Spoilers do Crônicas Volume 4

E justamente o Garrosh é um ótimo vilão de qualquer forma rs. Só não lembro exatamente do motivo dele ter despirocado tão forte. Desde que ele pisou em Pandaria foi Y’shaarj. Mas antes disso nunca tive certeza do motivo dele ser tão tirano. Ainda mais com ele ciente de todo legado de honra do pai dele, que ele mesmo admira.

Mas com esse retcon, é justamente isso que parece que vai ser.
Pra mim uma coisa confusa é: por que os elementais, seres que tem muito mais o que fazer em Azeroth, se preocupariam tanto com questões éticas/morais dos Orcs, seres de outro planeta, ainda mais sendo que seria muito mais vantajoso manter o Thrall como um “avatar” dos elementos ou aspecto da terra, visto que ele já é experiente em combate e já tem a visão de ser um protetor.
De qualquer forma, também acho isso interessante, me coloco (não tenho escolha) no lugar do espectador e quero ver como vai ser isso no TWW.
Sinceramente eu também acharia meio clichê o Thrall recuperar os poderes dessa forma. Particularmente acho que seria mais legal os elementos darem poder pra ele num momento de extrema necessidade somente, e depois disso tchau de novo. É um personagem que amo, desde WC3. Mas toda história que é boa tem que ter um final. De qualquer forma não tem nada que eu possa fazer também, apenas sentar e escutar o que a Blizzard tem a contar rs.

1 Curtida

Ja falaram isso em umas interviews, eles precisavam de um vilão pro final da expansão, e ele pagou o pato

Também rolou desavenças com os dev na epoca, acho que era o Afrasiabi e o Kosak, sobre o que fazer com o Garrosh, um queria vilão e o outro queria tornar ele mais heroico feito o Varian. So não lembro quem queria o que, por isso tem quests Com o Garrosh no MOP que não batem com a quests do CATA

Eu sei que isso espirrou até na Sylvanas. Porque quando o cara que botou o Garroh de vilão saiu do woW, o outro pra se vingar, fez a Sylvanas vilã tmb, por isso o BFA saiu tipo MOP

Ai veio o outro fanboy da sylvanas, o Danuser e fez o Shadowlands,

Não teve sentido mesmo, eles so queriam usar ele de vilão

Garrosh basicamente era igual ao Varian antes, por isso a dinamica dos 2 eram tão daora, mas o Varian foi “pacificado” pelo anduin e o Garrosh ficou pior pro plot andar

Ai depende, lembro que em livros antigos os elementos/espiritos se preocupavam de certa forma com isso, feito o Drek’tar ensinando ao Thrall como o orcs não podem tirar mais do que precisa da natureza e tal

Lembro também que na epoca da guerra contra os ogros la em draenor os elementos meio que interviram mais fortemente, ou como o gul’dan foi rejeitado por ser um cara do mal.

Mas faz tempo que não tocam nesse aspecto do xamanismo

Na real, faz tempo que não fazem nada em relação a isso, nem na expansão que os elementos são os principais antagonistas com os elementalistas e esss protodrakes elementais, shaman e o xamanismo foi um peido ao vento.

Enfim, pra mim esses chronicles perderam toda a credibilidade ha muito tempo quando deram retcon no livro na expansão seguinte, so servem pra fazer retcon tosco e o que eles acreditam ser “moralmente correto”, tipo como fizeram com thrall e com a jaina

1 Curtida

Mais uma arte do livro, mostrando o momento final da raide Sacrário da Dominação, em que Sylvana se vira contra o Carcereiro:
https://pbs.twimg.com/media/GR7BH2MW4AA-QJ4?format=jpg&name=large

2 Curtidas

Eu acho que eles não se preocupam, eu sempre tentei imaginar essa “quebra de vinculo” do Thrall como um problema dele mesmo, tipo uma ansiedade que impede ele de manter contato com os elementos…
E parece que será algo nessa linha mesmo né

1 Curtida

Vejo essa situação do Thrall com os elementos semelhante a do Anduin com a luz, por se achar indigno de usar o poder dos elementos ele inconscientemente acionou uma trava entre eles. Duvido que os elementos e mesmo a luz se importe em como usam seu poder desde que o usuário acredite estar fazendo a coisa certa.

5 Curtidas

Isso faz bastante sentido, visto os primevistas.

1 Curtida

Eu acredito que certos elementais se importem, Therazene por exemplo parece ser alguém que se importa muito com oq e` feito com a terra

1 Curtida

Até acredito que alguns elementais não gostem de como o poder deles e usado pelo shaman, mas não creio que seja um fator geral e isso leva em conta os elementos do local onde o shaman os evoca por auxilio.
No caso do Thrall não creio ser o caso de uma rejeição dos elementos e sim um peso de consciência como com o Anduin em referencia a luz se acha indigno.
Esse x1 entre ele e o Garrosh é em Draenor antiga se não me engano no conto do Nobambo em que a luz abandona ele por considera-lo indigno, os elementos dizem a ele que “apenas querem ser adorados e lhe concederam poder”.
E tem em Kalindor os Temível-totem usam o poder dos elementos como querem sem uma restrição de bem ou mau. Acho que e muito uma questão de quem ouve e quem atende com relação ao elementos.

2 Curtidas

Mas o ponto do duelo é que Thrall forçou os elementos de draenor a matar o Garry, inves de fazer ele mesmo.

Thrall era o “earth shaman” o cara que ficou no lugar do aspecto da terra, se ele forçar os elementos obviamente eles vão renegar ele, e como o Thrall não é dark shaman, ele não vai continuar fazendo isso

E sim, ele ficou mais zuado porque ele sabia que fez merda, ele sabia que errou deixando o Garrosh de líder, porque depois do CATA Thrall abandonou a horda praticamente,Garrosh era apenas um lider temporário, Thrall era pra voltar depois que o cataclismo tinha sido resolvido, mas não voltou. E ele também sabia que errou por roubar no duelo que deveria ser 1x1

Mas invés de usar isso pra construir o personagem, e fazer um arco onde o Thrall assume os erros e melhora, eles escolheram a rota “na vdd, vc nunca errou, você so precisava entender que vc n tinha culpa nenhuma”

3 Curtidas

Aí matou. Eu sou totalmente favorável a arcos de redenção, desde que eles sejam feitos assim. Ele não teve culpa do Garrosh ter virado um genocida, mas tem culpa de não fazer nada quando podia.

3 Curtidas

Exatamente! isso que é o problema de shadowlands, o tempo todo os npcs dizendo que Thrall tem zero culpa e que não podia ter feito nada

Eu amo o Thrall, foi o cara me botou na horda, mas ele ta intragável hoje em dia

2 Curtidas

O Thrall é um personagem que claramente surge pra conectar a playerbase a uma cultura que não é comum a nossa (porque grande parte dos players de wow não conseguem abstrair realidade de ficção) só que forçam tanto a mão nessa temática que o cara acaba virando um Messias. É só ver como no manual do War 3 é dito que os Orcs escolheram Durotar, pois pra muitos deles era um ambiente inóspito que remetia a Draenor, e dai a partir do Cata começou aquela putaria dele de ‘Eu escolhi Durotar para fazer os Orcs pagarem pelos seus pecados’, coisa que nenhum líder tribal faria em situação alguma.

Hoje isso é menos acentuado no Thrall, mas ainda existem reflexos disso no fato de que nunca, em situação alguma, ele é responsabilizado por alguma coisa. Ele se culpa, sim, mas sempre tem algum personagem em volta pra aliviar a barra dele. É tosco e é justamente esse tipo de lore que faz o personagem ficar travado no mesmo lugar.

2 Curtidas

O complicado é, os elementais de Draenor e Azeroth não seriam diferentes? O que explica algo feito em um planeta ter afetado o vínculo dele com os elementos em outro? Só indo por essa explicação da culpa que ele sentia mesmo.

Juro que não consigo me lembrar dessa parte e o que vou pedir agora não é um desafio: Onde está exatamente essa parte? Consegue passar um resumo? Lembro de vários momentos com o Thrall em Shadowlands, mas nenhum dele recebendo um “ombro amigo” dos outros personagens.

O arco dele com a mãe dele no shadowlands é basicamente isso aí que o Syeg descreveu. Uma pena, de verdade, pq foi um arco bem pouco explorado, basicamente só ficou subentendido que eles conversaram mais nos bastidores.

3 Curtidas

Então, acho que a explicação seria que os elementais são forças né, daí podem ter a mesma “ética” em todos os planetas. O que faz sentido, porque lembra que o Guldan pediu pra ser Shaman e os elementais mandaram ele se foder por ter um “coração sombrio”?

2 Curtidas

Os elementos de azeroth sentiram o que ele fez, eles conseguem fazer isso

Arco dele com a mãe e teve outros menore com outros npcs, na heritage dos orcs tmb teve um pouco disso

:rofl:

2 Curtidas

Shadowlands teve várias oportunidades de contar boas histórias. Arthas, Draka, Kaelthas (apesar que gostei até do que teve com ele), Daelyn… Muitos personagens interessantes mortos e talz. Tava com a faca e o queijo na mão. Mas jogaram o queijo fora e enfiaram a faca no cu. Foda…

2 Curtidas

Pois é, acho engraçado que a Blizzard falou numa entrevista na época que ‘não queria ficar se apoiando em nostalgia’ na hora de fazer SL, mas sinceramente, uma expansão com um monte de personagem repetido, o que tem pra fazer além de se apoiar em nostalgia? Ah é, ficar punhetando briguinha cósmica, exatamente o que eles fizeram e a maioria odiou.

2 Curtidas

Vamos fazer a expansão no mundo dos mortos, onde veremos os personagens antigos que morreram, mas não vamos nos apoiar nisso!

Genios!

Aparentemente, esse chronicles ai vai dar retcon nos first ones

4 Curtidas

Chegou num ponto já que, sinceramente, talvez seja mais fácil só dar um reboot na lore do jogo igual o FF14 fez. Muito mais fácil do que ficar nessa putaria de um retconando o outro.

Claro que, se for dar reboot pra continuar a fazer isso dai, melhor deixar como estar mesmo.