Sugestões de Melhoria 2.0

Algum tempo atrás eu já havia feito algumas Sugestões de Melhoria aqui no fórum. Como recentemente o cenário do jogo sofreu alterações, vou esboçar novamente, em forma de apelo, clamor, rogo ou súplica, algumas sugestões que otimizariam a relação do HOTS com a sua comunidade.

1 - Modos de Jogo: A quantidade de players do HOTS não é tão grande frente a quantidade de modos de jogo existentes. Estas, são: Contra IA, Partidas Rápidas, Não Ranqueado, Ranqueado Solo (HL), Ranqueado em Equipes (TL) e Contenda. Ao total, são 6 (seis) -eu disse SEIS- modos de jogo que acabam segmentando, dividindo e separando os jogadores. O efeito imediato disto é um aumento significativo na demora para encontrar partidas em TODOS (salvo contra IA -raríssimas vezes demora) os modos de jogo.
A demora nas filas parece um problema simples e singelo, mas eu julgo com sendo um dos maiores responsáveis pela descontinuidade de players novos e antigos. Os jogadores antigos vão ficando cansados com a situação e os jogadores novos se quer admitem essa demora, muitas vezes por já possuírem experiências passadas em outros MOBAS concorrentes, onde as partidas são encontradas quase que instantaneamente. Relato uma vez que convidei um amigo que jogava LoL para conhecer o Heros: eu fiquei com vergonha por fazê-lo esperar mais de 5 minutos para iniciar uma partida. O resultados vocês já devem imaginar, ele não aderiu ao Heroes.
Pensem no seguinte: se cada player novato, que baixou o jogo só para experimentar, tivesse tido uma primeira impressão e uma satisfação razoável logo no inicio do experimento, hoje em dia a base de jogadores do Hots seria imensamente maior e a demora das filas seria menor, o que acarretaria melhores experiências para futuros novos jogadores, tornando-se uma constante “bola de neve positiva” na captação de jogadores.
Solução: Ao menos por hora, é NECESSÁRIO uma exclusão de modos de jogo. A fim de aglomerar os players em poucas modalidades e facilitar o encontro de partidas para todos. Vou discorrer sobre cada modo e sua utilidade:
a) Contra IA: Diferente de muitos, eu acho esse modo de jogo importantíssimo. Ele auxilia no aprendizado de novos jogadores e no treinamento de jogadores antigos com heróis que eles ainda não dominam ou que querem apenas jogar por experiência com determinado herói, visando aumentar sua noção em relação ao jogo, sem atrapalhar os jogos de TL e PR por ter pego um herói que ele não domina. Eu mesmo faço uso, constantemente, do modo Contra IA para testar builds ou aprender mais sobre alguns heróis não tão familiarizados.
b) Partidas Rápidas: é um modo que atrapalha um pouco a parte competitiva do jogo e dá um ar de casualidade no game. Mas isso não necessariamente é ruim. Hoje ele é um dos modos mais jogados (inclusive por mim) por alguns aspectos principais: possibilidade de escolher previamente o herói que você prefere jogar sem a interferência de outros (você tem certeza absoluta que irá jogar com determinado herói), formação prévia de uma equipe com heróis específicos e do gosto de ambos os integrantes da equipe e a maior facilidade em encontrar partidas (ou, pelo menos a promessa de encontrar partidas rapidamente -para alguns jogadores é mais demorado, para outros, não. É preciso aprimoramento constante nesse sistema de pareamento: se existissem mais players, o esforço técnico seria bem menor). Portanto, vejo o modo com um dos principais do HOTS.
c) Não Ranqueado: É um modo inabitável, feliz ou infelizmente. Poderia ser um substituto das Partidas Rápidas, mas como mencionei: existem atrativos significantes nas PR’s. Esse modo deveria ser preparativo para o Ranqueado. Mas por algum motivo não caiu no gosto dos players. Sugiro extingui-lo, para que os poucos jogadores que, vez ou outra, utilizam esse modo busquem partidas nas PR ou TL. Gente, existe felicidade nas Partidas Rápidas, sim! Forma teu grupo, pensem na composição, na sinergia dos heróis, habilidades e ultimates que dá pra se divertir muito. Gente², perde o medo e vai jogar Ranqueado!
Fechá-lo também evitaria que algum jogador novato colocasse para buscar partida nesse modo por engano ou por inexperiência e ficasse lá 3 dias e 3 noites tentando encontrar partida (expressão simbólica, ok? Não demora tanto. Já consegui encontrar partida em apenas 1 dia e 4 horas).
d) Ranqueado Solo (HL): Fecha! Cancela! Esse modo tenta dar individualidade para um jogo que é totalmente cooperativo. Essa é a marca do HOTS: Cooperação. Quer ser individualista? Volta pro Lol.
Esse modo acaba atrapalhando uma maior busca na Liga de Equipes. O que é lastimável. Faça amigos, cara! Joga junto com o pessoal. Comunique-se! Todos estamos aqui reunidos pra jogar o joguinho. Monta uma equipe e já era.
e) Ranqueado em Equipes (TL): Entendam: a Liga de EQUIPES deveria ser a coisa mais grandiosa existente no Heroes of the Storm. É a porta pro cenário competitivo. É aqui que vocês deveriam estar investindo e ganhando dinheiro, fama e poder. É aqui que deveria existir glamour e recompensa. O foco da comunidade e dos desenvolvedores deveria ser aqui.
f) Contenda: esse é o verdadeiro tumor, o câncer do Heros. Explico: ele tira o foco de todos os outros modos e do próprio jogo em si. Ao invés da equipe desenvolvedora estar preocupada em direcionar seus esforços com assuntos relevantes ao jogo: corrigindo bugs, melhorando sistemas de pareamento e reconnect, criando novas skins (skins de verdade, aquelas que alguém esteja disposto a pagar alguns trocados para conquistá-la), dando suporte e esclarecendo dúvidas, criando novos heróis, fazendo balanceamentos, repensando mapas e objetivos, etc…, eles resolveram dedicar tempo e energia para criar SEMANALMENTE modos de jogos além dos existentes, além das propostas de um MOBA ou algo semelhante (acredito que o HOTS seja um Moba do futuro - a frente do seu tempo).
Como toda semana muda o “estilo” de jogo da contenda, ela acaba não contribuindo significativamente sequer na jogabilidade dos players perante os modos realmente importantes do jogo. Eu sei que o intuito muitas vezes é a diversão e contemplar temáticas descontraídas, mas ressalto: é recurso humano sendo desperdiçado. Se a notícia recente de que parte dos desenvolvedores do HOTS foram realocados em outros projetos trata-se do pessoal que fica medindo esforços para criação de contendas na piscina, no parquinho, fazendo boneco de neve e afins, vejo a notícia com bons olhos e de futuro promissor para o jogo (hehehe).
O mal das contendas não repercute apenas na má alocação de recursos humanos na equipe desenvolvedora. Ela ocasiona e agrava a demora nas filas para os outros modos de jogo. A lógica é simples: para cada partida de Contenda existe 10 (dez) -eu disse DEZ- jogadores que poderiam e deveriam estar buscando partida em outro modo de jogo, mas estão ali jogando um jogo dentro de um jogo (WTF?!). Agora multiplica esses 10 jogadores pelo número de partidas de Contenda que acontecem simultaneamente… é… são vários jogadores desperdiçando o seu tempo jogando a contenda e desperdiçando o tempo de vários outros players que estão esperando nas filas dos outros modos de jogo relevantes. O pior é que os jogadores são coagidos a jogar contendas, pois ganha um baú. Meu deus! Existe premiação para jogar um jogo dentro do jogo que você se dispôs a jogar. Eles ainda incentivam a destruição do próprio jogo! Porque, convenhamos, ninguém é apaixonado pelas contendas. Todos apenas a fazem com o intuito de ganhar o baú. Ninguém fica triste por perder uma contenda, tão pouco fica feliz por ganhar uma. Elas são legais. Seriam bem-vindas se existisse bastante público no jogo, mas não é o caso. EXCLUI!

2) Comunidade: Mais do que nunca, está na hora de solidariedade. Vamos diminuir a toxidade. Receber bem os novos players. Formar grupos para jogar PR e TL. Contribuir para a aprendizagem de todos. Buscar novos players. Convidar os amigos pra jogar. Criar conteúdos extra-game (Youtube, Facebook, Twitter, sites, blogs,…). Participar ativamente aqui no fórum e afins.

3) Desempenho: O jogo precisa oferecer configurações mais modestas em relação aos gráficos e efeitos, otimizando a performance em computadores menos sofisticados. Isso democratizaria o público alvo do game. Eu jogo com as configurações mínimas, mesmo assim acho os gráficos fantásticos. Deveria haver opções ainda mais singelas para escolher na troca por melhor desempenho.

Logicamente existem outras questões que não foram aqui contempladas, mas já acho de grande valia estas poucas que citei.

Nos vemos no Nexus! :wink:

1 Curtida

Poxa cara, idéias muito boas. Mas que precisam de dinheiro para serem botadas em prática. Muito dinheiro. Acredito que de forma fundamental, o primeiro passo para salvar o HotS, é cobrar mensalidade. Quinze pila por mês, seria o suficiente. Vai perder 80% do público, mas pelo menos vai se manter vivo e com qualidade.

O melhor mesmo é apagar o jogo de vez.
1º A Blizzard nunca vai admitir que tem o pior sistema de report e a pior politica de reports de todos os MOBAS.

2º A Blizzard nunca vai admitir que tem o pior sistema de MMR de todos os MOBAS

Quando um dia melhorarem essas duas coisas ( que nunca o vão fazer porque era necessário fazer o jogo praticamente de novo ) ai sim o HOTS será relançado mas lamento informar os este jogo mais 1 / 2 anos morreu de vez.

Phillrioso,

Acredito que a solução ideal não seja essa. Até porque se você diminuir 80% da comunidade cobrando mensalidade, vão restar 25 pessoas pra vocês se divertirem com um jogo de qualidade Hahaha.
Só pra lembrar que as filas iriam aumentar ainda mais, o que é exatamente o contrário do que estou propondo.

toxichots,

Apesar do nick sugestivo, vamos ao debate. Hehehe

Como assim apagar um jogo desses com base nos teus argumentos? Veja bem:
Sistema de Report e MMR não são questões de outro mundo. Não há nada de surreal nesses problemas. Só é preciso uma maior dedicação da equipe de suporte aliada à mudanças de algoritmos e programação da equipe técnica. Não há necessidade alguma de jogar todo um trabalho dessa magnitude por conta de alguns detalhe extra-jogabilidade. É lógico que são problemas que comprometem a experiência dos jogadores, mas não existe nada que justifique refazê-lo completamente outra vez. São problemas totalmente ajustáveis.

Não força a barra. Valeu!

Quando tens um jogo que beneficia os feeders e os trolls o melhor mesmo é nem jogar…
Sabias…
A minha conta foi banida por dizer uns simples “rag go solo” “stop dying” (eles estavam numa party numa team league ) por toxicidade, e por a Blizzard proteger esses eu me tornei num deles . Assim ao menos tenho a certeza que não sou banido .

Depois disto so me resta 2 opçoes ou apagar o jogo ou divertir me a arruinar os jogos de outras pessoas tambem… digo vos a Blizzard está a provar do seu proprio veneno . E vou c ontinuar , foi isso que a Blizzard me ensinou ser Troll é bom! Prefiro uma pessoa toxica que jogue para ganhar do que Trolls e feeders.

Quanto ao MMR , desculpa mas não deves jogar ranked… ou então deve ser ai no Brasil que está tudo otimo, a MMR é um problema antigo que nunca foi resolvido , assim como o matchmaking das QM ( que a cada atualização está pior ) . Esses problemas teriam de ter alterações de fundo e não apenas ajustes, mas com a ida dos desenvolvedores embora para outros projetos cada vez mais vai ser uma utopia, foi bom enquanto durou .

Mas tens sugestões boas, mas se já de borla a playerbase é pequena… imagina a pagar xD Eu não dou mais um tostão para a Blizzard ( depois deste ban que me deu injusto) e costumava ajudar ( era pouco mas ajudei )

toxichots,

Quem sugeriu pagar mensalidade foi o Phillrioso, não eu. Minha condição financeira nem permitiria um absurdo desses! Hahaha
Eu me identifico com você. Verdadeiramente. Prefiro mil vezes alguém tóxico disposto a vencer a partida do que um noob pasmado que mal sabe o que faz no jogo. Mas a paciência é necessária nesses casos, nem sempre é possível mantê-la, mas deveria ser o certo a fazer. Inclusive, acolher e aconselhar os novatos é a melhor alternativa para toda a comunidade.
Eu já tomei “silence” por 3 dias. Foi muito merecido. Até achei que demorou, pra ser sincero. A partir de então, tentei me conter um pouco e ser mais afetivo nos meus pronunciamentos durante a partida (ainda estou em processo de amadurecimento nesse quesito, pode ser que sofre outra punição novamente). Agora, eu acho pouco provável e difícil de engolir que você tenha sofrido alguma punição absurda por um motivo mais absurdo ainda. Cá pra nós, você devia ter um histórico bem negativo e constantemente agia em desconformidade com as boas maneiras, não é? Hahaha Fique à vontade, estamos entre amigos. Se quiser jogar seriamente, estarei à disposição para formarmos um grupo. É só me procurar in-game praticamente todos os dias depois das 19h.

Nos vemos no Nexus! :wink:

Tenho provas , em como fui banido por dizer coisas como “go solo rag” “lol” “Diablo” “def top” “reported” .
Qualquer coisa pode ser considerado toxico neste jogo foi o que o mod me disse claro pelo meio disse “noob” uma vez mas eles me enviaram as frases todas em que fui reportado .

E é por isso que eu digo agora vou trollar as pessoas em ranked e quem me disser algo vai ser ez report.

1 Curtida

(Boa ideia para “reviver” o jogo, mandando os jogadores para outro jogo…)

Concordo com muita coisa dita no seu post, mas é um fato que a blizzard nunca vai fazer nada disso até porque pelo que aparenta HotS agr é um jogo pouco priorizado pela blizzard, mas para contribuir queria deixar meus pensamentos aqui também. Discordo em retirar o “Ranqueado Solo” nem sempre é fácil conciliar horários para jogar com os amigos, principalmente em um jogo onde poucas pessoas querem jogar, creio que a retirada da “contenda” e da “Não ranqueado” já estaria suficientemente bom para diminuir o problema especificado, sobre a comunidade acho que toxidade é um problema pequeno no HotS comparado aos demais problemas que ele enfrenta, tentei trazer vários amigos para o HotS mas eles sempre perdem o interesse dps de um tempo e isso para mim é um dos maiores problemas, novos jogadores perdem muito rápido o interesse no jogo e isso tem que ser um dos primeiros passos a ser corrigido no jogo.

1 Curtida

RandomBard,

O “Volta pro Lol” não foi em tom de insulto e sei que não condiz com a ideia de reter os players. Mas é a verdade. Hots tem a proposta coletiva em evidência, enquanto outros mobas permitem que um único jogador carregue o time. Na verdade, a frase foi um incentivo.
Quanto a não poder reunir os amigos para jogar… você pode buscar TL solo também. Não só solo como em dupla, trio, quarteto ou quinteto. Por isso a HL é prejudicial ao próprio sistema Ranqueado como um todo.
E, realmente, novos players perdem o interesse facilmente. Reforço: essa perca de interesse muitas vezes se dá pela demora nas filas e pelas más experiências logo nas primeiras partidas como citei. Melhorando isto, o restante vai se ajustando paulatinamente.
Obrigado pelo comentário construtivo.

toxichots,

Eu vi seus tópicos no antigo fórum reclamando da situação. Recordo-me de ter lido algo a respeito. Caso tenha sido lesado dessa forma, só me resta lamentar. Não posso fazer muito sobre isso. Nem compete a mim fazer alguma coisa.
Mas o convite continua de pé. Caso queira dar uma nova chance ao jogo e a si mesmo. :wink:

Nova chance?

MrLoc, esse jogo está no ar faz 3 anos
3 anos, e o sistema de Recconect não mudou (que por sinal, é de longe, o pior dos mobas)
O atendimento ao Cliente no jogo só está ali pra enfeite, porque de fato, não funciona
Ainda mais que recentemente a Blizzard anunciou que iria deixar o Hots de lado

Encare a realidade, esse jogo faliu

1 Curtida

Todos os problemas do mundo são resolvidos com dinheiro. Paguem e vejam esse problemas sumindo. hahaha
Eu pagaria até 20 reais por mês para ter um moba de qualidade do nível de hots.

Não resolveria nada. Dinheiro foi no que a Blizzard ficou pensando e veja o que aconteceu.
Ninguém vai querer pagar uma quantia mensal em um jogo mal desenvolvido e que demoraria tempo para resolver os erros que cometeram. Fora que diminuiria muito o fluxo de jogadores.

1 Curtida

Mais uma vez digo o recconect nunca vai ser arranjado porque teriam de mexer no engine do jogo que é o mesmo do SC :smiley:

Deem uma olhada neste novo tópico: Acabando com as Lags e Reconnects

Obrigado.