Sobre o fim do HOTS

Sabemos que mesmo a Blizzard não admitindo, é o fim do HOTS, dos investimentos, das diminuições de frequência de atualizações, fim de campeonatos, fim de investimentos, realocação de devs para outros projetos, HOTS perdendo força dentro e fora da Blizzard, além do anuncio oficial de hoje.

Diante de todos esses acontecimentos recentes, quanto tempo vocês acham que vão levar até desligarem os servidores?

22 Curtidas

É o preço que se paga por não investir nos problemas reais do jogo, e ficar só querendo aquela grana fácil com cosmético. Quero ver aparecer algum white knight da blizz pra defender…

A blizz ultimamente está simplismente patética. Lança hots pra mobile, quem sabe blizz?

12 Curtidas

Sinceramente blizzard me decepcionou muito esse ano, primeiro com o diablo mobile e agora com abandono do HOTS, eu gostava muito desse Moba, enquanto o servidores tiverem funcionado eu vou estar jogando.

Meu palpite é que no final do ano que vem aconteça os desligamento dos servidores.

8 Curtidas

É o preço que se paga por não investir nos problemas reais do jogo…
Pena que quem PAGA, somos NOS que :
Gostamos do jogo, compramos items, damos feedback, etcetcetc…
E a blizzard so ganhou com o nosso $$$$$.
E sim… jaja vem os Havoc da vida defender o Impossivel hahah.

8 Curtidas

Lamentável ver um jogos que mais joguei nessa situação, perdi minhas esperanças nesse jogo quando lançaram o 2.0, pior decisão, fizeram do jogo um grind simulator pra conseguir lootbox. Patético

8 Curtidas

Deve ser por isso que de uns dias pra cá tem demorado muito pra achar partidas, sinceramente nunca tinha tido problema com isso antes, nunca passou de 2 minutos no máximo pra achar partida, hoje eu fiquei uns 10 minutos esperando

3 Curtidas

Dou uns 2 anos no maximo.

Blizzard ta movendo todos os melhores deves pra produzirem jogos pra celular, pq gera muito lucro com pouco investimento e os acionistas adoram.

Jogos simples, baratos que geram fortunas em microtransações, e eles não tem de se preocupar em realmente fornecer um bom conteúdo, são jogos praticamente descartáveis e rentáveis.

Ridículo, a logo logo vai afetar outros jogos, WOW ta indo pro mesmo caminho que HOTS, e o Diablo já foi pra cova.

7 Curtidas

Eu ainda estou surpreso que no Brasil os servidores não foram desligados. Pois aqui no Brasil tem pouquíssimos jogadores comparado com Estados Unidos.
Acredito que no Brasil e em países pequenos fecha entre 6 meses à 1 ano e nos Estados Unidos ainda leva uns 2 anos.

6 Curtidas

O jogo morreu pois nunca conseguiram resolver problemas básicos do jogo que tinha desde do Beta. Péssimo sistema de reconectar, extremamente mal otimizado, mm péssimo.

É isso que faz os jogadores quitarem, Overwatch não é lá tão legal mas o jogo é muito bem otimizado e tá fazendo sucesso, mesma coisa com Fortnite.

2 Curtidas

Lamentável ver isso acontecer. Pior que o próximo passo deles pode ser o desligamento do nosso servidor, já que não temos tanto players. Quando isso acontecer acabou, jogar moba com mais de 150 de ping é inviável.

5 Curtidas

Desligar os servidores tão cedo não deve acontecer.

Diablo 2 funciona até hoje.

3 Curtidas

Existe uma enorme diferença entre um ARPG que você pode jogar solo e um Moba que depende de uma grande quantidade de jogadores para qualidade da fila e MMR.

1 Curtida

Ok vamos falar com sinceridade… basicamente toda empresa só tem 2 caminhos para lidar com os seus jogos, ou erra e aprende com os erros e passa a não repeti-los ou erra e continua insistindo nos mesmos erros esperando resultados diferentes. E o que vimos no caso da blizzard é que a empresa já faz alguns anos vem insistindo na segunda opção. Foi assim com Diablo III, com Starcraft II, está sendo o martírio do World of Warcraft há pelo menos 3 expansões e agora parece que chegou a vez do HOTS. Não tem meio termo, ou aprende com os erros e faz o jogo ficar viável e atrativo ou o produto vai falhar. Desde o beta que os players de hots reclamam das mesmas coisas e a blizzard simplesmente ou não os corrige ou corrige na velocidade da tartaruga… O resultado a gente vê agora…

Como desabafo pessoal, é inadmissível, revoltante, uma empresa com um universo tão rico a ser explorado em um jogo como o HOTS conseguir falir o jogo.

Warcraft, Starcraft, Diablo, Overwatch… uma lista infindável de personagens carismáticos para ser explorada e os caras conseguem não desenvolver nem a metade. Falta ideia para personagem? tenho certeza que se os desevs jogarem 1 h de qualquer um dos jogos citados acima a lista de heroes do hots no mínimo poderia dobrar.
Bugs dando sopa só esperando para serem corrigidos… quer uma sugestão? que tal começar com o sistema de reconet altamente bugado?
Arcade totalmente mal explorado!! Porque não libera as dependências do jogo para a fanbase e habilita um sistema de arcade tipo Starcraft II? (imagina o gás que isso daria no jogo!! será que o medo de algum player fazer um hots melhor que o oficial é tão grande assim?)
Sistema comercial: os jogadores querem comprar cosméticos, querem comprar itens, nitros, gemas, etc… só que… precisamos de cosméticos atrativos para comprar não? vamos falar sério… se comparar com o nível das skins mais antigas, as skins atuais são um terríveis… olha só para a Yrel, Mal’ganis, Mephisto… sério que ninguém na equipe de arte teve uma ideia minimamente melhor do que as que foram apresentadas para as skins alternativas? um player faz em 10 minutos um reskin mais interessante com um editor gráfico de código aberto do que as skins mais recentes. façam a gente ter vontade de gastar o nosso dinheiro em cosmético por favor!!
Eventos… quanto mais o tempo passa vemos eventos com menos conteúdo do que o anterior… só olhar para os do ano passado, eram tantos cosméticos, tanta skin que o player chegava a ficar perdido… olha esse ano!! com exceção de talvez 2 eventos que trouxe um pouco mais de conteúdo, o resto trouxe quase a mesma quantidade de skins de um patch secundário…
Isso tudo sem nem entrar nas polemicas dos modos de jogo, jogabilidade, reworks mal feitos que ao invés de otimizar quebram os personagens… ELUNE DO CEU…
Como… Como uma empresa desperdiça um jogo como o HOTS dessa forma?

12 Curtidas

Acho que os 3 grandes problemas que afugentaram os jogadores de MOBA foram:
1º - Engine péssima;
2º - Sistema de Reconnect completamente caótico;
3º - Os objetivos que simplesmente afundam os times que estão em desvantagens.

Vou explicar melhor o 3º item; imagine 1 mapa onde seu time em desvantagem de torres perdeu as barracas do TOP e do BOT, e temos apenas 1 grupo de mercenários na BOT LANE, vc e seu time é obrigado a defender senão já era; e do nada abre o objetivo, não tem como você lidar com a defesa e correr para o objetivo. Esse tipo de coisa espantou milhares de jogadores, tenho 3 grandes amigos que simplesmente desistiram do HotS por causa disso, o jogo e completamente desequilibrado em termos de mecânicas de mapas; Vc não pode jogar defensivamente pq vai PERDER caso abra os objetivos, simplesmente assim.

4 Curtidas

Mas isso é a essência de controlar o mapa. As mecânicas são equilibradas sim, os mapas em quesito de mercenário é espelho justamente para haver igualdade. Se teu time não fez o seu camp a culpa é justamente da sua equipe, pois ele facilmente contestaria o mercenário adversário.

Todo produto ou serviço no mundo tem que ter viabilidade comercial. De fato, se HOTS não está dando retorno pra Blizzard é natural que eles abram mão do negócio.

Cara sempre achei isso dos objetivos, em partidas equilibradas os objetivos são muito legais, mas agora em partida desbalanceada e isso acontece muito em partidas rápidas, o time que ja e superior vai ganhar todos os objetivos e vai ser um massacre contra o outro time que chega a fica chato pros dois lados, eu não tiraria os objetivos, mas faria um modo de jogo sem objetivo ai vai do jogador escolher onde quer jogar

1 Curtida

Ja quitei a meses kkkkkk e rir pra nao chorar

3 Curtidas

Eu acho que tem muitas coisas erradas a respeito do hots. As impressões que eu tive sobre o jogo, as idéias que ele traz pra quem joga, as decepções que ele sempre deixa para os fãs tanto da blizzard, quanto de mobas.

Eu jogo o game há agora 1 ano. Fiquei sabendo da existência do mesmo, num canal de irc brasileiro, abandonado e esquecido pela internet. Entre pessoas mais velhas que eu, ou da minha idade (entre 28 [minha idade] e 45 anos). Eu sinceramente não esperava que eu fosse me encantar pelo jogo. Mas, o game tem sua mágica. Ele sempre me fez questionar, se eu tinha uma mente aberta. Tanto para me reacostumar com mobas, quanto para ver heróis da minha infância e adolescência lado a lado com os dos adolescentes e crianças de hoje em dia.

Eu sempre achei que o erro do game está neste ponto: Testar o quanto os consumidores tem a mente aberta.

E não para por aí. Tem uma sequência de erros muito grande em tudo que se pode citar a respeito do jogo. Isto é: O HoTS é um game free to play, mantido por uma instituição privada.

Bom, eu sou empresária e administradora há agora 8 anos. tenho lá minhas graduações e práticas em diversas áreas relacionadas a lidar com empresas, de vários tipos. Mas, mesmo sem citar tudo. Eu posso dar o meu palpite sobre o hots. E é o que eu vou fazer.

Primeiramente: HoTS é um projeto de ordem privada. E de tal maneira, ele precisa tanto ser viável, quanto observar que a sua própria existência depende da qualidade do impacto que o seu produto irá causar em seus consumidores.

O pessoal mais velho, irá com certeza pagar pelo prazer de brincar com seus heróis preferidos das ultimas décadas. Os mais novos vão tentar dar um jeito de fazer o mesmo. Desde que o game agrade.

Vejamos o que é o hots:

  • um moba que contém as personagens originais do warcraft frozen throne, que gerou o famoso DoTa
  • um universo que contém as personagens idolatradas de starcraft também há décadas (conheço um menino de 19 anos que joga starcraft há 10 anos e simplesmente despreza o hots como se fosse lixo)
  • as personagens de overwatch, que eu desconheço e com certeza não pagaria pra jogar, vendo o desastre que a blizzard transformou o hots (que a blizzard está só esperando pra desastrizar assim que der na telha dos devs e envolvidos)
  • um game que traz com direitos autorais o uso de tantos heróis que inspiraram mobas pelo mundo a fora, com muito mais sucesso que vários outros tipos de jogos, pra simplesmente não fazer juz a qualidade esperada
  • nerfs constantes de personagens com os quais os consumidores adoravam jogar incessantemente
  • heróis com dano medíocre em late-game, comparado a mobas que saíram de dentro de mods em games criados pela própria blizzard (dota e subsequentes, por exemplo)
  • uma mistura de mecânicas, que deveria ser excelente, mas que a equipe de desenvolvimento faz total questão em utilizar simplesmente para piorar a experiência de jogar o jogo
  • um desequilíbrio no sistema de match-making que faz qualquer pessoa semi-analfabeta perceber que a blizzard sequer contrata profissionais capazes de desenvolverem com o mínimo básico pra se manter uma qualidade e harmonia no gameplay
  • gasto excessivo de memória para gráficos simples, que comparados a concorrentes gastam entre o dobro e o triplo de memória, pra se ter o mesmo resultado gráfico e desempenho inferior de suas mecânicas
  • conexão péssima
  • mistura de países, que muitas vezes geram desavenças. Sendo que as desavenças in-game determinam até mesmo o resultado dos integrantes das ranqueadas de masters e grand-masters (e a blizzard não fala sobre isso, por fazer questão de dar aquele belíssimo tiro nos próprios pés)
  • resultados dramáticos frequentes em games nos quais o player que cria um desbalanço e desvantagem favorável a sua equipe muitas vezes tem um desempenho inferior aos oponentes (ex. classico: butcher. Que é um oponente quasi-que ininterrompível em seu pos-quest, justamente porque a equipe da blizzard QUER que o seu jogo seja totalmente desbalanceado, mesmo quando o dano final de seus heróis em late-game é ridículamente pequeno…se você comparar o late-game de um butcher e de um Naix (do dota, ainda cito o do dota dentro do mod do frozen throne, você vai ver que a situação do naix NUNCA seria tão confortável quanto a de um butcher relativamente noob no hots).
  • um sistema de QM (Quick Match) literalmente mais lento que o da ranked e até mais lento que o da unranked.
  • partidas customizadas que não dão lvl gain aos jogadores
  • uma equipe de design com o direito de usar os direitos autorais e designs que fazem sucesso há décadas na blizzard, ter o desempenho ao criar as skins (que supostamente trariam dinheiro para o projeto, melhorando a sua VIABILIDADE)…ter o desempenho inferior ao de qualquer equipe de artes gráficas decente de fundo de quintal em qualquer fundo de quintal deste planeta e quem sabe de qualquer outro planeta também.

Olha, dava pra fazer uma lista enorme de defeitos, que por estarem em uma instituição privada com certeza a levariam a bancarrota. E é literalmente isto que está acontecendo com o hots. E isso demonstra uma falta de profissionalismo e até de boa qualificação/educação/capacitação/alfabetização de toda a sua equipe, das lideranças e até mesmo de quem diz que acha que foca em seus acionistas. Porque quem foca em acionista, sabe que se deve contratar pra staff e administração pessoas com capacidade de exercer suas atividades com pensamento critico. E pensamento crítico é exatamente tudo que eu vejo faltar nas decisões tomadas pela equipe do hots a todo momento.

A tendência é a falência. Pra falar a verdade, eu sempre me lembro de uma coisa que eu li num dos fórums do hots: They have toddlers at their staff.

Quem cuida do hots, só pode estar contratando um bando de crianças pra cuidar do game. Porque de um ponto de vista crítico, não vejo outra possivel melhor explicação.

Com todo o respeito possível. Eu sinceramente gostaria que metade desta “lista” de problemas óbvios não estivesse relacionada ao HoTS.

7 Curtidas

Amigos,

Eu li cada post aqui e vejo que muitos compartilham do mesmo sentimento do “eu avisei”.

As diversas reclamações que não foram ouvidas, nem sequer respondidas à altura de um atendimento ao cliente de forma esclarecedora, como também a falta de comunicação.

Acho que essa falta de comunicação, esse distanciamento entre desenvolvedores e comunidade foi o principal elemento para que o HOTS não obtivesse o sucesso esperado.

Nós vemos um bug, reportamos, falamos como funciona e discutimos sobre ele aqui no fórum.
Simplesmente não há um feedback de “estamos trabalhando pra resolver esse problema”, no caso de bugs como o do reconnect e do server gringo.
O feedback vem mesmo nos problemas mais emergenciais como problemas de conexão quando é generalizado. Quando não afeta muito a jogabilidade dos servidores NA, está tudo bem, é o que aparenta ser.

Notei que quando eu coloco o cliente Norte Americano, tem muito mais notícias e todo um engajamento por conteúdo que não tem aqui no nosso cliente brasileiro. Por lá tem até mesmo youtubers aparecendo como recomendado no app battle.net, aparentemente num esforço de aumentar a divulgação, mas por aqui, no LATAM, vemos que praticamente estamos com os “restos” do jogo.

O HOTS está sendo direcionado ao público estadunidense, onde os devs lêem os posts, respondem, interagem com maior frequência. Aqui vemos um fórum abandonado, e o fórum é só um reflexo de 1% do que temos na comunidade, um jogo com altas filas, com ping alto, problemas de conexão e reconexão, sistema de pontos e punições que desmotivam e a representação da Blizzard, simplesmente, calada frente a todos esses problemas.

Eu ainda acho que nós estamos com sorte dos novos personagens e conteúdos ainda virem em português, porque o restante do atendimento sequer olha pra gente.

Se pesquisarem por posts meus, verão minhas incessantes buscas por respostas aos mesmos problemas de tanto tempo que simplesmente nunca foram respondidas, e continuam não sendo.

Eu fico triste porque o HOTS é um jogo que eu gosto muito. Ficar com raiva, apontar os problemas, indagar, reclamar, tudo porque gosto do jogo e queria que esses problemas fossem resolvidos, PRINCIPALMENTE o problema da falta de comunicação e de respostas ao nosso feedback.

Nos sentimos ignorados. Eu me sinto ignorado. Para mim o fórum está servindo apenas como um espaço de despejo de desânimos, porque buscar por respostas, até o momento, não é o melhor lugar.

7 Curtidas