existe para o benefício do influenciador e da Blizzard.

Segundo a Blizzard não pode tratar todo influenciador da mesma maneira, isso funciona no papel mas não no mundo real. Vou falar do meu caso, mas tenho certeza que vários influenciadores tem exemplos. Participei de uma entrevista coletiva onde a Blizzard convidou 5 influenciadores. Tinha gente perguntando dica de como farmar mog…

Fiz uma entrevista junto com a IGN uma vez que todas as perguntas fui eu que fiz, a menina da IGN não tinha a menor ideia do que estava fazendo ali.

Isso não acontece só na Blizzard, isso não é uma questão de privilégio, é profissionalismo. Por ser algo subjetivo é complicado, mas é isso que se espera da Blizzard. Quando ela pegou a panela deu muito errado. Quando pegou só quem falava bem, deu muito errado.

2 Curtidas

Isso faz sentido mesmo.

Mas o que penso é que a partir que o cara vai “trabalhar pela Blizz” de maneira oficial, ela meio que sai da comunidade. Seria cooptado, digamos assim.

Por isso eu penso hoje que tem que facilitar sim a vida de quem produz conteúdo ao máximo, mas não sei como seria pra dar mais apoio que isso.

Essa subjetividade dificulta demais a questão.

1 Curtida

A questão é simples: vc não faz porcaria nenhuma para a comunidade.
Já fez um dia, atualmente tem um canal que sobrevive graça a ódio que alguns jogadores tem pela empresa mas não conseguem seguir sua vida sem ela.
Fim

4 Curtidas

Mas isso é culpa da Blizzard ou da IGN que enviou um profissional despreparado?

5 Curtidas

Engraçado você dizer isso de sair da comunidade quando a pessoa começa a trabalhar para a Blizzard.

Saiu esta noticia ontem

Em alguns grupos que eu participo as pessoas compartilham da mesma informação…Josh Allen depois que virou funcionario da Blizzard parou de ajudar a comunidade.

2 Curtidas

wowzin no gamepass, uma lore melhor, classes melhores pra mim já melhora 100%.

Wod pra mim era exemplo de expansão ruim, hoje parece um clássico.

3 Curtidas

Sim, esse é o desafio do influenciador. A empresa está doida para cooptar o influenciador e fazer com que ele trabalhe para ela de graça, só fale bem do jogo, esconda o que está acontecendo. Teoricamente cabe ao público saber diferenciar. Mesmo que muitas vezes o público quer ser enganado rs. Não quer a opinião real, quer apenas que fale que está tudo ótimo.

Agora a empresa tem de ter cuidado, não adianta incentivar influenciador novo, bota para apresentar lançamento e 6 meses depois ele para de fazer conteúdo rs. Isso aconteceu tanto com a Blizzard…

1 Curtida

Pelo menos o influenciador novo fez o conteúdo de que está falando né ? Rs
Uma coisa que vc não entende, é que na sua cabeça todos os canais de wow deveriam ser de fofoca igual o seu, e não entende que tem canal que é focado em guia, outros em lore e etc… o único focado em fofoca e sensacionalismo barato é o seu…

3 Curtidas

Cara eu me arisco em dizer que não é que o publico não “quer ser enganado” ou mesmo “não quer a verdade” o problema da noticia e o como vc a espoe ao publico de forma a apenas dar a informação, e não dar ao publico a impressão de que vc quer “tirar uma com a cara dele” , jornalista tem que ser imparcial dar o resultado de um jogo sem te passar a impressão que esta feliz com o resultado por time A ou B ter vencido.
Acompanho vários canais que sabem dar a noticia de como esta a situação seja boa ou ruim sem dar a entender que quer que todo mundo saia do jogo pra jogar outro por achar melhor. Como conquistar o publico que consome de um determinado produto, passando á ele a informação com ironias claras contra o que ele gosta o tempo todo.

4 Curtidas

Blizzard, café com Suramar merece sim um reconhecimento.
Faz um carinho neles, faz. :heart_eyes: :smiling_face_with_three_hearts:

5 Curtidas

Esse canal faz um ótimo trabalho, os dois tem uma energia muito boa e mostra a informação de um jeito claro e direto. Conseguem dar sua opinião de forma clara e profissional.
Ta ai um canal que a blizzard realmente deveria investir.

4 Curtidas

Meu problema com canal de wow é que ou ele é muito 8 ou 80 e os caras que eram donos ou eram fanboys cegos ou jogam puramente por vício/sustento de público por obrigação

Esse cara do café com suramar pelo o que eu vejo é talvez o melhor de longe e um cara que sabe o que ta fazendo, ainda que eu não acompanhe constantemente ele

Daí o problema de você criar políticas de privilégio: os fanboys que já faziam de graça se auto intitulam deuses e os que falavam mal param de falar por conveniência

Esse cara do café em suramar parece ser um cara que você troca uma ideia bebendo um gelo e rindo da vida. Vi esse vídeo aí e o canal parece ser legal, mas eu continuo só lendo noticias do wowhead mesmo. Pra mim é o suficiente, ainda mais agora que dei uma afastada no game

E eu sou a favor de ter espaço pra todo mundo falar, mesmo aquele cara que diga que wow é o melhor jogo já inventado na história como aquele que diz que wow é uma completa merda. Cabe a nós decidirmos qual agrada mais

2 Curtidas

Então, esse é o ponto.

A partir do momento que a pessoa começa a ser reconhecida e ganhar mimos (ou mesmo ir trabalhar na empresa), na minha opinião ela perde a independência e isso é algo muito importante para produção de conteúdo.

Ninguém produz conteúdo pra ter dois views e não ganhar nada com isso, tem que ser muito inocente pra acreditar. A pessoa quer grana, quer reconhecimento, quer alimentar o ego, enfim, não importa o motivo, não falo que isso é errado, mas é isso.

E a partir do momento que ela ganha, ela quer manter, o que mudaria a linha editorial do conteúdo, pois nenhuma empresa vai apoiar quem fala mal dela, né?

Na minha opinião os produtores de conteúdos tinham que engolir os egos e se unirem, retroalimentarem uns aos outros e dar um conteúdo de qualidade pra comunidade. O Sertanejo cresceu assim, todo mundo se mamando, mesmo se odiando.

Mas também entendo teu ponto Fabiano.

1 Curtida