Já que ninguém abriu tópicos sobre, se é que alguém se importa com isso, aí vai.
Lançou o Dragon Age Veilguard e inevitavelmente está causando grande polêmica pela internet.
A discussão é muito complexa e eu vou ter que comprar o jogo pra poder ter total certeza do que estão todos falando (Brutossauro, me perdoe).
Mas olhando por cima, toda essa treta não deixa de gerar opiniões controversas, razoáveis e engraçadas.
Há várias críticas sobre as opções de diálogos, gráficos, jogabilidade que se difere muito dos jogos anteriores, etc etc etc, todas coisas que vou ter que jogar pra ver.
Mas vendo alguns vídeos por aí, confesso que, dando um pouquinho o braço à torcer para os nerdolas, essa cena abaixo me deixou com um pouco de vergonha alheia. Em resumo, a personagem na cena, que eu acredito ser a Isabela, se põe a pagar flexões por ter errado o pronome de uma das personagens.
Sei que tal assunto pode ter um relevante significado para várias pessoas, mas pra mim é uma discussão que não entro e acho um tanto cansativo.
Qualquer um que jogou Dragon Age sabe que o jogo nunca teve problemas em expor a preferência sexual dos personagens, é um jogo bem aberto quanto a isso e você entende sem nenhum esforço que aquela liberdade faz parte daquele mundo e que faz todo sentido.
Mas é a primeira vez que estão abordando questões de identificação de gênero. E sinceramente, fiquei com a impressão que essa questão não é um problema do mundo de Dragon Age, senti como se algum personagem fosse sacar um smartphone do bolso e fazer um story no Instagram. Ou poderiam ter abordado o assunto de forma mais contextual praquele mundo.
Mas é claro, que estão usando isso e outras coisas pra dizer que o jogo é, se não quase todo, completamente Woke rsrs, que a Bioware vai falir, etc etc etc.
O mais engraçado que vi foi este comentário no Metacritic:
Como uma pessoa conseguiu jogar 100 horas de um jogo lançado ontem? A avaliação foi hoje.
Ps: ela pode ter jogado o beta…dã…
E pelo que fiquei sabendo, os personagens abordarem esse tipo de assunto no jogo seria uma opção na tela de criação de personagem. Se isso é mesmo opcional, torna toda essa discussão um enorme absurdo, pois basta desabilitar e não ver quem não quer ver este tipo de assunto.
De qualquer forma terei de jogar e aquela cena não foi nem 0,001% suficiente pra me fazer desanimar de jogar.
Alguém aí já jogou? Não? O que estão achando disso?