O mistério envolvendo eluna

Bom dia meus amigos!

Enquanto lia alguns tópicos no fórum estrangeiro, um em especial atraiu minha atenção: “Eluna pode ser mais velha e mais poderosa do que imaginávamos”

Pois bem, gostaria de trazer esse assunto para o nosso fórum, com o objetivo de conversarmos sobre Eluna também. Todos são livres para expressarem suas opiniões e suas concordâncias/discordâncias.

No Crônicas volume 1 é dito que antes da vida começar e antes até que o universo existisse, havia apenas a Luz. A Luz existia como um oceano ilimitado de energia viva, crescendo por todos os cantos, livre do tempo e do espaço. No entanto, à medida que esse mar de energia crescia, outros lugares acabavam ficando sem sua presença. Nesses espaços sem Luz, a Sombra surgiu. A Sombra rapidamente cresceu e começou a se mover contra a Luz, e em pouco tempo, a crescente tensão entre as duas forças primordiais culminou em uma série de explosões que romperam o próprio tecido da criação, dando origem ao universo físico.

Na missão “Que a deusa zele por você”, introduzida na expansão de Legião, Hadgar nos diz o seguinte: “Eu estava lendo alguns tomos sobre cosmologia ancestral quando me deparei com uma passagem que indica que o primeiro naaru pode ter sido criado por Eluna durante o ordenamento da Luz e Sombra. Se Eluna de fato criou Xi’ra, então é provável que possamos usar as Lágrimas de Eluna para destrancar os segredos do Coração da Luz”.

Além disso, no RPG do WoW, que não é uma fonte canônica, sempre que Eluna entra todo mundo para de lutar imediatamente. E nos contos sobre Eluna do WoW, ela nunca chega a atacar um mortal de Azeroth diretamente, sendo mais uma figura materna.

Na rodada de perguntas e respostas dos desenvolvedores do jogo, foi perguntado se Eluna seria um naaru, sendo respondido o seguinte:

During a recent visit to Darnassus by Velen, he explained that the kaldorei’s description of Elune, as well as the demonstrated powers of the goddess, matched his experiences with powerful naaru. He began to offer advice regarding how to commune with powerful naaru, but Tyrande thanked him for his opinion, then cordially requested that he refrain from making such outlandish claims when in Darnassus or in the presence of Elune’s priesthood.

Tradução: “Durante uma recente visita a Darnassus por Velen, ele explicou que a descrição do kal’dorei de Elune, bem como os poderes demonstrados da deusa, combinava com suas experiências com um naaru poderoso. Ele começou a oferecer conselhos sobre como se comunicar com os poderosos naarus, mas Tyrande agradeceu sua opinião, depois pediu cordialmente que ele se abstivesse de fazer tais alegações estranhas quando em Darnassus ou na presença do sacerdócio de Eluna”.

Um dos pilares da criação possui o nome da deusa, “Lágrimas de Eluna”. E quando a dragonesa Ysera foi morta, Eluna foi capaz de purificar o pilar da criação que estava infectado por energia caótica, além de levantar o espírito de Ysera e moldar os astros do céu no formato de seu corpo.

No conto da Aliança da expansão atual, “Elegia”, nos é dito que Eluna alivia a dor dos elfos noturnos que queimavam em Teldrassil, além de ter acalmado Saurfang quando ele atacou Malfurion por trás.

Na expansão atual Eluna também transforma Tyrande em seu avatar, nos revelando o “lado escuro” da lua.

Na cultura dos taurens, Eluna é conhecida como Mu’sha (a lua), a Dama Branca, o olho esquerdo da Mãe Terra, com o olho direito sendo An’she (o sol). A Mãe Terra é um ser gentil, transcendente e imortal. Ela existia antes mesmo da formação do universo físico, sendo ela a mãe da criação. Seus olhos brilham sobre as terras que ela cria, An’she dando calor e luz e Mu’sha concedendo paz e sono.

Ainda com relação a cultura dos taurens, há um conto em que fala que Eluna seria mãe de Cenarius, sendo que Malorne seria seu pai.

Os elfos noturnos adoram a Eluna desde muito tempo, bem antes da cisão do mundo com a destruição da Nascente da Eternidade, na casta religiosa chamada de Irmãs de Eluna. Mas é certo que Eluna era reverenciada por métodos mais primitivos e descentralizados desde antes disso, como no caso dos taurens, por exemplo.

No livro Antes da Tempestade, da expansão de Batalha por Azeroth, Anduin considera Eluna como uma outra expressão da Luz.

A Blizzard também já afirmou uma vez que Eluna não seria um deus antigo.

Dentre as informações de Eluna já registradas no universo do WoW, podemos citar as seguintes:

  • Eluna é capaz de acalmar as raças na batalha cantando uma canção de paz à noite, até o nascer do sol (isso é descrito no segundo livro da trilogia da Guerra dos Antigos, “The Demon Soul”);
  • Eluna pode curar ferimentos ou conceder a um seguidor essa habilidade (isso é descrito no primeiro livro da trilogia Guerra dos Antigos, “The Well of Eternity”);
  • Eluna criou um escudo físico ao redor de Tyrande para evitar que sofresse danos no Palácio de Azshara, defendendo-a de Lady Vashj (isso é descrito no terceiro livro da trilogia da Guerra dos Antigos, “The Sundering”);
  • Eluna possui a capacidade de fazer chover estrelas sólidas nos inimigos de suas sacerdotisas ( isso é descrito no livro “The Sundering”);
  • Ela criou os luniscantes, forma dos druidas de equilíbrio (isso é descrito no “World of Warcraft: Guia Visual Ultimate”);
  • Ela fez com que os sabres da noite fossem prateados e pretos para que pudessem se fundir nas sombras da noite (isso é falado na descrição dos mascotes filhotes de sabre);
  • Ela criou um artefato misterioso chamado “Gema de Eluna”, permitindo uma comunicação direta com ela (isso é mostrado no antigo altar de Eluna, localizado em Hibérnia. O paradeiro da joia atualmente é desconhecido);
  • Ela dá a sua alta-sacerdotisa escolhida visões sobre possíveis problemas ou concede esperança em momentos de desespero (isso é descrito no conto chamado “Tempesfúria”);
  • Ela é capaz de limpar uma corrupção profunda de uma criatura viva. Exemplos disso é a purificação da sátiro Avrus Murmuvil, redimindo-a para sua forma original de elfa noturna, a sacerdotisa Driana; e a purificação do dragão Eranikus;
  • Em Warcraft III, Tyrande afirma que confia no poder de Eluna para permanecer oculta durante a noite. Além disso, a racial Fusão Sombria dos elfos noturnos é uma benção de Eluna (isso é descrito no “Warcraft III: Reign of Chaos Game Manual”);
  • A outra racial dos elfos noturnos, “Toque de Eluna”, concede benefício únicos ao personagem que variam conforme o dia e a noite;
  • O talento dos druidas de equilíbrio “Fúria de Eluna” invoca diretamente o poder da deusa, canalizando um feixe de pura energia celestial para causar dano astral em seus inimigos;
  • Eluna possui algum poder sobre o elemento da água (isso é descrito na missão “Controle sobre as marés”);
  • Acredita-se que Eluna tenha dado a arma “Foice de Eluna” para Velinde Stelacanto (isso é descrito na missão “O Vale Uivante”);
  • Eluna abençoou com a imortalidade o antigo deus selvagem, agora um demônio, Agouro (ele aparece no evento mundial do Festival da Lua);
  • Ela concedeu uma visão a Zamael Luncardo para que ele pudesse reconhecer o seu erro;
  • Depois que os worgens chegaram a Darnassus, Eluna concedeu uma visão a Tyrande do deus selvagem Goldrinn morrendo para os demônios na Primeira Invasão da Legião Ardente, também mostrou um lobo espectral indicando a chega do rei Varian Wrynn à cidade e mostrou o ataque de Garrosh a Ashenvale (isso é descrito no conto Wolfheart);
  • Eluna guiou o espírito de Shalasyr de seus restos mortais à Jarod Cantonegro, permitindo que ele revivesse todos os momentos felizes de seu casamento. E mesmo que Tyrande estivesse presente, presidindo o funeral, somente Jarod foi privilegiado com tal visão (isso é descrito no conto Wolfheart);
  • Quando Ysera foi corrompida pelo Pesadelo Esmeralda e morta, tentáculos do luar desceram e limparam Ysera e o pilar da criação “Lágrimas de Eluna”, fazendo crescer uma vegetação onde estava o corpo da antiga dragonesa;
  • Quando a mão do orc Broxxigar foi queimada por Illidan Tempesfúria, Tyrande orou à Eluna e uma corrente de luz envolveu a sacerdotisa e a mão de Broxxigar, sarando a carne queimada e fazendo com que a ferida horrível desaparecesse (isso é descrito pelo livro “Warcraft: War of the Ancients Archive”);
  • Quando Tyrande foi capturada pelos servos de Azshara e trancada uma sela, Eluna protegeu-a de todos os ataques físicos e mágicos, tornando-a imune à tortura (isso é descrito no livro “Warcraft: War of the Ancients Archive”);

Enfim, é isso. Ao que parece Eluna pode ser alguma entidade ligada ao plano da Luz, até porque se pararmos para refletir, essa força cósmica foi a primeira a existir, sendo que Eluna também poderia ser “a primeira” do universo do WoW.

Considerando a informação de Hadgar de que Eluna tenha criado os naarus, podemos presumir que ela seja mais velha que o universo físico, já que conforme o Crônicas 1, o universo físico surgiu a partir do choque entre Luz e Caos, surgindo, nesse momento, os naarus.

Eluna também seria mais velha que os titãs, já que estes só vieram a existir após a formação do universo físico. Nesse caso, Eluna seria mais velha que os naarus, mais velha que os titãs e mais velha do que qualquer outra coisa do universo do WoW.

Talvez Eluna seja a única entidade que realmente seja um “deus”, não agindo diretamente na vida dos mortais mas na obscuridade, em segundo plano, semelhante ao “Deus” de nossa vida real cultuado no cristianismo.

Eluna também se assemelha com Eru Ilúvatar, da mitologia de Tolkien. Ele é conhecido como O Ser Supremo ou O Começo, sendo o criador onipotente.

Bom, espero que tenham gostado da leitura. Queria saber a opinião de vocês sobre Eluna após todas essas informações que trouxe. Caso discordem de algo, caso haja alguma informação incorreta ou caso tenham mais alguma informação para acrescentar, fiquem à vontade para comentar.

FONTES:

WOWPEDIA. Elune.

_____. Ask CDev Answers - Round 2.

ELUNE MIGHT BE OLDER AND MORE POWERFUL THAN WE EVER IMAGINED. Postado por Damuzî no fórum do WoW.

17 Curtidas

Nossa, que incrível! São muitos fatos que não tinha idéia que Eluna estava envolvida. Mas me surgiu uma dúvida: na crença dos Taurens, Eluna é o olho direito da Mãe terra, representando a lua, e An’she o olho esquerdo, representando o sol. Se Eluna já existia antes da criação do plano físico, An’she também existia nesse tempo de apenas luz e caos, junto com Eluna, antes do universo que conhecemos ser criado?

8 Curtidas

Meu único medo é de no final Elune ter uma explicação barata ou clichê.

Ela provavelmente vai aparecer mais quando voltarmos para o espaço, numa guerra contra o vazio.

Sinceramente? Prefiro que Elune se mantém no mistério…

7 Curtidas

Espetacular Ėtel , baita tópico que você criou. Fiquei mais curioso sobre o que pode ser realmente a elune.

5 Curtidas

Só uma dúvida: Se Eluna surgiu do Choque da Luz com o Caos, e simboliza a vida, surgiu algum simbolizando o Oposto?

2 Curtidas

Que post bonito… que post formoso…

Gente, eu já tou ficando mto feliz pq a cada dia vcs estão deixando material em português sobre o wow para eu ler aqui no fórum…

Pf não parem :hugs:

3 Curtidas

Há essa possibilidade mas não sei te dizer muito sobre isso. Se levarmos em consideração os contos dos taurens, também devemos especular quem seria a Mãe Terra, que nesse caso estaria acima de Mu’sha. Talvez seja a própria força cósmica da Luz.

1 Curtida

Então, a especulação é que Eluna exista antes mesmo do choque da Luz com o Caos. Há suposições que Eluna seja a contraparte dos Senhores do Caos, que habitam o plano das sombras.

1 Curtida

Já vi gente fala no NA que existe diferentes diferentes tipos de sombra. Sera que não existe outros tipos de luz em que Eluna se encaixe?

Sim. Também tem essa possibilidsde. Além disso, Eluna pode ser a própria força da Luz em si.

Gostei pra caramba! não tenho muito conhecimento sobre o wow na parte de história.

TOP Étel!

1 Curtida

Que post interessantíssimo, certa vez também me deparei com outros posts com o mesmo assunto discutido, e o que eu lembro de um comentário bastante interessante é que ela provavelmente poderia ser uma “LightLady” , que como você comentou, seria o oposto dos Voidlords .
No outro post que eu estava lendo, também foi comentado na possibilidade dela ser uma sobrevivente( ou a única) dos “Lightlords” que possam ter se originado na grande expansão da luz pelo cosmos, antes mesmo do seu choque com o caos.
Bom, eu acho bastante interessante esse mistério sobre Elune e espero que eles façam algo bastante interessante no desenvolvimento dela.
Eu só fico meio encucado pela aparência das energias, tipo, não conheço tanto quanto gostaria da história do wow, mas energia que Elune manipula me parece uma mistura de Luz/sagrado+Natureza+Arcano, sei lá, posso estar bem enganado, mas acredito que a Luz/sagrado puramente seria aquela aparência dourada que a gente tá acostumado a ver. O que me deixa com a dúvida sobre a real natureza dela…

2 Curtidas

Sobre a aparência das magias, realmente é algo que nos confunde um pouco. A magia arcana é a energia controladora, capaz de manipular as demais. E mesmo tendo coloração branca ou violeta, ela acaba assumindo a cor de outra magia quando está controlando ela.

Por isso que Eonar controla a própria natureza por intermédio da magia arcana. Essa é uma peculiaridade da magia da Ordem.

Por esse motivo, especula-se que Eluna seja uma titã muito poderosa, se utilizando da magiada Ordem para poder assumir o controle de outras magias, como a sagrada. O problema disso é que a magia arcana só atua dentro da realidade física, sendo que a Luz e a Sombra se encontram fora das fronteiras dessa realidade.

Tecnicamente, é impossível que se use a magia arcana para alcançar a Luz ou a Sombra. Não se pode chamar por essas magias sem contatá-las diretamente. O único momento em que se poderá controlar essas magias por meio do arcano é quando elas adentrarem a realidade.

Um exemplo: o mago não pode invocar o poder da Luz. Mas se um paladino fizer isso, no momento em que a Luz se manifestar o mago pode controlar ela.

Por essa explicação, em tese, Eluna não seria uma entidade da magia da Ordem (magia arcana), não sendo, portanto, uma titã.

Mas com relação as outras magias também pode ocorrer essa mistura, alterando as cores. No caso do elfo caótico, por exemplo, suas magias deveriam estar mergulhadas em sombras, o que faria com que ficassem mais escuras.

1 Curtida

Eu acredito que Elune seja uma entidade que representa o equilíbrio. Não é a toa que ela traz a paz e ao mesmo tempo a fúria pra tyrande, bem como o poder do equilíbrio para os druidas. Talvez ela esteja nesse limiar entre luz, sombra, natureza e arcano.

1 Curtida

Definitivamente a equipe de lore terá um trabalho interessante a ser feito na caracterização de Elune na cosmologia de Warcraft, tem tudo para ser algo primoroso é interessante, há material de sobre para construírem basicamente o que quiserem e justificarem com conteúdos já expostos in game, livros e afins, gostaria realmente que houvesse um cuidado na construção dela, respeitando o que já temos como estabelecido na cosmologia que foi proposta

2 Curtidas