Heroes of The Storm foi meu primeiro MOBA. Nunca fui fã da Blizzard, nem joguei qualquer um dos outros jogos da empresa (WoW, SC, OW, etc.). Cheguei aqui no HOTS através de pesquisas simples no Google, pois estava cansado de jogar MMORPG (eu jogava Priston Tale) e a exigência de tempo para esse modo de jogo já não era compatível com a minha rotina (trabalho, estudo, família,…).
Adorei o Heroes. Sem dúvidas é o jogo mais incrível que eu já joguei na minha vida. Completo em todos os quesitos.
Depois do alvoroço dos últimos dias, oriundo das notícias recentes de realocação da equipe de desenvolvedores e afins, entrei na “pilha” do “fim do HOTS” e resolvi conformar-me que seria o fim do meu jogo favorito. Então, fui direto à concorrência. Baixei Dota 2 e LoL. Gente, presta atenção: NÃO DÁ PRA COMPARAR DOTA E LOL COM O HOTS! Eu não consegui sentir atração nenhuma jogando Dota e LoL. Parecia que TUDO era pior: mapas, interfaces, gráficos, mecânicas, menus, jogabilidade, física,…) porque, de fato, são piores. As pouquíssimas partidas que joguei no Lol e no Dota foram insuportavelmente entediantes. Simplesmente, Hots é mais jogo do que os 2 concorrentes juntos. Resultado: desinstalei Lol e Dota em menos de 24h. Recuso-me a parar de jogar Hots.
A pergunta que fica é a seguinte: Como um jogo tão magnífico como o Heroes consegue perder em popularidade para Lol e Dota 2?
Surge aqui algumas sugestões para reverter essa situação:
1 - Desempenho
Não são todos os jogadores que possuem um computador que contemple os requisitos mínimos do jogo. Isso acaba diminuindo drasticamente o público alvo (especialmente aqui no Brasil). Realmente, Hots exige mais da máquina do que Lol e Dota. Porque não oferecer configurações mais modestas em seus gráficos, interfaces, efeitos e sons? Eu rodo o jogo no mínimo do mínimo e ainda assim acho assustadoramente perfeito. Poderiam existir configurações menos exigentes da máquina e teríamos uma “democratização” da player-base. Penso eu que um dos motivos para alguém continuar jogando Lol ou Dota é que esta talvez seja sua única opção em termos de equipamento (PC).
2 - Modos de Jogo
Aqui no Brasil, não existem muitos jogadores de Heroes. Mas existe uma gama de modos de jogo muito grande para a pequena comunidade, o que acaba segmentando os players e dificultando a busca de partidas. E a demora na busca de partidas é um dos principais problemas que afasta os novos jogadores, pois no Lol e Dota as partidas são encontradas rapidamente (isso é muito bom).
Penso que nos próximos dias a comunidade do Hots vai diminuir ainda mais. Precisamos solucionar a demora das filas (tende a aumentar, caso mais players abandonem o jogo) com ações drásticas como: extinguir alguns modos de jogo (Não-Ranqueado, Contenda e Hero League, NO MÍNIMO) a fim de aglomerar os players restantes nos principais modos de jogo (PR e TL) e facilitar o encontro de partidas.
3 - Jogadores
Precisamos de pessoas. Convide seu amigo para experimentar o jogo. Crie um canal no Youtube. Faça uma live no Twitter. Compartilha no Facebook. Publica nos fóruns. Por favor, tentem povoar e popularizar o Heroes. Não desistam do jogo. Mesmo que exista um fim (pouco provável) aproveite os próximos momentos para reunir os amigos e jogar algumas partidas de Hots. Continue conosco. Heroes também é resistência. Um jogo desse tamanho não pode ficar à deriva no cenário dos games.
4 - Comunidade
Particularmente, odeio noobs. Inclusive já tomei punições pela minha falta de paciência com o pessoal que só faz cagada na partida (digamos assim). Mas vamos tentar fazer um esforço para auxiliar na melhora da gameplay dos jogadores que estão começando. Vamos acolher os novatos. Produzir conteúdo para aprendizagem, aconselhar durante as partidas, controlar a raiva, minimizar os xingamentos (quem joga ou já jogou comigo deve estar pensando que sou hipócrita, mas a partir de hoje eu vou mudar Hahaha). A intenção é desintoxicar a comunidade. Quem sabe até proporcionar uma espécie de “coaching” com o pessoal que ainda não possui muita noção da jogabilidade do Heroes.
Não desista do Heroes.
Nos vemos no Nexus!