O Absurdo da falta de mulheres na copa do mundo de Overwatch

A Geguri jogou a OWL. Não tem como obrigar os times a colocarem mulheres. Vai acontecer naturalmente. A Barcode era uma top 500 DPS, ontem mesmo ouvi uma mulher de Ana num jogo top 500 em stream, mas tem menos mulheres no meio Pro, portanto os times vão ter poucas mulheres. Como a Blizz resolveria? Cotas? A Geguri entrou por mérito e outras devem entrar assim. Tem os contenders pra isso. Paciênicia. Eu nem gosto de OWL, mas é obvio que a resposta não é: Blizz boicota mulheres.

4 Curtidas

eu não acho que a blizz boicota, eu acho que TODO MUNDO boicota, inclusive quem acha que ta tudo normal. eu sinceramente não sei como a blizz resolveria, mas tem que ter um jeito, você ta dizendo que vai acontecer naturalmente e que se tiver mérito elas vão entrar? pelo amor de deus, o quão ingenuo você é pra acreditar nisso? não vai acontecer, eu já disse, quem quer que seja que escolhe os times e etc, sequer cogita que possam existir mulheres no time, nem deve passar pela cabeça, não sei como a geguri entrou, mas com certeza é um caso a parte, se ninguém falar sobre isso, se todo mundo continuar tratando isso como “normal” isso vai continuar durante anos e anos e nunca vai mudar

2 Curtidas

Se você fala pra alguém que passa o dia todo jogando vídeo game mais mulheres vão te achar maluco do que homens. A mulher tem uma tendência maior a sociabilidade. As vezes muitos desses Pros homens eram puros nerds como o Seagull. Também existem mulheres assim, mas é menos.

1 Curtida

e eu não estou dizendo que o erro da blizzard é fazer algo e sim não fazer nada a respeito

Eu não sou contra seu tópico. Se você acha errado é bom que você fale.

Seria mais legal que tivesse mais mulheres, sem dúvidas.

1 Curtida

não precisa ser ultra nerd pra ser bom em overwatch, sequer precisa ser nerd pra ser um jogador profissional, eu sou uma garota, eu não sou nerd, eu não sou tão ligada em videogames quanto várias pessoas que eu conheço, mas eu sou apaixonada pelo overwatch eu treino bastante, eu me dedico, eu “perco” bastante tempo da minha vida com overwatch tentando melhorar no jogo e etc e isso porque é uma paixão minha, um hobbie meu e eu não preciso ser nerd antisocial e esse tipo de coisa pra me dedicar. no caso de jogadores profissionais, é como um esporte, se ta cheio de mulheres dedicando o tempo a serem profissionais em esportes reais, porque o mesmo não pode acontecer com e-esports?

acho que neste ponto você problematiza demais , blizzard apoia tanto que toda a historia do wow é cheia de inclusões e quebra de padrões , agora se quer q ela entre na casa das pessoas e fale ’ você é mulher , to te obrigando a jogar e virar uma pro player , vou te pagar um salario minimo por mes ’ , não é assim que acontece , as mulheres vem ganhando espaço no mundo dos jogos , e bem rápido alias visto que antes raramente era visto elas jogando , só é questão de dar tempo ao tempo , a sociedade tende a julgar mais uma mulher gamer , e isto é um problema sistêmico pq continuamos a ser membros de um mundo de maioria machista que esta em transição para algo melhor , o problema é as vezes tentar forçar o ritmo da mudança , que quando tu força demais muitas pessoas criam resistência a isto e dai no lugar de ajudar o movimento você esta travando o movimento criando uma força contrária .

3 Curtidas

“Não precisa ser Nerd pra ser bom em OW”.

Eu tenho impressão que o caminho pra chegar a ser Pro em vídeo game é em algum momento você ter aberto mão da sua vida social.

2 Curtidas

Pode acontecer! :slight_smile:

Queria poder estar inteirado para poder falar pra você que está acontecendo, mas infelizmente eu não acompanho a cena competitiva…

Essa que é maravilha de viver nos dias de hoje.

Acontece que, tem coisas que levam tempo. Te garanto que é muito mais interessante pra imagem de um time/da blizzard ter mulheres. As empresas não são bobas, não.

lul qualquer esporte ou e-sport requer muito preparo. Atleta competitivo faz tipo, só isso. É um mundo bem tenso… eu li algumas reportagens que falava sobre como era a vida de um jogador pro, e uma delas falava sobre como eles tinham a qualidade do sono avaliadas, horário de dormir fixo, dieta feita pro um chef, treinos divididos por sessões e também atividade física.

eu discordo totalmente disso lol

não necessariamente abrir mão mas se afastar , pq a rotina de treinos em algumas profissões são mais regradas e densas , esta profissão assim como outras mesmo quando você sai do seu horário de emprego , tu continua nele , e é um trabalho muito competitivo que você pode ser jogado pra fora com muita facilidade , e o salário e muito baixo pelo esforço.

eu acredito assim , quanto maior o numero de mulheres jogando , mais mulheres pro players vão ter , e aos poucos esta aumentando , então em 10 anos eu acredito que vai ter mais do que o dobro de mulheres jogando este tipo de jogo.

2 Curtidas

**[quote=“stefnowicz-1708, post:29, topic:4275, full:true”]

acho que neste ponto você problematiza demais , blizzard apoia tanto que toda a historia do wow é cheia de inclusões e quebra de padrões , agora se quer q ela entre na casa das pessoas e fale ’ você é mulher , to te obrigando a jogar e virar uma pro player , vou te pagar um salario minimo por mes ’ , não é assim que acontece , as mulheres vem ganhando espaço no mundo dos jogos , e bem rápido alias visto que antes raramente era visto elas jogando , só é questão de dar tempo ao tempo , a sociedade tende a julgar mais uma mulher gamer , e isto é um problema sistêmico pq continuamos a ser membros de um mundo de maioria machista que esta em transição para algo melhor , o problema é as vezes tentar forçar o ritmo da mudança , que quando tu força demais muitas pessoas criam resistência a isto e dai no lugar de ajudar o movimento você esta travando o movimento criando uma força contrária .
[/quote]

que exagero, eu acho que é pior ainda ficar calada enquanto vejo coisas que me incomodam acontecerem bem diante de mim, eu concordo que a blizzard parece apoiar, mas só nas historias, porque na prática eu não vejo isso. e seu exemplo é bem extremo eu não quero que a blizzard vá na casa das pessoas transformar mulheres em proplayers até porque ela ja existem e viraram por por vontade propria.

1 Curtida

Com certeza e enquanto você não foi contratado por alguém, não ganha dinheiro para isso ainda, é apenas um jogador dedicado que joga 10 horas por dia com objetivo de ser pro. Você não acha que é mais provável que um homem embarque nisso do que uma mulher? Eu tenho quase certeza que a cada 10 pros uns 8 ou 9 são homens, pelo menos. Mais uma vez: isso não significa que a mulher não tenha essa capacidade. Estou falando de caminhos.

1 Curtida

Não se cale mesmo. Concordando ou não, falar é sempre melhor do que guardar.

e só vai aumentar o numero de mulheres pro players quando elas quiserem , é justamente isto q eu estou falando , o problema é sistemico da sociedade e nao da blizzard.

4 Curtidas

Acho que sim, mas só por questão de estatística, mesmo. Por ter mais homens expostos a essa cultura gamer, saca?

1 Curtida

eu nunca disse que o problema era o numero, também acho que esse numero vai aumentar com o tempo e não tem como forçar isso, mas o problema é esse numero ter 0 visibilidade porque quem faz os times descarta a possibilidade delas fazerem parte desse cenário

Uma das soluções de longo prazo que ajudaria a combater o problema seria a criação de torneios não profissionais com diferentes tipos de participantes, torneios inteiramente femininos inclusos.

Agora solução para esse problema a curto prazo é algo fantasioso.
Suponho que você tenha postado simplesmente um desabafo quando fez o tópico e não uma cobrança de uma solução a curto prazo.