No MMO Champion está rolando uma poll sobre o preço cobrado da mensalidade após os longos intervalos de lançamentos de patchs em Sombralândia.
Pra quem acha que é só os brasileiros que reclamam do modelo de mensalidade está ai mais um indicio de que existe um descontentamento crescente tomando corpo a cada expansão.
Já disse em outras oportunidades que movimentar/mobilizar comunidades é algo muito complicado e complexo.
Recentemente tivemos uma iniciativa por parte do Coja de migrar jogadores da Ally pro Nemesis e após ele começar a movimentar muito gold pra compra os WoW Tokens pra transferir os personagens o sistema da Blizzard identificou ele como um “gold seller” e nem os dias banidos injustamente ele teve estornado na conta.
Já se colocaram no lugar de um jogador que passou a ser gerador de conteúdo do jogo, que tentou ajudar a melhorar um problema populacional e teve a conta suspensa indevidamente? Acho que a última coisa que essa pessoa vai ter é o prazer em voltar a jogar o jogo como antes.
Em 2019 tivemos dois grandes tópicos com muitos apoios com pedidos de conexão de servidores e de criação de servidor local pro Classic e nem uma resposta obtivemos.
Em 2013 quando alguns servidores como Gallywix e Tol Barad estavam com problemas populacionais a Milena do WoW Girl escreveu um artigo que reflete muito o cenário de hoje.
O real motivo desse post obviamente não é falar da promoção de 50% na transferência de personagens, mas sim das consequências futuras que os jogadores que dela aproveitam estão trazendo (e acentuando) nos servidores brasileiros.
Eu acho que a comunidade brasileira já se cansou de esperar algo da Blizzard que não seja o de continuar cobrando mensalidade, reajustando a mensalidade e disponibilizando pacotes de transferências de vários personagens.
Talvez o nosso futuro seja o de voltarmos pros reinos americanos como Warsong e Gurubashi.
Depois a gerência (ou os que tomam as decisões) acham que o problema são os geradores de conteúdo que estão “levando” embora o seu público/receita.
Quem não se mexe fica pra trás e pra recuperar a base de jogadores é difícil.