WoW e suas dificuldades para atrair novatos

Vejo muita gente comentando sobre “a morte lenta do WoW” que vem acontecendo nos últimos anos e muitos jogadores comentam sobre vários motivos.

No entanto, vejo poucos comentando sobre algo essencial pra qualquer jogo: Novos jogadores.

O WoW não recebe muito bem os novatos, a Blizzard e a comunidade têm culpas nisso. Vou comentar alguns motivos e deixar partes em aberto para discussão. Comecei a jogar WoW no BFA e me deparei com muitas coisas frustrantes que quase me fizeram largar algumas vezes se não fosse o meu amor por MMORPGs e a falta de opções no mercado (testei quase todos). Enfim, vamos aos “fatos”:

  1. Leveling.

São 120 leveis, dos quais você aproveita muito pouco o processo, todas as streams que eu entrava para pedir dicas me diziam a mesma coisa: WoW é um jogo pro level max. De fato, uma verdade - WoW é jogado no level max. Isso é bem decepcionante quando vc é novato, é como se a minha trajetória não fosse acompanhada de nada, eu só matei o Asa da Morte e LK, por exemplo, no level 120, ou seja, não tive emoção alguma, fiz quests/pvp/dg e passei pra proxima exp… Basicamente é um processo desgastante pois você não consegue acompanhar uma “expansão” inteira, e quando tu chega no 120, vê que não entende quase nada do game, teu processo simplesmente te mostrou o BÁSICO DO BÁSICO.

  1. “Companheiros”.

Não sei como era no passado, mas sinceramente? WoW me parece quase q um jogo solo pra qm é um novato. É muito dificil achar uma guild disposta a te ajudar, a maioria das guilds “boas” que fazem um conteúdo mais sério, têm uma panela muito grande, já vi muita gente dizendo que vive bem sem guild, acho isso uma tristeza absurda em um MMORPG, parece que os bônus de 15min na HS são o que movem alguns. O que quero dizer é que fora raid, os conteúdos podem ser feitos solo (como farm de qlqr coisa) ou com qualquer 1, com uma interação q some instantes dps, como por exemplo achar grupos de m+, vc acha qualquer grupo, termina a m+ e deu. Tive sérios problemas pra fazer amizades no WoW (fiz algumas ^^), no entanto, não deixa de ser um problema a falta de importância das Guilds pra quem é novato.

  1. Privilégio dos antigos.
    (se esse tópico tiver um pouco de discussão essa vai ser uma parte polêmica)

Preciso comentar sobre isso, pois realmente é algo atrapalha WoW a chamar novos jogadores. Acho que todas as expansões largaram itens de cosméticos únicos, realmente, eu entendo alguns itens limitados, mas não é fácil como iniciante vc ver algo que amou MUITO e NUNCA vai ter a chance de pegar, isso é muito desanimador, ainda mais pelo fato de serem MUITAS coisas limitadas, acho que WoW é o jogo com mais itens exclusivos à temporada que existe. Pode parecer choro reclamar disso, mas é uma verdade, o fato de não dar nenhuma chance de pegar ~alguns~ itens exclusivos é um empecilho e um dos amigos que chamei pro WoW largou o jogo por esse motivo. Parece impossível ser um colecionador pra quem começou há pouco tempo… Bom, nas outras eu não botei nenhuma opção de como resolver o problema, mas nessa por ser mais polêmico, vou colocar: Acho que deveria ter uma moeda q tu recebe a cada 6 meses ou 1 ano de sub que possibilita comprar 1 item “único” - algo desse tipo.

  1. Twinks

Vou comentar pouco sobre eles. Simplesmente destrõem o PVP de quem é iniciante, não tem nada a ver com ser Smurf como eu vi alguns comentando já, o cara simplesmente gastou mais tempo pra dar “power abuser” em iniciantes e alts, totalmente desnecessário e estraga o jogo de muita gente, o bracket de 110 foi destruído por twinks.

  1. Excessivo RNG

Todo jogo tem, contudo, no WoW é um absurdo, é realmente MUITO RNG, todo mog que vc quer, quase todas mounts, todos gears, até os vendedores de itens com muito RNG, não sei o que não tem RNG no WoW. Não entendo como podem achar algo assim atrativo pra novos jogadores, parece até hoje que to jogando um carteado, torcendo pra vir a carta que eu preciso quando termino uma m+…

Levou um tempinho mas só quis abrir uma discussão pra mostrar que WoW não atrai novos jogadores facilmente e a comunidade, além da Blizzard, tbm contribui pra isso. (Foi meio que um desabafo tbm já que vai ser só uma discussão e nao vai mudar nada)

fim.

32 Curtidas

Seja bem vindo a vida, ou melhor vida adulta.
Tenho um lema que me ajuda (ou me engana), “cada escolha, uma renúncia”.

10 Curtidas

Sobre novos jogadores, acho que e mais por uma mudança do jogos. A moda agora são os tais batleroyale (e isso?). Os millennials adoram isso, e acham wowuito lento. Eu, como sou coroa quase 50 (corpinho de quase 40), não consigo jogar estas coisas. Então fico aqui, na minha zona de conforto.

11 Curtidas

A MAIOR dificuldade pra trazer gente nova é a MENSALIDADE.

36 Curtidas

Nunca entendi esta má vontade de pagar mensalidade alegando “não pago para jogar” e os mesmos gastam muito mais em skins e itens comesticos no jogos gratuitos…
Pode ser aquela coisa de pagar e ter algo nas mãos.

8 Curtidas

Sobre isso, aparentemente, a blizzard vai reduzir pela metade o número de níveis disponíveis para o jogador. Vão conseguir? Não sei. Me incomoda? Não. Pra falar a verdade, pra mim, tanto faz o nível, a proporção de tempo gasto para upar vai ser a mesma.

Isso depende exclusivamente de cada jogador. Se você está com um objetivo específico no jogo, como fazer amigos, tem que partir de você (claro, tem que ter resposta também, ninguém quer conversar com uma porta). Guildas nunca foram importantes, eram, no passado por que o sistema usado permitia interação apenas via guilda. Hoje tem Bnet, Grupos separados, What’sapp (se quiser conversar fora).

Não é privilégio você ter gasto seu tempo, dinheiro e dedicação para conseguir algo único no jogo (nessa lista entra, CM do MoP e WoD, Roupas Elites de temporadas de PvP e montarias únicas dos “ultimos” chefes das expansões). Você gastou um bom tempo se preparando, pegando itens específicos para o seu personagem conseguir fazer aquilo para depois de algum tempo, um “novato” ganhar “de graça” depois de 6 ou 12 meses de jogatina? Isso também pode ser considerado o valor da expansão que eu (por exemplo já que eu tenho ambos os CM) paguei para pegar as coisas na época. Isso também é uma forma de fazer o jogador, mesmo que momentaneamente, ficar com alguma continuidade com o jogo para pegar aquilo que lhe agrada.

Parcialmente com a resposta da de cima. Eu concordo que Twinks estragam a diversão de novatos que fazem BG para upar mas eu também concordo que, ao ter permissão da blizzard para fazer um, e posteriormente, tal diversão é cortada, então não deveria ter essa permissão para criar os mesmos. Veja bem, é legal criar Twinks? É mas o proposito deles será exclusivamente dar one shot em jogadores nos BGs, então, no meu ponto de vista, ficou legal permitir que apenas twinks jogassem contra twinks.

Isso é um problema de todo MMO de maneira geral. Não tem como controlar oque você já ganhou com oque você vai ou quer ganhar, isso faz parte (mesmo que de maneira tremendamente chata) do fator replay embutido na jogatina. Sinceramente? Eu não faço M+, porém, faço Raid Mítica e pra mim, nunca fez falta ou diferença um item com alguns ileveis a mais na raid.

Hoje concordo que 120 é muita coisa com algumas virgulas. São 14/15 anos de historia de jogo, poucos jogos você vai encontrar toda essa bagagem e “digerir” tudo isso não é simples.
Um dos problemas do novato é querer rushar conteúdo e entender todo o universo do jogo.

Isso é totalmente opcional. Tu se divertem muito jogando com outras pessoas, mas solo tem sua diversão também.
Questão de guilda, sempre teve problema.

Isso não tem como argumentar, na boa mesmo. Não tem logica alguma isso.

Não faço esse tipo de conteúdo.

Isso sim é um problema e pelo jeito não vai mudar tão cedo. Mas tem que considerar o fato que o Ion mencionou recentemente as opções de conseguir item x ou y.
Pois tem muito novato que acha que só pq fez aquele conteúdo merece a recompensa.

1 Curtida
  1. Você comentou só sobre vc, esse eh um topico de empatia…

  2. Eu fiz alguns amigos, mas no WoW é bem mais difícil se vc não raida, e eu sou bem interativo, acho que outros novatos teriam bem mais problemas…

  3. Eu entendo o seu ponto, mas não muda o foco do problema, são realmente, muitas coisas limitadas, e o fato da comunidade (assim como vc) repudiar tanto qualquer tipo de volta desses itens, influencia a permanência de novos jogadores.

  4. Fiquei mto tempo no bracket do 110, a maioria dos players eram normais, mas sempre tinham twinks e basicamente o time com o(s) twink(s) mais forte(s) ganhava(m).

  5. Cara, eu deixei bem claro, o RNG excessivo, não tem nada a ver com o RNG em si, mas o fato de ter em TUDO.

4 Curtidas

Como o Weber disse, MMO não é mais a “moda” do público atual, somente aqueles “Berel Roiale” que fico bem longe.

O jogo tem sim motivos in game para espantar novos players, como o RNG e 120 níveis, mas acho difícil serem “concertados”.

6 Curtidas

Os 30 bolsomitos que pagamos!
O resto tem um RNG made in Diablo, literalmente!

4 Curtidas

Falo isso pq é exatamente o que meus amigos reclamam, “além de comprar tem que pagar mensalidade”, resultado, não tenho nenhuma montaria de recruit-a-friend :sob::sob::sob:

1 Curtida

pq skin ou item vc compra e fica pra você, independente, eu posso escolher entre comprar ou não, mensalidade não da

como você mesmo disse é cosmetico, isso aumenta um pouco imersão e seu divertimento

pagar mensalidade não, você ta pagando pra jogar e ponto, não há escolha, é uma mensalidade que é cara, e você é dependente dela, pra uns ate da uma obrigação de jogar pra fazer valer o mes que pagou

ALÉM de comprar o fodendo jogo que também é beeem caro

é um sistema de merda que não deveria ir mais pra frente

13 Curtidas

sobre os lvls, vou bem direto ao ponto, deve ter umas 5 mil quests no wow [corrijam aqui o numero correto] que se colocassem umas 700-800 que contasem corretamente a lore seria muito mais atrativo e direto ao ponto. o que quero falar com isso, a blizz provavelmente vai fazer um corte no lvls, mas vai continuar com esse monte de quests que não contam nada de mais [insira aqui sua quest de matar porcos, etc] e vai continuar a mesma coisa enfadonha de sempre e com aqueles buracos gigantes pq a blizz resolvou tirar algumas chains quests no decorrer das expansões. O que fazer?
-um sistema alternativo de up [não precisa deletar o que já existe], podendo ser baseado em wq’s que o jogador veja tudo de modo resumido, com novas cinematics, retorno de historias perdidas e que alho entre 60 e 80 horas um novato pudesse ver tudo, tornando algo semelhante aos demais games que tem por ai.
agora isso vai acontecer??? kkkk sua resposta está no modo em que se encontra lua prata atualmente.

10 Curtidas

Mais de 15k de quests

3 Curtidas

Já tentei chamar amigos mas sempre empaco na questão da mensalidade. O pessoal acha ela bem salgada.
Tem outros fatores também mas a mensal é o que pesa mais porque além dela,tem ainda o jogo e as expansões(que parece que ficam mais caras conforme o tempo passa).

11 Curtidas

Acho que dois fatores acabam fazendo o jogador desistir do jogo, muito mais até que leveling ou rng, que são: Intuitividade e Grupo.

Um jogo intuitivo é aquele jogo que você morre e vc sabe exatamente porque morreu, você entende o que está acontecendo, você pode não ser bom o suficiente pra vencer o desafio, mas vc entendeu ele, no WoW é o contrário, os jogadores falham mecânicas na maioria das vezes porque eles nem sabem que elas existem, o jogo não ensina, o cara precisa de addons e guias de meia hora pra entender a luta, isso é um puta fator limitante, e isso acontece até mesmo nos níveis de dificuldade fáceis, o jogador só vence o desafio mais fácil porque os danos são reduzidos a valores triviais, se fosse depender da mecânica não matava.

O segundo ponto é o ‘grupo’; WoW é um dos poucos jogos grupais onde vc não tem muita opção de formação de grupo, o LFG fornece uma limitada informação( só o ilvl ) além de não ter nenhum tipo de solo queue, com exceção de conteúdos trivais como LFR ou Dungeon aleatória etc, que por mais que seja acessível não fornece nenhuma progressão, tampouco ensina o jogador, e nisso o cara segue sem evolução e sem aprender, os pugs por sua vez enterram mais ainda o jogador novato, qualquer erro é kick e ignore, mas o jogador é novato, ele vai errar, ele precisa errar, mas acaba não podendo, ai ele chega a duas conclusões; olho do tigre até aprender ou ir jogar outra coisa mais rápida e acessível, adivinha qual eles escolhem? por isso o grupo acaba sendo um fator determinante na experiência do jogador.

Apesar de muito do que eu falei servir pra jogador veteranos eu acho que acabam sendo fatores fundamentais a barrar o jogador, pra que quebrar a cabeça com isso tudo que eu falei se o cara pode jogar League, Apex, CS ou whatever e não passar por nada disso ? é complicado.

6 Curtidas

Pessoal que reclama da mensalidade no jogo ou não usa netflix ou é só hipócrita mesmo.

4 Curtidas

*revirando os olhos *

6 Curtidas

Calma ae, o que vc quis dizer com isso?

Que os serviços são iguais, você paga uma mensalidade para usar o serviço e quando não paga não pode usar.

4 Curtidas