2019 - Um ano de autocrítica

Bom pessoal, como fã incondicional de WoW, me senti na obrigação de publicar essa carta aberta no fórum e para a CM, para que quem saiba chegue ao destino que sinceramente espero que chegue.

Acho que todos sabem que o WoW está definhando em uma proporção nunca antes vista (se você não quer assumir isso porque é fanboy cego, aprenda a criticar aquilo que ama). Isto vai desde um conteúdo pífio, elementos in-game fraquíssimos e uma quantidade de bugs e despreparos no lançamento de novos patchs (sim a sensação é que ainda estamos no Beta).

Mas, se o problema ficasse somente aí, ficaria mais fácil de resolver. <Editado para remover referência a instituições políticas que não tem nenhuma relação com a Blizzard e seus produtos>. A empresa cresceu com sua ideologia, conquistou uma gama imensa de jogadores, mas chegou no ponto extremo de arrogância para não parar e escutar sua própria comunidade. Falta humildade para assumir seus erros, fazer uma autocrítica e mudar a forma de como as coisas estão sendo feitas e as decisões sendo realizadas nos últimos anos.
A empresa de maneira geral, está preocupada em monetizar seus jogos (mercadologicamente está correta), porém está deixando de lado o que realmente cativa jogadores e manteve sua fanbase durante todos esses anos, fazer jogos épicos, inovadores e divertidos.

Hoje, posso dizer que faço parte de nem 2% da comunidade brasileira que fechou o conteúdo PVE do jogo (8/8M). Este fato não me torna mais especial que ninguém. Só mencionei tal ponto, para enfatizar que mesmo finalizando o conteúdo do jogo (high-end), enfrentamos uma série de bugs durante a raid de Uldir (inclusive no boss final), dando a clara impressão do TOTAL despreparo da empresa em lançar um conteúdo 100% funcional. Como se isso não bastasse, nos bug fixes anunciados víamos reparos sendo realizados em conteúdos antigos (Highmaul, oi?!) com prioridade superior ao conteúdo do patch atual.
Apenas listando alguns dos pontos mais frustante da expansão (das útlimas), nos deparamos com coisas como:

  • Expedições semanais entediantes;
  • LFR (o cúmulo do ridículo para o jogo);
  • Sistema de loteria infinita absurda e frustante (warforged, titanforged, godforged, cassinoforged, lasvegasforged);
  • Raid Mythic forçada em 20 pessoas, antes era 10 e/ou 25, sendo MUITO mais flexível de acordo com a peculiaridade de cada grupo de jogadores.

Você, que ainda está lendo esse post até agora, eu não sou mais um que vem aqui postar críticas aleatórias sobre e jogo e ficar por isso mesmo. Estou aqui postando uma crítica para a empresa e para seus desenvolvedores para que quem saiba possam ler isso para fazerem uma autocrítica e refletirem, pois eu ainda acredito no potencial do WoW e no potencial da Blizzard como empresa. Como jogador ativo e fan da empresa, me sinto na obrigação de fazer isso, de cuidar daquilo que gosto e cativo.

Além disso, venho fazer uma crítica também a CM (não só BR, como de forma geral da Blizzard). Não é legal somente apoiar quem fala bem do jogo e da empresa, tem muitas pessoas que ainda geram conteúdo relacionado ao jogo que não tem o holofote virado para elas por conta de críticas construtivas que fazem para o jogo e para a empresa. Falar bem da Blizzard para o público fanboy da Blizzard é fácil, o difícil é falar para toda a comunidade (dar voz para TODOS) e aceitar os erros que estão cometendo.

Portanto, a palavra para toda a equipe da Blizzard para 2019 é autocrítica.

Por Azeroth,
Guilherme Rotheia

33 Curtidas

Concordo plenamente. Não dá mais para tapar o sol com a peneira. Pra falar a verdade nem WoD estava assim. E não foi por falta de críticas que eu julgo serem construtivas por parte da comunidade. Estamos no mundo inteiro deixando feedback sobre o que está acontecendo e nada de soluções.

Eu também entendo a parte de que vivemos num mundo capitalista e que o jogo deve faturar. Mas isso, sei lá, acaba tirando aquela paixão da galera que cria as histórias e conteúdo pra gente. Wow sempre foi um produto “artesanal” e pra mim está se tornando algo estilo “linha de produção”.

Sim, esse sistema de raide mítica ser fechado no 20! Não sei, chega a beirar o ridículo e acabou por vez de transformar servidores pequenos que ainda tinham players em desertos. Muitos não conseguiram fechar com essa quantidade de jogadores e migraram para outros servidores ou simplesmente desistiram. Gente já é difícil encontrar 10 players pra raidar mítico, imagina 20?

Esse último boss de Uldir, me desculpem, mas que bosta fizeram? Difícil matar essa coisa! Realmente tornou impossível a vida de quem gosta de jogar só mas quer pegar AOTC e corre atrás de pugs. Num consigo nem pronunciar o nome direito…

Totalmente apoiado e amei essas classificações dos itens, hauhauhauhauahuahuahua

5 Curtidas

Concordo com tudo que você disse e peço ao nosso companheiro MVP Chrystoffer se possível passar esse feedback a Blizzard por favor.

6 Curtidas

Sinceramente, lfr precisa acabar. É algo desnecessário demais. O normal já supre quem quiser raidar e não é difícil arrumar grupo.

Eu espero que a activision large o dedo podre dela em cima da blizzard. Se ela insistir, nosso jogo já era. Ela não cuida nem de cod direito, imagina wow

3 Curtidas

Eu poderia listar outros problemas.
O problema principal, a meu ver, é que a empresa demora muito a corrigir os “motivos dos jogadores reclamarem a ponto de pararem”. Como exemplo, lembro em Pandária quando falaram que os jogadores não teriam mais que lidar com as massantes “quests diarias”. E, de repente, "que se faça as “WQ” (Diárias camufladas). Tenho alguns amigos que pararam justamente por esses problemas menores somados a outros problemas menores, como o excesso de grind + falta de vôo (se eles tem essa obrigação da WQ, que seja menos demorado) + desbalanceamento de classes (por exemplo 3 specs de rogue batendo mais do que a melhor spec de hunter…só um exemplo mesmo) + a necessidade de ter determinados itens onde a chance de drop é 0.21% para uns e 100% para outros (e ainda cai godforged)… Obviamente que não tenho a crença que os amigos que pararam reflitam no universo de wow.
O que tenho em mente, no entanto, é que o perfil de quem jogava wow em 2004/2005 mudou drasticamente: Hoje, os cores menores querem muito além de fechar um boss heroic, sem a necessidade de contar com 240980 rogues para fazer um boss (pequei o zul Mythic, como exemplo antes do nerf). Além disso, toneladas de jogadores que trabalham e estudam vão preferir os jogos que necessitam de menos empenho. Legion, por exemplo, fez com que muitos jogadores só conseguissem seu “BIS” no fim do jogo (1 ano e meio após a expansão).
BFA Chegou com alguns vícios da expansão passada que confirmam meu pensamento: A Blizzard demora para corrigir alguns erros. Como exemplo, se você apenas raida (como eu), caso você não consiga os melhores items, mesmo se esforçando muit.o, somado a uma spec ruim, pode ser que você só terá uma chance de jogar no patch 8.35. E Se você não tem o RNG necessário para conseguir os melhores itens, mesmo numa spec OP, você "pode levar umas 6 a 8 semanas juntando Titam residum para conseguir algo que diversos sortudos conseguiram espirrando.
Quero deixar bem claro que adoro o jogo. Posso dizer, inclusive, que wow ainda é o único jogo que jogo e ainda defendo quando perguntam “vale a pena jogar wow?”…mas até quando essa falta de preocupação por jogadores no meu perfil vai passar em branco?

5 Curtidas

Esse lance de 0.1% de chance de itens caírem só deve existir pra coisas que não afetem o jogo, como montarias ou mogs. Isso incentivaria o farm excessivo, mas que você fizesse quando quisesse. O conteúdo obrigatório não deve ser regido por farm ou rng, como era antigamente e todo mundo gostava. O dia que eles deixarem de serem orgulhosos e voltarem com conteúdos de xpacs passadas que deram certo, eles vão retomar o caminho do jogo.

12 Curtidas

A blizzard se acomodo demais, hoje ela ainda pensa que tem o melhor mmo da atualidade, e na verdade nao e assim. Ninguém vai mais pagar mensalidade pra joga algo que não gosta até por que hoje tem concorrencia brava no mercado.

1 Curtida

Discordo plenamente, e sim é difícil conseguir grupo sim, dependo de sua classe ou servidor ninguém te chama para nada.

Para fazer boralus m+ foram mais de 67 rejeições tentando um grupo e mais de 8 horas de espera para que alguém entrasse no meu grupo e meu ilv era 345 na época com minha hunter da ally e se pediam 325 ou 330 para fazer mítica 0.

E graças essa ferramenta pude ver o como são as raides e terminar as historias delas.
Não gosta simples ignore e faça seu grupo de normal, heroica ou mítica, não peça para tirar uma ferramenta útil para muitos, só poque você não gosta.
Se foce assim deveria tirar o pvp do jogo pois eu não gosto de pvp.
É um pedido ridiculo não? Com certeza é!

Pois é a mesma coisa que o seu pedido! Eu não gosto de pvp, mas tem muita gente que ama e só joga por causa dele é justo querer que tirem ele só poque eu não gosto?

17 Curtidas

Não é questão de gosto, é que quatro dificuldades é algo desnecessário.

LFR não me incomoda, eu cago pra ele, tanto que nem faço mais. E insisto que não é difícil arranjar grupo normal pra te invitar. Ou você entra numa guild e tenta arranjar um core, que é a inicial de todo MMO. E sobre você demorar a arranjar grupo, isso é um problema do wow em geral por causa do câncer do ilvl. Os players já tão acostumados assim. Outro dia eu tava vendo um grupo pedindo 380+ e aotc pra fazer heroica e o líder nem sequer tinha 360. Isso é uma doença do jogo em geral.

Fosse é com ss, amigo

1 Curtida

mas teve o addon que nos bloqueavam, isso pra mim foi a gota d’ agua.
Não gosto de addons , acho que só atrapalharam o jogo deixando todo mundo acomodado.
Não me sinto confortável vendo um cara olhando o quanto de dano eu dei ou dexei de dar, ou a cura ou pq não pulo na hora que o addon dele apito.

7 Curtidas

Época de Cataclisma que comecei a jogar sofri na pela com o addons recount, como tava aprendendo era sempre kikado perto do final da masmorra por não estar dando alto dps mesmo que fizesse as mecânicas das lutas e ninguém morresse sei que é difícil acreditar nisso mas, aconteceu diversas vezes comigo e o addons que era pra ajudar o jogador a ver o quanto de dps fazia em cada luta como forma de melhorar a sua jogabilidade o usava como parâmetro para kikar quem estava com dps abaixo do esperado, o addons noob blocker que bloqueava quem era de servidores da oceania e sul americanos sofreram e muito também com isso, não duvido nada que o pessoal tenha parado de jogar por isso também.

6 Curtidas

Concordo de 11/10 do que você disse.
Minha principal frustração atual com esse jogo que faz parte do meu ser, é o fato de que o momento em que eu paro meu dia pra jogar WoW não ser mais aquele momento agradável e instigante. Ou seja, o jogo esta cansativo, enjoativo, repetitivo de uma forma sem precedentes, e o pior de tudo é que o jogo está cego para tudo isso!
Cara, se tiver 5 cores de rbg na aliança nos servidores do Brasil é MUITO, tipo, o ambiente dos jogadores está morto!
As pessoas andam pelas cidades olham uns aos outros e pensam: “Que merda, nada de bom para fazer, ta um saco”. Deixam os personagens afk, vão para whatsapp, instagram e se quer percebem que estão jogando wow.
Sobretudo, wow não esta cativo, creio que esse seja o real problema.

5 Curtidas

A galera precisa parar de se intrometer na vida dos outros, não gosta de LFR não faz cara, nem todo mundo é harcore, se vc quer um wow só para jogadores profissionais parabéns, se fosse assim o jogo fecharia por falta de $ (e jogadores pq tem os q são e os que se acham).
LFR é amor.

A pessoas precisam parar de defender a visão mercadológica pura na empresa dos outros, é como vc estar na guerra e o inimigo te dar um tiro daí vc pensa “hmm, do ponto de vista dele está correto, eu faria o mesmo” pela lógica está correto sim mas se formos seguir esse raciocínio cru e frio acabaremos nos matando uns aos outros, o temos que defender são os preços corretos levando em conta o poder aquisitivo do cidadão/consumidor médio e os custos da empresa, as atitudes empresariais em prol das pessoas e não dos milionários que enriquecem por trás.

10 Curtidas

Bem…eu já disse adeus ao WoW mesmo com 1 mês pago. Migrei para o ESO e estou feliz à beça. Encontrei muitos dissidentes por lá. Jogo instigante como a muito não via.

2 Curtidas

Eu diria que comunidade e empresa precisam fazer uma autocritica, URGENTE. E talvez coisas simples.

Na comunidade esse “ame-o ou deixe-o” deveria dar lugar para a empatia e ajuda. Por mais apaixonado que seja o fã do wow, o fórum do jogo é de longe um dos que menos contribuiu para a jogabilidade ou fomentar a comunidade, se comparar com outros jogos.

A Blizzard deveria voltar a focar o seu jogo na sua fanbase, esquecer um pouco a “massa” e os hardcore.

O jogo já passou por outros problemas, talvez esse seja um dos piores momentos do jogo ou talvez 2019 seja ainda pior.

O que a Blizzard não pode ignorar é a sua fanbase, pois são esses jogadores que mantiveram o jogo vivo até hoje, esses jogadores tankaram um CATACLYSM. E são esses jogadores que vão tankar todos os outros problemas que estão por vir.

Quanto ao fã casual? Bom esse já está jogando FF, GW2, ESO, BDO ou qualquer outro bom jogo.

4 Curtidas

Eu não acho que deveria acabar mas juntar LFR com Normal ajudaria a diminuir a inflação de ilevel que existe no jogo atualmente.

4 Curtidas

LFR é uma das coisas boas que ainda restam no jogo para aqueles que não conseguem achar grupo ou core pra raidar, dificilmente a Blizzard vai retirar isso do jogo que a comunidade é eletista demais e quem é casual dificilmente consegue achar um core com pessoas que queiram ajudar ele a aprender a jogar e a raidar de fato, essa junção entre LRF e Normal seria interessante de se ver dentro do jogo.

6 Curtidas

Porque tu quer acabar com algo que não faz diferença nenhuma pra vc?
Deixa ele lá. Ele é pra casuais como eu que gostam de ver a história.

Ah bb,é sim. Principalmente quando querem classes especificas. Não é porque não é dificil pra vc que seja o mesmo para os outros. Mais empatia.

Ou seja,tu se contradiz no mesmo tópico,lol.

8 Curtidas

LFR é o que salva minha jogatina…gostaria de ser HE Hard, mas a vida não me permite.

8 Curtidas

O problema não é LFR é como ele foi implementado. Quando foi perguntando qual seu maior arrependimento, Ghostcrawler disse o LFR. Ele era o Game director na Época que foi implementado o LFR. A questão não foi implementar, mas como ele foi implementado.

As raids eram considerados conteúdos épicos, difíceis, você queria alcançar. Da maneira que foi feito o LFR as raids perderam a magia, porque tudo ficou muito fácil. Um LFR com mais dificuldade e maior interação, que fosse um preparativo para raids e não um loot free.

7 Curtidas