Olha de viés político eu não posso falar, mas que não existe um parâmetro lógico não existe. Vou falar do que sei, porque falei com mais de uma pessoa acerca disto, inclusive a tal Flávia, CEO da Forja, que é a empresa que está cuidando das lives da Blizzard.
Antes disso, eu falei com a CM Luthien, que ela era a CM responsável pelos Geradores de Conteúdo aqui do Brasil (infelizmente, ela postou ontem que havia sido desligada da empresa… triste porque deixam de lado quem responde a comunidade e mantém pessoas que sequer têm essa capacidade, vai entender). Na minha conversa com a Luthien (e exatamente no mesmo dia que falei com ela o Coja também falou, e se não acreditarem no que vou falar é só ver o vídeo dele que ele fala que teve um bate-papo com a Blizzard) a gente debateu sobre diversas coisas, entre elas a lógica por trás das pessoas que são convidadas para as Lives. O que estou falando aqui foi falado pelo Coja, então não é segredo para ninguém. Basicamente, antigamente, quem tomava conta das lives eram os próprios CMs dos jogos. No entanto, ao que me foi passado, isso começou a ferrar com o cronograma dos CMs e eles tiveram a ideia de terceirizar, no caso, para a empresa da Flávia. Beleza. Pelo que me foi passado pela Luthien, a lógica utilizada para a escolha dos participantes seria mais de métrica, dando valor ao que o Coja sempre salientou: quem produz mais, ganha mais. No entanto, víamos pessoas sendo convidadas para a live com páginas com 100 ou 200 likes… No mínimo estranho.
Depois dessa conversa com a Luthien eu fiquei analisando os perfis das pessoas que eram chamadas e não batia certo com o que me foi dito por ela… Até chegar nessa semana, que numa live do WOW chamaram um cara com 10k de seguidores no Twitch e outro com 421, quase metade do que eu tenho na minha página, por exemplo. Saliento que pessoas como o Lordmons e Bel nunca foram chamados (querem mais relevância que eles?)…
Posto isto fui falar com o Coja, pois eu tinha tentado entrar em contato com a Flávia e não tinha conseguido. Ele conseguiu me colocar com ela num chat e eu fiz a mesma pergunta que fiz para a Luthien: “Quais são os requisito e parâmetros que você utiliza para chamar as pessoas para as lives”. Aí a conversa já não foi igual. A Flávia disse que não era apenas métricas, mas sim se o conteúdo é relevante (no sentido de atrativo) e aqui que torna as coisas nebulosas. Por exemplo, conteúdo RP não é atrativo para mim, mas PvE já é. Então, se sou eu que escolho com essa lógica, é normal eu dar mais prioridade ao PvE do que ao RP. E numa questão destas eu acho que a subjetividade e opiniões pessoais não podem fazer parte do escopo. Tem que ter lógica, números, engajamento, o que seja. Mas não subjetividade sobre o que é ou não é interessante. Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a resposta dela a outra questão minha: “Nós não conhecemos todos os geradores de conteúdo”. Eu creio que se você pega um job (ou se o job é terceirizado) as partes envolvidas têm que se esforçar ao máximo para conhecer o público com quem eles trabalham… Quando a Luthien entrou na Blizzard ela pediu para todos os geradores de conteúdo de todos os títulos Blizzard preencherem um formulário, que concentrava nosso nome, apelido, links para as redes sociais, que tipo de conteúdo faríamos e tal… Porque não compartilhar esses formulários com a Forja?
Conversei mais um pouco com a Flávia (que foi super solicita comigo e agradeço ela por isso) e ficou por aí mesmo. Logo após, fui agradecer o Coja por ter me dado a oportunidade de falar com a Flávia e conversamos sobre essa questão também. Como é a opinião do Coja eu não vou expor ela aqui, se quiserem, perguntem para ele. Conversei também com o Jiraya, que considero praticamente um amigo sobre a questão.
Então, até certo ponto, concordo com o Tio Loko: se não tem objetividade nas escolhas, isso dá asa para subjetividades e aí entram as desconfianças que fulano de tal é convidado porque é amigo e fulano de tal não é chamado porque não pertence à panelinha… E tendo em conta o histórico da Blizzard em agraciar uns e ignorar outros, tudo me faz crer que tem um pouco de verdade no que ele diz…
Importante salientar que eu não sou contra chamarem pessoas pequenas para as lives (até porque eu também sou pequeno). Dar oportunidades aos mais novos é bom. Mas que então deixem bem claro como é que eles escolhem os veteranos e os novatos. Porque assim, pessoas podem ir atrás para conseguirem ter a satisfação de participarem das lives da Blizzard
PS: Acho que depois deste texto qualquer chance que eu tinha de participar de lives sumiram. Mas é o preço que se paga por ser honesto e direto.