Itens no Diablo 4 (Dev Blog)

Blizz postou mais um dev blog sobre itens, focando na itemização, fiquei surpreso com a rapidez que estão dando feedback e como em um mes já acolheram tantas ideias da comunidade, se continuarem dessa forma o jogo promete.
https: //us. diablo3 .com /en/blog/23230076/ design-do-sistema-em-diablo-iv-parte-2-03-12-2019
(Pow blizz deixa postar links nem que seja apenas apontando pra dentro do teu proprio site :()

Pessoalmente recomendo ler em ingles o blog porque em ptbr os termos técnicos dos itens ficaram para mim com traduções muito estranhas, quem esta familiarizado com eles em ingles entende o blog muito mais facilmente.

Sobre as mudanças, a ideia do Angelic Power, Demonic Power e Ancestral Power parecem ser algo próximo do antigo sistema de str/agi/int para limitar o uso de um item, apenas com outro nome e novos efeitos, o que se bem feito pode ser bem legal e inovador.

Remover os stats defense/attack dos anéis e amuletos eu aprovo, e deixar attack apenas pra arma tb, porem ainda fico com um pé atrás se vão manter esse sistema do D3 onde o dps da arma é a base pra todo o dano de todas as skills, isso eu acho muito simplório, mas eles tb deixam claro que querem um sistema mais simples e acessível :frowning:

Achei legal eles acharem uma forma de itens raros não serem apenas material de craft, a ideia de ter um item que dropa com um afixo de lendário e isso pode ser aplicado a qualquer raro do jogo abre uma leque enorme de opções, além de dar uma utilidade extra no end game pros raros, muito legal.

Porem por causa disso os itens ancients não existirão mais, basicamente a ideia é que nós vamos construir um item ancient a partir de um raro, novamente se for bem feito é um potencial legal.

Um ponto extra que notei foi no item usado de exemplo, ele tem resistências em % e não em rating, isso seria um sinal que vão voltar a usar resistências absolutas em porcentagens como no D2 e PoE? Se sim eu pessoalmente acho muito melhor do que o sistema de rating do d3 atual.

Não acho que era necessário retirar totalmente os ancestrais. Poderiam manter eles com mais poder e usar da forma como havia sido falado, somente um equipado. De resto to gostando do que to vendo!

Acho interessante o caminho que está sendo tomado até aqui.
Apenas torço fortemente para que as skilltrees sejam mais próximas do que eram no DII do que no DIII. Subir o nível da skill que eu quero e desenvolver a evoluçãodo personagem é muito mais interessante do que apenar “assistir” as skills aparecerem. =]

2 Curtidas

Se mantiverem o que foi mostrado na demo (o que com certeza irá mudar) vc terá skills separadas das trees passivas, mas terá que escolher se quer uma skill nova ou upar o nivel da que esta usando, pessoalmente acho melhor que misturar passiva com ativa que no final tu acaba pegando pontos onde não quer só pra destravar o que quer.

Eu particularmente gostei dessa atualização, essa de um item colocar poder lendário em item raro, vai ser legal de customizar. Só gostaria que os miticos fossem assim, você poder escolher os 4 poderes lendários colocar, ou ser como o lendário só que podendo acrescentar mais 3 poderes.

Sobre os novos afixos, eu diria que é melhor do que nada. Eu acho muito bom vc dropar um item que diz ‘necessário X% para usar’, ‘necessário possuir X de Y para usar’ etc. Mas eu não consigo fazer ligação alguma disso com os atributos que já conhecemos. Pra mim isso ainda não chega a ser um substituto para os atributos. Esses afixos são apenas atributos que beneficiam o personagem em algo específico. Pra mim o jogador continua sem opção de montar seu char como quer. Eles tinham que pelo menos aumentar as opções dessa customização sem se focar só em buffs debuffs e procs

Eu não consegui entender uma coisa: como é que eu vou conseguir adquirir esses poderes angelicais, demoníacos e ancestrais? Isso virá em painel para o jogador alocar no personagem como nos atributos que tinhamos no diablo 2? Virá como afixo nos itens? Se estava no post do dev devo ter passado despercebido.

Sobre ataque e defesa não tenho nada a comentar. Foi uma alteração comum a meu ver.

Cara na boa. Qualquer rpg que se preze deve ter VÁRIOS itens de consumo. Ter apenas poções de cura é de longe uma das coisas mais sem criatividade que os devs podem fazer. Cura, antídotos, buffs em geral, etc…pra mim são muito bem vindos.

[We create an “elective mode for items” that is experienced after players have had time to experience Rare and Legendary items normally, as well as familiarized themselves with a variety of affixes]

Não entendi esse ‘modo eletivo para itens’. É tipo um modo de treino? Um modo pra testar sua build? Se alguém souber me explicar essas coisas agradeço kkk

E só queria um jogo que pudesse ser possível a personalização num grau máximo ( e não me refiro só ao personagem em si…aparência por aí vai), mas algo em que seria dado ao player o controle máximo do seu personagem em questão de habilidades, armaduras etc.
Outra situação, voltar a ter aquele sentimento de conquista, de avanço…resumindo sentir que o personagem evolui, e, quando cair um “lendário” fazer jus ao nome “lendário”…

Então, eu gostei bastante do rumo diferente que Diablo 4 está tomando.
Vamos lá, ponto a ponto.

-Os Items raros voltando a ter importância e nada items ancestrais.
MUITO BOM!
Fico super feliz em ouvir que acabaram com esses items ancestrais idiotas, que nada mais eram que items lendários buffados de forma completamente preguiçosa.
Você na condição de player, inicialmente se matava pra dropar um item lendário que era bastante raro, ai quando chegava no end-game voce não sentia mais prazer quase nenhum em dropar um item que deveria ser MUITO RARO. Não bastasse estragar as mecânicas dos lendários em D3, ainda retiraram sua importância de forma extrema, acrescentando Ancestrais e posteriormente os Primevos. Então palmas pra Blizzard por retirar esses items horríveis de D4.

-Os atributos novos de: Poder Angelical, Poder Demoníaco e Poder Ancestral.
Achei a mecânica bem inovativa e interessante. Por que?
O item em sí não perde importância nenhuma, mas com os novos atributos, ele possibilita novos tipos e combinações, e é exatamente nessa linha mais criativa e livre que eu gostaria que o jogo seguisse.

-Nada de ataque e defesa em todos os items. Bom eu acho que isso pra qualquer player de ARPG com o mínimo de bom senso concorda que isso é uma falta de lógica imensa. Colocar atributo base de ataque em um item de defesa? Pra mim isso realmente não faz sentido nenhum, se fosse um atributo elemental mágico era totalmente plausível, mas atributo base realmente não rola.

Por fim uma sugestão minha ao DEVs.
Gostaria de propor que Items de Set fossem limitados a no máximo 3 peças.
Por que?
Porque items de set são nada mais do que uma combinação preguiçosa de lendários. Você quer que seu personagem seja forte, então simplesmente você vai farmar 6 items do mesmo conjunto, então seu dano e suas defesas disparam sem que você tenha criado nenhum tipo de estratégia para usá-los.
Eu realmente não acho saudável para nenhum ARPG esse tipo de item com conjunto completo de 5 ou 6 items, e gostaria seriamente que a presença deles fosse ao menos revisada.

No item raro de exemplo tem lá um affixo no item tipo 15 Angelic Power, ou seja, os itens vão dar estes atributos.

É só sumarizando as mudanças, ou seja, o item novo que vai adicionar um stat lendário ao item só cai no end game, então o player tem todo o processo de lvl up pra aprender a usar os itens normalmente antes de ter acesso a esse tipo de craft.

É um problema realmente, tanto que o PoE não adotou esse tipo de item, até criou alguns com uma mecânica parecida porem no final nem foram usados como set completos, o ideal seria não ter eles, porem remover tb é chato, pode se deixar eles como “builds” óbvias para pessoas preguiçosas seguirem huahuahu.

1 Curtida

Amigo, eu enxergo isso de forma nociva para nós mesmos enquanto players.
Muito falamos sobre a progressão do nosso personagem mas e nossa própria progressão como player?
Você deseja completar o End-game, ou seja, as mecânicas finais e mais desafiadoras do game, porque permitir que um player preguiçoso consiga fazer isso da mesma forma que os players dedicados que perderam muitas horas para montar a própria estratégia?

Voltando ao que eu disse, eu não pedi necessariamente para REMOVER os conjuntos do jogo, eu gostaria apenas que essa mecânica fosse minimamente limitada, 3 items seria um bom número por exemplo.
Você usaria devidamente o seu conjunto mas ainda sim deveria combinar isso com outros items raros e lendários de forma a montar uma estratégia própria.

Nada impede do jogador ir num fórum e copiar uma build, já que o que mais tem são players postando suas builds, no final o player preguiçoso vai ter acesso do mesmo jeito.
Não me vejo numa competição, acho que é saudável ter opções pra todo tipo de jogador.

1 Curtida

Esse problema dos sets pode ser resolvido tornando a escolha do set sempre perdendo algo em troca, exemplo: ao usar um set completo não se pode usar nenhum item lendário e nem o item mítico. De modo que o set não poderá fazer combo com os afixos dos lendários. Isso fará você completar a build com itens raros.

Sim, de fato. Nada impede do jogador ir no forum e copiar a Build de outro, mas eu não vejo mal nisso por 3 motivos.
1º o jogador teve trabalho de ir no forum oficial procurar informação.
2º o jogador pra montar a build de outra player necessita de um esforço para farmar os item necessários a essa build.
3º você vai precisar minimamente aprender as mecânicas da build que você copiou, se vc não souber como ela funciona, ela será inútil.

Em resumo, mesmo copiando o cara teve algum trabalho pra finalizar o end-game, fora que existem muitos players que gostam de jogar e não de montar builds, isso eu acho que deve ficar a critério da própria comunidade.
A minha crítica é permitir uma mecânica preguiçoso e besta como, fecha o conjunto de 6 e finalize o jogo…
Fechar conjunto é preguiçoso DEMAIS!
Não tem desafio nenhum nisso.

Quem é preguçoso copia builds, mesmo que não existam itens de set, pra mim o problema dos sets, não são a quantidade de partes e sim o combo que pode ser gerado a partir dos afixos dos lendários

1 Curtida

Até que faz um grande sentido esse negócio do DPS para skills e coisa e tal ser baseado no dano da arma MAS para Diablo IV seria interessante se isso valesse só para as classes meelees, como o Barbarian e o Druid.

O dano das skills de classes ranges poderiam ser obtidos por outros itens, como a Maga obter dano de anéis ou pingentes e coisa e tal.

Só uma idéia, não sei se ficou interessante para vocês.

O que não é lá um baita trabalho.

Tu ainda precisa farmar os itens sets tb, não vejo diferença.

Tu tb precisa aprender a usar as mecânicas do set.

Set é uma build explicitada pelo jogo apenas, tendo poucos pra ser um nicho não vejo mal algum, não impede que builds normais existam, o que não pode é o extremo do D3 onde só sets funcionam e onde tu ganha um set completo só por jogar o jogo basicamente.

1 Curtida

2 Quem joga com set também necessita esforço pra farmar o set, que deveria ser mais raro que lendário.
3 você precisa minimamente aprender as mecânicas pra usar o set que você dropou, do contrário será inútil.

Eu sou a favor que exista set, e cada jogador joga como preferir, contanto que o set não seja mandatário nos danos.

Menos de 5% da comunidade de fato CRIA sua build própria build, isso vale pra todos os ARPGs que joguei até hoje, é apenas a minoria mais entendida do game que faz esse esforço e graças a eles milhares se divertem.
Então se vc fizer uma enquete aberta englobando todos os players garanto como a maioria vai discordar de você.

Que mecânicas???
Bonus de Set X (6 partes) = Aumenta 5000% de dano da habilidade Y
Tem algo pra aprender aqui além do buff do buff de dano óbvio?

O problema é que se existem BUILDS BASEADAS em SET é exatamente isso que vai acontecer.
Eu não estou me referindo a SETS NO D3, estou me referindo em todo tipo de ARPG. Quer um exemplo? Talvez esse não seja o melhor, mas pega os bônus de conjunto do Set Immortal King no D2.
É simplesmente um monte de DANO acumulado!
Não tem nenhum senso de estratégia nisso.
Um conjunto de 5 ou 6 peças sempre vai acabar dando muito buff de dano, isso é uma coisa que considero nociva pros players, é uma forma preguiçosa de aumentar a capacidade de dano do seu personagem.

Novamente, EU NÃO SOU CONTRA OS SETS!
Eu sou contra apenas sets de 5 ou 6 partes que simplesmente aumentam o seu dano e resistências sem nenhum estratégia.

Tem set ai que aumenta o dano genérico ou de um leque de habilidades, porem usar um exemplo simplório desse seria como eu dizer, que diferença há entre um set que nos bônus de 6000% de dano pra uma habilidade, de 6 itens lendários onde cada um de 1000% de dano pra uma habilidade? O problema nesse caso não é o set, mas os bônus preguiçosos e não criativos deles.

Entendi. Valeu

Nisso tenho que concordar. Se for pra farmar 6 peças de set, o bônus acumulado deveria ser algo especial e não simplesmente toneladas de dano acumulado. A única coisa realmente diferente que se ganhava era aquela aura que deixava o char bonitinho e nada mais.

Eu me matei por muito tempo pra farmar um set natalya no d2 só pra deixar minha sin etérea e deixar outros jogadores com inveja no chat lol

Por mim pode até ter sets de 5/6 peças, mas a recompensa deve ser MUITO ESPECIAL pra valer a pena todo o trabalho do farm.