O que poderia revitalizar o sistema de guildas?

Salve

Bom, eu provavelmente já devo ter levantado essa discussão muitas vezes (ou nenhuma vez, não lembro), mas se já fiz ou não, estou fazendo agora.

Apesar de eu estar otimista com Shadowlands (até a página 2), uma coisa que eu queria muito que fosse anunciado mas infelizmente vai ficar pra próxima expansão ainda é a revitalização do sistema de guildas.

A real é que eu até agora nunca vi ninguém, nem no jogo, nem no fórum e nem nos grupos de facebook, que esteja feliz com a forma como o sistema de guildas é feito hoje.

O sistema está completamente quebrado, e não há estímulo nem incentivo algum para os jogadores quererem fazer parte de uma. Criar uma guilda do zero com amigos e evoluir a guilda juntos então, piorou.

Mas o grande debate que eu quero lançar aqui é: Que tipo de mudanças você gostaria de ver para que as guildas voltassem a ser fortes como antes? O que a blizzard poderia implementar ou retirar para que voltássemos a ver jogadores ávidos por querer estar numa guilda?

5 Curtidas

Eu gostaria muito que focassem em conteúdos GvG, tipo conquista e manutenção de áreas específicas, rankings dessas conquistas, espero que um dia a Blizz dê valor ao PvP do WoW e faça algo realmente bom pq atualmente é apenas algo secundário, se eles se empenhassem em conteúdos PvP e GvG da maneira que se empenham nos PvE, o WoW seria sensacional e tbm limitar a quantidade de players por guilda, acho que também poderia valorizar esse sistema ainda mais.

1 Curtida

Também pensei sobre ter números limitados de players em guildas.

Mas tem jogadores que colocam até mais de 10 personagens em uma só guilda.

2 Curtidas

Eles poderiam começar pelas conquistas desatualizadas que postei nesse tópico:

1 Curtida

Assim que eu tiver mais descansado eu pretendo citar e responder as ideias que vocês já colocaram, que todas sem exceção me agradaram até agora

Mas de antemão já quero deixar a que eu mais queria ver, que é um sistema de progressão de guilda, com direito a trilha de talentos e especialização

Sim, isso mesmo que vocês leram, trilha de talentos de guilda e especialização de guilda

Uma guilda poderia se especializar em pvp, pve, economia, exploração do mundo e da lore, ironman, etc

E não falo dessa trilha de talentos podre que a gente tem nas classes não, eu falo de trilha de talentos de verdade, a tal “árvore de talentos” que se ramifica em muitas possibilidades interessantes, que é como toda trilha de talentos de um jogo que se diz “RPG” deveria ter

3 Curtidas

Houve um tópicoem 2019 de uma sugestão do BarraDois bem legal em torno das guildas. Eu gostei bastante e era sobre isso o que você falou:

No mês de janeiro desse ano também havia sugerido um upgrade no cofre étero pra algo similar ao que existe nos das guildas pros jogadores:

Eu to fazendo um tópico de feedback sobre o atual momento das guildas no jogo.

2 Curtidas

As guildas hoje são completamente irrelevantes no conteúdo do jogo, são apenas um “grupo de whatsapp”. Eu tenho o main em uma guilda mas todos os meus outros alts (inclusive esse) não tem guilda e na boa, não sinto nenhuma falta delas fora a questão de interagir com os outros.

As questões de talentos e especialização de guilda são uma boa ideia, mas acho que limitar as guildas a uma única atuação não seria legal, acho que deveria existir um equilíbrio aí para atender todos os membros da guilda.

Algo que pode incentivar as guilds tbm seriam recompensas, por exemplo, a raid pode dar itens de ilv max em até 450, mas se todos os jogadores forem da msm guilda esse ilv iria para 460, BG tbm, se for feito um grupo de apenas jogadores da msm guilda teria recompensas melhores e etc.

Eu sempre falei, a blizz tem muito conteúdo rico que pode ser explorado mas que não é.

3 Curtidas

Outra coisa que eu gostaria muito de ver é conteúdo de guilda, ou seja, conteúdos dentro do jogo que ou só podem ser feito com membros da mesma guilda ou tem bônus de recompensa se fizer com membros de mesma guilda

Pior que o melhor para isso já existe, que seria o Core, conquistas com a guilda para derrotar bosses.

Mesmo assim ainda não resolveu.

Fico triste que hoje guilda não tem valor de amizades para muitos, hoje você começa em uma guilda, e talvez na próxima expansão já deve sair dela, porque quase todos devem ter parado. Mas é ocupação de cada um que impede na vida real, e grande parte é fã, acima de 20 anos.

2 Curtidas

Acho que sistema de guilda só vira novamente se as guildas forem vinculadas a um sistema parecido com o Salão de Classe do Legion.
Exemplificando, a guilda teria que se vincular a uma proposito/npc/guilda e não seria tocada por um jogador e sim pela própria Blizzard.

1 Curtida
  • Criar uma guarnição para guilda, onde os jogadores dela podem transitar e evoluir ela com contribuições e conquistas;
  • Voltar a ter prêmios que podes comprar caso a guilda tenha conquistas específicas, como mascotes e montarias;
  • Customização melhor para criar emblema, podendo estimular pessoal usar o tabardo ou montaria de guilda com bandeira;
  • Um talento que faça com que quando existir 3 membros da guilda em um local poderiam sumonar algum outro jogador de guilda (funcionaria que nem portal de lock, mas exclusividade com pessoas da guilda);
  • Um rank criado no site oficial da blizz, que registra-se com estrelas (ou sei lá o que), dando bônus para realizações da guilda dentro do jogo, como progressão de raid, avanços em míticas+ e colocações em pvp.
  • Fluxo de caixa com exclusividade para reparos (falecido fluxo de caixa era que todo gold que integrantes ganhavam acrescentava um % para o cofre da guilda).

Não seria tão difícil tornar guildas relevantes, é só oferecer coisas legais atreladas a ela, mas não precisa ser o sistema mal feito que era o fluxo de caixa antigo.

7 Curtidas

Guarnição pra guilda e guarnição para o jogador ta ai duas coisas que gostaria muito que a Blizzard trouxesse para o jogo pois, depois da guarnição de draenor e o salão de classe de legion, em BFA eu sinto um vazio enorme e uma grande falta desses dois sistemas porque aquela mesinha de missões ninguém merece.

3 Curtidas

Essa é a unica ideia que eu repudio, fluxo de caixa é um câncer no wow, e teria que ser 100% unicamente somente para reparos e nem o GM poderia tocar nele, ai daria para aceitar esse FC

E teria que ser para a guilda toda, sem restrição de core e oficiais e GM. Qual quer membro teria acesso aos reparos de guilda pois todos contribuem querendo ou não com o FC.

4 Curtidas

O modelo antigo ainda funcionaria mas só precisaria trocar o gold por uma moeda de token como muitas que temos no jogo. Dessa forma vc já bloqueia o uso pra outras finalidades que não sejam a de reparo.

5 Curtidas

Eu pensei bastante e hoje nao vejo sentido nenhum ter guilda porque se voce fica off ja te kikam. A pior coisa pra mim que vi a respeito de guilda, foi guilda ter level. Os jogadores passaram a ser números pra fazer guilda subir de nível, outra coisa ruim e voce ficar farmando reputação de guilda pra ter os items de guilda, te kikarem e voce perder todos os pontos. Nao e que eu seja antisocial, mas do jeito que esta, nao rola. 90% das veses que entrei numa a guilda so queria fazer endgame, nao queria bater papo a toa ou subir de nível.

3 Curtidas

Pior que está assim mesmo, minha maga forsaken foi convidada por uma guilda no nível 60 quando cheguei no 80 fiquei 3 dia sem logar e kickaram ela, e quando cheguei no nive 97 veio outro convite da mesma guilda, la fui eu do 98 ao 110 passei 5 dias off e kickaram de novo.

2 Curtidas

Esse é um ponto que eu entendo o lado de vocês, mas discordo

Eu penso que o fluxo de caixa nas mãos de um bom GM, ele poderia fazer uma infinidade de bons investimentos para melhorar a vida dos membros da guilda. Claro que, nas mãos de um GM canalha viraria o farm de gold pessoal dele, mas aí cabe aos membros da guilda resolver isso e ir para guildas cujo GM tenha propostas claras e seja transparente com o uso dos recursos.

Outra coisa que eu considero urgente a blizzard resolver é o spam invite de guilda, aquilo enche o saco e ainda por cima é desleal para com guildas que buscam jogadores por meios mais honestos. Desde o cata eu venho abrindo tópicos batendo na tecla de que essa coisa precisa ser abolida pra ontem.

Isso seria lindo.

Nem precisaria de tanto, se tivesse um sistema que dá pra botar duas guildas pra duelar entre si, já seria ótimo. Ou um sistema em que dois grupos de jogadores conseguem duelar entre si, já que tudo o que temos é sistema de duelo individual e só.

Mas claro que, se fizessem tudo isso que você citou, seria maravilhoso.

Eu penso que em vez disso seria interessante ter conteúdo que só pode ser feito em guilda, e esse conteúdo ser diferente de acordo com o tamanho da guilda, de forma que seja igualmente interessante estar numa guilda pequena ou numa grande.

Ainda vou tirar um tempinho pra ler este tópico, mas de antemão eu digo eu concordo contigo que o sistema de conquistas de guilda precisa ser refeito do zero.

Isso seria interessante

O equilíbrio pode se dar com a guilda botando pontinhos em mais de uma árvore de talento de forma a ficar mais versátil, em vez de pôr os talentos todos em uma árvore só.

Pensa como a árvore de talentos das classes do wow clássico, que eu consigo pôr uns pontinhos em assassinato e combate mesmo que a maior parte da minha árvore seja em subterfúgio.

Uma guilda poderia botar todos os seus pontos no PVP, todos no PVE, todos em outra das especializações que eu mencionei, ou poderia mesclar um pouco em cada pra ficar mais flexível.

Isso é fato, quando dois ou mais membros de uma mesma guilda vão a uma raide mítica, conteúdo pvp ranqueado ou qualquer outro conteúdo mais difícil, deveria haver algum tipo de bônus apenas por estarem jogando juntos

concordo, aliás eu penso que a guarnição de draenor teria dado mais certo se fosse por guilda do que por jogador individual

mais do que isso, ampliar os tipos de prêmios que se pode comprar

só de montaria com estandarte daria pra fazer umas 10 montarias a mais terrestres, e mais umas 6 aéreas, inclusive montarias aéreas que possam dar carona pra muita gente da guilda

Esse é outro ponto importante, eu vejo as facções novas que surgem no wow com um tabardos lindos, e não poder deixar o tabardo da guilda tão lindo quanto é algo que me enche de tristeza.

É outra coisa que precisa melhorar pra ontem.

Se não me falha a memória, na época do Cata tinha isso e dava pra ver aqui mesmo no site do wow. Mas devem ter tirado, ou eu tô confundindo as coisas.

Nem precisaria de talento, é só dar esta possibilidade pra todas as guildas e cabou.


Outra coisa que eu gostaria muito de ver no sistema de guildas seria um sistema de fórum de guildas.

Quem já usou e se lembra da época que existia um addon chamado Message Board? Pois bem, o que eu proponho é que exista algo assim não como addon, mas como sistema do jogo mesmo, que quando um jogador entra na guilda ele tenha acesso a um fórum interno onde a guilda discute os assuntos que precisa discutir.

Poderia vir até mesmo com um sistema de enquetes incluso, em que assuntos importantes da guilda possam ser votados por todos os membros da guilda, e poderia ter até uma opção “votação por conta” que a maioria das guildas normais usaria e a opção “votação por personagem” que seria bem útil para guildas RP.

Um sistema de fórum como este que eu mencionei seria um sistema de comunicação bem mais eficiente que o que temos atualmente no jogo para as guildas.

2 Curtidas

Esse é o problema bons GMs dá para contar na mão de um troll. A imensidão de GMs safados que só querem ganhar gold sem fazer nada chega ser incontáveis.

Então é melhor deixar esse recurso fora, não é porque tem um 20 GMs sangue bom que vamos enriquecer outros milhares safados.

Como eu disse se voltar, tem que ser exclusivo para serviços de toda guilda e o GM não pode tocar no gold. E muito menos escolher quem vai poder usar os benefícios todos ajudam todos usam simples assim.

4 Curtidas

O problema dessa abordagem que é eu considero injusto punir os bons GMs pelos maus.

Eu por exemplo, na época que eu era GM dos Filhos De Altaforja, o que eu mais queria era ter grana pra comprar uma montaria bem cara, pra usar como premiação pra quem fazia bom RP na guilda. E um fluxo de caixa seria excelente pra eu conseguir fazer isso, mas como não tinha eu me matava junto com outros líderes da guilda pra farmar gold do nosso próprio bolso pra poder dar isso pros demais membros da guilda (e na maioria das vezes falhamos e não juntamos nem o suficiente pra comprar um mísero mascote xexelento).

Uma outra solução que poderia resolver o problema seria se certas práticas de GM fossem proibidas pelos termos de uso do jogo, e que os jogadores pudessem denunciar. Infelizmente hoje isso não é regulamentado.


Mudando um pouco o de assunto dentro deste assunto: Quem joga outros MMOs poderia por gentileza nos descrever um pouco como é o sistema de guildas da concorrência pra gente ter mais noção da diferença?

Outra coisa ruim também, e voce entrar numa guilda, e ninguém, ninguém mesmo depois de um básico bem vindo te procura. Ja fiquei meses jogando sozinho dentro de guild. Eu tenho mais contato com jogadores de psn, em que a gente bate papo ja faz algums anos, mesmo jogando jogos diferentes, do que no wow.

5 Curtidas