O Absurdo da falta de mulheres na copa do mundo de Overwatch

Eu estou MUITO indignada, Mais uma copa do mundo de overwatch e eu ainda não vi NENHUMA garota nos times, em todas as copas, centenas de jogadores e NENHUMA menina nos times, como que eu posso apoiar algo assim? isso NÃO TEM COMO ser uma coincidência, nenhuma mulher é capaz de estar na copa do mundo de overwatch? a mesma palhaçada acontece com a overwatch league.

eu tenho CERTEZA de que se todos os players de overwatch league ou da copa fossem mulheres, todo mundo ia se HORRORIZAR, iam achar um absurdo, iam dizer que a blizzard ta forçando a barra, então por que nós não temos o mesmo tipo de indignação quando o caso é com homens? parece que ninguém se importa, ninguém fala nada, como se fosse NORMAL, como se só homens tivessem capacidade de estar lá, como se só homens jogassem videogame ou jogassem overwatch.

nós sabemos que as mulheres são cerca de 40% ou até mais da playerbase inteira de overwatch e não tem UMA ÚNICA MULHER na overwatch league? isso não faz sentido. EU como uma jogadora de overwatch, eu não tenho vontade de assistir a copa do mundo, eu amo o jogo e gostaria de estar vendo, mas acontecendo diante dos meus olhos, eu não consigo ter vontade NENHUMA de acompanhar, eu não me sinto representada, eu vejo estampado na cara da copa e da ow league que é uma coisa só pra homens. não era pra ser assim!

Deixando bem claro que eu não acho que o gênero importa para um jogador, nunca importou e nunca vai importar, eu não quero que tenha cotas para mulheres e que as mulheres só estejam lá porque são mulheres e não por mérito próprio, o problema é que quando tem CENTENAS de jogadores e NENHUMA mulher, não tem mais como ser coincidência, não é um cenário que reflete a realidade dos players de overwatch, eu tenho certeza ABSOLUTA de que o sistema desses campeonatos oficiais, não só favorece para as pessoas do sexo masculino, como EXCLUI as pessoas do sexo feminino, não tem como isso ser coincidência, não tem como isso refletir a realidade do overwatch.

extremamente decepcionada com a blizzard, que prega tanto coisas muito boas, como a representatividade, as personagens mulheres representam mais da metade do elenco de heróis e elas são fortes, são tão incríveis quanto os homens a ponto de você esquecer essa coisa de gênero porque todos os heróis são incríveis. o jogo prega coisas lindas, mas na prática, é isso que a empresa faz? QUANDO isso vai mudar? quando eu vou conseguir assistir a copa do mundo de overwatch e me divertir sem ficar pensando no NOJO que é tudo isso que está acontecendo diante da nossa cara. lembrando que eu sei que os jogadores não tem culpa disso, são jogadores incríveis e estão lá por mérito e eu não estou atacando eles, mas sim o sistema e a atitude de todos envolvidos, incluindo a blizzard e VOCÊS, todos os espectadores que apoiam e assistem e sequer se questionam sobre isso.
eu REALMENTE espero que isso mude, por enquanto é só decepção e indignação, fico muito triste com tudo isso.

11 Curtidas

Mas tem a geguri na overwatch league ué

4 Curtidas

Não é a blizzard quem escolhe os jogadores.
Na overwatch league, são os caras que cuidam do time que escolhem. Na world cup, os jogadores passam por testes e o coach responsável pelo país (escolhido pela própria comunidade) é quem escolhe. E na contenders (SA, NA, EU, KR) os jogadores montam time por conta própria.

10 Curtidas

Nossa, que texto grande. Fica até difícil de ler sem parágrafo.

O que você está querendo dizer com “não pode ser coincidência”? Você está querendo dizer que as pessoas deixam de escolher uma jogadora pra entrar num time por ela ser mulher?

Sinceramente, a única coisa que me chama a atenção na liga é só a predominância de sul coreanos. Inclusive em times que tem nome de estados dos EUA. E ainda assim é só um “olha que interessante”.

Eu confesso que me perdi um pouco no seu texto… acho que a posição da Blizzard sobre esses assuntos de inclusão é bem boa até. Tem herói de todo lugar, sexualidade e raça. Eles tiveram o cuidado de estudar o ano lunar e diferenciar as músicas e as skins do coreano pro chinês. Talvez você esteja confundindo um pouco a estrutura da liga (privada, com pessoas pagando milhões e milhões de dólares, importando jogadores da coreia) e das copas menores com a posição da Blizz, sei lá.

Na liga também só tem 01 brasileiro, o Hydration. E, se eu não me engano, acho que ele nasceu nos EUA ou viveu pouco aqui. Acho que entendo um pouco seu ponto de vista, mas não vejo nada de conspiração por trás disso…

Eu reli o seu texto e você deixa claro que mulheres são capazes e elas não devem estar lá só pq são mulheres, então eu realmente sei lá o que você tá querendo dizer, poderia deixar mais claro? Talvez os admin dos times da liga são um pouco receosos por colocar uma mulher em uma mesma casa com cinco homens? Não sei, a gente poderia divagar sobre isso… acho mais realista do que uma conspiração por parte da Blizz.

Discutir a falta de mulheres na liga acho que deve ser a mesma coisa do que discutir mulheres em e-sports na Coreia. O que eu honestamente não sei nada a respeito. Apenas que elas não querem ter filhos.

17 Curtidas

Por volta 16% da base do OW é ocupada por mulheres, 40% é um exagero, oque se não me engano é o dobro da porcentagem da base do CS por exemplo.(Não posso mandar o link da fonte)

Entre os top 500 aqui estão alguns exemplos:
. Fran
. Ysabel Müller (Noukky)
.Susie Kim
.AnneMunition
.Loserfruit
.Barcode
.Geguri

Não dá nem para montar um time inteiro de uma região só, com apenas mulheres.
Pelo jeito nenhum coach se interessou em acrescentar algum representante feminino na composição dos seus times.

Talvez com o passar do anos, a distribuição dos 500 melhores mude e a possibilidade de surgir um time com representantes ou só de representantes femininos seja bem mais plausível.

10 Curtidas

Eu nunca disse que é conspiração por parte da blizzard, o problema é que ela não faz absolutamente NADA a respeito. é um sistema claramente sexista e ninguém questiona ou faz algo a respeito.
e olha bem o que você está dizendo, olha de onde o sexismo vem, você ta dizendo “de receio em colocar uma mulher em uma casa com 5 homens”, ou seja,na sua concepção, a cada 6 jogadores capazes, 5 são homens e 1 é mulher. é isso mesmo? porque não poderia ser 3 homens e 3 mulheres? 2 mulheres? 4? ou até o time inteiro representando um país? nem VOCÊ cogita essa possibilidade né?
eu estou dizendo SIM que as pessoas deixam de escolher mulheres só por serem mulheres, aliás eu acredito até que eles SEQUER cogitam as mulheres ou pensam ou pesquisem as jogadoras mulheres, acho que quem quer que seja que faz os times ou escolhe ou seja la o que for, nem vai atrás de saber se existe alguma mulher que poderia estar no time

7 Curtidas

Na sua concepção há 4 mulheres para cada 6 homens que são jogadores profissionais.Por favor me esclareça se te interpretei sua opinião.

Na realidade deve haver 3 jogadoras entre 500 oque tornaria um time com apenas uma jogadora um cenário bem mais plausível.

Loserfruit ainda joga Overwatch? O canal e a Twitch dela foram tomados por Fortnite Battle Royale :thinking:

A não ser que seja outra com esse mesmo nick.

olha, então a situação no brasil aqui é diferente, porque eu to cansada de jogar com mulheres, nas rankeds e ter amigas que jogam e o jogo ta simplesmente lotado de mulheres. sinto muito, mas não acredito nesses 16% que você disse
e eu não estou exigindo um time SÓ com representantes femininos, não precisa disso, estou exigindo que mulheres sejam tão normais quanto homens entre o cenário da copa e etc. vocêque nenhum coach se interessou em acrescentar nenhum representante feminino, aí é que ta, NUNCA vai se interessar, eles nunca vao cogitar ter mulheres no time

3 Curtidas

Talvez minha fonte era do dia 7 de maio deste ano, é possível que ela não conte mais como um menbro dos melhores 500.

eu nunca disse que tem 4 mulheres para cada 6 homens que são jogadores profissionais, eu SEI que as mulheres são minoria no cenário e isso se deve a diversos fatores, tais como videogames era coisa “de menino” até muito pouco tempo atrás, etc.
então elas são minoria sim, mas uma minoria que nem de longe faz jus ao fato de não ter nenhuma mulher na copa

1 Curtida

Não, não. Quando eu falei o negócio dos 5 homens era só uma divagação. Alguns times da liga tem gaming house, então todos tem que morar juntos. Estava só especulando algo que talvez ocorresse na cabeça dele, pra poder talvez termos um norte da razão dessa realidade, entende?

Mas agora você deixou bem claro, obrigado por isso. Então, se entendi bem, a crítica é relacionada a quem escolhe os jogadores do time, que nem sequer passa na cabeça deles a possibilidade de escolher uma mulher, corrija-me se estiver errado.

Sendo isso, acho que é algo mais estatístico do que sexismo. Já tem poucas mulheres jogando, somando com a baixa percentagem de jogadores que tão no nível da liga… acho um efeito mais do que esperado… mesma coisa com a quantidade de sul-americanos na OWL.

4 Curtidas

Você não precisa acreditar no que eu disse, pesquise “overwatch female player base”, e meu dado vai ser confirmado.

Eu encontrei times de 5 mulheres em meus jogos também, só que não atribuo esse fato ao número de jogadoras e sim ao fato que é bem mais provável uma pessoa ter a maior parte do circulo de amizades do mesmo gênero.

3 Curtidas

Tem apenas 1% dos jogadores no gm, imagina então a porcentagem que deve ser dos qualificados pra owl.

7 Curtidas

Carai, sério? Eu tava tentando achar esses dias um rank só de players brasileiros e não consegui nem achar algo perto disso.

Isso foi divulgado pelo jeff a um tempo atrás no fórum, eu fiquei bem surpreso.

Se a maioria dos homens estão nesses 1% imagina o números de mulheres nesse rank.

2 Curtidas

Tem mais homens tratando games como profissão do que mulheres. A mulher tende a ter um aspecto social mais forte, o que a distância de alguns cenários mais fechados como é o de um gamer profissional. Existem menos gamers profissionais femininas, não porque não haja competência da mulher e sim porque a tendência de uma mulher tomar isso como profissão, é bem menor.

12 Curtidas

Isso realmente é verdade. Querendo ou não, a mulher conseguiu apenas recentemente boa parte da sua independência e ainda é MUITO difícil estar presente em uma sociedade que culturalmente valorizou muito o homem. Creio que, em perspectivas futuras, o número de gamers mulheres só aumente.

1 Curtida

primeiro que essa tendência é puramente por causa de como nossa sociedade funciona, mas não vou entrar nesse mérito. segundo que por mais que sejam poucas, elas EXISTEM e cadê a visibilidade? simplesmente não tem, não participam da copa nem de porra nenhuma