Eu não estou dizendo que não estou me divertindo jogando muito menos que eu estou arrependido de comprar a exp. Quero deixar isso claro.
Porém, contudo, todavia… Tenho achado a narrativa dessa expansão tão infantilizada e sem profundidade nos personagens que isso tem me deixado um pouco incomodado. WOW sempre teve elementos infantilizados, esse não é o problema, mas quando o core da lore é muito “bobinho” todas as pequenas piadinhas terminam soando bestas no lugar de serem engraçadas.
Anduin poderia ter narrado uma excelente história sobre traumas profundos e como as vezes a gente faz coisas ruins por causa de medos e angústias que não sabemos lidar. O inicio do trailer da expansão deu a dica de que isso NÃO iria acontecer, ele indo de completo “estou perdido” para “Tamo junto” com uma frase e um passo a frente do Thrall. Horas depois, aliados morrendo, invasões rolando e, se não fosse pelo fato dele não ter usado a luz em nenhum momento, ele estava exatamente o Anduin de sempre, nenhuma angustia visível, nenhum comportamento atípico, nenhum resmungo ou atitude que reflita o estresse pós traumático que ele enfrenta.
E o que dizer de Alleria? Uma Elfa com mais idade que o ancião humano mais sábio, combatente da segunda guerra, extremamente experiente e com experiência no convívio com outras espécies, simplesmente não se permitindo entender pela equipe, como se fosse uma adolescente confusa embasbacada com sentimentos imaturos de responsabilidade, dando as costas a todos dizendo que ela vai agir só, deixando companheiros que ela conhece e confia sem entender o que se passa.
Só para dar mais uma ênfase aqui: Não é sobre o personagem A ou B agir da forma como eu espero e sim ele agir como se o backgroud dele estivesse ali, isso que eu não sinto. Existem muitas formas do estresse de Anduin refletir nas atitudes dele e qualquer uma delas seria legal, o chato é parecer na maioria do tempo que ele está sem mana, para então só em um momento específico entrar uma cutscene com algum diálogo dramático dele dizendo “ahh, eu perdi a minha luz :(”. Existem muitas formas de fazer Alleria parecer Badass sem precisar fazer uma Elfa extremamente experiente se comportar como uma criança antagonista de shonen que dá as costas para os aliados dizendo “eu vou caçar ‘Xalatade’ sozinha”.
No fim eu sinto que a lore do jogo ficou institucionalizada demais, com demandas bobas no qual os roteiristas precisaram encaixar e remendar para atender departamentos que deveriam deixar eles trabalharem em paz.
Se você está jogando e não se incomoda com tudo isso que eu falei, tudo bem. Eu sei que pessoas tem demandas distintas e etc. Só quero que você saiba que sinto inveja disso não te incomodar como me incomoda e que no fim meu desejo é que o WoW melhore.