Opinião sobre Sul'Thraze vs Thalnos

Tenho vistos nos últimos dias uma rivalidade entre os brasileiros desses dois servidores. Peguei alguns dados nos últimos dias e incluindo hoje encontrei:
5400 itens na Action House do Sul’Thraze vs 17000 itens na Action House do Thalnos (vi isso hoje 20h).
Aproximadamente 32% de itens vendidos em relação à quantia do servidor do Thalnos. Eu sei que Action House não é sinônimo de número de jogadores, mas é um indicativo fácil de mensurar. Acompanhei a semana toda e a proporção tem crescido em favor do servidor brasileiro, com a transferência até amanhã deve aumentar.
6600 itens na Action House da horda do Sul’Thraze, aproximadamente 45% aliança vs 55% horda no servidor brasileiro. Observando postagens neste fórum feito por pessoas que buscaram informações por meio do /who, obteu-se números como 41% aliança vs 59% horda e 42% aliança vs 58% horda. Combinando as duas medições algo entre 41% a 45% de alinaça e 55% a 59% de horda. Tudo indica que o servido brasileiro no momento está mais balanceado que o servidor Thalnos (onde já houve várias medições sinalizando uma proporção 37% aliança vs 63% horda). Do ponto de vista de World PVP, o servidor brasileiro parece mais justo tanto em termos de ping (pessoas do mesmo país jogando com ping na casa de 160 do que enfrentar americanos com 20 de ping e você com 180) como também em termos de balanceamento de facção.

Sobre o conteúdo endgame, de fato não observei nenhum guilda fazendo raid ainda no server BR. Porém observei hoje mesmo uns 3-4 BRDs (Black Rock Deeps), 1 Stratholme e 1 Scholomance acontecendo. Dessa forma dungeons endgame já estão rolando, mesmo que numa proporção menor que no Thalnos. Ainda há muita gente upando, mas a perspectiva é que em 1 mês já tenha muito mais gente level alto fazendo que aconteça mais dungeons endgame e raids.

Comparando o Thalnos ao Faerlina, a Action House do Thalnos na aliança é 45% do tamanho da do Faerlina. Embora o Faerlina sempre foi maior que o Thalnos, se concluí que a diferença aumentou e isso pode ser porque o Thalnos tem diminuido de tamanho por causa das transferências. Enquanto isso tudo sinaliza que o servidor brasileiro tem crescido. Dificilmente no curto prazo o servidor brasileiro alcançará o Thalnos, mas tudo indica que a diferença entre os servidores tem caído dia após dia. Somesse ao fato que novos brasileiros que por qualquer razão não jogaram wow classico até agora e quando forem verão a tag “Brazil”, levando o servidor brasileiro a continuar crescendo de brasileiros, enquanto o Thalnos não tem mais perspectiva de crescimento entre os brasileiros. Dessa forma, a tendência é o Thalnos cada vez mais atrair americanos e cada vez menos brasileiros. Pensando a longo prazo provavelmente o Thalnos será um bom servidor para americanos e para alguns brasileiros que curtem jogar com brasileiros e americanos sem se importar em falar inglês ou enfretar um wpvp desbalanceado em termos de ping ou facção, enquanto que o servidor brasileiro tende a ser o melhor servidor para brasileiros que querem falar a sua língua nativa.

Há o argumento de que servidores não vão crescer mais, que só foi um hype inicial que já passou, mas sinceramente não acredito nisso. Algumas pessoas assumem demasiadamente que o Wow classico é semelhante ao Wow atual. O wow vanilla (equivalente ao clássico de 2004 a 2006) em todos os balanços estatísticos da blizzard sempre teve mais jogadores com o passar do tempo, não apresentando nenhuma queda em dois anos, servidores privados famosos do wow vanilla sempre crescerão também, apresentando quedas apenas por motivos típicos de servers privados (corrupção da staff, fechamento pela blizzard e o próprio lançamento do wow classico). Isso acontece porque o wow clássico tem longevidade, no qual leva muito tempo para se fazer os objetivos do jogo e isso costuma prender por mais tempo os jogadores. Já o wow atual depende de novidades e após lançamento de expansão há uma queda dos jogadores, porém é um equívoco achar que vai ser a mesmo coisa no wow clássico. Queda mesmo só nas views de streamers (assitir é uma coisa, jogar é outra), porque no jogo mesmo ainda não há sinal algum de que se está perdendo número de jogadores. Então, não é nenhum absurdo que o jogo e seus servidores continuem crescendo com o tempo. Estamos no início da fase 1 e ainda há mais 5 fases pela frente. O projeto wow clássico é pensado pro jogador jogar por uns 2 anos, não se pode ter uma mentalidade imediatista.

Pesando em tudo isso, creio que no curto prazo o Thalnos possa ser mais tentador para o pessoal que pense muito no Endgame, porém a médio e longo prazo a tendência é o servidor brasileiro ser muito melhor pro brasileiro médio que prefere falar no seu idioma nativo e enfrentar um pvp mais justo. Por essa razão estou seriamente tentado a transferir todos os meus personagens da aliança para o servidor brasileiro até amanhã.

O limite para trasferir é até amanhã (30/09), 3 horas da tarde e é feito facilmente por meio da loja do jogo, quando tiver na tela de seleção de personagem procure o botão shop ou loja e pegue a transferência gratuita de personagem.

17 Curtidas

Está bem divertido jogar em PT e tenho visto um lado BR bem participativo, a galera se ajudando bastante não se importando com a diferença de lvl. Este lado não é comentado no fórum, q por sua vzs e, em sua maioria d posts eh rage pra todo lado.
Vem quem quer, mas venha pra se divertir!
Se for pra dar rage ou medo de se arrepender fique onde está!
Obrigado.

4 Curtidas

mano vc falou tudo que eu penso, quem for ficar de Br no thalnos pensando que vai ter vários brs em médio prazo, está se engando, agora se esses que permanecerem ficarem lá pq não tem problema em fazer raids e dgs com americanos fica suave,
agora se for pensar em brs, eles vão se arrepender muito.

4 Curtidas

Eu tô há uma semana no server já.

Vim do Thalnos e aqui achei uma guilda mto massa, galera mto parceria e todo mundo querendo se ajudar.

É claro que tem tóxico, mas gente tóxica tem em tudo quanto é lugar. China, EUA, Europa, etc.

Mas, em suma, a maioria tá disposta a fazer o negócio dar certo.

Minha única reclamação quanto ao servidor é a galera estar usando o LFG pra bater papo/trash talk.

O servidor tá enchendo, a aliança tá enchendo, o server tá balanceado, tem muita gente level 60 e só tende a melhorar.

Venham pra cá enquanto é tempo, não fiquem presos com suas guilds nos outros servidores cheio de estrangeiros em volta que não vão te querer junto com eles.

Abs.

3 Curtidas

Joguei muito no Thalnos na Horda, a quantidade de jajaja e chat taxico é horrível. Depois fui para o Faerlina, outro nível, porém é aquele negocio, chance de encontrar br é difícil, fora as filas, mas compensa em termo de números de jogadores, hoje acabou se tornarando um server que me assegura, caso o br decaia muito.
Atualmente estou jogando muito no server br, é notável o crescimento e concordo que a tendencia é aumentar, é legal jogar com outros br. Recomendo o pessoal que pensa em ir nao transferir e sim criar um ALT la, começa do zero, tem uma galera fazendo o mesmo

1 Curtida

Bom, vou entrar no achismo aqui também então, dando um ponto de vista mais pessimista :grin:

Não acho que esse seja o caso (pvp mais justo). Acho que a medida que o Sul13 for crescendo, a disparidade entre facções vai ir aumentando mais ainda também. O que me preocupa um pouco como um jogador da Aliança.

Outra coisa…

Tem a chance de um servidor PvE-BR ser lançado, diminuindo o potencial de crescimento do Sul13 a longo prazo por “nerfar” sua principal vantagem: ser o único reino brasileiro disponível.

Eu também, iniciei um alt ai no lançamento e me apeguei a ele mais do que deveria, lol.

Nunca joguei WoW na vida, não sei o que tinha na cabeça na época por n ter assinado o game.

Decidi jogar qnd vi vários veículos de notícia falarem da abertura de um servidor brasileiro de World of Warcraft classic.

E o quanto o jogo foi um marco etc etc.

To viciado hsushsushsu

3 Curtidas

é pq vc nao pegou arenas e bgs no lv maximo, se caso chegar ate a expansao LK, aí vc verá o que é vicio kkkkkkkkkk

Nesse caso não foi achismo dele, para você “entrar na onda”. é fato que novos jogadores vão ir para o server da aba “Brasil”… só vai para outro server (Thalnos incluso) quem tiver já amigos jogando por lá… caso contrario o destino é certo, pois qualquer novo jogador que ver a aba “Brasil” e já não tiver sua panela em outro server, vai ir para lá.

1 Curtida

Me referi ao ponto “pvp mais justo”, é que linkei o paragrafo inteiro :grin:

Sobre novos jogadores, sim nunca discordei disso… Mas especificamente sobre o crescimento do servidor a longo prazo, também escrevi sobre no mesmo post.

ahh tah… então fez sentido…

My bad!

Você acha possível que aconteça isso?..se lançarem transferirei meus char no Pagle e Mankrik.

Eu acho possível, a Blizzard é profissional em fazer besteira. Ja me lançaram um realm BR PvP super atrasados, não duvido nada que metam esse loco ainda.

Já jogo isso a tanto tempo que tô lendo a mente cheia das ideia errada dos caras daqui :sweat_smile:

Esse foi o topico mais sensato sobre o assunto!! Sem hate e sem comparacoes absurdas!! Obrigado pela contribuicao!!

Sobre o server BR espero que cresca cada vez mais e quem quiser jogar lá eh sempre bem vindo!!! Uma pena nao termos mais jogadores e não existe motivo para ressentir os jogadores que nao quiseram transferir!! Cada um faz o que acha melhor pra si e todo mundo se diverte no final!!

Ontem minha guild ja fez varios BRD farms e ja ta rolando bastante farm pre-raid!!!

Ademais, como eu disse, quem quiser chegar junto será bem vindo e quem não quiser espero que aproveitem o game tanto quanto nós, pq isso aqui é pra diversão!!!

6 Curtidas

A minha tinha 100 online praticamente o domingo todo.

3 Curtidas

O dia que eu transferi o meu personagem, isso foi a uns 3 dias depois da abertura do realm BR, a minha primeira sensação ao chegar em Orgrimmar foi de total arrependimento admito, mas com o passar dos dias as coisas foram mudando e me vi em poucos dias realizado com o servidor, muitas pessoas se ajudando, fazendo amizades e fazendo seus grupos.
Hoje estou em uma guild que no momento tem o maior número de lvl 60 n horda e bate tranquilo a casa dos 100 ~150 online diariamente, ontem no domingo chegou a ter 178 membros online dentre eles 24 do lvl 58-60, faço Raid10 todos os dias e dungeos.
Enfim, hoje posso dizer que não me arrependo da minha decisão.

2 Curtidas

Isso seria perfeito, torcendo para isso

Eu acho pouco provável a Blizzard, abrir outro Reino Br, antes que atual Reino esteja pelo menos com população Alta, nem vou dizer com filas.

Porque ai a chance de sabotar o atual reino e o novo é muito grande em dividir a população que já é pequena.

A Blizzard comete muitos erros, mas burra ela não é.

1 Curtida

Olha, com base no que vejo aqui no Fórum e por meio de alguns amigos, acho difícil a população PVE ter grande relevância para o Sul13. Afinal de contas, muito jogador PVE ainda permanece nos reinos PVE gringos e não querem jogar em reino de PVP BR
(Claro que não são todos. Vi até gente chateada de não pode migrar de um servidor PVE pro Sul13)

Logo,acredito que ter um reino PVE ou não, em questão de força populacional do Sul’Thraze, é irrelevante pra nós, jogadores ‘‘sangue nozói’’ de PvP, que jogamos lá.
Inclusive, se vier um reino PVE BR, acredito que será um grande acréscimo, pois sei que muito BR curte e isso mostrará a força da comunidade BR para a Blizzard.

1 Curtida

5400 para um reino BR tá otimo! Agora desses 17000 do Thalnos, quantos eram de BRs?