Sobre o fim do HOTS

Cara, esse começo de ano ainda venerava a Blizz.
Fiquei doido quando vi BFA e parado desde MOP, voltei para WOW em Legion e aguardei ansioso demais pela batalha contra a horda. Consegui aturar a expansão por duas semanas. Simplesmente horrível.
Voltei a jogar HS depois de longo tempo e ele esta incrivelmente pay to win, obtenha muitos e muitos pacotes ou não terá decks decentes.
E agora, meu main game, após conseguir todos heróis, comprar várias skins, estava feliz, mesmo sem jogar rankeadas pelos problemas já citados nos posts acima e ai me vem essa cacetada.

A vdd é que agora apesar do tempo e dos milhares de reais já gastos em jogos da Blizz vou me empenhar em migrar para outros jogos até poder em feliz desinstalar o battlenet.
De “A” Blizzard para uma empresa porca em um ano.

5 Curtidas

A Blizzard poderia vender o jogo ( HOTS ) para uma outra empresa né? Aí essa outra empresa faria o que ela nunca fez, escutar a comunidade… :frowning:

4 Curtidas

Jogo da Blizzard não fecha servidor, se fechar, aí pode enterrar a empresa de vez.

O que eu acho que pode acontecer, é daqui a 6 meses ou 1 ano, a Blizzard desistir em definitivo do jogo e não lançar mais conteúdo novo, deixando uma pequena equipe apenas para a manutenção.

1 Curtida

Uma pena, tambem fiquei muito triste com a noticia, quase todos os dias jogava com meus amigos,depois dessa noticia nem vou mais perder meu tempo jogando, agora é caçar outra coisa para jogar e bola pra frente.

2 Curtidas

Infelizmente a Blizzard não tem mais o mesmo “brilho” de antes, so estou empolgado com o warcraft 3 reforged, que tambem deve ressucitar o Dota 1 e eles sabem disso, HOTS vai morrer de vez com o lancamento do w3 reforged.

2 Curtidas

Belíssimo texto, concordo com tudo que vc disse

A Blizzard realmente vai se tornar uma empresa qualquer desse jeito, como a Bethesda ou a própria Activision que está controlando ela. Eu queria ter uma maneira de falar com essas pessoas que estão tomando decisões ruins para o futuro de jogos como Overwatch, WoW, Hots e logo vai ser a vez do Hearthstone, pois a situação só está piorando, já que essa é, ou melhor, era uma das poucas desenvolvedoras que tinha um grande contato com a comunidade que nenhuma outra tem.

Se alguém da Blizzard está vendo a mensagem de todos aqui, por favor, pense melhor sobre o que vocês querem se tornar no futuro. Talvez virar uma Valve da vida? Ou apenas se tornar a Activision que está tomando conta de tudo agora na Blizzard? Ganhar dinheiro não é errado, o errado é destruir tudo aquilo que fez vocês se tornarem o que são hoje, por serem diferentes, sempre dando vida até a jogos antigos como Starcraft.

Eu espero que eles vejam que aos poucos a comunidade vai se revoltando, e não vai demorar muito para o pessoal de Hearthstone e Starcraft ficar contra eles, afinal a comunidade do WoW, Hots, Diablo e Overwatch já estão no limite.

1 Curtida

estamos falando de servidores online e os servidores de diablo 2 e starcraft broodwar (antes do remaster) estavam online para dar suporte a porção multiplayer.

Jogadores para fila e MMR depende do público jogando.

Bem, o jogo já não tinha um publico assim tão expressivo, tanto que teve o fim que teve.

O nome disso é imprudência. Belíssima colocação.

2 Curtidas

A estratégia de marketing, que poderia atrair os players é simplesmente nula.
A Blizzard quer que o HOTS se propague sozinho, no boca a boca.

Toda vez que abro um video do youtube, qualquer video de qualquer jogo, tem uma propaganda do LoL.

Nos videos da Nintendo tem propaganda do LoL.
Nos videos de GTA tem propaganda do LoL.
Nos videos de Heroes of the Storm tem propaganda do LoL.
Nos videos de LoL tem propaganda do LoL.

A Riot não subiu no salto alto da ignorância por dominar o mercado, muito pelo contrário, ela está disposta a não abandonar o barco e a Blizzard subestima a todos quando não faz nada a respeito.

Incrivelmente após tantos anos de HOTS no mercado, muitos assíduos jogadores de DOTA e LoL, MOBAs em geral, de PC ou celular não conhecem o Heroes. Não tem propaganda, não tem divulgação, não tem visibilidade.

1 Curtida

Mas claro que não tem. Eu vi propagandas a rodo na época do Hots 2.0. Adiantou alguma coisa? A playerbase continua minúscula. De um ponto de vista mercadológico investir em propaganda pro HotS não vale a pena, infelizmente. A fanbase do HotS não é de fãs de MOBA. É de fãs da Blizzard.

É como perguntar porquê a Blizzard não faz mais propaganda do Diablo 3.

Diferente do HOTS que necessita de uma base de jogadores atuantes para que o jogo funcione, o Diablo não precisa disso.

E, sim. Adiantou. Adiantou bastante na época. No HOTS 2.0 as esperanças tinham reacendido, muita gente tinha voltado a jogar, outros tinham conhecido o jogo ali.

Muitas novidades, o jogo tinha uma “cara nova”, o que não sabíamos é que os mesmos problemas de antes continuavam.

De qualquer forma, as propagandas vindas com o 2.0 deram uma nova alavancada no Heroes antes do público voltar a se esvair.
As propagandas pararam, os que jogam Heroes foram indo e não tinha propaganda pra mostrar a quem não conhece e haver o ciclo de renovação do jogo para pelo menos manter uma qualidade aceitável de espera de partidas.

Eu não quis dizer que as propagandas não ajudaram em nada, óbvio que aumentou a playerbase, mas no caso do HotS foi uma questão de pico ocasionada pela propaganda. Muitos abandonaram o HotS por acharem muito difícil(ter uma dúzia de mapas diferentes, picks bons em um mapa ruim em outro) ou desgostarem do reconnect, do matchmaking cagado etc(que recentemente tiveram melhoras)

Eu mesmo havia parado um tempo e voltado no HOTS 2.0

Mas se é pra fazer propaganda que seja acompanhado de um update daquele nível. De que adianta fazer propaganda oferecendo a “mesma” coisa? Fica difícil atrair o povo assim.

O que eu quis dizer é que as propagandas do League são muitos mais eficazes que as do HotS por quantidade x de dinheiro gasto digamos assim, porquê o jogo já era popular, e começou a fazer propagandas loucamente quando a playerbase deu uma caída, pq a Riot é acomodada e esperou a água bater na bunda pra se mexer.

A blizzard fez bastante propaganda, as do Mordecai e Rigby fazendo gameplay no CN foi uma das mais legais.

O problema é não adianta fazer propaganda se o jogo está mal otimizado, LoL roda em qualquer torradeira, aí é fácil encher de publicidade, fazer skins daora com eventos que qualquer um que interessar vai ter um pc pra jogar.

1 Curtida

Cara, o HotS também roda em qualquer PC. Falo isso pq jogo numa torradeira eu mesmo. Depois do 2.0 ele ficou bem mais leve. Eu rodo isso aqui num note com uma placa de video integrada fedorenta da Intel. O problema não é propaganda nem otimizar o game, é que o timing do HotS foi péssimo desde o lançamento. Na época o LoL estava num auge nervoso e o Dota 2 tinha lançado a pouco tempo. Eu já falei ali em cima que a playerbase de HotS no geral é de fã da blizzard e não de fã de MOBA. Eu mesmo só joguei HotS por conhecer a Blizzard, os heróis do jogo que eu tinha visto em outros games…Embora fosse jogador de MOBA. Mas se não fosse da Blizzard, seria eu olhando pra SMITE por exemplo. Parece legalzinho, mas nunca joguei e nem quero. Além do LoL ser menos complexo pois tem um mapa só, os objetivos são simples…

Agora pensa: Pq diabos um cara q tem conta no LoL upada, cheia de skin, conta no DotA cheia de item, vai vir jogar HotS sendo que a temática do jogo n influencia em nada pra ele?

O jogo nasceu condenado a ter uma playerbase pequena e não havia nada que a Blizzard pudesse fazer quanto a isso. Querendo ou não, HotS que era pra ser um jogo popular acabou virando um jogo de nicho.

E essa história do HotS acabar me irrita, o time de produção tem 150 pessoas, o que saiu de relevante foi o lead designer de heróis só. É uma perda? Claro, mas o jogo tá tão vivo quanto antes. A história do e-sport é chata? Sim, mas eles tavam jogando dinheiro no lixo com aquilo e Activision quis economizar, então fazer o que?

1 Curtida

Não esqueça dos pontos que todos perdiam nas rankeadas por disconect do próprio game e o suporte nunca fez nada era bem frustante graças me livrei disso ja kkkkk

2 Curtidas

Só falta desapegar do fórum também já que nem joga mais :thinking: :thinking:

Desculpe galera, mas o problema do HotS de longe é a falta de propaganda e marketing… o problema é que o estilo de jogo que o HotS propos não agradou; so trouxe a quase pequena parcela daqueles que não curtem o estilo MOBA CLÁSSICO. HotS seria um sucesso de PESO se fosse no mesmo estilo do DotA 2 e do LoL, triste fato.

2 Curtidas