E acho que a pira da galera com o immortal é que diablo merecia mais. Há anos o 3 ta no limbo esquecido e pegaram pra lançar um jogo genérico que faz parte ate do canon da lore ao inves de concentrar em algo bem feito e que fizesse jus ao legado de diablo
Eu canso de repetir que diablo talvez seja, depois de warcraft, a franquia mais importante da empresa e ele é totalmente largado de lado. Se fizessem um spin off como vão fazer com warcraft, pouca gente reclamaria, mas esse jogo foi um grande anúncio numa blizzcon. E ele é claramente feito somente pra asiático gastar grana nele
Afirmar que wow é pay to win é conversinha fiada, me desculpe.
É puro desconhecimento e generalização banal do termo.
Por exemplo.
Vamos puxar p cima
“ah você pode comprar item 285 na AH com gold.” Boa sorte em gastar e juntar mais de 1M de gold. Até onde eu sei, você não consegue mais comprar wowtoken com dinheiro real aqui no Brasil desde 2018. O que já vai de encontro com os que muito aqui dizem (blizzard só pensa em dinehiro).
Além do mais, item 278 você consegue no bau semanal fazendo uma simples pedrinha 15 que é a coisa mais fácil do mundo, mesmo a pessoa sendo um jogador ridiculo, nem precisa pagar. Se você paga por isso, meu amigo, você merece mesmo chamar WOW de pay to win.
COntinuando, item 278 e item 285 não te dá basicamente nada em termo de DPS, HEAL oq for. Hora item 272 upando com honra e tier, vale muito mais.
E por ultimo e não menos importante, só quem gasta rios de dinheiro com isso é quem disputa WF pq isso virou negócio. Eles não gastam, eles investem.
Posso pagar para vencer, campeao? vai lá na AH, compra os itens que vc acha que te faz ser um vencedor, e tenta pegar ao menos um AOTC ou fazer KSM sem player skill.
Ilvl sem log?
é cada coisa que tenho que ver aqui.
Eu sei muito bem o que são jogos pay to win. Joguei Gunbound por 10 anos, e realmente pagava para matar os carinhas com 1hit.
Se compra lendario com gold, compra rush pra m+, pra qual quer raid ou achiev, rush de pvp, isso pra quem mora lá fora e compra em dolar, detalhe que AOTC e M+15 hj em dia nem é tão caro deve ta bem mais barato que o token em si por ai.
Pq vc acha que todo patch vc tem que comprar um lendário novo? A Tendência é que em dragonflight tenha muito mais coisas desse tipo relacionadas a profissão.
Se com gold se compra todo o conteúdo relevante do jogo, e da pra comprar com dinheiro na loja do próprio jogo o que isso significa? É objetivamente um pay to win disfarçado, mas não é algo pra nossa realidade, até pq a gente nem consegue comprar, mas funciona muito bem lá fora.
E rush de pvp é o que? Fica away enquanto vai um cara e sola os caras, pq joga bem tem uma gear absurda, nesse aspecto é até pior que gunbound pq vc não faz nada, é carregado, compra mount, desbloqueia itens com ilvl lá em cima, etc.
Pow, se vai me desculpar mas quem mede p… (censurado pelo contrato) em MMO é nicho. Isso que tu falou aí é não é o público total. O cara no MMO quer o arquivamento, a mount e o mog pra se destacar em Oribos. Quando tu vê uma mount da season tu não pensa “po, vou ver o log do cara ver se ele tem dedo…”, isso é, repito, coisa de um nicho que gosta dessa parte.
Tu negar que o casual pode comprar tudo com gold, não muda o fato que dá pra fazer isso sim.
O jogador comum de WoW compra tudo que precisa com gold/dinheiro e ele é a maioria. Se tu não respeita ele por não ter log, tudo bem, direito seu mano, mas ele continua comprando tudo… Nem sempre o pay-to-win tá atrelado a poder.
Sistema de lendário comprando com gold é ridiculo já falei aqui totalmente que sou contra isso e sou muito mais 1000x o sistema de legion que dropava num RNG lascado. Mas isso não torna o jogo pay to win.
E um cara comprar por fora um rush, o que diabos a Blizzard tem com isso? Ele ta comprando um rush de alguém que é bom no PVP ao ponto de se garantir vender ou ta comprando da Blizzard? Que viagem.
Pra que um jogador comum vai comprar itens fortes na AH? já que ele é apenas comum?
Jogador comum consegue se equipar fazendo conteudo comum. Simples assim, e com itens razoavelmente fortes.
11:59 somos jogadores, comuns. Cagamos para conteudo semi hard-core e afins.
00:00 quem já se viu, jogadores profissionais comprando itens na AH em busca pelo world first. Poxa, blizzard.
Bom, ai você chegou num ponto. Se na sua experiencia o jogo é pay to win e isso de alguma maneira ou forma prejudica o seu jogo, ai é com voce.
Na minha experiencia, e eu posso dizer que jogo o jogo, o jogo passa longe de ser pay to win como é escancarado em vários joguinhos por ai a fora.
Por exemplo, o warcraftlogs registra tudo o que o cara faz. Quando eu montava grupo de raids, eu não via somente as kills, eu pegava o nick do cara e ia ver os logs. Existem muitos com CE com log cinza.
Da mesma forma com dungeon atualmente. Não quero saber se o cara tem 3k de io. Quero ver se ele tem log decente na dungeon em questão. Viva ao warcraft logs.
mano aqui você cometeu uma heresia danada.
Eu era cash boy fanático lá. Em torno de 2011 a 2012 começaram a vender itens 2 na loja como também mobiles e cartas de mobile que você upava eles para ficarem mais fortes. Sem falar nos pets que os mais apelões eram de cash (dinhiero real) e outras coisas que você comprava para obter mais GP (pontos) e se destacar no ranking.
Todos não eram permanentes. OU seja, 30 dias de uso. Para você manter em alto nivel no gunbound dos ultimos tempos, você teria que gastar NO MINIMO 350 reais no mês. (na epoca)
Ai você me vem e me fala que o wow é pior que o gunbound. ai realmente não dá nem mais p discutir, meu velho
Como eu acho que seria um bom sistema de monetização para o WoW (tentando ser justo, mas não utópico):
O jogo base (que englobaria até a penúltima expansão lançada) seria gratuito
A assinatura não seria obrigatória para jogar, mas quem assinasse teria benefícios como um token de gold por mês, acesso as montarias, pets e aparências da loja, que seriam do jogador enquanto a assinatura estivesse ativa, mas poderiam ser comprados separadamente na loja (quando fossem lançados, as novas montarias, pets e etc, não ficariam disponíveis imediatamente), além de um serviço por mês (uma transferência, mudança de nome, reino ou facção)
A nova expansão seria paga e não haveria necessidade de assinatura para jogá-la
Em 1, tu não entendeu, jogador comum compra item de mog na AH, não esses aí. No máximo o lendário, que pode ser comprado por gold/dinheiro real. E se na principal competição de raid do jogo precisa gastar grana, acho que não precisamos falar nada.
E aqui em 2 tá outro ponto, não é a experiência de jogo de cada um que define pay-to-win. Inclusive é nesse ponto que a Blizz lucra, porque boa parte “aceita” essas coisas pelos mais variados motivos. Eu já defendi que tinha que ter um server só pra isso, e outro sem possibilidade de usar o token. Não sou contra nenhuma dessas transações do jogo, cada um compra o que quer e o que pode no jogo, quem sou eu para julgar? Só que o fato de não interferir no meu jogo, não muda o fato de tu poder comprar coisas por dinheiro real.
Tu é um jogador que quer progredir e talz, é natural tu pesquisar essas coisas e tá certo. Mas o jogador comum que quer colecionar, vai e compra. Pra ter a mount, o archivment, o portal da dg, sei lá o que, mas compra e tem como fazer isso com dinheiro real. Torna ele mais poderoso? Não. Mas em MMO, boa parte do status é ter algo raro ou ter o máximo possível de coisas completadas e nem sempre o ilevel…
Enfim, não entendo o problema de falar que é um jogo pay-to-win, isso não impede te der bons player e não impede de ser um jogo bom. A experiência do jogo é de cada um. Não falo de tu, mas tem gente que se sente ofendida por falar isso porque acha que as suas “habilidades” são menosprezadas, o que não é verdade.
Gente, o “Pay to Fast” é basicamente um “Pay to Win”, pois é dinheiro te atrelando vantagens de chegar no seu objetivo de forma muito mais eficiente.
Em Shadowlands isso foi descontrolado no sistema de itens PvP evoluindo com Rating.
Tu quebrar toda progressão do core chegando depois de umas semanas e comprando a AOTC do melhor core do servidor.
Comprar teu bis na AH por aquelas bagatelas milionárias.
O jogo te proporcionar formas de dropar e atingir seus objetivos sem investir dinheiro real é uma coisa, mas a hora que ele “autoriza” as possibilidades quando colocas cash com o WoW Token, ele é sim P2W.
Essa é uma discussão bem interessante. As pessoas ainda acham que P2W é quando você compra a espada vorpal na loja, as empresas já evoluíram e criaram novos sistema. Você compra um item na loja que dá uma chance de conseguir o item. É até pior. Antes você comprava o item direto, agora paga para ter uma chance de pegar o item.
Imagina um jogo que você compra gold da empresa e usa o gold para comprar rating na arena, comprar item em raid?
Tipo, upar um personagem deveria ser divertido, deveria ter diferenças para as combinações raça e classe!
Mas é basicamente a Blizzard dizendo: Sabemos que upar é chato, que não tem nada de legal no conteúdo antigo, então paguem e pulem isso!
Tipo, gente, o boost atual pula a parte inicial da atual expansão! Se os jogadores vão ter vontade de pular isso no segundo personagem, então tem algo muito errado ai!
A pergunta vale para qualquer um
Se a montaria do KSM fosse vendida na loja do jogo, tornaria o jogo pay to win? e a conquista?
(1) sim, pois é um conteudo que exige esforço para fazer
(2) não, pois é apenas uma montaria e nao aumenta meu poder
O classic por si só já mostra o poder que o gold tem com a utilização do famoso GDKPs nas raids e olha que o gold que é injetado vem de bots, e já tem um impacto significativo, imagina se tivesse wow token
A companhia quer expandir o sucesso de seus games e fugir de barreiras regulatórias da China.
Segundo uma das fontes consultadas pelo Neo Feed, a Tencent reconhece que precisa de uma equipe dedicada ao Brasil para agilizar a tomada de decisões estratégicas para o mercado local. “As empresas tech que querem se expandir SERIAMENTE EM UM MERCADO precisam de gente no País ”
Quando você vai parar de desinformar e ou distorcer coisas para fazer uma ginástica mental?
Me diga quem vende itens no jogo de drop? Ninguém vende isso. O que vendem são kills, não da p vender itens de bosses pois todo mundo sabe que loot não é garantido. Quando eu vendia, se alguem do grupo pegasse e o cliente quisesse, pagaria por fora. Simplesmente não existe isso.
Eu tendo discutir com esses caras, mas conversam tanta m. que mio Dios.
O dia que o wow me impedir de dropar o mesmo item do cara que ta gastando gold pra TENTAR uma chance de pegar tal item eu falo q wow é p2w, se não aconteceu isso, deixa os “geradores de conteúdo” aí continuar com o meme deles. Irrelevante pra comunidade como sempre.