Diablo IV - Preço Abusivo para um Jogo Amador

Não sou muito de escrever em fóruns, e nem acredito que lerão este post, especialmente o pessoal da Blizzard, considerando que não encontrei um Fórum brasileiro para Diablo IV (tamanha relevância que o público gamer brasileiro tem, imagino).

Este post é para relatar minha mesosatisfação jogando Diablo IV. Sou um grande fã da franquia Diablo, acompanhando a história desde Diablo I e, apesar de não ter jogado Diablo II na época, explorando-o somente em sua versão remasterizada, não posso negar que foi um divisor de águas tanto para a jogabilidade, quanto para a história.

Mas, seguindo ao assunto. Vivemos no Brasil, sabemos como a situação financeira é complicada, especialmente com o dólar beirando os 5 reais e é nisto que quero chegar.

Ora, mas o que o preço tem a ver com a sua insatisfação com o jogo?

Listarei abaixo alguns fatores que me faz acreditar que a equipe responsável pelo desenvolvimento fez um trabalho meia-boca, para não dizer amador. Afinal, Blizzard existe desde meados da década de 90 e criou seu nome com jogos de RTS (WC e SC) e RPG (Diablo, WoW), e eu quero acreditar que esta mesma Blizzard agiu de boa fé ao criar Diablo IV.

1 - O PREÇO ABUSIVO: Como dito anteriormente, vivemos em uma sociedade… brincadeira, vivemos num país onde a condição financeira de grande parte dela é difícil. Não citarei questões políticas e, portanto, não quero que nenhum fanático venha com discurso político, grato.

Sei que uma empresa, como todas as outras, tem seus gastos de produção e funcionários. Sem contar na engine utilizada para a criação de um determinado jogo. Eu poderia fazer uma comparação com os gráficos entre Resident Evil 4 Remake ou Resident Evil 8 e Diablo IV, mas obviamente rechaçarão o argumento dizendo que os jogos possuem propostas diferentes.

De fato, são jogos diferentes, possuem propostas diferentes. REvil é um jogo que possui pouco conteúdo ao se zerar uma campanha, enquanto Diablo, a partir do II, sempre foi um jogo com um universo extenso a se explorar. Mas o que me deixa abismado na precificação da Blizzard, especialmente no Brasil, é saber que Diablo IV conta com uma versão padrão/standard; uma versão digital deluxe; e a versão Prestígio (quem joga LOL sabe do que estou falando).

350 Reais é o preço da versão padrão. E é só isso que ela oferece, o jogo e nada mais. Fora alguns cosméticos totalmente irrelevantes que deveriam ser gratuitos ou obtidos através de conteúdos de jogo, mas isto é a minha opinião. Ah, a Edição de Prestígio de Diablo IV custa singelos 500 Reais, um pouco a mais que 1/3 do salário mínimo brasileiro.

2 - MODELOS DE ITENS INGAME: Se tem uma coisa que eu prezava em Diablo II e Diablo III era a forma como os itens eram representados, tanto em seus modelos quanto sprites, com base no ícone que tinham. Claro, Diablo I foi produzido em 3D mas foi pixelado, mas mesmo assim tinha um certo respeito para com os itens.

Se você jogasse uma Armadura Leve (de Trapos até Armadura de Couro Cravejado) você veria o sprite da Armadura de Couro caindo no chão, jogando uma Armadura Média (de Malha Anelada até Malha de Tala) você veria o sprite do peitoral do Guerreiro em Armadura Média caindo no chão, entende aonde quero chegar, não?

Diablo II obteve um realismo ainda mais superior quanto a este assunto. Enquanto que Diablo IV me oferece apenas uma Manopla de Placa no chão, mesmo quando indica que é uma manopla de tecido ou couro. O pior é o peitoral, que se assemelha ao Peitoral (de Diablo I) e o nome: Túnica de Couro, sem mencionar as armas.

Isso é de um amadorismo e uma falta de respeito sem tamanho, principalmente para com o nosso dinheiro e especialmente para os fãs da franquia que prezam por este tipo de detalhe. O quê? Modelo detalhados dos itens no chão são uma espécie de DLC ou fazem parte da Edição Prestígio de Diablo IV?

Vai me dizer que teriam que aumentar o preço final do jogo (independente da versão) em 20% para que a equipe desenvolvedora tivesse o trabalho de deixar os itens no chão equivalentes aos mostrados nos ícones? Não caio nesta.

3 - ADAPTAÇÃO PORCA DE NOMES E LEGENDAS EQUIVOCADAS: Todos os jogos Diablo contam com nomes, obviamente em inglês, que possuem um certo significado para eles, e obviamente um bom tradutor, conhecedor da língua portuguesa e inglesa sabe, por via de regra, que nomes não se traduzem, portanto busca-se uma alternativa.

Esta alternativa chama-se adaptação. Mas o que seria esta adaptação? Simplesmente tornar nomes mais chamativos ou compreensíveis sem fazer com que percam o sentido. Recentemente concluí uma dungeon, ou evento, ou quest, não me recordo que envolvia a localização chamada Monólito do Sangromante.

Assim, eu entendo que a equipe responsável pela tradução e adaptação de Diablo IV, imagino eu, deve obedecer às regras da empresa, mas Sangromante é um absurdo. No original, o sujeito é Bloodmancer e eu aposto que brasileiros que jogam o jogo no original entenderiam muito mais o que significa do que quem joga no idioma nativo.

Por isto que a adaptação é de extrema importância, não que Sangromante esteja errado, mas é uma tradução muito ao pé da letra. Por que não utilizar Mago Sanguíneo; Bruxo de Sangue; Hemomante; ou outros? Acho que esteticamente soaria muito mais agradável do que SaNgRoMaNtE

Outra tradução literal que achei meeee foi Malhobosque cujo o original é Maulwood. Tá certo que Maul significa Malho, mas poderíamos obter algo mais atrativo. Considerando que esta dungeon está repleta de Espectros Arbóreos e eles possuem ataques visivelmente concussivos ou contundentes, por mais que maul, no original faça sentido, ao traduzir, especialmente ao pé da letra, malho não faz tanto sentido assim.

Agora imagina, você e seu duo indo explorar irl o universo de Diablo IV, o que vocês iriam preferir? Explorar uma floresta chamada Malhobosque ou Floresta Retorcida; Mata/Floresta Esmagadora; e por aí vai?

Outra coisa que causa um estranhamento é a legenda não ser equivalente à dublagem. Claro, em todo produto que seja, de certa forma, áudio visual, mudanças são necessárias para que haja todo um lipsync, tanto que em filmes, especialmente legendados, a legenda que nos aparece é simplesmente o script traduzido.

Por mais que o sentido não seja perdido em ambos filmes e jogos, acredito que a equipe desenvolvedora poderia ter um pouco mais de cuidado e acrescentar ao texto traduzido as adaptações e mudanças feitas pela equipe de dublagem, a qual eu tenho um profundo respeito, admiração e agradecimento, afinal estou cursando teatro para que eu possa ser um futuro dublador.

4 - TIMESKIP IMENSO DESDE DIABLO III ATÉ DIABLO IV: Ao que parece, 30 anos se passaram desde os eventos de Diablo III, mas até onde eu fui na história, não é explicado o que acontece neste interim. O que houve com Tyrael? Onde estão os Arcanjos do Paraíso? Como os novos Horadrim foram desfeitos? Onde estão os Nefalens canônicos de Diablo III, Valla, Kharazim, Sonya, Johanna, Nazeebo, Li-Ming, Xul?

5 - POUCAS OPÇÕES DE PERSONAGENS: Sejamos francos, RPGs hoje em dia, especialmente os de origem oriental, possuem uma criação de personagens muito mais abrangente onde você pode alterar literalmente tudo. Se você quiser um(a) dommy mommy/daddy totalmente fora dos padrões realistas você consegue, ou se você quiser jogar com um personagem baixinho para dar um background de Anão das Montanhas, isto é possível.

Me surpreende, pelo preço do jogo, os personagens terem tão poucos modelos faciais, tão poucas cores de cabelos, olhos e afins. Devo parabenizar a Blizzard, contudo, por ter colocado cor de pele para as pessoas com vitiligo, e a classe Druida como sendo personagens mais acima do peso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diablo IV é um bom jogo para se aprofundar mais na história, explorar uma enorme terra sombria cheia de perigos à espreita enquanto você abre caminho para desvendar os motivos da presença dos Pais de Santuário.

Mas não vale o preço que cobram, recomendo esperar uma promoção considerável (mesmo que leve tempo) ou comprar mais barato para outra plataforma, como foi com minha amiga que adquiriu a versão intermediária para PS5 e que, fazendo os cálculos de cotação Euro/Real, e os comparativos entre % de salário mínimo, ainda assim saiu muito mais em conta do que a versão padrão/básica/standard para computador.

Só para registro, esta versão do Diablo IV para PS5 custou simples 262 reais, enquanto a versão Padrão, aqui no Brasil, está custando uma bagatela de 350 Reais, praticamente 27% do Salário Mínimo brasileiro.

Isso só prova o quanto a Blizzard é desatenta ou desleal, agindo de má fé, para com a cotação dólar/real.

Enquanto espera uma promoção, tenha sua feliz gameplay no site da placa vermelha e seta branca, assim como fiz em alguns jogos. Busque estudar builds que lhe interesse e depois caia em cima das crias do Inferno.

Até a próxima, e um forte abraço!

1 Curtida

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: