Sobre os mapas atualmente

Acho que existem muitos mapas atualmente, e alguns não acho ‘dignos’ de irem para jogos ranqueados, como Jardim do Terror, Templo de Hanamura, Garganta de Alterac.

E, aproveitando a deixa, vou sugerir algumas mudanças nos modos de jogo. Acho que seria melhor da seguinte forma: deixar apenas Não Ranqueado (o nome pouco importa, pode ser partida rápida, contanto que haja a parte em que os jogadores escolhem seus personagens, o draft, igual no modo ranqueado), Liga Heroica e Liga de Equipes (com o antigo modelo, não permitindo solo em TL) e o jogo personalizado, que seria o modo para onde iria alguns mapas não tão atrativos.

Dessa forma, mapas como Condado do Dragão, Clareira Maldita, Templo Celeste, Santuários Infernais, Campo de Batalha da Eternidade, Tumba da Aranha Rainha, Torres da Perdição e Fundição Volskaya seriam sorteados nos modos de jogo tradicionais. Todo o restante iria para jogos personalizados.

Contenda permaneceria pois é um modo pra relaxar, acho. :smiley:

O que vocês acham?

Contenda é um câncer.

1 Curtida

Gosto da variedade dos mapas.
Algo que sempre gostei desde o lançamento do HOTS foi essa diversidade nos objetivos em jogo, algumas coisas mudaram em alguns mapas depois do 2.0, mas se manteve uma boa diversidade.

Sobre eliminar o Modo I.A, é complicado…
Muitos jogadores usam esse modo pra testar Heróis novos,
Para concluírem eventos,
Apresentar ou ensinar sobre o jogo para os amigos.

Nem sempre se deseja uma partida com toda competitividade, as vezes uma partida pra simplesmente se distrair, esquecer a péssima partida anterior ou se divertir com algum amigo sem prejudicar a jogabilidade de outros jogadores.

Já a contenda, (ao contrario do MrLoc. rs ) eu gosto também…
Primeiro por objetivos únicos dentro de mapas diferentes e também por ser uma boa forma de adquirir colecionáveis.

ACHO Eu que, uma pré-seleção de mapas fora do Jogo Personalizado traria mais desistência ainda. Muita gente acabaria querendo jogar apenas 2 ou 3 mapas e se não cair o mapa que a pessoa gosta ela sairia mais facilmente
… eu ACHO, né… não é uma afirmação.

Algo que EU mudaria seria a quantidade de Dificuldade no I.A.
Atualmente são 5 opções:
1- Iniciante,
2 - Recruta,
3 - Adepto,
4 - Veterano,
5 - Elite.

Acredito que deixando apenas 3 níveis de I.A já seria suficiente.
A curva de aprendizado no HOTS não tão grande e 3 nível já seria suficiente pra pessoa jogar PvP , dessa forma teríamos mais jogadores nos 5x5.

1 Curtida

Neste tópico eu abordo mais detalhadamente os modos de jogo e justifico o meu total desprezo pelas contendas: Sugestões de Melhoria 2.0 . Dê uma olhada se possível.

Valeu, Ryuumies! :slight_smile:

1 Curtida

MrLoc,
Agora entendi melhor seu ponto de vista e esta certíssimo sobre consumir parte dos jogadores, mas vou explicar o meu ponto de vista sobre a contenda.

Algo interessante que você comentou é sobre os recursos de desenvolvimento.
Na maioria das empresas desenvolvedoras existem os setores responsáveis por cada nicho de criação, não sei como funciona na Blizzard, mas cada equipe fica encarregado de uma função, por exemplo correção de bug é um setor, suporte outro setor, implementação e funcionalidades outro setor, criação de skin e personagens outro setor e assim vai essa variação porque são competências diferentes…
Por exemplo, existe o modelador que cria a arte digital pro personagem, depois vem o programador que cria as funções praquele personagem (funções da programação, nesse caso os código que representa os números resultantes para a habilidade do personagem) e isso na parte de implementação, já a parte de suporte exige uma outra competência, contato com o publico, correção de bugs também exige um outra competência, então acredito que pôr alguém pra criar novas jogabilidade não interferiria os demais setores que você comentou, como suporte e alguns ouros que possui competência diferente mas entendo o que quer dizer, ainda seria remanejar desenvolvedores pra desenvolver novos mapas.

Ainda dentro do contexto de desenvolvimento…
Temos que lembrar que em alguns casos a Contenda é usada também para trabalhar uma pré ideia para novos mapas.
A contenda serve de teste para conceitos que podem influenciar na elaboração de novidades para o jogo.

Outra funcionalidade que interpreto pra contenda é aquisição de baús e sinceramente essa é uma das mais importantes.
Quando começamos no HOTS ganhar baú é algo bem fácil, passar de nível com o personagem é bem simples já que não exige muito XP (fora o bônus do nitro), porem com certo tempo de jogo ganhar bau se torna algo mais difícil porque nossos heróis já estão em níveis altos e para conquistar novos baus exige mais dedicação e mais jogos, a contenda vem justamente pra premiar de forma rápida, principalmente pra aqueles que gostam de skin mas que não querem gastar dinheiro no jogo.

Outra função da contenda é a quebra da rotina dentro do jogo.
Uma jogabilidade diferente te força a sair da zona de conforto por ser um desafio diferente (e é justamente por essa variação de mapas que gosto tanto do HOTS e quanto maior a diversidade mais interessante pra mim, lembrando que é pra mim, pode ser diferente pra outra pessoa).

Uma característica que também acho interessante nas contendas é que nas partidas de contendas tem menos “Sabe Tudo” ou “Sabichões”, sabe aquele jogador que quer controlar ate a forma do outro jogar por acreditar que entende mais do mapa?? então, como a Contenda tem um objetivo diferente existem menos jogadores “sabichões” e isso deixa o jogo mais divertido e livre.

Então concluindo…
Sabendo que uma das principais características do HOTS é a versatilidade dos objetivos dentro do jogo (mapas com objetivos diferentes), a Contenda serve pra potencializar mais essa característica.

Então é esse meu ponto de vista…
Valeu MrLoc, sempre um prazer
=)

1 Curtida

Ryuumies,

Quanto aos recursos humanos e financeiros: se eu pago um funcionário ou setor para criar “mini-jogos” dentro do meu jogo, eu bem que poderia direcionar todo esse recurso de tempo e dinheiro para melhorar o meu produto final (o jogo em si). Imagina que todo tempo, dinheiro e pessoal gasto nas contendas poderiam ter sido convertidos em suporte ao cliente, novos heróis, novas skins, correções de bugs, dentro outras melhorias em geral.

Quanto à premiação do baú: A premiação não deve ser extinta. Ganhar um baú por semana é ótimo, principalmente para quem já tem heróis com nível mais avançado, como você citou. Mas não necessariamente você precisa ganhar um baú nas Contendas. Existem outras formas para você presentear os jogadores com baús. Um exemplo foi esse último evento dos brinquedo (a cada 3 desafios completos, você ganhava um baú). Assim como existem missões diárias com recompensas, poderiam existir missões semanais para dar um baú. Algo que incentive o jogador nos modos de jogo e na evolução de sua gameplay.

Quanto ao estilo de jogo mais descontraído: é porque ninguém leva a sério, só faz para ganhar a recompensa. Entra lá e joga com total displicência, torcendo para que acabe logo, só visando o baú.

Adiciona lá: MrLoc#11505

Nos vemos no Nexus! :wink:

Sim, entendo o que você quer dizer, mas fazer lançamento atras de lançamento seguidos não é algo compensador e qualquer lançamento sem um bom planejamento pode prejudicar ao invés de melhor.
Um projeto de desenvolvimento pode levar ate anos para ser finalizados, passando desde sua elaboração, desenvolvimento, arte final, conclusão, teste final e implementação, isso demanda muito tempo trabalhando em algo, os “minis jogos” são bem mais rápidos de serem implementados dentro do jogo e se algo não agradou tanto o publico não tem problema porque em alguns dias ele sera trocado e não prejudicara o jogo porque é algo provisório, fora o fato de que trás novidade ao jogo, imagina sempre esperar anos por novidades dentro da jogabilidade ? Muito pior ainda.
Como disse, a contenda serve justamente pra traz uma variação maior dentro do jogo e sempre é vista como mini-evento enquanto os eventos estão sendo desenvolvidos e aguardados pelo publico.

Sim, uma jogabilidade mais descontraída onde o objetivo seja a diversão e não existe mal nisso até porque umas das regra de um Gamer é “Se não esta divertido você esta jogando errado” desde que não prejudico seus aliados.
Já sobre “displicente”, isso fica a critério do jogador, não podemos controlar atitudes dos outros apenas as nossas.

Vlw, cara.
Boa sorte no jogo.

2 Curtidas

Ryuumies,

Não se trata de fazer lançamento atrás de lançamento só porque você terá a disposição uma equipe maior de desenvolvedores para isso (na hipótese das contendas não existirem). Trata-se de você poder melhorar os serviços oferecidos, otimizar o jogo cada vez mais. É imprescindível e necessário levar em conta que a equipe do Hots vem sofrendo cortes e, uma vez que eles existem, não seria melhor que fosse nessas áreas mais “supérfluas”. Digo que as contendas são supérfluas pelo seguinte: existe o fato que o Heroes não consegue segurar players novos por muito tempo, na maioria das vezes. E é evidente que essa falta de atração esteja no jogo em si. De alguma forma ou outra, não está agradando a maioria do público alvo. Pergunto: alguém para de jogar porque não gosta de contenda? NÃO! Eu não gosto e continuo jogando sem problemas. Mas, também pergunto: alguém continua jogando não gostando da maioria dos mapas, dos bugs, dos problemas técnicos, da falta de suporte, dos problemas de conectividade, pareamentos exóticos, etc… ? NÃO! Então é aí que deve-se investir tempo, dinheiro e mão de obra a fim de aumentar a player base do jogo, o retorno financeiro e tudo o mais.
Sobre lançamentos de heróis: penso que tanto mais, melhor. O Heroes possui um diferencial maior sobre os outros jogos do mesmo gênero: a HISTÓRIA. Muitos dos jogadores de Heroes, são jogadores e fãs de outras franquias da Blizzard e, sim, trazer aquele determinado herói de outra franquia que os jogadores gostam atrai muita gente (nem que seja por curiosidade). Da mesma forma como mapas novos também vão atrair. Ao contrário das contendas. Ninguém volta a jogar ou começa a jogar por conta de uma contenda ou outra, porque a final, elas são passageiras.
Continuando sobre lançamentos de heróis: Eu jogo Heroes a 9 meses. Só jogo no turno da noite e aos finais de semana. Mesmo assim eu já possuo 90% dos heróis. Sendo que muitos eu comprei desnecessariamente e já ganhei inúmeros repetidos nos baús (se eu não tivesse comprado eles, poderia ter economizado o dinheiro e comprado outros, resumindo: eu já teria praticamente todos os heróis.) Lembrando que eu nunca comprei nenhum herói com dinheiro de verdade (R$) apenas com o gold e gemas ganhado no próprio jogo. Ou seja, logo logo eu vou ter adquirido todos os heróis do jogo e já não vou ter no que usar meu gold e gemas no jogo (talvez um nitro com gemas). Mas o que é preocupante é o fato de eu ser um jogador casual. Imagina quem dedica horas e horas por dia. Certamente completou ou completará sua coleção em menor tempo.
Além do mais, quanto mais heróis, mais saudável é a competição, mais opções de composições, mais estilos de jogabilidade diferentes, mais aprendizados e tudo o mais. E até mais dinheiro para Blizzard, caso alguém queira comprá-los com dinheiro de verdade. Sim, também é preciso pensar no lucro, afinal isso é uma empresa, não é?! E, novamente, novas skins, montarias e essas paradas também podem aumentar a receita financeira da empresa.
Outro fator pra se levar em consideração é que muitos dos jogadores de Hots, também jogam outros jogos da Blizzard (ou qualquer outro jogo de qualquer outra empresa) então, se a pessoa ta um pouco entendiada com o Heroes, ela simplesmente vai jogar outro jogo. Simples assim. Então, não seria melhor investir em maneiras para não deixar os jogadores saturados ou enjoados com a própria jogabilidade do jogo? Se a contenta é pra “relaxar”, estamos jogando errado todos os outros modos de jogo (ou eles não estão proporcionando diversão suficiente)! Hehehe. Seja pelo objetivo zoado, pela composição exótica, pela má otimização gráfica, pela péssima conectividade… Entende? O jogo em si já deveria cumprir o papel de “relaxamento”. Não precisamos de um jogo dentro do jogo pra isso. Só acho.

P.s.: talvez eu, ou até você, sejamos um dos únicos jogadores que jogam apenas Heroes. Lindo se fosse assim com todos os outros jogadores. Imagina o Heroes sempre lotado em todos os dias e horários. Não é a realidade. Falta atrativos pra isso. Mesmo eu julgando ser o melhor jogo que já joguei na minha vida, não é assim pra 90% dos jogadores do gênero. Porquê? Porque eles vão embora!

MrLoc
Você não esta entendendo, talvez eu que não deixei claro, mas o setor de suporte técnico é diferente do setor de criação, são competências diferente.
Não sei se já teve experiencia com outras empresas desse ramo, mas posso falar como exemplo da Level UP Games, a LUG tinha competência de suporte técnico, correção de bugs, porem não tinha competência em criação de novidades para seus jogos, compreendeu agora ?
O Setor de criação é independente do setor de suporte, é isso que quero dizer, você removendo um desenvolvedor criador não vai melhor o setor de correção de bugs e outros, vou repetir Competência, pode ir la na minha primeira resposta que vc vai entender melhor.

Sobre contenda, nosso ponto de vista são diferente.
A forma que interpreto é diferente da sua, então não vai existir uma imposição porque são visões diferentes, digamos que são ângulos diferentes.
Compreendo bem que existem diversos tipo de jogadores, seja solo, casual, guilder, funny, hard, friends play, competitive e respeito todos eles, afinal o objetivo de um jogo é ser divertido e cada jogador encontrar sua diversão no seu estilo próprio.
Não estou dizendo que você esteja errado pela sua forma de pensar só estou mostrando que existe ponto de vista diferente e que outras pessoas podem pensar diferente de você, assim como eu penso diferente.
Acho sim divertido, já vi cada coisa nessas contendas que me fez dar ótimas risadas e me descontrair mas isso não quer dizer que não levo o jogo a serio, nas tranqueadas sempre me esforço, a diferença é que na ranqueada você encontra pessoas mais serias e nas contendas pessoas mais casuais.
O HOTS atinge vários tipos de públicos, desde jogadores mais sérios como jogadores mais casuais que acaba jogando HOTS pra saber como é no moba o personagem que ele curte em outro jogo.

Sempre tentei tirar o máximo de experiencia dos jogos que jogo e isso me faz “provar” todos os recursos que o jogo oferece e a contenda é uma experiencia diferente que não vejo como algo ruim, na verdade vejo como algo bom porque exige mais da minha experiencia como jogador.

É isso que quero dizer…
Esse é o MEU ponto de vista, talvez ele seja errado pra você, assim como o seu é errado pra mim.
Como disse lá na primeira resposta, Ponto de Vista, você tem o seu e eu tenho o meu.

Valeu, cara.
Forte abraço.

1 Curtida

Ryuumies,

Compreendi perfeitamente desde a primeira tentativa Hehehe.

É lógico que são setores diferentes. Mas a fonte de recursos é a mesma. No meu ponto de vista, prefiro funcionários a menos trabalhando no “setor das Contendas” e funcionários a mais nos demais setores. Simples assim. Exemplo: Se existem 2 pessoas trabalhando nas Contendas e 2 pessoas em suporte técnico, eu acho mais razoável trabalhar apenas 1 ou nenhuma pessoa nas Contendas e ganhar 3 ou 4 pessoas no Suporte.
Entenda que eu não estou analisando ou criticando as Contendas em si e gratuitamente. É necessário levar em conta o momento atual do jogo. Se o jogo estivesse bombando, às mil maravilhas: ótimo! Vamos inovar e investir em Contendas! Mas essa não é a realidade, lamentavelmente. Então, melhor fazer o arroz com feijão bem feito.
De momento, elas mais atrapalham do que ajudam.
Já tomei a posição radical de não jogar mais nenhuma contenda, há 1 mês. Mas isso é problema meu. Não há problema que outros jogadores se divirtam nesse modo. Só que isso não exime ele de ser prejudicial para a situação atual do jogo.

Abraço!

Bacana, mas o que aconteceu com o mapa mina assombrada? Era um dos mapas que eu mais gostava e simplesmente sumiu! Alguém sabe de algo? Se volta e quando vamos ter novos mapas?

Também achava aquele mapa um dos mais bonitos. Uma parte das ações rolando no subterrâneo a outra na superfície. Você de cima conseguia ver o pessoal pequeninho lutando lá embaixo. Era muito legal. Mas aquele mapa, vamos ser sinceros, tinha algumas brechas graves. Lembro que na época foi minha primeira season, e eu me aproveitava dessa brecha. Qual brecha? Que valia muito mais a pena ficar um dano na superficie levando a lane que descer pro objetivo. Mesmo que perdesse 100% do objetivo, ou seja, não coletasse um caveira sequer, valia a pena. Depois era só defender o golem de dentro da base, safe. Lembro que fazendo isso eu tinha um win rate nesse mapa bem acima dos demais, destoava claramente. Como eu muitos jogadores deviam explorar essa brecha, e por isso o mapa foi retirado.

Eu gostaria de ver muito o mapa clássico de MOBA da origem do WAR 3 , é muito nostálgico para fãs do genero MOBA , e acredito que o jogo so por ter isso vai crescer muito é muito valorizado aquele mapa. Sistema de 3 Lines com uma pitada da Blizzard com Salzin de Heroes of Storm mudando o cenário todo e atribuindo ele na rotação o que acham ?