Acabei e comprar o jogo, e estou encantado pelo mundo de WoW, mas estou perdido, sem norte

Nem blizzard nem square pensam no Brasil. Pare de achar que só porque wow tem em ptbr eles se importam conosco. Se ligassem tanto assim pro Brasil, poderiam fazer um sistema a lá modelo chinês nos países periféricos, sem contar que traduzir ffxiv agora já é inviável.

Ninguém fez propaganda do jogo, acabou por cair em comparação num sistema porque ambos os jogos são bem parecidos. Ninguém no topico ta induzindo ninguem a jogar

Outra coisa, o jogo sempre esteve lá, sempre deu um índice de crescimento. Digo isso como um cara que começou em stormblood. Acontece que os shadowlands foi tão merda que até os streamers mais famosos foram pra lá. Daí você já sabe, efeito manada, debandada e por consequência, players migrando, mas o jogo sempre esteve lá, crescendo e tendo o público dele, com os mesmos sistemas de sempre. Nada mudou, apenas a visibilidade ficou maior e o principal: o jogo atingiu o ponto de estabilidade dele, que mal comparando, foi pra nós no wotlk

Qual era a maior montanha do mundo antes do everest ser descoberto ?

1 Curtida

Player médio de wow é tudo fresco. Nao pode falar mal, não pode comparar, precisa endeusar essa merda 24h por dia. E olha que ninguém fez propaganda, apenas calhou de falar algo pra comparar

2 Curtidas

Acredite em mim, o maior rival do wow não é de longe ffxiv, principalmente quando você vê a rentabilidade de jogos como genshin impact e tower of fantasy…

Ffxiv pega o público mais voltado ao mmo, mas eu duvido que o kotick ta preocupado com os players que acreditam terem sido lembrados por uma legenda ptbr hahaha

Não faz sentido manter esse tópico aberto, pessoal fez uma bagunça por nada…

2 Curtidas

o kotick nem deve saber que wow existe… pra ele e pros gravata são apenas números… e o ff14 esta pegando o publico do wow pois a blizzard cometeu mt mancada… nem sabia que genshin impact era considerado mmorpg…

1 Curtida

A questão é que mmorpg é um gênero falido e hoje as empresas disputam o seu tempo. A blizzard sabe disso e não a toa que temos grind em cima de grind pra te prender o máximo de tempo possível no jogo. O medo dela é hoje o cara sair do game e parar de gastar aqui podendo gastar 30, 40, 50, 100 reais num jogo de graça que não requer horas e horas de grind pra voce atingir o objetivo

FF14 pega o público nichado de mmo que é ridiculamente pequeno hoje em dia. Genshin pega aquele casual que gasta dinheiro e tempo no jogo e que é MUITO maior que o nerdzao que acha o máximo desfilar em oribos 10/10M

É muito difícil um cara largar um mmo e ir pra um outro grindar tudo de novo. Mais fácil ele ir pra um gacha, um arpg e gastar dinheiro nesses jogos. E isso que nem conto os caras de console, que são muito mais gigantes que esse público de PC nichado. A assinatura dos serviços é o preço de uma mensal de um único game

pelo que eu sei mmorpg é baseado em grind… nunca vi um mmorpg que não tem grind, genshin como eu disse nem sabia que era mmorpg e o genero mmorpg mudou demais desda epoca de ultima online, ragnarok e etc…

Grind é normal mesmo, o que não rola é seu progresso ficar bloqueado em grind e poder emprestado, onde você precisa grindar mais ainda pra evoluir e pasme, fazer tudo de novo em possíveis alts. Só de pensar em fazer o que eu precisei fazer no main já me da vontade de desistir de jogar em alt. Prefiro fazer algo mais agradável.

Não faz sentido isso e wow atualmente é isso. E genshin não é mmo, mas nao é isso que quero dizer. To falando no sentido de gasto. Esquece esse cara nerdzao que fica 12, 14h logado em mmo. Esses aí tao em extinção. To falando do cara preferir jogar algo casual que tenha mais conteúdo sem esforço e que, principalmente, gaste no jogo

1 Curtida

concordo fazer grind no personagem principal devia ser extremamente facilitado pros alts… ja que ter que fazer grinds em 5 ou 10 personagens diferentes é bem enjoativo, agora se o “Nerdão” quer ficaar 12h 14h jogando pra ser o melhor na arena ou o melhor na mitica + por que não ? quem joga mais tem o direito de ser melhor…

Se você gosta do jogo… grind é o de menos, a diversão que você tem e o prazer de jogar vai compensar isso… você acha que mmorpg tem muito grind horrível? vai jogar war thunder ou até world of tanks que é mais arcade para você ver o que é grind para de verdade… liberar um tank tier 6+ sem conta premium é bem sofrido.

3 Curtidas

jogo world of tanks e realmente o grind é tenebroso… to a quase 1 ano jogando quase todo o dia pra conseguir um tank X…

2 Curtidas

Mas você misturou as coisas, eu não disse que não é merecido pra quem fica 24h logado no jogo, só falei que esse tipo de cara a blizzard não se importa, ele sempre vai jogar o jogo independente do que vier. Acredito que o medo dela seja perder o cara casual, que da engajamento e a grana, que é o maior aporte

O cara casual vai pro genshin, gamepass, tower of fantasy (mais completo que genshin aparentemente), e alguns pro eso, ffxiv, etc

1 Curtida

Eu te entendo… passei uma ano e meio jogando world of tanks mas mudei para o war thunder…foi a melhor coisa que fiz…

No war thunder tem o modo arcade mas o que movimenta mesmo é o modo realista. Tem um outro modo mais realista mesmo mas é bem hardcore de jogar.

Jogando a dois anos tenho um total de 250 veículos liberados (tirando os premiums) o total de veículos no jogo atualmente está em 2038 mas está para sair os tanks Israelenses…

Eu já acho que o medo da blizzard e perder jogador hardcore e casual ela meio que não se importa…

A prova disso é a conquista estão para lançar onde apenas 1% dos jogadores pve vão consigo ir…. Conquistas OTC, conquistas e conteúdos da season tudo isso é feito para o jogador que fica no mínimo 2 horas por dia no wow…

E para o jogador casual o que temos?

4 Curtidas

Eu acho que ela não faz conteúdo mais casual porque o líder do jogo é um “doente” afixionado em progressão mitica e ele não se importa com isso. Os caras que se importavam com tal ja meteram o pé da empresa. A ordem dele não é de pensar em criar algo do tipo e sim focar 100% em algo que sempre existiu no game e que convenhamos, sempre deu certo

Esse SoM foi algo meio que recliado. Já tava criado, assim os servidores clássicos. Nao deve ter dado tanto trabalho assim

2 Curtidas

Nossa mas que doidera deu no topico kkkk

Enfim eu ja nao entendo mais oq pessoal quer dizer com jogador casual, pessoal que joga 8 horas por dia brincando em garrison, fazendo quest e farmando mog diz ser casual e o cara que loga 1 a 2hrs por dia pra fazer arena high rated falam que é o hardcore.

Prefiro termo jogadores não-competitivos e portanto desinteressados nesses modelos de endgame as vezes com dificuldades insanas e jogadores competitivos.
WoW é extremista.
Ele agrada o cara super zen que so faz heroic dg, LFR e world quest enfim conteudos de dificudlade completamente trivial e o cara super senhor sweat com conteudo estupidamente dificil.
Não tem meio termo no shadowlands, ai maior parte dos jogadores se sentem ignoradas mesmo.

E convenhamos que 1 ano para ter basicamente 1 patch é algo muito, muito triste lol. Ai perde jogador por osmose mesmo tanto faz o conteudo.

E gostei do post do minso, uma pena que apagou, mas discordaria que transmogs são como um pilar para o rpg, do meu ponto de vista ele permite uma quebra total da imersão mesmo. Imagina vc monta ai o seu set para ser o sr cavaleiro paladino e apanha de alguem com set muit superior ao seu mas ta usando uma calça e uma marretinha kkkk, pra mim acaba completamente com a imersão.

4 Curtidas

Pessoal, venham para o New World! Muito melhor que WoW e FF14

1 Curtida

Pelo menos é uma propaganda “nova”, sera que vamos ter desse tipo quando vier algum novo mmo rpg?

1 Curtida

Relaxa Minso! Precisa deletar não! :hugs:

1 Curtida

Sim… um jogo que perdeu 80% dos jogadores por falta de planejamento da Amazon, por bugs ridículos…

A única coisa que gostei dele foi o sistema de profissões… O resto copia de algum souls like ou Skyrim like

1 Curtida