Vejo muita gente comentando sobre “a morte lenta do WoW” que vem acontecendo nos últimos anos e muitos jogadores comentam sobre vários motivos.
No entanto, vejo poucos comentando sobre algo essencial pra qualquer jogo: Novos jogadores.
O WoW não recebe muito bem os novatos, a Blizzard e a comunidade têm culpas nisso. Vou comentar alguns motivos e deixar partes em aberto para discussão. Comecei a jogar WoW no BFA e me deparei com muitas coisas frustrantes que quase me fizeram largar algumas vezes se não fosse o meu amor por MMORPGs e a falta de opções no mercado (testei quase todos). Enfim, vamos aos “fatos”:
- Leveling.
São 120 leveis, dos quais você aproveita muito pouco o processo, todas as streams que eu entrava para pedir dicas me diziam a mesma coisa: WoW é um jogo pro level max. De fato, uma verdade - WoW é jogado no level max. Isso é bem decepcionante quando vc é novato, é como se a minha trajetória não fosse acompanhada de nada, eu só matei o Asa da Morte e LK, por exemplo, no level 120, ou seja, não tive emoção alguma, fiz quests/pvp/dg e passei pra proxima exp… Basicamente é um processo desgastante pois você não consegue acompanhar uma “expansão” inteira, e quando tu chega no 120, vê que não entende quase nada do game, teu processo simplesmente te mostrou o BÁSICO DO BÁSICO.
- “Companheiros”.
Não sei como era no passado, mas sinceramente? WoW me parece quase q um jogo solo pra qm é um novato. É muito dificil achar uma guild disposta a te ajudar, a maioria das guilds “boas” que fazem um conteúdo mais sério, têm uma panela muito grande, já vi muita gente dizendo que vive bem sem guild, acho isso uma tristeza absurda em um MMORPG, parece que os bônus de 15min na HS são o que movem alguns. O que quero dizer é que fora raid, os conteúdos podem ser feitos solo (como farm de qlqr coisa) ou com qualquer 1, com uma interação q some instantes dps, como por exemplo achar grupos de m+, vc acha qualquer grupo, termina a m+ e deu. Tive sérios problemas pra fazer amizades no WoW (fiz algumas ^^), no entanto, não deixa de ser um problema a falta de importância das Guilds pra quem é novato.
- Privilégio dos antigos.
(se esse tópico tiver um pouco de discussão essa vai ser uma parte polêmica)
Preciso comentar sobre isso, pois realmente é algo atrapalha WoW a chamar novos jogadores. Acho que todas as expansões largaram itens de cosméticos únicos, realmente, eu entendo alguns itens limitados, mas não é fácil como iniciante vc ver algo que amou MUITO e NUNCA vai ter a chance de pegar, isso é muito desanimador, ainda mais pelo fato de serem MUITAS coisas limitadas, acho que WoW é o jogo com mais itens exclusivos à temporada que existe. Pode parecer choro reclamar disso, mas é uma verdade, o fato de não dar nenhuma chance de pegar ~alguns~ itens exclusivos é um empecilho e um dos amigos que chamei pro WoW largou o jogo por esse motivo. Parece impossível ser um colecionador pra quem começou há pouco tempo… Bom, nas outras eu não botei nenhuma opção de como resolver o problema, mas nessa por ser mais polêmico, vou colocar: Acho que deveria ter uma moeda q tu recebe a cada 6 meses ou 1 ano de sub que possibilita comprar 1 item “único” - algo desse tipo.
- Twinks
Vou comentar pouco sobre eles. Simplesmente destrõem o PVP de quem é iniciante, não tem nada a ver com ser Smurf como eu vi alguns comentando já, o cara simplesmente gastou mais tempo pra dar “power abuser” em iniciantes e alts, totalmente desnecessário e estraga o jogo de muita gente, o bracket de 110 foi destruído por twinks.
- Excessivo RNG
Todo jogo tem, contudo, no WoW é um absurdo, é realmente MUITO RNG, todo mog que vc quer, quase todas mounts, todos gears, até os vendedores de itens com muito RNG, não sei o que não tem RNG no WoW. Não entendo como podem achar algo assim atrativo pra novos jogadores, parece até hoje que to jogando um carteado, torcendo pra vir a carta que eu preciso quando termino uma m+…
Levou um tempinho mas só quis abrir uma discussão pra mostrar que WoW não atrai novos jogadores facilmente e a comunidade, além da Blizzard, tbm contribui pra isso. (Foi meio que um desabafo tbm já que vai ser só uma discussão e nao vai mudar nada)
fim.