MrLoc,
Agora entendi melhor seu ponto de vista e esta certíssimo sobre consumir parte dos jogadores, mas vou explicar o meu ponto de vista sobre a contenda.
Algo interessante que você comentou é sobre os recursos de desenvolvimento.
Na maioria das empresas desenvolvedoras existem os setores responsáveis por cada nicho de criação, não sei como funciona na Blizzard, mas cada equipe fica encarregado de uma função, por exemplo correção de bug é um setor, suporte outro setor, implementação e funcionalidades outro setor, criação de skin e personagens outro setor e assim vai essa variação porque são competências diferentes…
Por exemplo, existe o modelador que cria a arte digital pro personagem, depois vem o programador que cria as funções praquele personagem (funções da programação, nesse caso os código que representa os números resultantes para a habilidade do personagem) e isso na parte de implementação, já a parte de suporte exige uma outra competência, contato com o publico, correção de bugs também exige um outra competência, então acredito que pôr alguém pra criar novas jogabilidade não interferiria os demais setores que você comentou, como suporte e alguns ouros que possui competência diferente mas entendo o que quer dizer, ainda seria remanejar desenvolvedores pra desenvolver novos mapas.
Ainda dentro do contexto de desenvolvimento…
Temos que lembrar que em alguns casos a Contenda é usada também para trabalhar uma pré ideia para novos mapas.
A contenda serve de teste para conceitos que podem influenciar na elaboração de novidades para o jogo.
Outra funcionalidade que interpreto pra contenda é aquisição de baús e sinceramente essa é uma das mais importantes.
Quando começamos no HOTS ganhar baú é algo bem fácil, passar de nível com o personagem é bem simples já que não exige muito XP (fora o bônus do nitro), porem com certo tempo de jogo ganhar bau se torna algo mais difícil porque nossos heróis já estão em níveis altos e para conquistar novos baus exige mais dedicação e mais jogos, a contenda vem justamente pra premiar de forma rápida, principalmente pra aqueles que gostam de skin mas que não querem gastar dinheiro no jogo.
Outra função da contenda é a quebra da rotina dentro do jogo.
Uma jogabilidade diferente te força a sair da zona de conforto por ser um desafio diferente (e é justamente por essa variação de mapas que gosto tanto do HOTS e quanto maior a diversidade mais interessante pra mim, lembrando que é pra mim, pode ser diferente pra outra pessoa).
Uma característica que também acho interessante nas contendas é que nas partidas de contendas tem menos “Sabe Tudo” ou “Sabichões”, sabe aquele jogador que quer controlar ate a forma do outro jogar por acreditar que entende mais do mapa?? então, como a Contenda tem um objetivo diferente existem menos jogadores “sabichões” e isso deixa o jogo mais divertido e livre.
Então concluindo…
Sabendo que uma das principais características do HOTS é a versatilidade dos objetivos dentro do jogo (mapas com objetivos diferentes), a Contenda serve pra potencializar mais essa característica.
Então é esse meu ponto de vista…
Valeu MrLoc, sempre um prazer
=)