[Sugestão] Started Edition level 30!?

Eu queria muito que houvesse alguma entrevista, podcast, seja o que for, para entender por parte da blizzard como ela enxerga o wow, e qual o processo dela para captar novos jogadores. Obviamente vemos que eles apenas fazem a manutenção dos que já existem, mas até que ponto isso vai funcionar e ser saudável para uma empresa que visa o lucro?
O Jogo é maravilhoso mas extremamente “unfriendly” para novos jogadores, e isso buga minha mente pesado. Tipo, o jogo é feito literalmente de uma maneira que da a impressão que a blizzard na verdade não quer esses novos jogadores, justamente para não ter mais trabalho, já que eles já ganham bastante dinheiro com os ativos.
O WOW é o carro chefe da blizzard, é estranho a falta de cuidado com um jogo tão foda. Eu jogo faz pouco tempo, e é um jogo com uma direção de arte que na minha visão é impecável, acho a jogabilidade gostosa no ponto certo, tem bastante atividade para se fazer, todo dia bato uma BGzinha, faço algum conteudo de world quest, mato alguns elites, e tudo mais. É um jogo divertido, principalmente jogando entre amigos! O que eu gostaria de entender melhor é exatamente esse desleixo e falta de vontade da blizzard em captar novos jogadores, isso não entra na minha cabeça. Até mesmo um jogo mobile pay 2 win horrível precisa se reinventar de alguma maneira para ter essa prospecção e não ficar parado no tempo perdendo jogadores. Poxa, querendo ou não o carro chefe da blizzard é o WoW…

7 Curtidas

De uma forma estranha mas sem preconceito… por mim, jogador novo pode sentar em um abacaxi e e fingir que é beyblade…
Quero que a blizzard pense no jogador e no público que me encaixo (velho ?)… se um jogador novo gostar ok. Se não, só deixa o cara jogar Fortnite e fazer dancinha do Neymar…

2 Curtidas

Então nesse caso vale muito a pena tu jogar o classic, aproveita que ainda tá tendo um hype, daqui um tempo todo mundo do vanilla vai ir pros servidores hardcore.

O wolk ainda tá bem lotado também, então se eu fosse você iria primeiro pro vanilla e depois pro wolk.

Não e por isso é importante aproveitar essa experiência do classic enquanto ela ainda existe, nada garante que daqui 1 ano ainda vai ter o servidor vanilla ou até mesmo o do lich king.
Se você quer ter essa experiência, infelizmente tu tem que aproveitar quando tá todo mundo jogando.

Provavelmente sim, o wolk é bem grande então acho que assim como o vanilla, ele vai se manter mesmo quando sair o cata, agora o cata eu já acho que quando sair o mop ele vai ser substituído, da mesma forma que wolk substituiu o TBC.

Até que melhorou bastante nos últimos anos graças ao rincão do exilio que é um ótimo tutorial e explica muita coisa do jogo, mas realmente precisava ser melhor mesmo.

4 Curtidas

Exatamente, o cata é bem da hora mas eu como um jogador novo, demorei a conseguir compreender que nao existe mais o classic no retail, nao faz sentido ate hoje na minha cabeça, acho que vou começar o classic para conhecer entao, obrigado a dica! Pelo que o amigo disse nao existe mais o tbc ne? So fiquei com uma duvida, eu crio o personagem no servidor classic, ou no LK e jogo o vanilla nele ate o LK? Heuehe obrigadoo

5 Curtidas

Tentar explicar de uma forma didática:

2004 - World of Warcraft é lançado. Você cria o seu personagem e está imediatamente após os eventos de Warcraft 3.

2007 - The Burning Crusade, você vai para Terralém enfrentar o Illidan e acrescentam Draeneis e Elfos Sangrentos jogáveis.

Na expansão você vai para outro mundo, o mapa que você jogou continua exatamente como estava no classic***. E as zonas dos Draeneis e elfos sangrentos são separadas do mundo (têm uma tela de loading).

***Menos as capitais, elas sempre se passam no época da expansão, embora algumas partes esteja desatualizadas. Quase certeza: Você falou com aquele NPC que fica atrás do mural perto da casa leilões e ele pediu um código que você não faz ideia do que seja e achou que em algum momento saberia?

E aqui começa a maluquice: Você é um Draeneis e sua história começa DEPOIS dos eventos do Classic.

Você faz a sua zona inicial que se passa DEPOIS do Classic.

Mas quando você sair dessa zona, você vai ser obrigado a jogar o conteúdo do passado, do classic, mesmo que cronologicamente o seu personagem nem deveria estar ali nessa época.

“Ah! Mas o certo não seria então Draeneis e Elfos Sangrentos começarem no nível de ir para o conteúdo de TBC?” SIM! Mas não é assim

2008 - Lich King (Rápido, né?) agora você vai para o continente de Nortundria. As zonas inicias continuam como eram na época do Classic, e as dos TBC continuam também na época do TBC.

Nessa época vieram os cavaleiros da morte, que já vinha com nível alto para irem direto para o conteúdo do Lich King (embora eu lembre que a gente fazia a zona inicial deles e ainda tinha que upar com masmorras antigas antes de ter o level para ir para Nortundria).

2010 - Cataclysm. Usaram a destruição do Asa da Morte para remoldar o mundo. Reinos do Leste e Kalimdor foram atualizadas, onde era um rio virou uma vale por causa da destruição do dragão (leia o livro A Ruptura). NPCs atualizados e etc.

Seria bom e maravilhoso, se fosse uma nova instância, como se servidor separado. MAS! Não, eles mudaram as zonas do Classic mesmo!

“Ah… Mas e se eu quiser jogar de novo aquele conteúdo? E se um jogador novato quiser jogar para entender a história?” Não vai jogar e pronto! Azar o dele de não ter jogado desde o começo, perdeu a chance!

E sabe o que é melhor? Você agora joga o Cataclysm que se passa DEPOIS de Lich King, depois vai para TBC e depois Lich King e só ai o conteúdo high level do Cataclysm.

Por isso que muitas pessoas criaram servidores piratas na época do Classic. A Blizzard ignorava isso. Mas depois de anos fizeram o servidor Classic.

Agora você pode jogar lá o conteúdo antigo pós Warcraft 3.

E fizeram um servidor The Burning Crusade Classic. E FINALMENTE chegando na sua pergunta “Tem o conteúdo do The Burning Crusade no retail?” tem sim. Mas não vale a pena. Para começo de conversa, você não pode atravessar o portal Negro para chegar lá, se atravessar vai para Draenor do passado. Tem que usar um portalzinho safado que fica ali perto.

E o leveling não é tão bom.

MAS! Agora tem o servidor The Burning Crusade Classic. E lembra do problema dos Draeneis e elfos sangrentos depois das zonas iniciais? Agora você pode usar um boost de level neles e ir logo para Terralém (é claro que você tem que pagar caro pelo boost).

“Por que você me aconselhou a jogar então no The Lich King Classic?”

Motivo: Você começa em um servidor cheio, joga a zona inicial do Classic e do TBC Classic como eram na época, faz o leveling na ordem cronológica.

Se tiver um Cataclysm Classic, só pegar esse personagem e transferir depois!

3 Curtidas

Aposto 20 paçoquinhas que ele leu esse post, e nem mandou um beijão gostoso pra gente nesse vídeo! Mas ele abordou bem os problemas que falamos!

5 Curtidas

São todos sinais de que a história nunca foi o foco ou a engine é limitada, já passou da hora de aceitar isso.
Os outros MMORPGs adaptam o seu ambiente com a quest principal que você está fazendo. Se você quiser ir pra um NG+ e ficar com o cenário destruído, você pode.

4 Curtidas

Eu acho que a historia poderia funcionar como no PSO2 ou no GW2 em quests separadas para evitar de fazer a parte da historia mais a frente antes das do começo

4 Curtidas

Nem é esse o ponto.

Tipo, no The Elders Scrolls, se você começar hoje, vai poder jogar a história exatamente como quem jogou na época do lançamento.

O WoW TIRA conteúdo do jogo. A pessoa nem tem chance de jogar.

E tipo, a Batalha em Lordaeron, Queima de Teldrassil, hoje você não pode jogar esse conteúdo, tiraram do jogo.

A solução são os servidores classic, mas olha quanto tempo demorou?

E a solução final vai ser o que? Fim do retail? Cada expansão em um servidor?

4 Curtidas

O lance dos servidores classics meio que consertou isso. Mas ao teria que ter um por expansão.

4 Curtidas

Ele já tinha dito há umas duas semanas que tinha feito esse vídeo mas acho que faltou muitas coisas sobre esse tema em 20 minutos.

4 Curtidas

Devo então 20 paçoquinhas!

4 Curtidas

Faz parte do ponto sim.
No WoW, eles não desenvolvem a narrativa pensando na sua visão como um agente que participa dela e o mundo é influenciado por ela. Você realiza ações mas na prática você é um agente externo à ela, a história serve apenas pra dar um contexto básico.
Como você mesmo citou o ESO, mesma coisa Guild Wars e FFXIV. No FFXIV em especial, eles sempre lançam o NG+ caso eu queira voltar para aquele momento e deixar meu mundo daquela forma.

Isso pensando no ponto do mundo se adaptar e sofrer mudanças conforme a história.
O meu ponto é que eles nunca priorizaram a história e portanto, o mundo dificilmente será readaptado conforme a narrativa de maneira universal. Daria muito trabalho.

Recentemente a SE está se dando o luxo de revitalizar as regiões antigas implementando novas áreas/zonas em espaços pouco usados anteriormente pelos jogadores veteranos. Assim, os jogadores veteranos ficam com a sensação de estar visitando uma região nostálgica e nova ao mesmo tempo, enquanto o jogador novo vai encontrar um mundo mais cheio.

A complexidade está em lidar com essas adaptações considerando a flecha do tempo. O NG+ é bom pra quem terminou a quest principal mas não faz diferença pra quem nunca fez, por isso eles mexem dos dois lados.

Enfim, eu acho que depois de tantos anos, chegou a hora de aceitar a natureza de algumas coisas.

Quando eu falo aceitar…eu falo realmente aceitar. Tem video do Preach há 11 anos reclamando de coisas parecidas

4 Curtidas

Vamos lá:

O cara começa a jogar hoje WoW e vai para o retail. Lá começa no Cataclysm.

Ele não tem a oportunidade de jogar no Classic.

E isso está errado, foi um erro. Não é “normal”.

"Ah, mas agora tem o Classic!’

Sim! Tem! Classic que a Blizzard não queria fazer, foi preciso fãs chatos que reclamam, que não aceitaram as coisas como eram, a "natureza " delas. O que fez a Blizzard enfim fazer o Classic oficial.

Eu curto o jogo, mas reclamo do que acho que precisa, não no nível Lordmons, mas gosto de falar sobre.

Lembra do Transmog que era restrito pra caramba porque os devs não gostavam dos jogadores zoando os sets deles? Agora podemos! Não aceitamos!

EDIT: Sobre engine e limitações, lembre que também cogitamos que um novo wow, remake do zero pode ser uma opção.

M

4 Curtidas

A única conclusão que da pra tirar com esse video desordenado e psicodélico é que Baldur’s Gate 3 não deu tanta view quanto o autor esperava com os drops.

4 Curtidas

Depois fala que no fórum só tem troll :cold_sweat::cold_sweat: mas sempre vem aqui pegar conteúdo para os vídeos.

5 Curtidas

e o mais triste é que nem isso dura, já que o server do TBC já foi de comes e bebes.

É até agoniante dedicar tempo no classic pq nunca se sabe até quando aquilo ali vai durar.

Eu recomendo que faça nos dois, a experiência do vanilla pro wolk é bem diferente, então vale a pena dar uma chance enquanto o jogo ainda tá com uma comunidade ativa, pq isso não vai durar pra sempre.
No final de shadowlands eu queria muito jogar o classic pq estava com muito tempo livre e já tinha feito oq eu queria no retail, mas era impossível, só existiam 2 servidores com players, porém os dois estavam trancados, os outros servidores estavam abandonados.

Agora graças ao hype do hardcore o jogo ficou ativo, mas nunca se sabe até quando isso vai durar, por isso é importante aproveitar enquanto da.
No caso do wolk, ele no momento tá cheio e vai lotar ainda mais quando chegar patch novo, então se tu começar agora ou começar daqui um tempinho depois de ter se divertido no vanilla não vai fazer tanta diferença.

3 Curtidas

Do que adianta lançar Classic e não separar os servidores por expansão? “Ah, mas vai dividir a comunidade” Foda-se, ou faz isso ou cria uma história no retail que seja consistente e que não tenha furos de roteiro toda hora. Já tô cansado de fazer quests pelo mundo e quando chego no jogo mais recente a história fala outra coisa. (Por mim no retail podiam fazer eventos mensais das quests de expansões anteriores, assim como fazem com timewalking).

3 Curtidas

Joaquim, vc citou os casos dos Draineis e dos elfos sangrentos e os pandas que não vivenciaram nada antes da Horda e Aliança chegarem lá em Pandaria???

Vc saía lá da tartaruga gigante, ia para a capital da facção e upava nos reinos de leste/kalimdor, ia para Terralem, ia para Nortundria, áreas do Cataclismo, só aí que voltava pra Pandaria kkkkk

Ou Dos Worgens e Goblins …

Eu concordo que deveria ter divisão entre servidores, mas muito difícil alguém que não gostou de Cataclismo, WoD, SL, BFA jogarem novamente essas expansões, mesmo que forem “obrigados” a ter que mudar de servidor de LK para Cataclismo ou de Pandaria para WoD…

No caso específico dos pandarens (e eu me odeio por isso) a Blizzard tem uma desculpa.

Os eventos da Ilha Errante não estão necessariamente ligados aos eventos de Pandaria (tanto que o patch com eles veio antes da expansão).

Podemos considerar que os eventos na ilha errante aconteceram na época do Cataclysm (que é onde os pandarens upavam depois da ilha).

Mas ai o “certo” seria eles viverem o cataclysm e depois irem para Pandaria. O problema é que o jogo obrigava eles a jogarem The Burning Crusade e Lich King.

E vamos lembrar que naquela época não tinha boost e upar era demorado demais (mesmo em masmorras), e nem davam colhe de chá, pandaren era level 01 no começo e pronto!

Goblins e Worgens era a mesma coisa.

O poderiam fazer:

• Cada expansão em um servidor

Ai você cria um personagem no Classic, mas tem duas opções: Jogar do level 01 e ir upando ou criar um personagem no level máximo para jogar o endgame da época.

E assim para cada expansão. Ai poderia ser assim:

Crio o meu personagem no Vanilla, jogo até o level máximo e transfiro ele para o TBC… Mas, se eu quiser ser um draenei ou elfo sangrento?

Ai vinha o bom senso da Blizzard, deixava os jogadores jogarem a zona inicial deles, ai quando terminava a zona, o jogador escolhia se jogava o conteúdo do Classic ou ganha um boost para o level de começar o conteúdo da expansão em si.

Ai tipo, jogo o Classic Vanilla, ai como a esmagadora maioria das pessoas, eu pulo TBC e vou para o Lich King, ai transfiro o meu personagem do Classic para o Lich, usando um boost para jogar a expansão em si.

2 Curtidas