Se a comunidade é tóxica? Sim ela é, assim como qualquer outra de qualquer outro jogo, a questão aqui deveria ser: O que cada um aqui considera como comportamento tóxico?
Pra mim como já falei em outros tópicos é gente que vem querer dar “carteirada” com o intuito de menosprezar os outros, que nunca faz um contra-argumento mas sim postagem troll pra zoar.
Agora sobre reclamações uma coisa que é preciso entender é: Elas sempre vão acontecer, sempre vai ter gente insatisfeita com um aspecto do jogo, e isso é normal. Agora o que não é normal é qualquer um aqui querer dizer o que pode ou não ser criticado baseado nos critérios deles.
Um ponto que antes eu até concordava mas depois fui repensar é esse da pessoa fazer uma reclamação considerada como “vaga”, tipo: Torghast é difícil ou a Gorja é chata. Pode parecer vago em alguns casos, mas temos que parar e pensar: Será que a pessoa que faz uma reclamação desse tipo, fazia desde o inicio? Ou passou a fazer por conta da forma como a empresa tratou as reclamações anteriores?
Temos duas coisas que ilustram bem isso, a primeira é o PvP, desde Legion que a comunidade PvP praticamente implora ajoelhada no milho pela volta dos vendors pois de Legion até BFA eles eram forçados a fazer PvE pra se equipar. Durante 4 anos o pessoal pedindo pela volta e apontando toda a sua insatisfação, e qual foi a resposta dos Devs? Nada.
E com isso o pessoal simplesmente cansou pois deram um feedback contínuo e extenso apenas para serem ignorados, e ai passaram a ser mais curtos e grossos e falar: PvP do jogo tá uma droga, saudades de antigamente. Essa reclamação pode ser considerada como vaga, mas muitos dos que falavam isso simplesmente se cansaram de ser mais detalhistas na hora de mostrar sua insatisfação.
O outro exemplo são as classes e é a mesma coisa do PvP que falei acima, quantas vezes não vimos aqui pessoas reclamando do estado atual delas e mandando o já clássico bordão “saudades do MOP que era a época boa”, o pessoal hoje fala isso porque simplesmente ficaram esgotados de tanto apontar problemas só para serem ignorados.
Uma coisa que eu aprendi com o tempo é que mesmo a reclamação mais boba do tipo “o jogo tá uma droga” não é tão simplista assim, as vezes a pessoa diz isso com um forte sentimento de insatisfação por conta de reclamações passadas que foram muito mais extensas e detalhadas mas que foram ignoradas. E quando você ignora muito não pode esperar que a comunidade continue agindo da mesma forma, quando você não dá ouvidos a um feedback mais detalhado, não pode reclamar quando a playerbase passar a pedir as coisas no grito pois isso só aconteceu por culpa dos próprios Devs.