Porque a história do jogo não é linear?

Sobre bater nos titãs e depois ir matar porquinhos concordo plenamente. Coerencia de poder passou longe aqui.
Agora sobre os pontos de vista e ter que fazer missões de dois lados, diria que foi uma grande sacada da Blizz. Eu que não curto a aly, mas fiz elas de bom gosto para ter o entendimento do todo. Agora os desfechos da lore em sí é que foram bem ruins, uma revisão mal feita do pandaria…

Coisas que me desagradam no quesito de “lineriariedade da lorte do wow”:
-Rush de histórias importantes e desperdício de tempo em side quests;
-Material a ser lido fora do game para vc entender boa parte do que aconteceu em partes da lore do wow;
-retcons nos retcons… pow, se é pra mudar, muda 1 vez com base em um bom planejamento.
-retirada de conteudos que contavam eventos importantes da lore, td pq é pra prender o jogador durante determinado tempo;
-falta de conexão entre expacs, principalmente as antigas.
-E por fim, retirada das quests do classic no atual retail, por conta das mudanças no cataclisma. Ter que ir pro classic conhecer a lore dele com o nivel de chatisse na jogabilidade que ele propõem é muito triste. NPC de volta no tempo é muito bom e deveria ter para esses conteudos.

2 Curtidas

Se eu pudesse, dava dois likes só por causa dessa ideia. <3

1 Curtida

Pq existem muitos materiais que são fora do jogo, a história do wow é contada em diversas mídias, livros, novelas, contos, quests, gibi, cinemáticas e tals…

E também pq o estilo de jogo do Warcraft 123 posibilitava um storytelling diferente do que o World of Warcraft é… então fica bizarro.

A história do WoW é composta de atualidades e memórias que podem ser revividas.

Será que não é isso que causa essa confusão? Pq eu acompanho desde o warcraft 1, e de fato quando chegou no WoW a coisa toda expandiu meio desordenado mesmo.

1 Curtida

não necessariamente furo na lore, so que eles tinham ideias diferentes, mas não é furo não.

Garrosh so foi virar vilão no mop com os 2 devs principais la q tiveram briga de ego, eu so n lembro o nome dos cidadãos

Na verdade não é linear por causa do wm… ele acabou com a linearidade da história do wow no jogo…

Na minha opinião para a história não ficar confusa teria que ser contada estilo como faz o PSO2 (Ou Gw2, SWTOR) ter uma única linha que quests quase single player para você entrar na história e as demais linhas de quest para upar , explorar o mundo, obter recurso, interagir com os outros players como mmo tem que ser

Mesmo que Theramore/Guardanorte fossem alvos militares legitimos, a maneira que foi feita, é totalmente sem horan. Ele usou xamânismo negro pra destruir uma e usou Bomba de mana ( Roubando o Nexus e assassinando dragões azuis na outra) pra derrotar os seus inimigos. Um Orc com bolas ja consideraria esse tipo de estratégia totalmente sem honra. Um orc de verdade dominaria Theramore na base da briga, da machadada e na capacidade de seus soldados, como Thrall e Rexxar fizeram quando enfrentaram o Daelin Proudmoore. Garrosh duas armas de covarde pra destruir essas guarnições.

Mas eu diria que realmente isso não foi furo, pq ele ja tinha esse tipo de atitude desde sempre, as pessoas que pegam a única coisa boa que ele fez na vida nessa ocasião de Stonetalon e pinta como se ele fosse esse poço honrado, quando na verdade ele sempre usa os métodos mais sujos para enfrentar os inimigos. Mesmo antes de se tornar Chefe Guerreiro, tanto é que o Thrall ja havia dado bronca nele pq atacou acampamento da Aliança que estava enfraquecido pelo Flagelo. O errado não foi atacar a aliança, mas sim por terem se aproveitado quando o inimigo estava enfrentando um mal maior e enxergar isso como fraquesa.

Pegando ensinamento do Cobra Kai : Strike First, Strike Hard. No Mercy.
Existem duas cobras na selva, uma derruba um tigre ferido e sem dentes,a outra derruba um leão jovem e saudável. Que tipo de cobra você quer ser?

Enfim, ele foi covarde nos dois ataques não pq decidiu atacar, mas sim os métodos que ele usou.

E agora sabemos que ele ta no inferninho de Azeroth pq viveu toda sua vida errada.

3 Curtidas

Não li tudo mas da para resumir, temos elfos e mortos vivos (que nao deviam estar aqui) eles fazem o serviço sem honra por nós.

1 Curtida

Tô ligado disso, mas não dá para comparar com stonetalon, garrosh não ordenou que matassem inocentes tampouco era um racista babaca (isso foi acontecer no Mop)

sobre o fato dele usar esses métodos, eu acho totalmente plausível, o objetivo dele além de destruir a cidade era levar o máximo de membros de patente alta da aliança junto. Ele era um herói para a horda, apesar do caminho que ele trilhava para a conquista da mesma, ele ainda se importava com a facção vermelha e fazia tudo em prol dela. Isso é o que importa pra mim em um personagem que é filiado a uma facção.

Ele foi um excelente personagem pra quebrar essa regrinha de ser sempre o good guy tipo um baine da vida em tudo que for fazer, ele deixou a horda interessante. Usou métodos questionáveis mas nunca ordenava assassinato de inocentes.

eu teria feito o mesmo, ele deixou as coisas bem mais interessantes na horda e foi ele quem conseguiu tornar a facção equivalente a aliança em poder.

Se o tigre está ferido e sem dentes eu vou aproveitar a oportunidade.

não foi toda, foi só a partir do mop mesmo, onde ele começou a usar o Sha e atacar a própria horda.

não é a aliança que tem que dizer se foi com honra ou n

theramore foi totalmente legitimo

so que o inimigo não luta com honra, e ainda tivemos um traidor de dentro caguetando o ataque, não porque perder tempo e soldados num cerco onde os elfos so iriam atacar orgrimar por tras

não tem nada “desonroso” em usar bomba, a aliança usa direto com anões e tudo mais

desonroso é explodir e matar uma tribo de tauren nas proprias terras deles, quando eles tentavam diplomacia.

3 Curtidas

Entendo, só estou dizendo que foi sem honra, mas não critico a função na narrativa que ele cumpriu, por isso acho que o Garrosh foi um bom personagem do começo ao fim, o desfecho da história dele não poderia ter sido diferente.

Okay, sem problemas também, é apenas um dilema moral, existem personagens rasteiros e personagens honrados, cada um com o seu papel.

Mas a Horda também acha, por isso ele foi zergado pelos próprios aliados. Usar Elementos para conseguir seus próprios fins é ‘‘aliança dizer’’?

O ataque sim, como alvo, como empecilho para a horda. Mas usar as forças naturais de Azeroth para isso, não foi. E também não foi apenas para retirar Theramore do mapa, serviu também para concretizar a vilania do personagem, uma vez que tem Civis de Theramore capturados em Orgrimar que ficam lutando entre si para diversão dos Orcs.

Tem sim.

Desonroso igual.

o plano era concentrar a patota inteira da aliança na ilha, junto com o exército, e eliminar todos com a manabomb. Não deu totalmente certo já que jaina. shandris e veressa sobreviveram mas a ideia era ferrar com as tropas militares da aliança.

os civis que morreram foram porque quiseram ficar ali, tempo pra fugir eles tinham.

O fim da historia dele foi sem sentido. ele do dia pra noite virou um racista, sendo que ele já salvou a pele de taurens POR CAUSA de um orc f.d.p , o general grom’gar.

e parece que, devem consertar a lore dele em SL, assim como kaelthas.

eu sinceramente n achei nada desonrado aí, theramore enviava tropas pra matar taurens nos sertões e peões orcs em durotar, além de mandar suprimento pros Nelf. Garrosh além de acabar com esse alvo militar importantissimo, levou vários membros da aliança pro caixão junto.

dando um exemplo aqui no gameplay do wow

Eu mato low lvl (as vezes, qnd to de bom humor eu nem ligo, mas nunca fico campando) E já recebi whisps de “ahh vc só sabe matar low lvl, não sabe matar gente do seu lvl vc eh fraco” a minha intenção em matar low lvl é fazer justamente ele logar o char lvl alto dele pra eu matar também (e ja fiz mt isso rs) N é pq eu mato low lvl que não vou matar um lvl 50(antigo 120), entende.

mas sinceramente, novamente, n faz sentido essa comparaçao com theramore, se for fazer com as atitudes dele lá pro final do MOP ai é verdade mesmo, mas antes disso ele era um ótimo líder para a horda fazendo a mesma conquistar diversas vitórias, sem intenção de ferir inocentes, apenas de acabar com alvos militares da aliança e assegurar a sobrevivencia de seu povo.

E os que foram capturados e foram obrigados a lutar entre si para diversão dos Orcs? Empalados e presos em Orgrimar? É possivel ver esses PNJ’s

Sempre foi xenofóbico, no final só ficou mais. isso é o tipo ‘‘Eu não sou ______ tenho até amigos que são’’

Se usar os elementos contra a vontade deles por meio do xamanismo sombrio, logo depois que o mundo havia passado por um cataclysma, ou matar dragões da revoada azul, o qual tem o dever ancestral de proteger a magia em Azeroth, a revoada quase toda extinta e estéril, apenas para derrubar as bases da aliança é super honrado e justo para você, então realmente temos dilemas éticos e morais completamente diferentes. A verdade é que a o Storytelling da Blizz considerou a trajetória do Garrosh passivel de punição. Os Celestiais Majestosos e os Venthyr condenaram o Garrosh a expiar seus pecados.

garrosh explodiu pouco

Os Venthyr Milkaram ele foi pouco. Eu até arrepio ouvindo o grito dele no Afterlive

preconceito com raças da facção rival é bem normal, ate o varian tinha.

mas dentro da horda isso não existia, ele sempre dizia que independente da raça do indivíduo, ele tem que fazer por merecer. tinha até belf no castelo grommash com ele.

“só os mais fortes podem habitar orgrimmar”

olha, as 2 facções sempre fizeram isso, não dá pra forçar uma guerra totalmente limpa sem bombas, armas químicas ou outros artifícios.

os própios velf de exemplo mais recente ficaram corrompendo dinossauros de zuldazar com o void, é questionavel? é, mas a vida tem dessas.

é claro que, tem coisas que são um absurdo, como Teldrassil, não tinha pq queimar uma arvore com milhares de inocentes a troco de absolutamente nada, pelo contrário, isso ferrou com a estrátegia da Horda.

claro, no pandária o kra quis comprar treta com azeroth inteira, usando o poder do Sha. virou um vilão mesmo.
Não foi por causa das manobras militares dele lá no cata, e sim pq do nada ele virou um doido varrido.

EDITADO : sobre os npcs que ficaram servindo de playground pros orcs eu vi eles no SoO mas n sei a veracidade disso e não lembro mais de nenhum local onde isso é dito ou se tem mais npcs, não to ligado. entao considero

gritos me lembra uma arvore pegando fogo

Eu ouvindo ele gritar de dor no Afterlives:

https://i.imgflip.com/xs4cs.jpg.

1 Curtida

Mas não estamos falando das duas facções, estamos falando do Garrosh. Não quero culpar um e inocentar o outro. Estou dizendo que as atitudes deles são erradas, o Storytelling considerou as atitudes dele erradas, por isso ele teve o destino que teve, foi essa a história que foi contada.

Podemos iniciar outro debate para falar de outras ações erradas, desconisderando o enrendo do Garrosh. Cada um no seu quadrado. Podemos muito bem fazer juizo de valor de todas as atitudes do game isoladamente, uma não necessáriamente justifica a outra e ambas podem ser consideradas erradas.

Foi por causa de tudo, ele foi considerado culpado pelos Celestiais Majestosos e a punição dele foi a expiação perpétua de seus pecados. Agora no Venthyr é a mesma coisa.

EDITADO :

https://wow.gamepedia.com/Theramore_Citizen