Servidores Dedicados no Brasil

Fala, galerinha! Estava eu aqui, pensando sobre as inúmeras possibilidades que a compra da Blizzard, pela Microsoft, poderia trazer a todos nós. O que mais veio à minha cabeça é a hospedagem de um servidor no Brasil (já que nossos servers são todos estadunidenses); Será se a Microsoft vai fazer essa boa para o público brasileiro? Ou estaria eu sonhando muito alto?

5 Curtidas

Pessoalmente acredito que as chances aumentam.
Mas a Microsoft não é uma empresa de caridade.
Hospedar um servidor aqui, além do retorno financeiro ser o principal ponto, demandaria um estudo na questão da jogabilidade com outras regiões pra ver o que ficaria mais viável.
“Isolar” a América Latina em servidores centralizados no Brasil até que seria uma opção interessante, contanto que o modelo de comercialização do jogo fosse revisto pra cair melhor no gosto do Brasileiro que já joga tanta coisa gratuita, e trazer um público maior pra que esse “isolamento” não tenha um efeito negativo.

Sl existem jogos infinitamente menores que tem serv dedicado no Brasil, por algum motivo para blizz é uma grande HERESIA.

1 Curtida

Eu sonho não apenas com um servidor brasileiro, mas também com uma região dedicada à “América do Sul”.

Se tivéssemos nossa própria região, poderíamos nos livrar dos preços abusivos que pagamos nos serviços da Blizzard, já que, por pertencermos à região “Américas”, somos cobrados em dólar. Nossa moeda tem se desvalorizado constantemente nas últimas décadas, e as políticas econômicas só agravaram essa situação. Com o Real cada vez mais enfraquecido, a tendência é que os preços continuem subindo.

Com uma região exclusiva para a América do Sul, os preços seriam muito mais acessíveis. Eu mesmo, adorava jogar Hearthstone e possuo itens exclusivos desde o beta fechado, mas precisei abandonar o jogo quando os norte-americanos começaram a burlar a região para comprar cartas a preços mais baixos. A solução da Blizzard foi colocar tudo em dólar, o que acabou prejudicando os jogadores brasileiros e, na prática, “matou” o jogo para nós.

Uma região dedicada à América do Sul resolveria esse problema sem prejudicar os jogadores daqui. Tanto a mensalidade do WoW quanto os demais serviços poderiam ser muito mais acessíveis. A loja do WoW, por exemplo, teria preços mais justos se, um dia, a Blizzard deixasse de nos cobrar em dólar por seus serviços.

3 Curtidas

Pessoalmente, eu sei que existem inúmeros pontos positivos na criação de um servidor alocado aqui no Brasil, mas morro de medo disso acabar fazendo sermos uma região “minguada” com filas ainda mais demoradas e difícil acesso a alguns conteúdos. Espero estar enganado e realmente termos jogadores suficientes pra fazer volume em um servidor próprio, e conseguirmos pagar um preço justo nas coisas, mas não boto muita fé não.

economia em curva descentente ,mais impostos, insegurança jurídica, os maiores investidores do mundo dizendo q o Brasil nao é lugar pra se investir atualmente… YIPYIP UHAAH!!! agora vai hein, lá vem investimento da M$ e server local!!! só se for em Nárnia…

4 Curtidas

Se não teve antes, imagina agora com a situação dessa latrina de país kkkkk

2 Curtidas

Gostaria? Sim! É possível no mometo? Não.

Se estão cortando custo de funcionários não vejo porque eles investiriam. Agora se o FF14 trouxer os data center em nuvem que eles estavam testando no Brasil, pode ser que a história mude.

Cuidado, jajá aparece gente para chamar vocês de vira-lata, como se os problemas econômicos, jurídicos e de segurança do País e da região Sul-Americana fossem superestimados e inflados. Acho que da América Latina e Sul-Americana inteira, quem tá melhor que o Brasil atualmente é o Chile e o Uruguai.

5 Curtidas

Fal, já te disse hoje que você é uma pessoa maravilhosa? :heart:

1 Curtida

O problema não é o PIB mas o tempo de retorno do investimento. Os servidores do WoW não são esses vagab@$%¨ que vendem em qualquer site. A maioria é do tipo Blade que são caros pra dedeu e eles não iriam limitar o server apenas ao Brasil, mas com certeza pra um projeto envolvendo todo o LATAM sul.

Não não, essas notícias são pra deixar registrado um fato em resposta ao Nenio sobre o Brasil estar ou não crescendo.

A Blizzard não querer fazer servidores aqui não tem a ver com um motivo apenas. E risco financeiro deve ser o menor deles, pois pra começar, não faria sentido nenhum manter o WoW aqui cobrando um preço com equivalência próxima ao dólar frente tantas opções de jogos gratuitos que temos, se o Brasil fosse um risco enorme assim para se manter uma operação.
Também acho que o mais fácil seria unificar a operação da América Latina toda em servidores aqui. E retorno financeiro, isso depende basicamente de marketing na outra ponta, pois simplesmente mais brasileiros teriam que consumir WoW, ou a Blizzard teria que inovar na forma de monetizar o jogo.
Mas se não fizeram isso até agora…

Falando sobre servidores, já há vários data centers pelo Brasil, com tecnologia de ponta.
A Microsoft está construindo 3 dedicados com previsão de ficar pronto em 2025/2026/2028.
Então não é como se os DCs no Brasil fossem feitos de beliches improvisadas com aqueles Dell antigões rodando Windows Server 2012 rsrs.
Tecnologia e estrutura nós temos.
Eu sei que o Brasil tem vários problemas. Mas meme é meme, fato é fato.

4 Curtidas

Sim de fato o Brasil é um país rico que cresce bastante :grin:, mas aí que tá…O quanto dessa renda é distribuída de forma igualitária entre a população? Quanto é o índice/coeficiente de GINI do Brasil? Qual o poder de compra do Brasileiro? Porque o salário mínimo é uma mixaria? Porque os mais pobres ficam cada vez mais pobres e a minoria rica fica mais rica? Porque há tanta fuga de cérebro no Brasil? Mas o que importa é que o PIB cresceu e a sensação é de que nada muda. Em relação a segurança pública, o Brasil continua sendo um dos países mais violentos do mundo, isso é fato e não opinião. Os EUA são uma droga, liberam arma como se fosse água? Sim, mas daí vc vê que China, Rússia, EUA, Iran, Israel, Índia, Arabia Saudita
e Ucrânia apresentam índices de homicídios por 100 mil habitantes menores que o do Brasil, por que será né? Se somos tão ricos, porque somos tão violentos e estamos muitas vezes no mapa da fome? Edit: vi agora que, de acordo com o índice de GINI na Wikipedia, o Brasil é mais desigual que todos os países que eu citei ao em cima.

2 Curtidas

Fal, a questão não é a estrutura do Brasil, a questão é que tem clientes que são “chatos”. Eles gostam de trabalhar de uma determinada forma e não importa a estruta do país A, B, C ou D, senão estiver de acordo com o que a equipe de tecnologia e não está alinhado as estratégias da empresa para a região, não importa nada pra eles.

Eu já trabalhei em Data Center e inclusive, aqui do lado de casa (Barueri - SP) a Schala Data Center está construindo o maior complexo de datacenter da América Latina com 17 edificios. Exemplos de jogos que tem servidores no Brasil é o que não falta, mas é a filosofia de trabalho da Blizzard. Não tem o que fazer, entende?

https://www.revistacircuito.com/maior-campus-de-data-centers-da-america-latina-fica-na-regiao/

1 Curtida

credo treta política, passo longe.
sobre servidores no brasil? não vai ter… próximo assunto…

2 Curtidas

Entendi.
Bom, agora com a Microsoft no controle, quem sabe algo sobre isso mude.
Mas eu não tenho muitas esperanças de qualquer forma.

2 Curtidas

Pow seria interessante viu, recentemente a papaya games lançou o tree of savior no Brasil em PT-BR e com servidor localizado lá em são paulo, o servidor privado de tera tem servidor localizado em são paulo também, final fantasy 14 estão estudando lançar servidores localizados também, se a concorrência ta investindo em servidores localizados pra gente aqui na américa do sul mostra que tem sim um interesse financeiro envolvido porque senão vale a pena investir não teríamos esses servidores aqui.

2 Curtidas

Camarada?

Brincadeira à parte, sim, Nenio, o Brasil tem inúmeros problemas e acho que está até em outras notícias que vi antes, que a sensação geral é de insatisfação exatamente nos pontos onde você tocou, baixo poder de compra, salários baixos, segurança pública.
O aumento dos números reflete uma recuperação econômica. Então, apenas não podemos dizer que o Brasil está regredindo ou está ficando pior.

Também não dá pra dizer que isso seria um motivo pra Blizzard não hospedar servidores aqui. Digo novamente que a MS está construindo 3 DCs no Brasil.
O Brasil está recebendo vários investimentos nessa área, apesar dos vários “apocalipses” do nosso cotidiano.

2 Curtidas

vamos completar algumas meias verdades aqui:

pib cresceu,mas por causa de impostos em cima do povo.
desemprego caiu porque muitos desistiram de procurar emprego e cairam nos “beneficios sociais” (ex.: bolsa familia).
se a violência em SP é menor que na Philadelfia, é por causa do gov de SP e ñ do Federal.

segue uns links,e olha como anda “confiàvel” o IBGE.

https:// www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/desemprego-cai-bolsa-familia-cresce-entenda-o-que-esta-por-tras-do-fenomeno/

https:// www.cnnbrasil.com.br/politica/funcionarios-pedem-exoneracao-de-pochmann-do-ibge-entenda/