No final da campanha de guerra, Horda e Aliança se unem para atacar Orgrimmar e acabar de uma vez por todas com a liderança de Sylvana. E vendo que o desfecho do ataque geraria inúmeras mortes, Saurfang resolve desafiar Sylvana para um mak’gora. Anduin até oferece sua espada mágica para Saurfang, a Shalamayne.
Durante todo o duelo Sylvana claramente se sobressai e até mesmo pára um golpe desferido pelo velho guerreiro com uma só mão, mas ao final ela desiste do duelo corpo-a-corpo e acaba lançando uma magia negra que teoricamente mata Saurfang na mesma hora.
Mas a questão é: Saurfang perdeu muito fácil!
Entendo que ele já estava velho e talvez ele não tivesse a vitalidade e força de antes, ainda assim, eu esperava que a Blizzard desenvolvesse um pouco mais a habilidade de combate do irmão de Broxxigar.
Em uma das rodadas de perguntas e respostas, um dos desenvolvedores do jogo respondeu a uma pergunta sobre quais eram os grandes feitos de Saurfang. Foi dito que Saurfang serviu a Horda desde quando ele bebeu o sangue de Mannoroth ao lado de Grommash, liderando suas forças nos ataques contra Shattrath, Ventobravo e outras cidades, nunca perdendo em batalha até que a Horda foi derrotada na Segunda Guerra, em razão da traição de Gul’dan.
O desenvolvedor também disse que há um rumor que conta que Saurfang cortou três homens ao meio com um único golpe.
Na cinemática do Velho Soldado Zekhan contou que seu pai Hekazi lhe disse uma vez que na Terceira Guerra Saurfang derrotou dez inimigos com um único golpe.
Além disso, na expansão de Legião Saurfang foi até o salão de Odin como um dos melhores guerreiros em Azeroth.
Enfim, acredito que Saurfang tenha perdido muito fácil esse mak’gora. Ele não era um guerreiro qualquer e merecia mais do que foi demonstrado. Ele era um guerreiro poderoso mesmo velho.
Mas acho que aí é que ta: Saurfang realmente perdeu muito fácil, mas e se essa era a intenção mostrar? Se ele se igualasse a Sylvanas, então um mortal sem nenhuma magia poderia se igualar ao poder negro e sombrio que Sylvanas adquiriu?
Então, no fim dos fies a rainha banshe, fica claro que Sylvanas que USAR N’zoth para servir a Morte. O que não fica claro é se ela também serve alguém dentro desse “reino” ou se ela quer ser a “Deusa da Morte”. A questão é que sim, ela recebeu um poder novo, algo que até Jaina e Thalyssra admitem ter acontecido.
Então, se Saurfang ao menos desse real trabalho a ela, esse poder não significaria algo a ser temido.
Um exemplo próximo que posso dar é de Dranosh e Arthas. Dranosh não foi nada para Arthas, que o matou com um simples mover de espada. Saufang ainda lutou um pouco, se recuperou e até feriu a Senhora das Trevas.
A expansão ainda não acabou, acredito que até o fim da expansão veremos como Sylvanas quis usar N’zoth.
Espero que a banshe não vire só um gancho para a próxima expansão, como foi Garrosh e Gul’dan. Ela merece mais que isso, pois ela tem potencial para se tornar uma vilã tão forte e carismática como Arthas.
Mas o que me incomodou é que Saurfang não era um guerreiro comum e ainda estava empunhando uma espada mágica, feita lá na Guerra dos Antigos.
Na minha opinião, o problema não foi Sylvana vencer o mak’gora, mas Saurfang não demonstrar ser o guerreiro lendário que sempre foi.
O que gostaria de ter visto era somente uma maior demonstração do quão lendário Saurfang era, pois na expansão passada o próprio Odin o reconheceu como um dos melhores guerreiros do planeta.
Empoderada ou não, Sylvana deveria ter tido um pouco de trabalho para vencer Saurfang.
Antes de mais nada, é bom lembrar que antes mesmo do combate começar, Saurfang e Thrall sentiram que não iriam conseguir vencer ela em um combate mano-à-mano. Em outras palavras, em algum momento, Saurfang percebeu que ou não teria força por causa da pressão psicológica, cansaço, idade, etc, ou porque ele pressentiu que ela jogaria sujo, e não importa como ele lutasse, ele morreria de maneira cruel.
Segundo ponto, Saurfang não caiu pelas regras do Mak’gora. Ele foi morto por um ataque traiçoeiro final. Nesse ponto, não importa quão poderoso um guerreiro seja, quando se está com a armadura reduzida (sem ombreiras nem elmo), é muito mais fácil sucumbir há um golpe letal, ainda mais de maneira traiçoeira. Também fica implícito que as lâminas de Sylvanas tinham veneno sombrio, conforme vemos pelas cicatrizes negras deixados no corpo de Saurfang na primeira parte do embate.
Assim sendo, o problema não é como ele morreu. A questão é a Blizzard não querer render a batalha, acho que por questão de custo da cinemática (esse CGI é caro que doi). Então fizeram uma cinemática simples e objetiva no que queriam passar. E colocar Saurfang como mártir e símbolo da união de Aliança e Horda, como vemos com ele lutando o machado de um ex-chefe guerreiro e lâmina de um Alto-Rei. Ou seja, uma cinemática que deixa a desejar em ação, mas é rica em simbolismo.
Pra mim, o principal erro foi os diálogos, em especial os de Sylvanas, que meio que não mostraram tudo o que deveria, e não justificaram bem a Horda que a defendia de repente se sentir traído por ela. As falas “pomposas” e “vilanescas” dela no final também não adcionaram nada, mas eu entendo que a Blizzard não quis revelar os planos dela ali, pra premiar quem escolheu ser leal a ela e ver desfecho lá em Ghosthlands.
É como havia escrito em outro comentário, na época que Saurfang liderou as forças combinadas da Horda e Aliança contra os portões de Ahn’Qiraj ele exclamou que desejava morrer na glória da batalha contra um inimigo odiado. Hoje ele alcançou esse feito, liderando novamente essa união das facções e morrendo em combate contra a Sylvana, evitando um grande derramamento de sangue em Orgrimmar.
Pelo que entendi, ela já planejava abandonar a Horda em algum momento próximo. Ela mesma disse que a interferência de Saurfang adiantou um pouco as coisas, e que ela só estava ainda lá por pena dos Renegados. Então, a vitoria so Saurfang foi bem simbolica, por que ele conseguiu fazer a Sylvanas sair do serio e, com o que ela falou, perder a Horda de vez.
Independente disso ter acontecido, a Sylvanas já iria abandonar a Horda.
Acho que uma terceira facção fica cada vez mais provável, mesmo que temporária. Sylvanas ainda tem uma larga parcela de fãns, e as palavras dela dão a entender que quem estiver trabalhando com ela, ela tende a confiar e não irá trair.
Acho que ao invés de uma terceira facção, haveria mais um caminho mercenário. Tipo, acho mais fácil implementar linhas de missão que você libera através de escolhas, do que criar uma terceria aba de interface e deslocar raças lá. Mas eu posso estar errado… até porque eles simplesmente podem aproveitar a interface das raças aliadas. Vamo ver.
Entendo o ponto de vista de vocês e concordo em grande parte. Contudo, ainda acho uma humilhação Saurfang perdendo com extrema facilidade o mak’gora.
Os guerreiros no WoW são muito desvalorizados, como Garrosh perdendo sem qualquer chance para Thrall e agora Saurfang perdendo facilmente para Sylvana.
A tradição do jogo não descreve que os guerreiros sejam fracos, muito pelo contrário, são extremamente fortes. Grommash matou um semi-deus inclusive.
Você reparou que esses dois (Garrosh e Saurfang) morreram em um Mak’gora roubado?
É simples a lógica aqui man. Não importa qual poderoso seja um guerreiro. Se ele inventar de entrar em uma luta até a morte com regras restritas, vai perder no momento em que o adversário quebrar as regras. Thrall usou magia xamânica, Sylvanas poder das sombras… adcione também o Caerne, morto por envenamento na arma de Garrosh, por Magatha. Até hoje na história de WoW, o único Mak’gora sem trapaça e que foi até o fim sem interrupções, foi o de Mão Negra e Orgrim. Todos os demais tiveram algo irregular… terminando sempre com a derrota do mais forte, por tática desonrosa do adversário.
A Sylvana ta mais forte desde o começo da expansão. ELA PEITAVA o Malfurion, enquanto o Elfo contra o Saurfang ja o derrotava facilmente. Ela foi buffada em algum ponto do Legion, Acredito que tenha relação com o Pacto da Helya.
Depois da Luta, jaina, Thalysra e Lor’themar se questionam que magia era aquela que a sylvana usava, o Belfo numca tinha visto, a Thalysra e Jaina nem sabiam o que era. Ou seja, da pra concluir que a sylvana realmente estava diferente.
A Sylvana venceu o saurfang no Melee ja, na hora q ele ajoelhou ela poderia ter acabado com a luta, ela só não fez pq queria falar as verdades.
Ela usou a magia não pq precisou, mas pra terminar de cuspir nos principios da Horda que ela vem quebrando desde o começo da expansão. Ela não precisava daquilo pra vencer.
Sim, mas nos golpes iniciais, claramente já estava tudo roubado. Sylvanas estava usando lâminas envenenadas, algo que é contra o Mak’gora (e que matou Caerne, lembra?), em suma, desde o começo, Saurfang sabia que não tinha chance porque estava pedindo um duelo honrado com alguém sem honra.
Não estou dizendo que ela não tinha força a mais (ela claramente mostrou mais força no momento que aparou o primeiro golpe de Saurfang e contra-atacou), estou dizendo que desde o começo, era um desafio suicida pra Saurfang, porque desde começo não seria uma luta honrada, e era isso que ele havia pedido.
E fica bem claro que o objetivo dele era simplesmente tirar ela da liderança, por isso ele provoca ela durante a luta, sendo o real objetivo desde o começo, porque ficou provado desde Teldrassil que basta falar umas verdades pra que Sylvanas perca a cabeça.
Mas é isso, no fim a vitória dela não foi com um golpe das lâminas, ela usou magia, fazendo aquilo que todos já esperavam que ela faria não antes dela praticamente renunciar a Horda chamando todos de “nada” e fazendo jus ao nome “Correventos” saindo de cena.
Não taba roubado, aquilo naotera veneno, era magia, Mak’gora pode usar magia e em maioria deles isso aconteceu. Aquilo ali e a mesma essência que ela usa nas suas flechas.
A Sylvana ja era superior marcialmente que o saurfang pelo fato dela estar mais forte na expansão. Ela usou a magia pra acabar logo com aquilo, o Saurfang perdeu no momento em que caiu, so viveu mais um pouquinho pq a sylvana deixou.
Não se pode usar magia vei. Essa aliás é a razão do duelo do Thrall ter sido roubado. E o digo veneno porque essência mágica de sombra tem o mesmo efeito, já que magia da morte pura e simples.
Existe a permissão para usar encantamentos, mas geralmente são encantamentos para fortalecer o individuo, não que enfraqueça o oponente. De qualquer jeito, foi um Mak’gora roubado. Pura e simples.
O mal’gora do thrall n e roubado. Os fãs ficam disseminando isso pq amavam o garrosh. O thrall usou magia em outro Malgora anterior a esse do garrosh e ngm falou nada.
Ainda assim, não seria loucura termos na história vários exemplos onde um mero “roubo” no mak’gora deixa o guerreiro em um estado totalmente vulnerável e indefeso?
Ultimamente, os personagens que usam magia ou outros meios que não seja o combate corpo-a-corpo se mostram infinitamente superiores aos demais e esse é um problema.
A imagem de um guerreiro dentro do universo do WoW vai muito além de uma mera criatura que “usa um machado”. Cadê a maestria nas artes marciais? O domínio no uso de armas? A utilização de artimanhas e estratégias para contornar os meios mágicos e não-convencionais de seus adversários?
Se não for em um “duelo honrado” o guerreiro jamais conseguirá confrontar outro tipo de classe?
Saurfang era o que tínhamos de melhor representando a classe. Além disso, ainda estava empunhando uma espada mágica, então não era qualquer arma.
Cara, isso é por causa própria mecânica do jogo, até porque a Blizzard não implementou o uso de cinemáticas em WoW até o WotLK. E o xamã aperfeiçoamento luta daquele jeito, eles não tinham como colocar um xamã lutando como guerreiro.
Na luta entre Thrall e Garrosh no WoD muda, claramente eles começam lutando ambos apenas corpo à corpo, só depois vem a apelação. E o Mak’gora foi tão desonroso que em Legion, Thrall abdicou do Martelo da Perdição por não conseguir mais ouvir os elementos como antes… (uma desculpa forçada pra o artefato pros jogadores, mas ainda assim um claro mea culpa dos devs de que Thrall trapaceou na luta contra Garrosh)
Mesma coisa do duelo no filme de Warcraft de Durotan e Gul’dan. O Mak’gora é apenas as armas e golpes e ponto final. Sylvanas poderia até fingir um combate honrado, se tivesse matado Saurfang assim que ele caiu no contra ataque dela, mas ela deixou se provocar e no fim cuspiu na honra ritualística do combate, porque se Horda não é nada, a honra e o mak’gora muito menos. Dai o porque encerrar daquele jeito.
Depois do comeback com a Shalamayne dupla, se ela não usa-se aquele feitiço poderoso pra encerrar, ela teria problemas pra encerrar a luta rapidamente…
Os elementos não respondem mais o thrall pq ele mesmo se sente culpado pelas escolhas que fez ao colocar o garrosh como WC. Os elementos não tem moral, se fosse assim os xamã que usaram vento pra espalhar as chamas de teldrassil mais rapido estariam tudo sem poder. Magatha temivel torem não tem um pingo de honra em nada na vida dela controla os elementos também.
O filme não é canônico. E mesmo se fosse, depois que o Guldan usou magia, pq ele continuou sendo chefe Guerreiro?
E por ultimo, eu gostaria de uma fonte oficial confirmando que Mkgora não pode usar magia.