Polêmica Dragon Age Veilguard

Já que ninguém abriu tópicos sobre, se é que alguém se importa com isso, aí vai.
Lançou o Dragon Age Veilguard e inevitavelmente está causando grande polêmica pela internet.
A discussão é muito complexa e eu vou ter que comprar o jogo pra poder ter total certeza do que estão todos falando (Brutossauro, me perdoe).
Mas olhando por cima, toda essa treta não deixa de gerar opiniões controversas, razoáveis e engraçadas.
Há várias críticas sobre as opções de diálogos, gráficos, jogabilidade que se difere muito dos jogos anteriores, etc etc etc, todas coisas que vou ter que jogar pra ver.

Mas vendo alguns vídeos por aí, confesso que, dando um pouquinho o braço à torcer para os nerdolas, essa cena abaixo me deixou com um pouco de vergonha alheia. Em resumo, a personagem na cena, que eu acredito ser a Isabela, se põe a pagar flexões por ter errado o pronome de uma das personagens.

Sei que tal assunto pode ter um relevante significado para várias pessoas, mas pra mim é uma discussão que não entro e acho um tanto cansativo.
Qualquer um que jogou Dragon Age sabe que o jogo nunca teve problemas em expor a preferência sexual dos personagens, é um jogo bem aberto quanto a isso e você entende sem nenhum esforço que aquela liberdade faz parte daquele mundo e que faz todo sentido.
Mas é a primeira vez que estão abordando questões de identificação de gênero. E sinceramente, fiquei com a impressão que essa questão não é um problema do mundo de Dragon Age, senti como se algum personagem fosse sacar um smartphone do bolso e fazer um story no Instagram. Ou poderiam ter abordado o assunto de forma mais contextual praquele mundo.
Mas é claro, que estão usando isso e outras coisas pra dizer que o jogo é, se não quase todo, completamente Woke rsrs, que a Bioware vai falir, etc etc etc.
O mais engraçado que vi foi este comentário no Metacritic:

Como uma pessoa conseguiu jogar 100 horas de um jogo lançado ontem? A avaliação foi hoje.

Ps: ela pode ter jogado o beta…dã…
E pelo que fiquei sabendo, os personagens abordarem esse tipo de assunto no jogo seria uma opção na tela de criação de personagem. Se isso é mesmo opcional, torna toda essa discussão um enorme absurdo, pois basta desabilitar e não ver quem não quer ver este tipo de assunto.
De qualquer forma terei de jogar e aquela cena não foi nem 0,001% suficiente pra me fazer desanimar de jogar.

Alguém aí já jogou? Não? O que estão achando disso?

1 Curtida

3 Curtidas

Eu comprei a versão de 350 reais, mesmo já sabendo sobre o jogo eu sou fan da Franquia e é isso. Sim, de fato há no jogo essas pautas identitárias importadas dos EUA, e muitas das pessoas que fazem parte do projeto são LGBT. Como é de se imaginar, tá tendo uma guerra cultural imensa a respeito do jogo, mesmo assim ele continua sendo um dos mais vendidos na Steam e é o lançamento Single Player mais bem sucedido da história da EA, superando Jedi Survivor. Infelizmente a escolha artística das cores (tá muito simplificado e parecendo Fortnite), o completo abandono do modo tático que sempre houve na franquia e vc não poder mais controlar seus seguidores; foram coisas que a comunidade do jogo não gostou. Tanto que o chefe de desenvolvimento do próximo Mass Effect disse que essas coisas não estarão no jogo. Mas mesmo assim, tirando tudo isso é um jogo nota 7.5 para cima e vale a pena testar ele. É decepcionante o caminho de simplificação que os RPGs estão seguindo? Sim, mas fazer o quê, é a tendência do mercado. Podemos nos agarrar a empresas Indies (Larian, Owlcat) para saborear essa experiência mais “crua e raiz” dos Rpgs.

Não vai falir, mas acho completamente estranho eles quererem surfar nisso. Tipo: Identidade de gênero é importante num mundo onde existem Deuses e demônios que podem te matar a qualquer momento? Pra mim esse elemento “Woke” foi posto apenas para gerar essas tretas e dar holofotes para o projeto. Eu não faço parte da comunidade LGBT e não fico importando essas políticas de guerras culturais estadunidenses para a minha vida, e não sei se esse tipo de ação tem algum impacto na realidade. A Rússia e a China, que consomem algumas obras Americanas, sempre censuram obras que vão contra as suas políticas conservadoras (Como aquela cena minúscula do filme do Lightyear, que tinha duas mulheres se beijando). E eles cagam e andam pra comunidade LGBT dos seus países, o Putin inclusive baniu o “”“movimento LGBT internacional , financiado pelos EUA, cujo propósito é destruir e contaminar o povo Russo”" de atuar no país. Na China, minha professora de Chinês disse qualquer coisas não heter0 é vista com hostilidade e maus-olhos pela sociedade deles. Enfim, esse jogo foi feito para causar nos EUA e só, tem sim questão de gênero incluída no game, que tem uma cena bem ridícula, mas fds não muda em nada no resultado final.

2 Curtidas

ou seja literalmente uma opção apenas para agradar 0,05% dos players… uma cena feita só pra gerar polemica e vender mais o game, infelizmente esse tipo de “polemica” dentro dos games é só pra dar mais visibilidade pro game e fazer um marketing gratuito

o jogo é mediano, mais comparado com um dragon age inquisition é bem ruim…

1 Curtida

Sinceramente, não consigo me identificar com esse novo Dragon Age. Está muito distante do que a série já foi no passado. As mudanças visuais nas raças foram exageradas, o sistema de customização está decepcionante, e a transição do estilo tático para o action foi um grande desmotivador para mim — me faz não querer comprar nem jogar o game.

Depois de uma experiência como Baldur’s Gate 3, onde cada escolha no diálogo tem peso e as interações são ricas em nuance, fica difícil aceitar menos. Ele redefiniu o que é possível em termos de profundidade e liberdade em RPGs, então é natural que qualquer jogo de RPG com menos qualidade nesse aspecto acabe parecendo raso ou limitado pra mim.

2 Curtidas

Também foi a primeira coisa que notei e que me incomodou quando vi os primeiros trailers. Estava muito “Fortnitezado”. Personagens cabeçudos…
Mas quanto ao estilo action do jogo e não poder controlar os personagens, isso não está me desanimando. Comecei jogar Dragon Age pelo 2 e o combate mais action dele me agradou bastante. Jogar o Origins depois disso foi um baita baque. E eu nunca fui do tipo que joga nos mais difíceis níveis, tendo que parar o jogo pra pensar na próxima ação (exceto quando tive que enfrentar Flemeth no Origins).

É…até que faz sentido, atenção pra ele gerou, com certeza.

Este é um jogo que sempre olho na Steam, penso, penso e não pego. É um RPG muito raiz, visão isométrica…dados… e eu curto uma pegada mais livre, aventura, tipo Zelda. Mas vou pegar na promoção de fim de ano se tiver num preço bom.
Quem sabe tu não dê uma chance pra esse novo DA também em uma promoção no futuro.
Eu vou pegar agora porque…se o Solas fizer o que ele prometeu, o Imaterial vai se fundir no mundo material e acabar com tudo (apesar de que ele faz isso parecer bastante legal em diálogos no Inquisition).
Mas vou ter que jogar pelo menos desde o DA 2, Inquisition tudo de novo antes, pois não me lembro de tudo mais. Pelo menos começando a partir do DA 2 estarei partindo do arco do Corypheus. O Origins teve seu início e encerramento no próprio jogo com o fim da podridão (terceira? quarta? não me lembro mais).

1 Curtida

Se o jogo é bom eu não sei, só sei que eu estava assistindo a live do Mytus e todo mundo ficou louco pela anazinha

2 Curtidas

DA sempre foi polêmico e “LGBT friend”. Ainda não comprei, mas irei, pq é uma franquia que amo demais pela história, apenas. Inquisition então causou um reboliço na época com o polemico e delicioso Dorian, e por mais que DAI tenha uma maré de críticas de muita gente (e msm assim ainda levou o jogo do ano), o jogo é lindo e popularizou muito a franquia. E pelo que estou acompanhando, e observando, Veilguard é tão DA quanto todos os outros, o que é um ponto positivo pra caramba!
Mas, se vcs tiverem esperando um Origens 2 vão cair do cavalo, pq de fato não é.
Quanto a gráficos, o Inquisition é bem melhor.

Vou esperar alguns patch de correções de bugs q tem muitos, otimizar melhor os gráficos e etc, DA é um jogo q posso jogar futuramente sem prejuízo de nda, então vou esperar de boas. Pra quem espera desde 2016 uma continuação, esperar mais será fichinha, ainda mais com tantas outras coisas pra fazer.

3 Curtidas

Dragon age sempre teve um vies progressista, não acho tão estranho ele abraçar todas as pautas wokes possíveis, mas em termos de gameplay o jogo caiu muito de um RPG bacana caiu pra um hack and slash com grafico de fortinete? KKKK, os personagens ficaram muito mais feios que o Inquisition e nem to falando nessa tara de querer todo mundo andrógeno mas os Qunari por exemplo, meu amigo, foi criminoso o que fizeram e talvez o pior foi simplesmente ignorar as escolhas do jogador dos jogos anterior, o que provavelmente em termos de narrativa é o mais problemático.

Agora o video em questão, apenas me deu uma vergonha alheia profunda.

3 Curtidas

Este é um ponto crucial que muitos que criticam essa parte do Woke estão se esquecendo (sem querer querendo?). Dragon Age sempre abordou questões como essa. Talvez eu tenha me apegado muito a esse vídeo da Isabela(?) e o jogo aborde este tema de forma mais natural no restante do jogo.

Dorian do bigodão saliente kkkkk. Se não me engano é ele que encontramos naquela missão onde apoiamos os magos na revolução após a “explosão” no conclave.

1 Curtida

Os outros dragão age sempre tinha um personagem que era sexualmente agressivo e ficava o tempo querendo te pegar, eu sempre achei péssimo isso ai, principalmente no 1 tinha o Zevran que era um porre, no inquisition era o solas.

Olha, os Qunari até que achei razoáveis. Vendo a personalização deles no Inquisition, os rostos tem opções parecidas. Só acho que deram poucas opções de tamanho, considerando o gigante Iron Bull.

Uma coisa que me decepcionou nesse sentido também foi aquele sistema de tapeçaria que guardava suas escolhas em todos os jogos e pro novo não foi integrado, mas quem sabe no futuro.

Vish, não lembro de nada assim em nenhum dos dois personagens kkkkkkkkkk.
Principalmente o Solas que era um lord.
Como o jogo tem toda questão de escolhas e preferências dos companions, não sei que nível de intimidade chegou com eles, mas do que me lembro eles não se comportavam assim não. Não comigo, pelo menos.

Faz uma década que joguei o jogo, mas o Solas quando vc pegava mais intimidade com ele ele começava a dar em cima de vc e ele ficava meio pistola se vc recusava e pior que se não me engano a sua relação com ele influenciava no final do jogo pq ele é uma “pessoa” bem importante dentro do universo do jogo.

Eu achei péssimo isso ai, até pq era uma raça que eu curtia bastante lol

1 Curtida

Oloco, eu não fazia ideia disso.
No Inquisition eu fui de Josephine, mas não antes de levar um fora de Sera e Vivienne rsrs.

A Josephine é a mais de boa, a Vivienne eu lembro dela ser meio esnobe e ficar falando sobre a corte o tempo todo mas a magia dela era absurdamente forte, a Sera a minha memoria deletou ela, lembro tbm de ter achado o Dorian interessante mas digo a história/personalidade.

1 Curtida

Toda vez que leio alguém reclamando por ser woke ou lacração já sei que meu dialogo vai ser na base da cadeirada. Gente assim usa o cérebro como acessório opcional.
To nem ai para o choro, se nerdola tá triste, eu to feliz. Não tenho tolerância para discurso de ódio.

Qnari pra mim estão melhores nesse Dragon Age do q nos anteriores.

Não gosto muito do cabeça de ovo. Acho ele um porre. :rofl:

No mais, pretendo jogar o jogo. O que vi eu gostei embora tenha achado os gráficos meio meh mas se a história for tão boa quanto os anteriores, ja fico feliz.

3 Curtidas

NEM A PAU AUHEUAHEUH

Ah mano, meteram essa mesmo

Quando eu falo que tem situações que eles avacalham nisso, não é zoa ou nerdolagem, o jogo ja era diverso/inclusivo, mas por coisas externas(provavelmente da mesma galera de sweet baby inc) eles colocaram o volume do 12(em algo que era 8), pra ganhar pink/brown points, ai fica essas coisas bizarras que não fazem sentido no jogo, ou serie/filme.

É uma das coisas que eu acho que mais atrapalha que ajuda nas causas reais, porque isso acaba dando munição pros babacas, e até outras pessoas que não são da esfera acabam não gostando e sendo contra por causa de um game/show/filme ruim

Acesso antecipado provavelmente.

Pelo que eu vi da galera comentando, o jogo ta bom em questão de gameplay - acho que fans antigos não curtiram muito - mas os pontos fracos são a criação de personagem ruim - Acho nada a ver por cicatriz de cirurgia num jogo medieval assim, e não ter opção de colocar mais bunda ou peito nos personagens, parece algo proposital… -uma linguagem que não faz sentido com o setting, algo muito “moderno americano” pra um jogo medieval.

Não sei da lore/historia da campanha ainda, porque não quis spoiler caso eu va assistir alguem jogar

em questão da lingaguem não fazer sentido com o sistema/mundo, tem umas series assim também, não em questão de “lacração” e tal, mas muita serie de época com linguajar moderno, tipo “ok”, muito palavrão, umas gírias, falta mais imersão.

Eu lembro que assisti Willow na disney+(serie foi tão merda q removeram da plataforma) que era fantasia medieval também, fui assistir porque o filme antigo fez minha infância, então eu tava doido pela sequencia, mas parecia uma peça de teatro na california, uns diálogos do tipo "ah eu sei que sua geração hoje em dia não tem capacidade de atenção, e eu todo: Oi? porque não? a geração de hoje não tem por causa de internet e celular, mas o que ia tirar atenção de pessoas da época medieval?

como eu falei, falta mais imersão, BG3 pra mim foi um dos melhores jogos nesse aspecto que eu joguei nos últimos 5 anos, realmente me senti num mundo diferente

Fato

2 Curtidas

Podemos presumir que você fez isso? Kkkkkkkkkk

2 Curtidas

Algumas teorias do Sweet Baby Inc foram desmentidas por algum executivo da BioWare ou EA, estou tentando achar de novo mas não consigo rs. Ele diz que a empresa apenas faz consultoria sobre coisas que podem representar de melhor forma certos grupos, mas que todas as decisões finais são da BioWare/EA.
É muito louco ver as pessoas comentando na Steam, Reddit, que a BioWare vai morrer, perguntando quem vai ficar com a franquia depois disso kkkkk. Vi em outro vídeo um Youtuber americano postando um documento falso falando sobre exigências da EA para limitar perguntas de jornalistas. Depois o cara veio a público pedir desculpas admitindo que o documento era falso. Ironicamente, a postagem fake tinha muito mais likes que o pedido de desculpas. Parece uma bolha muito doida que me lembra um pouco toda a treta do P. Diddy, com pessoas histéricas e teorizando coisas malucas.

Não vejo problema nas cicatrizes, existem pessoas assim que poderão ser representadas. Mas a parte de tirarem opções de partes do corpo mais avantajadas não faz nenhum sentido também, sendo que também existem pessoas assim no mundo rs.

Foi algo que me incomodou um pouco também aquela cena da Isabela, mas não que isso vá me fazer não jogar. Já comprei, vou começar assim que eu terminar os dois últimos DAs rs.
Mas é um assunto que não se encaixa ali. Aqui na nossa realidade tem um motivo pra isso acontecer. Já no mundo do DA não há pano de fundo criado pra isso. Mas posso estar falando cedo de mais também. Terei certeza quando botar as mãos naquela belezinha de jogo rs.

Ps: foi esse vídeo que vi explicando um pouco da treta: