O Absurdo da falta de mulheres na copa do mundo de Overwatch

Pode ser porque nenhuma tem interesse em participar por causa da comunidade em si, porque tem gente que é muito babaca e só porque ver uma mulher jogando fica mandando add, ou não reconhece o valor dela jogando e fala eu deixei você me matar, ou deixei você jogar, ou porque está jogando de dps e não de suporte, ou acontece de ter um desempenho ruim na partida e põe a culpa, uma parte machista que vem desde outros jogos acha que mulher só serve pra jogar de suporte ou apoio e se perde a culpa são delas , alem de falar que não serve pra jogarem, uma amiga e noiva passam por isso e inclusive pra evitar isso não jogam com voice e usam nick sem gênero, e por serem mais sensiveis doque homens talvez evitem de participar por causa dos haters, não por ficarem triste mas por se irritarem dos comentários

3 Curtidas

Não quero que você intérprete que acho sua crítica inválida, concordo plenamente com a acorrencia deste tipo de ofensa.

Mas qualquer jogadora independente do que estiver jogando sofre com esses preconceitos e nem por isso equipes femininas e streamers deixaram de ser criadas como no StarCraft ou no CS por exemplo.
Faltam soluções para incentivo mesmo.

1 Curtida

Quero esclarecer alguns pontos, e talvez um ou outro seja polêmico, mas minha intenção não é criar bate boca, apenas esclarecer.

Primeiro: A Blizzard não é omissa quanto a apoiar mulheres no Overwatch. Um exemplo disso é o OverD.vas, um campeonato organizado por mulheres brasileiras que a Blizzard apoiou. Não sei te dizer a extensão do apoio, mas definitivamente a Blizzard não se omitiu.
Eu não conheço nenhum outro jogo que se envolveu de alguma forma, seja organizando ou apoiando um evento exclusivo para mulheres.

Segundo: Há muito menos mulheres que homens jogando Overwatch, e isso não é exclusivo do OW. A maior parte das pessoas que jogam vídeo games ainda são os homens. Por isso é óbvio que a proporção de jogadores profissionais homens será maior que as jogadoras profissionais mulheres.
Talvez esse tópico seja culpa de nós homens. Infelizmente, é muito comum que quando tem uma mulher no time, os homens comecem a culpa-la ou assedia-la. São por esses dois motivos que muitas mulheres ou criam “nicks” masculinos ou sem gênero, assim como não usam o chat de voz.

Terceiro: E essa aqui não é minha opinião, é de uma mulher fundadora de uma startup americana que eu assisti seu relato no Youtube. Ela diz que percebeu que no geral, mulheres na TI se esforçam menos que os homens para serem melhores profissionais, talvez isso se aplique a jogos também? Não sei. Isso não quer dizer que elas são relaxadas ou inferiores, talvez apenas que tenham menos interesse nessas áreas.

Quarto: Overwatch é um jogo de equipe, não basta apenas ser TOP500, para fazer parte do time, deve haver sinergia entre os jogadores. É por isso que todos os times profissionais fazem “trials” antes de contratar um jogador. Comumente esses “trials” duram cerca de uma semana na qual o time avalia se o jogador consegue se encaixar naquele time, se reage bem sob pressão, se consegue fazer análises construtivas das estratégias, e muitos outros aspectos.

Finalmente, acho bacana seu questionamento e talvez você possa buscar meios de mudar ativamente esse cenário. Quem sabe você entra em contato com as organizadoras do OverD.vas e dê sua contribuição? :slight_smile:

4 Curtidas

Ae que tá, considerando o tempo que as mulheres começaram a ter mais espaço e liberdade e até um maior volume terinteresse em jogar, é relativamente recente.

Sendo que esse mundo foi a décadas dominados por homens, esse ranço não some do dia pra noite.

No Topo da cadeia quem ainda manda são homens velhos e só agora que está mudando, com pessoas de mente aberta e até msmo mulheres nesses cargos.

Eu tenho mulheres nos contatos, jogo de boa com elas, mas na maioria das vezes se o cara percebe que é mulher ou ofende ou fica passando cantada e querendo ou não isso deve fazer mtas desanimarem ou jogar apenas de forma casual.

Eu acho que isso afeta até nas escolhas, pq a grande maioria das jogadoras que encontro acabam escolhendo suporte, mto provavelmente por ser um função mais neutra que gere menos hate em caso de não ir bem.


Se mais mulheres se destacassem como ofensivas ae talvez melhore sei lá.


Esse é o tipo de tópico que engrandece o fórum.

A blizzard tem muita culpa na falta de mulheres no profissional, já que ao constatar essa carência, não promove uma liga profissional com acesso exclusivo. Entendo que isso promoveria o interesse das jogadoras em um cenário mais sério.

Parabéns pelo tópico!

Muito obrigada pelo apoio, mas o que seria uma liga profissional com acesso exclusivo?

e raccoon, eu até entendo seu ponto, mas tipo, primeiro eu eu nem sabia que o overd.vas existia, ou seja, nem de longe tem a importancia de uma copa ou league ou etc, e segundo, não acho que a solução do problema seja um campeonato SÓ feminino, não gosto muito dessa ideia aliás

1 Curtida

como assim post retirado pelo autor? eu não sou a autora do post?

Vc é a autora do tópico, o post foi ele que criou e pode apagar.

Entendo que criando uma liga pra acesso esclusivo das mulheres, aumentaria o interesse delas no game profissional.

Por exemplo, o All Star game que vai ter agora poderia muito bem ser o time campeão da OWL masculina contra a feminina.

Entendo que seria um passo pra blizzard chamar a atenção das muitas mulheres que jogam o game.

talvez seja bom pra iniciativa, mas eu realmente nao curto muito a ideia porque eu não quero q esteja “separado” sabe? nao tem motivo pra separar, é o mesmo que dizer que mulheres não são boas o suficiente pra competir com homens

1 Curtida

Desculpa, mas é querer problematizar sim.
Quantos torneios são feitos mundo a fora e vocês mulheres não se levantam e organizam um time? Não sou eu, não é a Blizzard nem ninguém além de vocês que precisam levantar seus traseiros e se organizar, montar equipes e começar a participar de torneios e campeonatos, talvez assim outras mulheres resolvam seguir o exemplo. Mas para isso é preciso que alguém vá e faça ao invés de reclamar que o mundo é injusto, somos minoria, etc.

7 Curtidas

primeiro lugar, não fala o que você NÃO SABE, ta cheio de times com mulheres, seja parcialmente ou totalmente na open division do overwatch, ta CHEIO de mulher querendo participar e com time e o que for, agora o problema é nos dois principais torneios de overwatch, a overwatch league a copa do mundo, onde não tem UMA ÚNICA mulher na droga dos times porque os organizadores dos times simplesmente não escolhem mulheres, não cogitam essa possibilidade e o cenário é visto como uma coisa só pra homem, todos acham normal e aplaudem e aí entra o problema e entra a minha indignação e por isso eu fiz esse post. você PURAMENTE quis me refutar sem saber porra nenhuma do que ta falando, só escreveu pra me contrariar, se não ajuda, não atrapalha, ta?

viiiixx , to vendo a treta que o post acima dar, pq parece que ele não compreender oq é a sociedade ser machista ainda hoje , e os problemas sociais que isto continua a ter , em poucas décadas perante a sociedade a mulher tinha que ficar na casa cuidando do marido e da casa , não trabalhar nem fazer nada que não era descrito como ’ coisa de garota ’ , e dentro disto jogar esta incluso , e pra mudar tudo isto vai mais de 100 anos de luta pra poder mudar esta mentalidade que em grande parte do pais continua ainda assim , dai tu é criada e educada a acreditar que não pode jogar pq não é coisa de garota , quando joga ta lotado de homens machistas que falam pra ir lavar louça ao invés de jogar , ficam assediando etc , o problema é sistêmico da sociedade e não vai ser resolvido em um fórum , vai precisar avançar a causa de igualdade de gênero pra isto começar a surtir efeito. É problematizar quando estamos culpando a blizzard , porque isto não é um problema do jogo , mas da sociedade , agora ignorar e falar q isto não existe é muito surreal , pq no dia a dia mais tem é conceitos machistas que precisam ser revistos.

2 Curtidas

não quero invadir seu espaço nem nada , mas eu acho que quando estamos falando sobre assuntos como este , que são conflitantes entre algumas pessoas é melhor para as duas partes que tenhamos educação , e não tentar fazer a pessoa engolir argumentos como sendo uma verdade absoluta ( mesmo que seja , mesmo que pense que seja ) , quando nos tornamos pessoas muito agressivas em discussão temos o poder de afastar pessoas da causa e criar uma força contrária do que queremos , então eu sei que esta indignada e eu e muitas pessoas tbm estamos , mas vamos tentar não ser tão energéticos na resposta que todos saímos ganhando :slight_smile:

2 Curtidas

Olha só, os times da OWL são privados, se os donos só contrataram homens provavelmente seja porque:

1 temos características distintas, normalmente não temos um emocional para nos atrapalhar, assim como temos a tendência de simples e lógica. Essas são algumas dascaracterísticas distintas entre homens e mulheres e não sou eu que estou inventando agora.

2 o que vou falar agora certamente será motivo para apedrejamento, mas eu não vi e não vejo nenhuma mulher jogando da forma como os homens jogam, sem oscilações gritantes de desempenho. Se pegarmos os próprios jogadores da OWL como exemplo, quantas mulheres jogam competitivo no mesmo nível sem sofrer perda de desempenho?

3 mulheres em sua maioria jogam de suporte. Teríamos times baseado em mains suportes?

Você deve estar achando que sou contra a participação de vocês na liga, mas é muito pelo contrário, gostaria muito de ver times mistos, mas a realidade é que da forma como está agora não tem como.
Me desculpe se minha opinião te ofende, mas é preciso que vocês elevem o jogo para conquistar as coisas. É como eu disse, não é sentadas reclamando que irão mudar as coisas.

3 Curtidas

A minha resposta foi justamente falando isso, quer mudar o mundo vai e faça, dê a cara a tapa, não é reclamando num fórum ou atrás de um teclado que as coisas mudarão como mágica.
Incentivei a fazerem a diferença, mas só para não fugir à regra, as pessoas se apegam somente ao que não concordam em sua opinião.

1 Curtida

isto é apenas um discurso cheio de inverdades e machismo

ah é mesmo ? depois deste discurso todo engessado em machismo você não vê problema?

é reclamando e lutando que as coisas mudam , e estão mudando , machismo é uma coisa que ta com o tempo contado , discurso como este seu inclusive vai contra a ideologia da blizzard , que mostrou em personagens como zarya , que uma mulher pode ser muito mais forte que um homem , colega você parece que não compreende nem o conceito do jogo que tu joga que é baseado em ’ vamos mostrar diversidade e inclusão e quebra dos antigos padrões ’ , e adivinha , tu ta nestes padrões antigos.

5 Curtidas

os donos só contratam homens porque são uns velhos ricos machistas dos infernos

segundo, eu discordo TOTALMENTE do que você ta falando, se você acha realmente que é assim, sinto muito mesmo por você
essas caracteristicas distintas entre homens e mulheres que você disse são puramente tendência e não regra e não influenciam tanto assim, o indivíduo em si influencia muito mais.
“mulheres em sua maioria jogam de suporte” com que base você afirma isso? eu jogo de d.va (main) pharah, tracer e widow, pode ver no meu perfil de carreira, se acontece da maioria das mulheres usar suporte eu acho que seja uma pura coincidência.
eu acho que você tem uma visão bem sexista e não acredita nas jogadoras mulheres, parece que não é por mal, mas da pra ver com suas palavras que você não acredita e que você acha que as mulheres não são capazes por serem mulheres, isso é EXTREMAMENTE sexista, mas o pior é que várias outras pessoas pensam como você e por isso a gente não sai do lugar. eu não sinto que minha habilidade oscila como você disse que “acontece com as mulheres”, que base você tem pra falar isso? você acompanha as jogadores top 500? acho que não né

eu ADORARIA fazer algo pra mudar isso, mas o que eu posso fazer? eu vou tentar entrar na overwatch league? eu sou diamante, COMO eu vou entrar na overwatch league ou na copa? um dia talvez eu seja top 500 aí eu tento. eu estou reclamando como espectadora e não como jogadora, infelizmente e a única coisa que eu posso fazer é vir reclamar e trazer isso a tona, eu acho que isso é MUITO MELHOR que nada

2 Curtidas

Nem todas as mulheres jogam de suporte. Tenho diversas amigas em elos variados que jogam de tank e dps, e elas arrebentam de Rein, Hanzo, Mcree etc. Eu particularmente gosto de suporte pelo fato de ser suporte no Wow já fazem 8 anos. Mas essa afirmação errônea de que, caso houvesse um time ele seria composto apenas com “main suporte” é um pouco equivocada, não?

3 Curtidas

eu sou homem e main supp , não tem regra , cada um joga do que quer e não tem problema nisto.

4 Curtidas