A Árvore do Mundo chamada Vordrassil

Milhares de anos antes da Primeira Guerra, o elfo noturno chamado Fandral Guenelmo pegou ramos da árvore do mundo Nordrassil e os plantou sobre um minério que começou a surgir por todo o mundo chamado saronita. Esse minério, na verdade, era o sangue do deus antigo Yogg-Saron.

Algum tempo depois, uma enorme árvore cresceu sobre um depósito consideravelmente grande de saronita, localizado em Serra Gris, no continente de Nortúndria. Fandral e seus druidas chamaram a árvore de Andrassil, em darnassiano (língua dos elfos noturnos) significando “Coroa da Neve”.

Malfurion e o restante do Círculo Cenariano ficaram curiosos quando souberam que esses galhos haviam sido plantados sem a aprovação deles. Mas como o plano parecia ter dado certo, eles concordaram.

Por várias décadas Vordrassil se ergueu por Nortúndria e tudo parecia bem. Entretanto, tempos depois batalhas sangrentas começaram a surgir entre os taunkas, parentes dos taurens, e as ninfas da floresta, duas raças conhecidas por não guerrearem e nem terem modos sanguinários. A luta foi repentina e chocantemente cruel, cheia de atos bárbaros e indescritivelmente vis.

As notícias chegaram lentamente aos druidas e ao Círculo Cenariano, que lançou uma expedição para investigar a fonte da violência.

O que os druidas encontraram foi terrível. As raízes de Andrassil atingiram tão profundamente a terra que acabaram tocando a prisão de Yogg-Saron. Em razão disso, a árvore foi infundida com as energias sombrias do deus antigo, fazendo com que todas as criaturas vivas da área lentamente fossem levadas à loucura. O Círculo Cenariano sabia que sem as bençãos dos aspectos, Andrassil era vulnerável à corrupção, não tendo outra forma de poupar a árvore ou aliviar seu sofrimento. Por conta disso, Andrassil foi derrubada, sendo chamada a partir daí de Vordrassil, em darnassiano significando “Coroa Quebrada”.

Entretanto, sem o conhecimento dos druidas, mesmo após a destruição de Vordrassil, alguma coisa sombria acabou criando raízes no Sonho Esmeralda. Yogg-Saron havia usado as árvores plantadas por Fandral para criar portais, fazendo surgir pequenas sementes de corrupção espalhadas por todo o Sonho Esmeralda, servindo como uma porta para os demais deuses antigos adentrarem. Isso marcou o início do que se tornaria conhecido como o Pesadelo Esmeralda.

O toco que foi deixado para trás foi tomado pelas tribos de furbolgs, uma raça antiga de homens-urso, que construíram um assentamento que passaria a ser chamado de Bocaina Velha. Entretanto, com o passar dos dias, a corrupção de Yogg-Saron também acabou afetando os furbolgs do local, sendo que foi lá que tanto a Horda quanto a Aliança começaram a investigar, tempos depois, para tentarem descobrir o que deu errado.

Uma elfa noturna chamada Hierofante Theyreen, localizada no Chalé do Pinho Âmbar, dá uma missão ao jogador da Aliança chamada “A Árvore do Mundo Fracassada”, onde ela nos explica que seus ancestrais um dia plantaram uma árvore no meio da Serra Gris chamada Vordrassil, com o intuito de se tornar uma árvore do mundo. No entanto, por motivos esquecidos, depois que a árvore cresceu eles decidiram que ela tinha que ser destruída. O tronco gigantesco foi partido em três locais da área ao norte e onde a árvore tocou o chão, uma gosma vil começou a cobrir a terra. A elfa pede que você lhe traga amostras dessa gosma para que ela possa iniciar seu trabalho e curar a terra. Os locais onde os troncos caíram se chamam Rama de Vordrassil, Coração de Vordrassil e Lágrimas de Vordrassil.

Acabamos descobrindo que as tribos de furbols haviam conseguido ressuscitar o deus selvagem Ursoc, morto durante a Guerra dos Anciãos cerca de dez mil anos atrás.

Em uma missão dada novamente pela elfa noturna Hierofante, chamada “Filhos de Ursoc”, nós vamos até uma caverna na Ermida Presa Raivosa e conversamos com Orsonn, filho de Ursoc. Ele nos explica que Ursoc deu a vida na Guerra dos Anciãos, há milhares de anos, mas agora foi trazido de volta à vida. Os pelursos que o adoravam decidiram que tentariam fazer florescer novamente Vordrassil e iriam usar sua magia para trazer Ursoc de volta. O broto deu um fruto e de início parecia estar funcionando. Ursoc retornou e por um breve momento Orsonn nos diz que sentiu alegria. Mas a medida que ele se recuperava ficou claro que ele não era mais o mesmo e nem os pelursos. O misterioso mal que fez os druidas derrubarem Vordrassil se manifestou na nova árvore e transformou todos em monstros sedentos de sangue. Orsonn nos diz que a criatura que agora vaga por Serra Gris não é seu pai e deve ser morto.

Na mesma missão, quando falamos com o outro filho de Ursoc chamado Kodian, localizado numa caverna em Ermida Verossangue, ele nos diz que um pelurso chamado Tur Patafúria, da tribo dos Presamatos, veio das terras ao sul querendo ver Ursoc. Ele pensava que a mácula de Vordrassil podia ser purificada e usada para salvar Ursoc. Kodian nos diz que é tolice nutrir tais esperanças. E que concordaremos com ele ao ver, como ele viu, a escuridão que se apossou de seu pai.

Os jogadores são encarregados de queimar as mudas de Vordrassil que os furbols estavam cultivando, bem como recolher suas cinzas e as sementes, para evitar que novas mudas possam ser cultivadas. E após as cinzas serem purificadas, os jogadores viajam até o covil de Ursoc, chamado de Antro de Ursoc, a fim de confrontar o deus selvagem corrompido. Depois de derrotá-lo e aspergir seu corpo com as cinzas purificadas de Vordrassil, o espírito liberto de Ursoc aparece e nos revela sobre a influência de Yogg-Saron, nos advertindo que sua influência se estendia para além das raízes de Vordrassil.

E após a derrota do deus antigo, especula-se que as coisas na região se normalizam, já que Yogg-Saron não estaria mais espalhando sua corrupção.

Tempos depois, na expansão de Legião, um portal se abre dentro de uma árvore próxima ao Antro de Ursoc, concedendo aos druidas acesso exclusivo ao Sonho Esmeralda. Além disso, os druidas guardiões visitam a contraparte do Antro de Ursoc dentro do Sonho, para reivindicar o artefato chamado de Garras de Ursoc. No Sonho Esmeralda, é possível ver que Andrassil cresce e floresce naquele reino, mas em razão das forças do Pesadelo, também é possível ver tentáculos tentando corrompê-la. Felizmente as forças do Pesadelo Esmeralda são derrotadas posteriormente.

Por fim, também na expansão de Legião, os jogadores novamente enfrentam uma versão corrompida de Ursoc na raide do Pesadelo Esmeralda, sendo que após ser derrotado ele é purificado e continua vivo dentro do Sonho.

Fontes

32 Curtidas

Não duvido de que eventualmente, um pelurso tinha escondido uma semente e acabou indo parar numa ilha distante onde plantou essa semana para que a árvore corrompida cresça novamente.

1 Curtida

Terminar a janta vou ler com carinho! E vou conseguir curtir tb, esgotei as curtidas hoje, eu né

Étel :hugs:

1 Curtida

Há essa possibilidade e seria muito interessante se dessem prosseguimento nessa narrativa. Ainda mais porque não temos muitas coisas no jogo referentes aos pelursos. Seria legal.

Leia sim, Selenne. Achei muito interessante a história dessa árvore.

É que estou fazendo as missões de Nortúndria para a conquista de Mestre Historiador, daí quando cheguei em Serra Gris me deparei com essa árvore. Muita coisa eu ainda não sabia e foi bem legal, ainda mais que é algo que foi lançado há muito tempo já, lá na expansão do Lich Rei rs.

1 Curtida

Observação: Apesar de não ficar claro, existe uma ligação entre o LK e Frogg Saron mas eles (os devs) acharam que não seria necessário um reforço via quest pois achavam que a ligação era evidente (segundo os próprios devs)

1 Curtida

É sempre bom ver algo interessante sobre a lore ser trazida ao fórum para esclarecimentos!

1 Curtida

Obrigado pela leitura.

Pode incluir o que acontece em seguida até a obtenção do artefato do druida guardião?
Acho que pode ser interessante para quem não upou druida no Legion.

3 Curtidas

Fiz a alteração e acrescentei a parte da expansão de Legião. Muito obrigado pela sugestão.

1 Curtida

Eu fiz essa quest semana retrasada!! Não sabia da historia e adorei! Os elfos tem sempre as historias mais legais… :confused:

2 Curtidas

É que costumam fazer besteira, daí resulta em uma história interessante rsrs.

7 Curtidas

Gente como a gente! :laughing:

2 Curtidas

Recentemente fiz as missões onde tenho acesso ao artefato de Druida Guardião e queria fazer uma observação interessante: No Sonho Esmeralda, Andrassil cresce e floresce, é possível observar a árvore antes de ser cortada pelos druidas ao adentrar no Covil de Ursoc. Claro que também da para observar tentáculos do pesadelo maculando-a, mas é detalhe, todo o sonho estava sendo corrompido no cenário de Legion… Enfim. Ótima postagem, Étel!

2 Curtidas

Ótima postagem.

Eu fiz a questline de Serra Gris mas confesso que não lembro de quase nada. Foi a tanto tempo…vou passar por lá de novo pra refrescar a memória.
Parabéns pela postagem produtiva (coisa rara no fórum, ultimamente).

Eu estava procurando sobre a lore de Silithus. Algo mais detalhado. Infelizmente não encontrei e se você tiver alguma fonte, por favor me repasse.

Outro dia no fórum um colega peguntou sobre pedras que saiam do chão em Silithus antes da ferida. Teve um comentário de que seriam cristais obsidianos mas eu busquei por algo canon e não encontrei.
Enfim…

Lok’thar, meu colega humano.

Old Gods e Scourge foram mostrados em desacordo várias vezes na história, especialmente no WCIII.
Há também a teoria de que os Revenants que tentaram impedir Arthas vieram de Yogg-Saron, já que ele pode controlar os elementais.

Mas essa conexão gera outra discussão: Se ele estava controlando o Arthas como LK ou se o Bolvar é quem era o alvo dele.
A frase:

" Ele aprenderá - nenhum rei governa para sempre ! Somente a morte é eterna! "

dita por ele em Ulduar é muito sugestiva.
MAAAS os undeads da Scourge misteriosamente pronunciavam o nome “Yogg-Saron” com tremendo ódio e desprezo:

Talvez essas pontas sem nó se dão porque a conexão entre Yogg-Saron e o Lich King acabou sendo mal expressa no jogo

1 Curtida

Bato na tecla: Pesadelo Esmeralda deveria ser Pesadelo Rubi, justamente pela cor vermelha ser a complementar da verde!

Olha só o nosso Loremaster voltou! Excelente Texto, Étel!

1 Curtida

Eu adicionei ao texto esse trecho que você nos trouxe, Alder. Obrigado.

1 Curtida

Obrigado Het.

Uma excelente fonte, que é a que sempre consulto, é o site do Wowpedia.

Sobre essa substância que mencionou, talvez seja uma tal de silitista, que é encontrada no deserto de Silithus. Não sei se seria isso, mas foi o que encontrei de diferente. Ela é descrita como um “um estranho pó cristalino e vermelho, que aparece no deserto de Silithus”.

Durante o microevento Chamado do Escaravelho, os jogadores da Horda e da Aliança tentam garantir o máximo possível dessa substância, pois pesquisadores de ambos os lados descobriram propriedades únicas e valiosas na poeira.

Aqui fala sobre Silithus: https://wow.gamepedia.com/Silithus#History

Nessas duas páginas fala sobre essa substância chamada silitista: https://wow.gamepedia.com/Silithyst
https://wow.gamepedia.com/The_Silithyst_Must_Flow

2 Curtidas

Gente uma dúvida, como joga esse RP que vocês falam tanto? Tem que ter addons?

Claramente eu falando dos elfos não Caçadores de Demônios

1 Curtida

Eu nem leio esses posts Étel, mas é muito maneiro você postar! Continue assim meu irmão do arcano!