Wow ainda é o melhor !

Pelo menos teve a honestidade de assumir que estava falando besteira. Rs

Acho que eu me expressei errado. Quis dizer que wow conta uma história pior do que os outros mmo e quando ele tenta criar algo novo, uma história nova, é ruim.

A vantagem de wow é ser uma continuação direta de warcraft 3. Se a atual blizzard pegasse uma história pra fazer do zero, duvido que ela conseguisse chegar ao nível do restante dos concorrentes, porque todos eles não se baseam em seus jogos cronológicos. Eles tem uma história independente

E vale frisar aqui, eu acho a história do mundo Warcraft ótima. Antes que venha algum idiota e diga que eu tô falando mal da história do jogo, eu disse que a história de pandaria, por exemplo, que foi uma expansão que não teve referência clara, foi ótima. O resto das expansões e suas histórias já tinham um background, nada foi criado do zero. Elas já haviam sido contadas no universo Warcraft

BC = história do trio de ferro
WOTLK = história do maior vilão do jogo
Cataclysm = história dos dragões e de um vilão que já havia aparecido na história
Draenor = história da horda do passado alternativa
Legion = outra invasão da Legião
BFA = lixo

Se a gente comecar a falar de historia maior, vamos parar la na Biblia.
O que e relevante é:
O cara comeca HOJE a jogar wow, vai chegar no 120 sem entender quase nada da historia e ter matado um milhao de bichos.
O mesmo cara faz isso em FF e quando acaba diz: PQP QUE JOGO CABULOSO!

O que interessa nao e o que voce tem na mao, e o que faz com ela.

Você conseguiu resumir o que eu quis dizer. É isso aí.

Tem jogador novo de wow que nem sabe quem é Arthas.

Você não falou besteira, opinião nunca é errada. A sua opinião é bem comum na comunidade, inclusive na comunidade de lore existem muitas reclamações sobre como ela é contada.

Sou fã da história do wow, mas ela é bem clichê. Na minha opinião não tem como comparar com Tolkien, Mistborn, Song oficial Ice and fire, Wheel of time, está longe de ser uma unanimidade no mundo da fantasia.

Tem muita gente criticando a história de ff e nem jogou o jogo…

Como falei, Fabiano, eu posso não ter usado as melhores palavras pra expressar o que quis dizer. Quando eu falei que wow não consegue contar histórias novas, quis dizer que a blizzard tem enorme vantagem de ter feito um dos melhores jogos da história (warcraft 3) e ter desenvolvido, de forma genial, o wow baseado na continuidade dessa lore, que veio também dos dois jogos anteriores. Ela percebeu isso no BC e viu a riqueza que tinha em mãos, tendo em conta que o Vanilla não tem muita história ligada a continuidade do warcraft 3, mas na BC, as coisas mudam e na lk, ela atinge o seu ponto máximo.

Eu sempre falo isso. Acredito que meu melhor momento de wow tenha sido no momento que eu pisei em Culling of Stratholme. Ver aquela dg em 3D e lembrar da vez que eu fiz a missão no warcraft 3, que diga-se se passagem é difícil pra caralh*, foi o meu momento máximo no jogo. E é por isso que wow é o melhor MMO da história. Ele deu continuidade a várias histórias que já existiam e colou isso em um mundo massivo em formas de expansões e desenvolveu bem histórias que já haviam no background.

FFXIV, ESO, SWTOR, GW2 possuem referências e bebem da fonte original dos produtos (no caso gw2 muito sobre o 1), mas eles não são continuações diretas. Eles tem histórias próprias e contam melhor que a blizzard na minha opinião a lore do jogo. Como eu falei, esse lance da blizzard ficar colocando coisa em livro é a mesma coisa que a Disney colocar história paralela no novo star wars: não faz sentido.

Logicamente não tem mesmo como comparar o Senhor dos Anéis com World of Warcraft, por isso descrevi que o que a Blizzard já construiu apenas começa a chegar no patamar de uma obra de Tolkien.

E digo que começa a chegar num nível de Senhor dos Anéis em razão do universo grandioso e vasto, cheio de detalhes e narrativas pararelas muito interessantes e bem construídas, que ao final vão se interligando sem ferir a lógica geral do universo construído.

É bom deixarmos um pouco de lado a euforia da expansão atual para não cometermos o equívoco de criticar uma história tão imensa e bem feita como é a de World of Warcraft.

E se a evolução do personagem nos parece um pouco antiquada, ainda assim, não podemos afirmar que o jogo não nos conta o que ocorre nele próprio. As missões explicam sim o que está acontecendo dentro de cada expansão, só que de forma básica e simples. Caso o jogador queira se aprofundar e conhecer com detalhes a história do jogo, os vários livros do WoW servem para isso.

1 Curtida

Tenho passado um tempo fora do WoW pela falta de coisas interessantes nessa xpac, e antes que alguém venha falar “mas tu nem upou nem nada” estou jogando com meu pala que está com 371 de ILV. Um que eu tenho jogado desde dezembro de 2017 é o ESO e mais recente o trial do FFXIV. Não posso falar nada do FF já que só joguei até o 35, mas o ESO eu já completei toda a lore das 3 facções e das DLCs e posso dizer que olha, WoW tá atrás… mas muito atrás mesmo em alguns aspectos.

Vamos ser sinceros aqui povo, tem coisa no jogo que não pode ser melhorada elas PRECISAM ser melhoradas, pelo amor de deus entra xpac e sai xpac e algumas coisas continuam iguais. O craft do jogo é irrelevante e até em uma entrevista recente os devs admitiram que uma das profissões que faz mais sucesso é alquimia por causa dos flasks, as de craft de gear não servem pra nada, só pra vender item no inicio da xpac que é quando todo mundo quer pegar ILV rápido pra raidar. No ESO já é diferente, o craft é importante desde o início pois alguns equips só são conseguidos nas estações de craft onde podemos fazer um set inteiro que dá uma infinidade de bônus e combinações diferentes.

O sistema de quests precisa evoluir também, por exemplo no ESO temos quests que não matamos um único mob sequer, são quests de investigação onde conversamos com vários NPCs, procuramos pistas e que no final nos dão escolhas seja para matar ou para prender alguém. Só tivemos escolha agora em BFA com a quest do Saurfang e isso só foi possível graças a insistência da comunidade.

Outro dia fiquei surpreso quando descobri que até Perfect World, um jogo free e extremamente pay to win tem housing e o WoW nada, no máximo aquela garrison fajuta.

Poderia ficar horas aqui listando várias coisas que outros jogos tem mas o WoW não, mas acho que já deu pra todos terem uma noção. WoW antes era referência, foi o MMO que fez outros surgirem com a ambição de tomarem o seu lugar, hoje é só conhecido como um MMO veterano que não consegue mais chegar aos dias de glória de outrora.

Amigo, wow é um fenômeno. Tanto pro bem quanto pro mal. Nunca um jogo pisou tanto na comunidade e a mesma continuou fiel a ele por tanto tempo. Talvez os únicos jogadores que mais são fiéis e tomem mais sejam os de Diablo.

WoW foi incrível e intocável por tantos anos que acostumou mal a fanbase dele, talvez mais que Diablo, porque os jogadores já migraram em peso pra outros jogos do mesmo gênero e não relutam tanto assim em experimentar algo novo e melhor. Mas os jogadores desse jogo não creem em vida pós wow. Quando muitos deles saem e descobrem coisas novas, fica difícil não voltar (e se voltar) com um certo olhar de desprezo pro jogo e suas mecânicas velhas.

O jogo pra mim se inverteu completamente. Antigamente eu olhava os outros jogos e falava “isso é uma cópia de wow”. Agora falo “wow deveria ser uma cópia disso”. E no meu caso, quanto mais eu jogo ffxiv, mais evidente fica que wow parou no tempo. E aqui não digo de gráficos ou classes, e sim de mecânicas divertidas e vasta coisas a fazer. Se te agrada ou não, é algo subjetivo.

Ontem eu tava fazendo um trial de roullete de ffxiv e wipei várias vezes e um cara pediu desculpas por não saber a mecânica. Alguém da party falou algo tipo “let me guess, one more wow refugee, right ?”, o cara falou que sim e um dos caras disse que iria explicar a luta e não se preocupar, pois lá ninguém xingava ninguém e o jogo era difícil assim mesmo. No final, todo mundo combinou de comendar o cara. Eu fiquei de cara. Jamais vi algo assim no wow

2 Curtidas

Cara, conseguiu colocar os sentimentos de boa parte da galera ai. Bom.

Como dizer que a história de Warcraft está evoluindo se ela tem retcon a cada 6 meses? A história de warcraft é uma zona. Não tem história.

Toda aquela história de Warcraft 2 foi mudada, o mapa do warcraft 3 está errado. O livro escrito para contar a história final do mundo de warcraft, teve retcon 6 meses depois.

Se alguém quer conhecer a história de warcraft ele não consegue, porque não tem história. O que ele vê no jogo está errado, não vale mais, o que ele le no livro não é mais correto.

Warcraft não tem uma lore, não tem uma história coesa. Ele tem histórias muito boas (Arthas, Illidan, Varian, Orgrimm) e tem histórias ruins, mas ainda flata muito pra criar um universo.

Nesse sentido existem jogos que criaram uma narrativa muito melhor, um mundo muito mais coeso, na minha opinião.

Até por isso os mais críticos ao lore do jogo são os que mais estudam ele.

Ontem eu tava fazendo um trial de roullete de ffxiv e wipei várias vezes e um cara pediu desculpas por não saber a mecânica. Alguém da party falou algo tipo “let me guess, one more wow refugee, right ?”, o cara falou que sim e um dos caras disse que iria explicar a luta e não se preocupar, pois lá ninguém xingava ninguém e o jogo era difícil assim mesmo. No final, todo mundo combinou de comendar o cara. Eu fiquei de cara. Jamais vi algo assim no wow

Ja vi varias vezes no wow, uma party ou raid parar para explicar, ajudar, ensinar. uma pessoa que não sabe, mas que tem vontade de aprender.
Como no wow e em qualquer jogo tem pessoas estúpidas, para de generalizar.

1 Curtida

Retcons não inviabilizam uma história de qualidade, desde que essas tais mudanças não sejam infundadas ou não façam a história principal trilhar um caminho muito diferente da concepção original.

Com relação aos mapas desatualizados, essa é uma questão que prejudica realmente o entendimento do que está acontecendo no jogo, mas uma vez que entendemos que se trata do passado, não há prejuízo algum. Os mapas deveriam ser atualizados na minha opinião, mas isso não torna a história do jogo confusa ou de péssima qualidade. É uma questão de lapsos temporais que facilmente pode ser compreendida.

Sobre os livros, eles sempre serviram apenas para nos informar melhor sobre a história do jogo. Jamais foram desenvolvidos para servirem como limites no desenvolvimento da história do jogo ou como diretrizes a serem seguidas. Aqui entra no mesmo caso de qualquer aspecto do jogo, pois se houve retcon na narrativa, cabe analisar se a mudança foi benéfica ou não, pois o retcon em si não é algo ruim a ser desprezado ou criticado.

4 Curtidas

Exato. Tanto que um dos motivos para eu escolher a role de heal foi graças a um heal que me ajudou e me esclareceu muito no jogo.

Quanto a grandeza do wow, basta olhar toda a historia da cultura pop/nerd dos últimos 20 anos.
Precisa ser muito leigo para ignorar o tamanho do jogo e da importância em todo o cenário.

3 Curtidas

independente dos rumos que o jogo tomou ainda tem seu apelo sim, tanto que com tanto problema ainda mostra força…Se analisar a situação sem sensacionalismo é possível ver os problemas que existem sim mas sem generalizar…
Sobre BFA o maior problema realmente é que tudo parece o cara que anunciou o Diablo para celular , ele simulava uma expectativa e deslumbramento que os jogadores estão a anos luz de ter rsrsrsrsrs.

1 Curtida

Cultura pop/nerd nos últimos 20 anos se resumem a star Trek , star Wars e RPG de mesa. Nem no tempo do Warcraft de RTS ele era o mais popular. Age og Empire que o diga. Junto com os comand and conquer. O wow viro um fenômeno quando viro um MMO e contou as histórias do Warcraft 3 . O wow não é Ruim mas a blizzard no meu ver perdeu muita daquela atmosfera de Warcraft fora a falta do RPG, jogadores de RP reclamam até hoje. Eu digo que eles deveriam ter trocado do motor gráfico a anos para poderem fazer coisas mais grandiosas no game e larga um pouco esse Farm de rep que tem em toda expansão. Você viu as incursões? Na moral são só wq , nada que me passe um sentimento de batalha pela glória de uma facção. Eu já joguei uma caralhada de MMO, é o estilo de jogo que eu mais gosto junto com RTS, e digo que a blizzard tem que fazer grandes mudanças nesse jogo por que tem MMO com PvP melhor, tem MMO com o pve melhor, tem MMO com histórias tão boas sendo desenvolvidas. Pô o que custa eles ouvirem a comunidade? A dos outros MMO os Dev ouvem.

2 Curtidas

Olha, sinceramente, eu já pensei em parar de jogar. Instalei outros jogos, revisitei outras paixões (StarCraft, PoE, CS, etc).
Mas eu sempre volto para o WoW. Mas já deixei de ser “competitivo” a muito tempo.
Não tenho a melhor gear do patch? Não.
Faz tempo que não raido nem no normal? Faz.
Fiz poucas chaves em m+ no BfA? Muito poucas.

E essa era minha paixão até poucos anos atrás… mas encontrei outras paixões no jogo. Caçar montarias é uma. Conhecer a imensa história é outra.
Nem tendo o Mestre Historiador me fez zerar cada história de cada mapa…

E quando enjoo disso, vou upar uma raça aliada… ou upar um outro na aliança…
Ainda quero conhecer todas as zonas iniciais da aliança… só conheço a dos draeneis.

Outro dia estava vendo as conquistas que não fiz e tem algumas em Draenor que pensei “não fiz isso ainda por falta de vergonha, pq é fácil… vou fazer”

O fato é: no wow, se procurar, você acha diversão… mesmo que em conteúdo antigo. E isso me mantém no jogo. Pelo menos é a minha opinião.

Pelo menos por enquanto…

2 Curtidas

Mas ai tu fez menções de coisas bem diferentes de tempos bem distintos e juntou uma critica do atual momento de patchs do jogo, parece.
É tipo eu pegar o ultimo filme de Star War ou a série de Star Trek e falar que é tudo lixo, precisa ter cuidado ao generalizar tudo.

Acho até que entendi o teu ponto de vista, mas o argumento pode ter me confundido pouco.