Teoria sobre a Relação da Juíza com Eluna

Desde que Shadowlands foi anunciada na Blizzcon desse ano, com a descrição da misteriosa Juíza, que muitas teorias tem sido criadas pela internet. Mas algo que realmente tem chamado atenção são os vários indícios que nos levam a relacionar a Juíza com Eluna.

A Juíza é uma entidade muito antiga e misteriosa que habita Oribos, cuja existência é anterior a toda memória, ou seja, mais antiga do que tudo o que existe. Isso quer dizer que pode ter sido ela a criadora da própria Luz e Sombra.

Quando uma alma chega nas Terras Sombrias, ela é trazida perante a Juíza, onde todo o seu conteúdo é instantaneamente exposto e compreendido por ela, como suas ações, pensamentos, realizações e fracassos. Após isso, ela envia a alma para um dos reinos das Terras Sombrias, determinado pelo seu caráter em vida.

Sobre Eluna, não sabemos quase nada a seu respeito, pois o que temos são apenas especulações e alguns registros de intervenções pontuais realizadas por ela ao longo da história.

Em resumo, Eluna é considerada uma deusa pelos elfos noturnos, sendo reverenciada desde as primeiras eras da história de Azeroth.

Na missão “Que a deusa zele por você”, introduzida na expansão de Legion, Hadggar nos disse que acreditava que Eluna tivesse criado a naaru primordial Xe’ra, a primeira de sua espécie. Considerando a informação de Hadggar, podemos presumir que Eluna seja mais velha que a própria existência do mundo físico, já que ele só veio a surgir após o choque entre Luz e Sombra, momento em que também surgiram os naarus.

Com isso em mente, assim como a Juíza, Eluna supostamente é mais antiga que tudo o que existe.

No conto Elegia, introduzido nessa expansão de Battle for Azeroth, é dito que Eluna aliviou a dor dos elfos noturnos que queimavam em Teldrassil, além de também ter acalmado Saurfang logo após ter atacado Malfurion pelas costas. Alguns outros supostos poderes de Eluna incluem a capacidade de durante a noite acalmar as raças em uma batalha, conceder a seus seguidores visões ou sentimentos positivos, como esperança, dentre outros. Tudo isso se assemelha com a capacidade da Juíza de poder absorver todo o conteúdo de uma alma, ou seja, assim como Eluna ela também possui a habilidade de manipular o interior dos seres.

Outro fato que merece destaque e presumimos ter sido realizado por Eluna, foi quando Ysera morreu, momento em que aconteceu um eclipse lunar e gavinhas de luz desceram até o corpo da dragonesa, limpando-a da corrupção do pesadelo e erguendo-a aos céus para finalmente eternizá-la em uma constelação de estrelas. Se observarmos a cinemática onde isso acontece, as gavinhas que surgem por trás do eclipse lunar se assemelham muito com os traços da Juíza, vistos em sua arte conceitual.

Também, recentemente Eluna transformou seus seguidores em “guerreiros da noite”, onde os elfos noturnos assumiram um aspecto mais sombrio. Ao olharmos para a arte conceitual da Juíza, podemos notar que ela possui um esquema de cores de dualidade, algo que também se relaciona com Eluna.

Além disso, sabemos que Tyrande vai às Terras Sombrias na próxima expansão com o objetivo de descobrir mais sobre o porquê de Eluna ter abandonado os elfos noturnos. Por conta disso, podemos presumir fortemente que Eluna possui alguma relação com as Terras Sombrias.

Enfim, é isso. São vários indícios que nos levam a crer que a Juíza e Eluna sejam a mesma personagem, ou ao menos possuem uma relação muito estreita.

Mas e quanto a vocês, acreditam que a Juíza e Eluna sejam a mesma personagem ou possuam alguma relação? Deixem suas opiniões se concordam ou não comigo.

Arte conceitual da Juíza: https://gamepedia.cursecdn.com/wowpedia/thumb/d/dc/Arbiter_Ariel_Fain_art.jpg/800px-Arbiter_Ariel_Fain_art.jpg

4 Curtidas

Coisa boa, nada melhor que reaver um tópico interessante.

Continua esse trabalho da hora, por favor!

1 Curtida

Obrigado Kahel! Achei interessante trazer a relação dessas duas pro pessoal do fórum.

1 Curtida

Oi Étel, muito legal seu tópico!
Tenho jogado bem pouco e eventualmente usado meu tempo para algumas leituras sobre Elune, kaldoreis e lun’alais, em especial.
Pelo que notei, a fé em Elune antecede até mesmo os kaldoreis, sendo originária dos dark trolls (seus antepassados) há mais de 18 mil anos.
É descrito em um conto tauren sobre Mu’sha (Elune) e o Cervo Branco (Malorne) que o filho por eles gerado, Cenarius, transita no “caminho estrelado entre o mundo desperto e o reino do céu”. Talvez a natureza de Elune seja de fato “cósmica”.
Também é dito que os primeiros povoados de Dark trolls nos arredores da Well of Eternity, antes de Elun’dris, tiveram contato com escritos titânicos e a o próprio nome “Kalimdor” (de origem titânica) eles aprenderam por intermédio da deusa.
Além disso, também fiquei intrigado com o mundo de Elunaria, que poderia supostamente ser o planeta de origem de Elune, no caso dela ter origem titânica.
Minha hipótese é mais próxima desse aspecto, acho que a deusa deve ser um titã.

2 Curtidas

Realmente existem grandes chances de Eluna ser uma titã, pois tem várias pistas dentro do jogo que ligam a deusa aos titãs.

Tem o planeta onde Eonar se refugiou em Legion, chamado Elunaria. Também tem o artefato da criação, o único que não recebeu o nome de um titã mas de Eluna, o “Lágrimas de Eluna”.

Mas também existem várias coisas que relacionam a Juíza com Eluna, por isso a teoria desse tópico de que podem ser a mesma personagem. Além disso, mesmo que Eluna seja a Juíza, nada impede que ela seja uma titã também. Na imagem vazada do Carcereiro, por exemplo, vemos que ele se assemelha demais com um titã. Pode ser que ambos tenham algo a ver com os titãs.

1 Curtida

Realmente! Seria bem legal que desenvolvessem ela nesse contexto, até mesmo cruzando as teorias.
Caso ela venha a ser a Juíza, eu acabaria ficando um pouco decepcionado (pessoalmente, mesmo) porque pensei em desenvolverem dois personagens distintos e também novas “figuras” seriam enriquecedoras pra esse momento da lore.

1 Curtida

Eu ficaria muito satisfeito se a Juíza fosse Eluna, ainda mais pela descrição dela de ser mais antiga do que a própria memória, além de seu poder de absorver o caráter de todos os seres diante dela.

Pelo que sei, a Blizzard disse que o Carcereiro seria um personagem, mas não falou nada sobre a Juíza. Além disso, como Eluna nunca apareceu fisicamente e tudo sobre ela é apenas um mistério, teoricamente ela seria uma “personagem nova” na minha opinião, já que seria a primeira vez que ela seria vista.

1 Curtida

Mas digo no sentido de que poderíamos ganhar duas personagens novas, mas acho que é só uma questão de perspectiva mesmo e, se tudo for narrado corretamente, não tem porque não ficar perfeito, sendo ela a Juíza ou não, só de estarmos nos aprofundando mais na natureza da deusa acho que já é um novo contexto para explorar.
Inclusive, será que teremos algo no novo livro? Já ansioso para comprar

PS: Esse é meu alt.

1 Curtida

Acredito que muitas coisas nos serão reveladas no novo livro de Shadowlands, pois nele será descrito o que acontecerá entre o fim dessa expansão e o começo da próxima.

1 Curtida