Leiam antes de julgar pelo título, ok?
Na transição de BfA para Shadowlands nós tivemos um level squish no jogo que nós concedeu a OPÇÃO de escolher em qual expansão gostaríamos de estar jogando durante o leveling e isso foi muito elogiado inclusivo por mim do qual continuo gostando dessa opção além dos nerfs na XP para se chegar até o level 50 que ajudou bastante a upar uma nova raça ou classe pra começar a expansão, raid ou temporada.
Nas imagens abaixo vocês podem ver como era a distribuição do level base dos jogadores pelas expansões, como ficou depois e o level squish que foi feito no pré-patch de Shadowlands:
ANTES
https://cdn.gamer-network.net/2019/usgamer/WoW-Shadowlands-Deep-Dive-Shot-13.jpg
Nesse processo nós como comunidade e a equipe do WoW entramos num consenso de que abrir mão da linearidade da história das expansões seria melhor em prol da jogabilidade que teríamos em ter um leveling mais rápido com a opção de escolher as expansões que gostamos como consumidor do produto.
Nas duas facções existem um NPC que trava a experiência recebida no jogo e é justamente nesse NPC que estaria as opções de nerfs de experiência que o jogador poderia escolher para o leveling dele.
Poderia existir aqui uma segunda opção para o jogador escolher “Eu quero receber MENOS experiência” e valores de porcentagem de xp reduzida seria exibida conforme com o que ele quer (25%, 50%, 75% e 90% de nerf).
Da mesma forma que haveria uma opção para a pessoa voltar a receber novamente os ganhos de experiências padrões do jogo caso ele desista de jogar dessa maneira.
O ponto aqui é: NÃO PENALIZAR toda a comunidade do jogo em detrimento de uma experiência que um outro jogador quer ter dentro. Se há jogadores querem fazer um leveling rápido então mantenha o jogo como está mas se há jogadores que querem fazer o leveling num ritmo um pouco mais lento porquê não entregar a opção para ele?
O leveling em questão é do 10 ao 50 e não do 50 ao 60. Esse ranged (50 ao 60) continuaria sendo configurado e selecionado pela Blizzard normalmente mas sempre que uma expansão nova entrasse para a seleção na Crona ela sofreria essa redução selecionada pelo jogador no NPC.
A nova árvore de talento está chegando num modelo hibrido que lembra o do Cataclysm e a de Pandaria e acho que haveria jogadores predispostos a criar um personagem num ritmo mais lento para ter a sensação de progressão de talentos acompanhado da linearidade das expansões.
Não é uma alteração difícil de ser feita pela equipe do jogo, não exigiria alteração na tabela de experiência dos monstros mas uma condição na programação do jogo onde SE o jogador escolher a opção X ele passa a receber Y de experiência proporcional ao que ele escolheu, é rápida de ser implementada, que atende vários perfis de jogadores e o melhor de tudo: É OPCIONAL!
Eu estou próximo de finalmente completar a conquista de lore master que é quase você ter feito todas as missões do jogo (não são todas mas são muitas) e alguns sentimentos me vieram nesse processo:
- Mesmo você ficando sem equipamento nenhum você mata todos os monstros com um simples auto ataque;
- Em missões em que você precisa reduzir o HP do monstro para usar um determinado item é uma tortura. Você precisa se matar duas vezes para pegar o debuff de 75% de redução dos atributos e torcer para a sua classe ter uma habilidade que não cause muito dano pra só ai você conseguir completar e progredir na história;
- Por mais que você possa travar a experiência é muito estranho e negativo você não estar recebendo nada no final do processo (nem level e nem ganho de talento);
- Criando um personagem novo e upando em uma expansão especifica não quer dizer necessariamente que você vai conclui-la por completo até o level 50. Há situações que você mal completa uma zona e meia e já está apto a ir jogar a nova expansão.
Novamente, estou longe de querer um nerf na experiência para TODOS OS JOGADORES só porquê alguns poucos estão tendo a sua experiência de leveling afetada mas sim o de entregar a opção de ganhos de experiência do level 1 ao 50 ao jogador para que ele decida se quer upar mais rápido e em qualquer expansão ou se quer upar de forma mais lenta seguindo a linearidade das expansões com bem menos ganhos de experiência mas ainda tendo a sensação de estar progredindo e não tendo com a barra de xp 100% travada.