O vídeo do Fabiano fez eu pensar um pouco (não fiz 8.2 pela horda, então não sabia de alguns detalhes que ele comenta), mas isso talvez traga pistas pra 2 (ou 3) questões que estão sendo levantadas.
Fim das facções (Horda e Ally)
Terceira facção (que possivelmente vire 2 com unificação da Ally x Horda contra facção da Sylvanas)
Quem roubou pedramar? Se sylvanas está trabalhando com Azshara, provavelmente temos a resposta.
Acho bem improvável a Blizzard acabar com as duas facções, mesmo elas se unindo em diversos momentos a história do jogo é a guerra entre Horda e Aliança.
Estou ansioso com essa possibilidade de Sylvana e Azshara unidas, acho que vem coisa muito interessante por aí e que pode explicar muitas coisas feitas pela Sylvana, como a queima da árvore.
Mais ou menos. A guerra sempre achou espaço, mas ela só foi o epicentro até Warcraft II, e só voltou a ser o epicentro no Vanilla e em Mist of Pandaria (além da situação atual). Fora isso, era uma coisa que se empurrava dentro de um contexto maior que geralmente requeria união. Foi assim no Burning Crusade contra Legião, WotLK com o Flagelo, Cataclysm com o Martelo do Crepúsculo, WoD com Horda de Ferro e Legião Ardente, e Legion que nem preciso dizer…
Horda e Aliança unidas é algo natural desde Warcraft III, mas sempre existiu motivos geniais pra manter separadas, sendo os pontos mais fortes o Portão da Ira, Theramore e mais recentemente a Costa Partida. Só que agora esses motivos quase todos desapareceram, ficando apenas questões bem “locais” e pessoais. Será que os campeões de Azeroth que são os jogadores devem continuar como soldadinhos de suas facções mesmo quando eles sabem o que realmente acontece por trás de tudo e que muitas vezes lutaram juntos contra as grandes ameaças?
Eu acho que eles perderam a oportunidade de deixar essa divisão das facções ainda mais evidente nessa expansão, a não ser que a intenção da Blizz seja tornar todos campeões de azeroth msm.
Eu acho que era no momento que eles trouxeram o Magni e deixaram o Hadggar lá em Silithus refletindo sobre o porque da guerra… somos os filhos de Azeroth. O coração dela nos diz que o destino dela será compartilhado por todos nós. Manter a rivalidade pra que? Como você acha que isso tem que acabar? Battle for Azeroth se vendeu como a “guerra definitiva” pelo destino do planeta, se servisse pra intensificar a rivalidade, só haveria dois finais: aniquilação absoluta ou união definitiva… e não acho que aniquilação absoluta renderia uma nova expansão.
Lembrar que esse também era o plot do Pandaria, mas ele não tiveram coragem de ir até o fim com esse plot. Battle for Azeroth é claramente a maneira como eles querem fechar o que MoP não teve coragem.
Eu acharei fantástico se Ally e boa parte da horda se unirem para formar uma facção, enquanto parte da horda siga Sylvanas para a formação de uma nova facção.
Por exemplo, taurens e elfos noturnos diferem realmente em que nas suas crenças? Ambos tem forte ligação com a natureza. Já mortos-vivos, principalmente os fieis à Sylvanas são bem opostos aos taurens, então para mim essa divisão faria todo sentido e daria um gás ao jogo, aos conflitos.
Aniquilação absoluta não existiria, como você mesmo disse, acabaria com a história, mas se os eventos de UC e Telldrasil tivessem sido mais demorados e com motivações mais bem explicadas e etc, seria uma tensão bem grande entre as facções.
Mas pela história que foi contada até agora, fica nítido que a Sylvana não está nem aí com a Horda, ela quer garantir a existência dos renegados acima de tudo, o que acaba fazendo sentido se realmente houver uma ruptura na horda e a união com a aliança para combater Sylvana e Azshara.
Posso me arrepender depois,mas eu gostaria de ver mais facções além de horda e ally,facções más de verdade que vc possa jogar com elas. Hj em dia essa rivalidade perdeu um pouco o sentido,BfA ta enfiando a guerra entre facções guela abaixo,essa guerra só tem feito mal pro jogo pq as duas facções tão sempre insatisfeitas e reclamando de favoritismo. As facções não vão acabar,mas se ficarem em guerra fria pra mim já ta bom,pq não aguento mais reviver a história do MoP toda hora.
Hoje não faz mais sentido essa disputa entre Aliança e Horda. O motivo da disputa entre as facções já acabou faz muito tempo. Não é que não devemos ter facções, mas é necessário criar uma nova motivação para a guerra entre as facções. Isso se perdeu quando as as facções ficaram parecidas demais. Se você tem uma facção com ideologias totalmente diferentes é justificável, mas hoje é meio forçado só para manter a guerra entre os jogadores.
Seria necessário um novo warcraft, com novos personagens e novos perigos.
Um caminho que poderiam tomar é o do ESO. Múltiplas facções. Talvez opcionais. Tecnicamente todo mundo pode entrar em qualquer mapa, dia desses eu tava com o meu panda huojin no meio de Vento Bravo por causa de um bug, tirei foto no trono pra mostrar pras peludinhas em Orgrimmar e tudo, não acho que a mecânica seria impossível.
Por causa de uma questão de gameplay vocês querem com a briga de facções. Ainda existe muita briga entre horda e aliança e não faz nem sentido elas se unirem.
é que gente, não temos mais motivos pra essa guerra, a facção sempre existirá, mas a guerra pode cessar, podemos ter outras aventuras. Seria uma interação entre ally e horda, imagina poder combar uma racial da horda no seu time x3?! Mas final da simbologia, cultura e história, nunca acabará…
Pro gameplay, economia, desenvolvimento, tudo iria melhorar, porém é meio que a alma do wow pra mim, eu como jogador pvp ficaria feliz, porém meu lado “lore” cresceu vendo os debates de horda x ally.