Wow Classic não é "perfeito"! Choque de realidade pra ninguém reclamar depois!

Fala galera.

O intuito desse post não é desencorajar ninguém a jogar o Classic, apenas para informar sobre algumas coisas que, mesmo quem tenha jogado no Vanilla, talvez estejam esquecidas já que é MUITA coisa que existe no jogo.

O ponto é: Classic não é “perfeito”, tem muito detalhe e melhorias de usabilidade que foram introduzidas ao longo dos anos que você poderá sentir falta, e tem coisa que você não vai gostar.

Eu mesmo não lembrava de algumas coisas, apesar de ter jogado o finzinho do Classic, só me dediquei ao jogo mesmo quando tava saindo o BC, e jogando o último stress test deu pra relembrar algumas coisas, então decidi compartilhar aqui pra ajudar a galera a se preparar. Vamos lá:

  • Leveling é brutalmente mais difícil, trabalhoso e demorado. Sério.
  • Classes com mana é basicamente 1 ou 2 pulls e drink.
  • Se puxa mais de 2 mobs no seu level, corre fião.
  • Não morra. Sério, não morra, geralmente os mapas tem 1 ou 2 cemitérios. A caminhada pode ser LONGA.
  • Pense bem antes de entrar numa caverna sozinho.
  • Você precisa upar sua arma apropriadamente enquanto upa level.
  • Casters, não esqueçam suas Wands! Se não cair uma logo, comprem na AH uma baratinha lá pelo level 10, ou vai ser um pé no saco upar depois pq no início é só “miss, miss, miss” hehehe.
  • Você realmente precisa fazer grupo com um ou dois players pra algumas quests.
  • Não dá pra focar só matando mobs das quests, lá pelo level 15 vc vai estar com quests muito difíceis. O jogo espera que vc fique fazendo grind de mob, matando tudo no caminho, pra ganhar XP, ou que esteja em grupo pra ganhar bonus XP.
  • Ou é bem possível que precisará ir pro outro continente lá pelo level 10-12 pra fazer as quests de lá tbm (essa é uma boa tática independente dos pontos acima!)
  • Claro que estou considerando que você não fique upando só em Dungeon repetidamente (boring).
  • Ah, não tem sistema de Dungeon Queue. Tem que ir numa capital e procurar grupo no Trade Channel.
  • Fica atento pra upar as profissões enquanto upa o level. Não tem flying mount, tentar a tática de upar depois de atingir 60 pode dar um trabalhão também pra achar os locais corretos, especialmente skinning / mining / herbalist.
  • Falando nisso, Classic só tem tracking de uma coisa por vez no Minimap, e até onde pesquisei nem mod consegue resolver isso.
  • Battleground não dá XP, não que isso importe já que não vai ter PvP no lançamento, somente a partir da Phase 2, que sabe-se lá quanto tempo depois do launch vai ser.
  • Você só consegue dar Queue pra BG nas capitais (nos Battlemasters) ou nas entradas dos BG’s no mundo real.
  • Não existe /focus target no Classic e os AddOns não vão conseguir adicionar o workaround que funciona nos private servers, já foi confirmado!
  • Não existe “dual spec”, e dar respec é CARO (o primeiro já custa 1G!). Então pensa bem nas escolhas.
  • Não existe heirlooms.

Bom acho que é isso aí.
Como falei, não é pra assustar, é mais um “reality check” pro pessoal estar bem ciente do que essa versão do jogo tem e não lotar os servers pra largar depois de 1 semana rss.

Nos vemos no Classic!

PS: se alguém lembrar de alguma outra coisa, comenta aí!

Abs!

28 Curtidas

Eu joguei um pouco do WoW Classic e senti uma baita diferença e foi para melhor. Claro que existem melhorias, afinal é um jogo que voltou a 14 anos atrás, mas existem elementos que me chamaram bastante atenção e é o que venho procurado em MMOs por bastante tempo. Vou listar aqui os pontos que me fizeram gostar:

  • RPG raiz: no clássico existem atributos, perícias, resistência e o level. Não é sair puxando mob e matar, você precisa realmente lidar com os monstros com estratégia pois se juntar 2x1 você está em desvantagem, o que faz todo o sentido!

  • Com o passar do nível você sente que está evoluindo, um level não é só mais um número como é atualmente, você ganha pontos em atributos, seu dano aumenta, você precisa ir em um instrutor para pegar habilidades, o mais importante é que você escolhe que quer aprender e consequentemente você compara para ver o que você precisa. Isso te força entender mais da classe, não vai ser só mais uma habilidade morta no grimório, você precisa pagar então com certeza vai usar!

  • Habilidades únicas de cada raça. Não, não estou falando daquela que você usa a cada 2 ~ 5 minutos, cada raça tem habilidades únicas em cada classe que mostra um pouco da personalidade dela e eu achei isso genial.

  • Profissões tem um impacto gigante na gameplay, eu só fui descobrir as profissões quando cheguei ao 120, a maioria das coisas eu só fazia para vender, mas no clássico eu escolhi alfaiataria para meu bruxo e fazer o equipamento me deu uma defesa maior do que o item que ganhei na quest, isso me estimulou a evoluir junto com o level. Foi a primeira vez que a profissão teve sentido.

  • Socialização é fundamental, se você quer ir em uma masmorra você precisa correr atrás de um grupo, não é só escolher e esperar horas até um milagre acontecer, você tem que se enfiar numa taverna e procurar um tank, um healer e mais dois DPS, isso faz o prédio ter um propósito e pode resultar em amizades, o que é impossível nesse mundo onde as pessoas são descartadas só porque não tem um ilvl 2 pontos menor que gera um desconforto nos novatos.

Agora vou falar das melhorias que eu sonho, sei que pode ser que a Blizzard não faça nenhuma delas mas tornaria o jogo perfeito:

  • Reformulação visual: acho que o que me impactou mais foi ver as caras quadradas dos personagens, seria interessante ela aplicar as melhorias que já existem no jogo, não só nos personagens, mas nos mapas deixar tudo no padrão estético que vimos em Zandalar e Kul’Tiras
  • Chega de Facção! Um dos limitadores que mais me irrita nesse jogo é ter que escolher entre Horda ou Aliança… História da Horda, História da Aliança… Por que simplesmente não focamos nas Raças? Os Elfos Noturnos e Trolls são inimigos, mas não seria legal se um dia eles fizessem as pazes? Ou os Elfos de Sangue e os Humanos? Quem sabe os Orcs percebam que o Draeneis tem bastante coisa em comum e o que um Gnomo poderia inventar junto com um Goblin? Existem várias sub-facções no jogo, não seria melhor os jogadores escolherem qual querem pertencer? Eu gosto bastante de O Relicário, mas eu queria poder visitar os Salão dos Exploradores também! E eu me divertiria mais conspirando com o Martelo do Crepúsculo ou a Revoada Infinita.
  • Missões significativas: Ta bom que preciso matar 10 lobos ou pegar 5 dedões de sapo, mas seria menos chato se a Quest estivesse ligada a história e personalidade da raça/classe que eu escolhi. Tipo fazer algo que me ensine uma mecânica, conte uma história, libere um transmog tipo a Armadura de Herança. Eu sei que existem quests assim acho que desde o Legion que você vai no mapa e desbloqueia a história dele, mas seria legal que os mapas tivessem o mesmo impacto, contasse a história da região e suas ações influenciasse.
  • Um Mundo Vivo: Quando teve o evento da Queima de Teldrassil a primeira coisa que fiz foi criar um Elfo Noturno para ver o que estava acontecendo… grandes nadas! Acho que seria interessante a árvore de fato estar queimando e precisar me refugiar para outra Zona enquanto sou situado do que está acontecendo no mundo. Claro que isso quebraria as Quests, mas poderia abrir novas possibilidades e seria uma forma de tirar a rotina massante de criar um alt.
  • Meu próprio Grimório: Existem inúmeras habilidades e talentos que resultam em uma gameplay única, às vezes o mob tem uma skill melhor do que a minha e eu queria ter ela também. Seria bem interessante que ao completar uma Quest em uma Masmorra ou Raide eu ganhasse a opção de aprender uma Skill ou pelo menos liberar um Transmog de um Chefe porque às vezes você gasta um tempo absurdo e sai de mãos abanando, fora que estimularia as pessoas a jogar em todas elas, não só nas últimas que saíram. Porque se você não acompanha você pode acabar que nem eu tendo que esperar 5 horas para fazer uma Raide antiga.
  • RNG tem hora e lugar: você ganha um baú sem saber o que tem dentro, você abre e só tem porcaria, qual é a dificuldade de fazer um sistema de pontos que podem ser trocados por recompensa que nem esse que tem na Caminhada Temporal? Quer que o Player faça um milhão de vezes a quest, faz ele ganhar os pontos de 1 em 1, ele vai fazer se quiser muito o item! Mas essa coisa de ter chances aleatórias é chata, não é divertido, gasta tempo, gasta disposição e pode ser que no fim resulte em nada. Para os mais ansiosos faz um baú da sorte adquirido por uma quantidade menor de pontos, assim agrada todos os gostos.
  • Raças “Novas”: Seria muito legal jogar com as raças já presente no jogo como por exemplo os Dragões, Nagas, Gigantes, aqueles Vikings de Ferro, Demônios… Muitas vezes eu sinto que eles estão descartados justamente por não fazer parte dessa coisa de facção de Aliança e Horda, por isso sou à favor de tirar.

Então é isso que eu espero do jogo, sei que não tem muito haver com o Clássico mas seria mudanças relevantes, quem sabe para um Reboot do WoW, ta na moda fazer remake dos games Blizzard, fica a dica. :wink:

10 Curtidas

Eu vou pro clássico mais pela dificuldade mesmo. Acho bacana o pessoal se ajudando, até para fazer uma simples quest. O esquema de missões que as vezes você não sabe para onde ir, simplesmente seguir as coordenadas que o NPC diz, Exp: Pegar trilha até ver uma torre e depois seguir para sudoeste. Ter cautela para matar um mob, se o mob for 2/3 lvl a mais que você, é melhor desistir dele ksksk! Acho bacana isso tudo! Tem varias outras coisas tbm, esquema de talentos, defesas etc…

3 Curtidas

Amo tudo que você citou ai :heart:

Mas vai ter uma galera que vai jogar uma semana e sair mesmo, faz parte.

Pra ser bem sincero eu queria é que o 8.2 destruísse o Classic pra mim, mas já aceitei que isso não vai acontecer…

3 Curtidas

Geralmente quem vai jogar no classic, não vai desistir do bfa! Eu pelo menos não vou desistir. Irei jogar nos dois, um pouco de cada, mas no momento vou da um pouco mais de atenção ao classic! kk

1 Curtida

Então, tem muita gente que pensa assim, na real é que existe uma boa quantidade de jogadores que estão jogando em private e que só abandonaram o wow e estão voltando só pela nostalgia, sem muito pretexto como tinham na época, só pelo prazer de jogar o game da maneira como ele foi “lançado”.

1 Curtida

Eu pretendo dar mais atenção ao Classic também, BfA vou continuar logando um pouco só porque a mensal é a mesma.

O Classic vai servir para mim como um estepe enquanto não sai outra Legion da vida, que BfA não animo nem raidar.

O bom é que agora sempre vou ter alguma versão do WoW de qualidade pra jogar rsrs’

1 Curtida

Mano sério, essas coisas são de boa. Se vc estiver curtindo o jogo vc se acostuma fácil. É só não vir com o mindset orientado a gratificação instantânea do BFA que é bem de boa entender e curtir os aspectos do jogo. Com mais trabalho a recompensa é maior.

3 Curtidas

Vou confessar que posso até testar o Classic, mas hoje não tenho tempo disponível pra me dedicar tanto a um MMO, infelizmente.
Acho ótimo dar aos antigos players e até aos que não gostam do sistema e “facilidade” da versão atual do WoW uma chance de ter um jogo mais difícil, e teoricamente mais recompensador.
É bom para os dois lados, a Blizz ganha muito dinheiro com os lançamentos das expansões, então duvido muito que abandone a versão atual e abre a possibilidade de termos mais jogadores pagando mensalidade, mantendo o serviço “vivo”.

2 Curtidas

Então mas a ideia do classic é jogar no seu tempo, sem correr, você jogando com amigos no leveling e ao chegar no seu tempo no nivel maximo voce começa a fazer as ultimas dungeon e dai seguir seu rumo, seja pve, raid, ou pvp, world pvp e Bgs.

1 Curtida

Essa perfeição do Classic realmente nunca existiu, ela só é semi cultivada por um público que hora abandonou o wow por n-razões ou joga em privates. Se realmente fosse perfeito, logo após o Vanilla o wow teria ido pro saco rsrsrs. O que acontece é que chegamos em um ponto (BFA) em que elementos do RPG em sua maioria desapareceram para dar espaço a um semi-moba MMO.
Dito isso, se voltassem com alguns aspectos de identidade de classes tanto em skills como em lore, lore melhor construída e não cuspida (no sentido de ignorar completamente o que certos personagens são), entre outros detalhes, a coisa iria fluir melhor no wow atual.

Se eu quando morro já não tenho paciência em ir buscar o corpo com cemitérios próximos (wow atual), imagina no Classic que morrer é mais fácil do que estar vivo rsrsrs

4 Curtidas

Espero que não seja toda essa dificuldade que tantos exaltam, enfim, só testando pra saber mesmo.
A maior questão é que não tenho esse ranço todo que vejo na maioria dos que gostam do clássico com o atual, tem coisas para melhorar? Claro que sim, mas acho o jogo atual muito divertido e os gráficos do clássico muito feios kkkkk

A dificuldade que tinhamos era a falta de informação na epoca, hoje em dia o que mais tem é informação.

Então, você tem que buscar o que vai ser mais divertido pra você, eu deixei de jogar o retail por não ver mais graça mesmo, joguei de 2004 ate 2018, na blizzard mesmo, concordo que teve melhorias mas ao mesmo tempo eu vi coisas piorando muito. Enfim tudo isso é questão de gosto.

Vc acha isso uma coisa positiva ou fruto de uma evolução? Bom, podemos neste caso apenas concordar em discordar. Para o público alvo do clássico, ele é um ótimo jogo, não é perfeito pq não existe perfeição keanu reeves, mas é um ótimo jogo que não possui atualmente nenhum outro do gênero no mercado.

É mais difícil em uns aspectos e mais fácil em outros, é difícil comparar mas eu poderia fazer igual o amigo OP e compilar uma lista do que é mais simples de se fazer no clássico do que no BFA:

  • Encontrar novos amigos, é mais simples de se fazer novos amigos no clássico pelas mecânicas e necessidade de interação social dentro do jogo, vc só estará sozinho dentro do game se vc realmente quiser.

  • Todas as rotações PVE são mais simples que no BFA.

  • Vc repete menos conteúdo que no BFA por ter apenas uma dificuldade de dugeons e raids, não existem world quests e daily quests no modelo BFA/Pandária para farmar reputação obrigatoriamente, aliás não existe nenhuma reputação obrigatória para casuais no clássico.

  • O RNG é menor tanto no dps quanto principalmente no loot, os loots são escassos mas eles caem exatamente o que vc espera que caia.

  • Vendedores de itens PVP, vc farma exatamente o set que vc quer usar.

  • Não existe nenhum farm infinito no clássico (Com exessão de gold, quanto mais melhor óbvio), todos os farms possuem um fim muito bem definidos.

  • Ao lançar um patch novo, o seu progresso anterior não é totalmente deletado como BFA, Molten core por exemplo é viável até a última fase do jogo. Tudo o que vc conseguir no seu char continua te deixando livre de sempre começar do 0 a todo patch lançado.

  • Melhor balanceamento de facções pelo próprio formato de honra que o jogo usa, se um servidor ficar desbalanceado em facções, será ruim para todos, até para a facção “favorecida”. Logo isso é menor no clássico.

Plus:

Ser babaca no clássico é realmente punitivo, como os servidores não são conectados, as pessoas se conhecem e também conhecem quem é babaca. Cuidado com a sua reputação no joguinho para não ficar mal-visto, clássico não é BFA que vc pode xingar todo mundo no LFR e sair com a certeza que nunca mais vai ver ninguém alí de novo.

7 Curtidas

Gosto desse tipo de debate para sabermos os dois lados, essas coisas que você disse são interessantes, por exemplo, acho ruim esse negócio de dropar itens por “sorte”, ter a certeza do que vai cair do monstro da mais vontade de matá-los, mesmo que precise fazer mil vezes.
Por isso reitero que é bom termos todos os tipos de jogadores atendidos, desde o mais hardcore até o mais casual, o clássico vem pra isso também.

3 Curtidas

De td q vc falou, eu nao vi nada de ruim
A melhor parte do classico é essa sensação de comunidade, que é absurdamente mais forte do que no BFA
pontos negativos do classico, eu considero mais a parte das mecanicas das classes, são mto travadas e mto lentas, o pvp tem hardcounters ridiculos, algumas coisas vou demorar a acostumar, mas não é nada que seja impossivel de acostumar, por exemplo, a montaria fica na bolsa, dai vc ta la montado e quer atacar alguem vc tem que sair da montaria, pq nao sai sozinho, e se vc nao abertar o botao de sair vc vai morrer sem poder fazer nada

2 Curtidas

Olha, a questão de comunidade não depende apenas do modelo do jogo, mas principalmente dos jogadores, um exemplo, entrei em uma masmorra no LFR com 3 jogadores do azralon e 1 do nemesis (primeira vez que pego todos de server BR), comentei sobre o caso e surpreendentemente, ninguém disse uma palavra a masmorra inteira, então não é só culpa do jogo atual e do LFG, até pq já encontrei gente bem bacana em raids e masmorras por ele.
O que eu acho meio ruim é forçar o jogador a fazer algumas coisas que ele não curte, quem gosta de jogar solo não quer ter que ficar procurando grupo pra fazer determinados conteúdos.

1 Curtida

Os hardcounters são uma parte importante do design de classes do clássico e são um elemento de RPG. O jogo claramente não foi feito pensando em balanceamento 1v1 ou 2v2, até porque não existe arenas. O jogo é balanceado em 10v10 para mais, que é o conteúdo pvp instanciado disponível.

No conceito padrão de RPG, coisas como ladino dar muito menos dano em placas, ou magos sofrerem muito dano físico, mas ao mesmo tempo serem causadores de dano a distância excepcionais, guerreiros não possuírem alta movimentação por parte do peso que eles carregam, apenas classes específicas possuírem self healing e etc. estas coisas estão de acordo com a proposta do estilo, RPG.

4 Curtidas

No classico ser comunicativo é uma questão de sobrevivencia
No BFA vc só precisa ser comunicativo que quiser, obvio q vai ter la pessoas q gostam de bater papo, q entram em guildas e montam uma comunidade, mas isso é opcional, no classico se vc quiser se isolar vai penar mto

1 Curtida

sim, eu entendo essa parte
mas nao deixa de ser frustrante, bem por isso eu n vou jogar de warrior, a movimentação é inexistente, qqr caster te controla sem esforço, e bg é um lugar lotado de mago

1 Curtida