Sim, a Blizzard me obrigou a mudar de servidor porque não sabe lançar o seu jogo mais famoso corretamente. Veja, eu criei no Faerlina porque perguntei a um amigo “e ai onde vamos jogar?” e ele respondeu “ah, parece que os brasileiros estão jogando no Faerlina”. Por muito tempo eu não conseguia logar no jogo por causa das filas, o meu tempo livre pra jogar era todo gasto na fila, ai entrava, ficava meia hora e saia.
Sim, ela é totalmente culpada pelo fracasso não do Sul’thraze, mas de todos os servidores. Sim, todos. A lista é enorme. Já foi amplamente debatido aqui, mas vou fazer um resumo pra te responder:
Os mapas e o conteúdo do jogo foram pensados em X jogadores. Hoje, com a evolução das tecnologias, o servidor suporte 100x jogadores. Eles lançam o jogo sem nenhuma restrição nem planejamento (visto que ficaram meses lançando novos servidores pq não sabiam quantas pessoas iam jogar, amadores). Maquiaram o problema com camadas (que foram amplamente abusadas, inclusive por um “record” de nível 60 - Jokerd layer exploit no Google para maiores detalhes)
O fórum americano ficou repleto de reclamações dos servidores de lá.
Eles tem LOGS de toda a atividade do jogo. Eles conseguem gerar relatórios de quantas pessoas jogam. Nós não temos acesso a informação alguma, usamos sites que são no máximo estimativas pra saber a saúde dos servidores.
Meu, eles tiveram 15 anos de experiência pra aprender a fazer direito!!! A culpa é 100% da empresa, que parece que tá sugando cada moedinha do jogo dela, destruindo a base de jogadores no processo.
Mudar a força seria um remédio pior que a doença, então deve ser um recurso retórico seu. Mas por exemplo, linkar as casas de leilão entre os servidores resolveria metade do problema rapidamente. Muita gente pode argumentar “ah mas vai quebrar a economia do jogo”. O que me impede HOJE de criar um char no novo servidor que está com a população alta, estudar a AH, farmar tudo sem competição aqui no Sul’thraze, me mudar com milhares dos reagentes mais procurados lá e ganhar gold infinito? Outra coisa que quase ninguém fala, o jogo está INFESTADO de BOT. Eu já vi um jogando no Sul’thraze, no mapa de Alterac onde tem os Yetis. Um Yeti morreu num lugar alto inacessível e o bot ficou travado vários minutos lá.
Já comprei muitas unidades de um item e recebi um COD no outro dia com o título em CHINÊS. Devolvi. Tenho o print dessa ocorrência. Então falar em economia saudável é bobagem. A Blizzard está cagando para o jogo. Tem CM postando? Tem GM ingame, online pra vc conversar?
E sobre abaixo-assinado é uma manifestação legítima. Eu pelo menos vivo no mundo das pessoas que trabalham a maior parte dos seus dias, estudam nas horas livres pra melhorar, cuidam da família e tenho o jogo como um hobbie. Eu vivo no mundo real, em que cada R$ 1,00 foi ganho com o meu tempo e o meu trabalho. Eu sou um consumidor e tenho o direito de me manifestar. Por isso eu acho que deveria sim haver manifestação da comunidade sobre isso, tem que ter cobrança, ou então jogar outra coisa.
Não tem servidor bom pra Brasileiro, que quer jogar apenas com Brasileiros. Esse é meu caso. Eu até sou muito bom com inglês, mas eu simplesmente não quero fazer amigos longe daqui, quero conhecer outras pessoas de outros estados do meu país. Apenas.