Minha opinião sincera sobre Diablo IV

Em poucas palavras: o jogo é bom mas não vale 350 pila (ainda) - (e olha que eu comprei a ultimate…)

Eu participei do teste de servidores no PC do dia 11/05 ao dia 14/05 e fiz tudo que o beta oferecia:

  • Atingi o lvl 20 como mago na dificuldade II e bárbaro lvl 15

  • Liberei todos os altares de Lilith, localizações, marcos de senda, dungeons, etc.

  • Matei a ashava (2x)

  • Joguei por aproximadamente umas 30 horas

¹Meu setup:

  • Nvidia G-Force GTX 1070 TI ROG Strix

  • Intel i5 8600K

  • 32GB DDR4

  • Samsung NVME M2 980 pro 1TB

Essas são minhas considerações sobre o jogo:

Obs toda comparação está sendo feita com D3 pois nunca joguei os anteriores.

Prós:

  • Qualidade audio visual muito boa. A qualidade das texturas iluminação tanto do game quanto das cutscenes estão maravilhosas.

  • Telas de loading extremamente rápidas¹

  • A nova mecânica de marcar itens como lixo acelera muito o gerenciamento do inventário

  • O ferreiro agora tem uma opção de reciclar tudo do inventario, exceto lendários

  • A nova mecânica de dash (esquiva) trouxe novas estratégias interessantes de combate

  • É super divertido juntar a galera e matar o world boss (ex: Ashava)

  • O D4 têm uma opção de chat de audio in-game MUITO BOM!

  • Ítens agora só desgastam ao morrer

  • Pode mudar a dificuldade in-game em um altar em Kyovashad

  • Gostei da estratégia de árvore de habilidades, apesar de te limitar nos tipos de build que você poderá construir.

  • O jogo permite fazer negociações de itens entre jogadores (muito parecido com warframe)

  • Dungeons fornecem poderes lendários que podem ser imbuídos em itens

  • O mapa permite filtros

  • Achei muito massa as novas mecânicas de deslizar, pular, subir/descer paredes, rapéu, etc.

  • Muito legal poder customizar a aparência dos personagens, apesar de limitado.

  • As vestes estão muito bonitas, algumas bem sexy, inclusive

  • Muito bom poder trocar a cor das vestes todas de uma vez

  • Agora há um botão de auto organizar o inventário (obrigado blizzard)

  • O nível dos inimigos é variado de acordo com cada nivel dos membros de uma party

  • Trilha sonora impecável

  • O mapa é todo interconectado. Você pode ir de um canto a outro sem tela de loading!

  • A história parece ser muito boa. O ato I foi bem interessante quanto à lore.

  • Agora é possível usar emotes como dizer olá, acenar, etc.

Contras:

  • Quedas de FPS em alguns momentos¹

  • Não é mais possível dar teleport de qualquer lugar para onde um amigo está. Para isso você antes deve ir para Kyovashad e pegar o portal do seu amigo.

  • Mercadores são ladrões. Só vendem porcaria a preços inimagináveis. Um ítem raro chega a custar 80K de gold (em toda minha gameplay devo ter juntado uns 200~300K)

  • As poções não curam imediatamente, elas tem uma cura gradual

  • Não há cura passiva como no D3 em que você regenera vida ao longo do tempo ou após matar inimigos. O gerenciamento de vida está bem mais ativo que no D3

  • Change de drop lendário muito baixa, cerca de 1 a cada 10h (sim, alguns sortudos conseguem muito mais)

  • Pouca variedade de dungeos. Joguei o beta inteiro em party e ainda assim elas ficam super entediantes muito rápidas. Os chefes das dungeons se repetem muito. Basicamente em toda dungeon você precisa ir para dois lados diferentes, pegar duas chaves para abrir um portão. Após abrir você pode ajudar uma pobre coitada a matar vários bixos e ganhar um baú que só dropa porcaria e depois ir pro chefe (que tbm só dropa porcaria).

  • As dungeos agora são aleatórias o que as tornam péssimas para farming pois você nunca saberá onde as coisas estarão

  • Muitas dungeons te forçam a retroceder muito para pegar uma chave ou outro item. Algumas dungeos não lhe permitem usar a opção “sair da dungeon” e você tem que voltar o mapa todo a pé após ter matado o boss.

  • Não é mais possível reviver no corpo, apenas no checkpoint

  • Ao se extrair um aspecto (poder lendário), o mesmo se torna uma espécie de consumível. Uma vez usado ele desaparece do inventario de aspectos. Não é como o kubo de Kanai em D4.

  • Distâncias enormes entre certos pontos do mapa em que não há marcos de senda para fazer fast travel. Sei que agora terá cavalos, mas no beta não tivemos acesso e você só poderá usá-los após o lvl 30.

  • As dungeons são meio bugadas e parecem que resetam após você sair do jogo.

  • Na beta havia uma conquista após finalizar todas as dungeons, porém a última não aparecia no mapa. Aconteceu com meus colgas da party também.

  • Tudo do jogo é caro no começo. Manipular engastes, melhorar equipamento, etc.

  • A diferença entre as dificuldades I e II são muito poucas e elas nem afetam as chances de drop. A única vantagem é ganhar xp mais rápido

  • Ítens tem bons preços de venda. Dá para fazer uma graninha vendendo itens raros.

  • Se dropasse lendário igual dropa poção, eu não estaria escrevendo esse post pois estaria farmando.

  • O uso de habilidades nas cidades é proibido (WTF???)

  • Poderia ter mais diversidades de biomas. 90% do tempo você estará andando em neve e o resto dentro de dungeons. Cansei de brigar com aranha, morcego e urso

  • Poderia ter um seletor de cores para as cores das vestes/armas ao inves de paletas de cores pré-definidas

  • Sua chance de dropar ítem lendário em uma pedra no chão é 300X maior que matar um boss de uma dungeon.

  • O jogo trouxe diversos novos conceitos de habilidade que não são explicados nos tutoriais e suas descrições ao passar o mouse sobre elas no perfil também não ajudam em nada. Exemplo: golpe de sorte.

  • Emote “Asas do Criador” da versão ultimate é uma bosta

  • A distância entre os NPCs é grande e super demorado ficar indo de um pro outro. Se quiser ir do ferreiro para o joalheiro, você vai gastar aí uns 20 segundos fácil

Resumo

O game rendeu boas horas de gameplay mas ainda há muito o que melhorar, por isso acho que ainda não valha as 350 pila. Se jogou D3, vai curtir bastante pois o jogo traz melhorias de qualidade de vida in-game.

2 Curtidas