[Sugestão] Novo modelo de monetização

Olá galera tudo bem? Hoje eu venho trazer para vocês uma sugestão/ideia minha para o wowzinho que faça com que mais pessoas se interessem pelo jogo (principalmente o público mais jovem). A ideia é bem simples, porém se eu não conseguir explicar aqui em palavras gostaria que me dessem um feedback para que eu faça um vídeo posteriormente explicando melhor de como a ideia funcionaria.

O conceito da ideia é simples, mas deve ser feito um pequeno raciocínio para que se entenda o objetivo final:

“Wow sem mensalidade gerar mais renda do que com mensalidade”.

Vamos la, primeiro deixe eu ilustrar alguns pilares importantes da ideia para que não se perca a linha de raciocínio.

P: Se a sua ideia é tirar o modelo de mensalidade, como a blizzard ira capitalizar mais dinheiro do que agora?

R: Modelo de passe de batalha trimestral.

P: Passe de batalha? Oque é isso? como funciona?

R: Passes de batalha são a nova forma mais rentável de qualquer jogo com bastante conteúdo conseguir gerar mais receita de acordo com as últimas pesquisas feitas em 2017 pra cá. Passes de batalha funcionam da seguinte forma, você jogador compra este passe por um valor X, que normalmente tem um tempo de duração de 90 dias em média. As pessoas que compraram o passe de batalha terão acesso a missões exclusivas e recompensas exclusivas também (para fins cosméticos, nada de recompensas que afetem a jogabilidade).

P: E quem não comprar o passe de batalha? Não terá acesso a essas recompensas? Não terá acesso ao jogo??

R: As pessoas que não adquirirem o passe de batalha, terão acesso a TODO o conteúdo de world of wacraft igual se tem pagando mensalidade hoje, ou seja não precisarão pagar mensalidade para jogar Wow.

Durante o período vigente do Passe de batalha todos os jogadores terão acesso ao mesmo. Só que jogadores que adquirirem por meio pago terão acesso a outras recompensas exclusivas que jogadores free não terão (repetindo apenas recompensas cosméticas, montarias, transmogs etc. Nada que afete a jogabilidade).

P:Entendi, mas me explique como esse modelo se aplicaria no Wow?

R:Vamos lá. Veja bem hoje no wow nós temos os famosos patchs que adicionam conteúdo no jogo certo? Então poderíamos chamá-los de “temporada” agora.

Ex: Estamos chegando próximos ao patch 8.3 visões de N’Zoth, que poderia se chamar “Temporada 1 – As visões de N’Zoth”.

Essa nova temporada ira nos trazer uma nova raid, novos itens, mudanças em algumas zonas do jogo, e fora outros conteúdos. Poderíamos fazer com que todo esse conteúdo novo que é de acesso livre para todos os jogadores seja aproveitado no passe de batalha, por exemplo:

•Conseguir matar N’Zoth no modo heroico em menos de 16mim.

Recompensa: 10.000XP no seu passe de batalha + Botas do ligeirinho (transmog especial).

P:Entendi, então o passe de batalha terá uma barra de XP que nos dará recompensas. E algumas recompensas também serão adquiridas por conquistas especificas?

R: Exato!

P: Muita legal a ideia, mas vamos ao números, como isso vai fazer a blizzard gerar mais receita?

R: Certo vamos lá. Primeiro eu não sei muito sobre os números de World of wacraft no momento, mas para efeitos de raciocínio vamos usar alguns números hipotéticos ok?

Digamos que tenhamos hoje tenhamos 1.000.000 ( um milhão) de jogadores de wow ativos. E digamos também que todos esses jogadores estão pagando uma mensalidade no valor de 10c ao mês, e vamos levar em conta também que esses 10c sejam um valor igual para todas as regiões só para o nosso raciocínio.

Logo teremos uma receita de 10.000.000c por mês.

Agora digamos que com Wow free de mensalidade fez com que muitas pessoas voltassem a jogar, e que outras pessoas resolvessem testar o jogo agora. Digamos que agora nos temos 5.000.000 (cinco milhões) de jogadores ativos de wow, mas que desses 5.000.000 apenas 3.000.000 (três milhões) decidiram adquirir o passe de batalha pago pelo valor de 20c, e que esse passe dure três meses. Qual seria a renda mensal então?

Na compra do passe nós teríamos um montante de 60.000.000c (sessenta milhões) de saldo para o trimestre, que divido em 3 nos dará o valor de 20.000.000c (vinte milhões) de saldo mensal! :open_mouth:

E porque o jogador irá querer comprar o passe de batalha? Além dos exclusivos que o mesmo pode lhe dar ele também estará fazendo a conta na sua cabeça de que em 3 meses de mensalidade ela iria pagar 30c, e agora com o passe de batalha ele vai estar pagando 20c e não estará perdendo nada.

E estamos falando apenas de receita gerado pelo passe. Não estamos contabilizando aqui todos os outros efeitos gerados com o número grande de jogadores, que seria maior geração de conteúdo em todas as mídias sociais. Despertar de interesse de outras empresas para fazer parceiras com o seu produto beneficiando os jogadores, entre muitas outras coisas que eu poderia estar explicando aqui.

Enfim, oque vocês acharam? Se o texto ficou muito cansativo eu posso fazer em formato de vídeo para vocês (apenas se quiserem), Vamos conversar sobre, deem dicas, sugestões, mandem seu feedback.

:smiling_face_with_three_hearts:

4 Curtidas

Cara, eu entendi o que você quis passar, eu não vou falar que concordo ou não, mas, gostaria de apresentar alguns pontos, vejamos:

O Dota 2 tem um sistema similar, e o LOL(Sim REIMATA) está começando a permear para este lado também. MAS, eu vejo um problema, você deu exemplo recompensa cosmética, e normalmente vai ser mais isso mesmo, talvez montarias no caso do wow. Mas pense comigo, você já viu o hate gerado envolta do pijaminha do Yeti?

Tem muita gente que joga WoW e se sente no mundo, vide comunidade RP, e do nada, o cara lá, um guerreiro super valoroso, passa um cara com pijama de Yeti e botinhas mágicas no meio da cidade… Assim, eu sei que o wow possui aspectos mágicos, mas a magia não é utilizada para ostentar, ou simplesmente ter a botinha brilhando. Vou te dar meu respaldo, como jogador, eu acho um NOJO o sistema da Rito Gomes de skin prestígio, grande parte das skins ficam cagando purpurina dourada e, está começando a ocorrer da própria skin normal começar a não apresentar muita qualidade para engrandecer a prestígio, essa é a MINHA OPINIÃO. Agora imagina isso no wow? Semanas atrás o povo tava reclamando dos tiers de BFA que são cagados, fora que são por tipo de armadura não mais por classe, agora imagina, com a ideia de cosmético, sempre ter tier de armadura por tipo e os de classe serem cosméticos?(Isso é uma forma da blizzard explorar os cosméticos, botar os tier de raid por tipo: cloth/leather/mail/plate. E os de classe cosméticos representando a classe, detalhe, que ela já começou na pré venda dessa expac vender transmog, antes nunca teve venda de transmog na loja.)

Aonde eu quero chegar é: Eu não enxergo isso funcionando no WoW por alguns fatores. 1° A comunidade é conservadora(Eu me incluo, se eu começar a ver asa no jogo igual MMO oriental eu já saio). 2° A empresa é troll. 3° A mensalidade já e um assalto para certas pessoas, se eu tivesse que pagar 100 reais por mês pra jogar três meses eu não jogaria, eu sei que daria o mesmo valor, MAS, eu não consigo garantir que durantes os três meses eu estaria fazendo o SUPER MEGA PASSE DE BATALHA, então eu prefereria jogar free mesmo, e ficaria bostejando o jogo.

Essa é minha opinião. Mas eu adoro suas iniciativas de trazer informações do mercado dos jogos, já que você está incluso e talz.

OBS: Se forem bostejar o maluco porque tá tudo em negrito, já adianto, ele tem problema de vista e não enxerga, para ele ler o que escrevemos ele precisa selecionar tudo para ficar destacado, então, entendam a limitação do cara e não fiquem falando groselha.

10 Curtidas

Bom dia chequer, quanto tempo

2 Curtidas

Eu pensei em dar um EDIT, mas vou dar um double post.

Gostaria de salientar que minha opinião é baseada exclusivamente em cosméticos, vide transmog e etc. Mas, parando pra pensar um pouquinho aqui, talvez a blizzard explorar isso em formato de montarias(que possam ser vendidas na AH), pets(que também possam ser vendidos na AH), possa sim dar certo.
Aí você me questiona “Poxa, mas se for vendido na AH, muita gente não vai querer comprar o passe e, vai comprar as recompensas na AH”, aí que tá, os preços seriam altos, vide os pets equiparáveis aos da loja, aqui no Stormrage o preço médio é de 60k. Por mais que seja 1/3 do valor do token, tem gente que não tem tempo pra farmar gold no jogo, então seria impelido a comprar com dinheiro real. Ou até mesmo, tem tempo pra farmar mas não quer perder o pouco tempo de jogo farmando algo, então compraria o que quer para assim “comprar” tempo. Tenho alguns amigos que passam por essa situação, eles jogam todo dia de noite, mas, ao invés de irem atrás farmar o item, eles preferem comprar com dinheiro real, assim sobra tempo para eles fazerem M+ e Arenas, que é o conteúdo que eles gostam.
Sendo assim, acredito que desta forma daria certo, seria democrático, todos teriam acesso, mas, dentro do jogo provavelmente seria complicado para muitos conseguirem pegar, tem gente mesmo que tem dinheiro no jogo, mas prefere gastar com dinheiro real, e utiliza o capital do jogo para fazer mercado especulativo.
O que eu quero dizer é: sendo apenas pet de batalhas e montarias, que fossem acessadas por todo mundo via AH, daria a sensação de democratização, que nem sempre é verdadeira, mas só do jogador a possuir ele se sente mais confortável.

4 Curtidas

Tu não leu o rodapé do meu post né? Se for só zoeira da sua parte, por favor não equiparar o Reimata, que sempre tá aqui tentando engrandecer a gente com suas ideias, tendo em vista que ele trabalha no meio dos games, com o nojo do Chequer. É no mínimo, falta de noção, para não dizer coisa pior.

8 Curtidas

Olha muito bom o seu ponto de vista nas duas respostas. E eu concordo quando você diz que o publico do Wow é bem conservador. E a ideia que você deu de ao invés de usarmos trasnmogs, usarmos mais montarias, pets entre outros é muito boa. E o bom de tudo isso que o wow é riquíssimo em conteúdo, deve ter muito mais coisas que nós nem pensamos que também possa ser usado. :grinning:

4 Curtidas

Não é questão de ser conservador, é que simplesmente passes da batalhas não encaixam com o funcionamento do wow.

Colocar passe de batalha significa colocar todo cosméticos de qualidade nele e baixar a qualidade dos obtíveis através do conteúdo, pra poder atrair o povo a comprar.

No WoW, cosméticos ( montarias, transmorgs, pets, toys) são as recompensas por jogar, por completar conteúdos, dos mais fáceis aos mais difíceis. Isso é um incetivo para os players jogar o game, a sensação de recompensa. Um passe de batalha mataria isso.

Sim, existe a loja de cosmético por grana real, mas todos o itens dela não chegam a ser nem 2% de todo o conteúdo cosmético do jogo.

Passe de batalha funciona em games de tiro pvp porque são jogos sem conteudo para completar. São puro gameplay de jogador contra jogador em partidas que se repetem. A recompensa nesses jogos é a vitoria e subir de ranking. E olha que nesse ponto o Fortnite ate deu uma inovada, pois eles sempre trazem missões com recompensas cosméticas grátis, MAS, a qualidade dessas recompensas são bem inferiores aos cosméticos pagos.

4 Curtidas

Ideia valida, mas vou dar um feedback a partir da minha experiência.
O que me atraiu no WoW, principalmente, foi a ambientação coerente com um universo de fantasia medieval. Tem as “tecnologias” mas elas se encaixam bem no jogo, assim como os aspectos mágicos por ele proposto.
Comecei minha vida de MMO no Mu Online (vulgo, tudo brilha e temos asas espalhafatosas), e com o passar do tempo isso foi me irritando. Tudo brilhoso, asas e armas maiores que teu boneco…
Esse cosmético de Yeti, me foi um baita soco no estômago, até sou um tanto cínico em falar que o próximo passo é mog de colegial, porque isso, ao meu ver, está totalmente descabido com o que tivemos até hoje. E o mesmo ocorre com alguns itens da loja como aquele porco.
Coisas assim, destroem a ambientação que temos dentro do jogo (reitero, esse é meu ponto de vista).
Sempre odiei a spec Fury do guerreiro por isso. Não faz sentido o boneco carregar 2 armas maiores que ele e girar elas como se nada fosse. Era algo ignoravel.
Pensando nisso e no serviço preguiçoso ao desenhar os tiers desde o Legion, não acho que vá demorar para que esses tipos de transmogs sejam introduzidos no jogo.
Ademais, penso até que seja mais fácil a Blizzard inserir esse modelo de passe como alternativa à mensalidade e com mimos, como aquele pijama tosco, no sentido literal da palavra.
Vou odiar e não sei, sinceramente, se terei estômago para ver isso no jogo. Já estou farto de raças aliadas, mas meu amor ao jogo e toda a história que ele tem (ainda) é maior do que esses incômodos, coisa que está diminuindo com o passar do tempo.
Se um modelo desses fosse introduzido, provavelmente eu largaria o jogo, justamente pelo aspecto de cosméticos que vem sendo apresentado.

2 Curtidas

Amigo, sem querer cortar sua onda, mas cortando: acho que gastou energia (suas calorias e da sua companhia de energia elétrica) atoa redigindo este texto. Coisas assim não são definidas de forma simples e nem por poucas pessoas. A Blizzard sempre aponta seus olhos para o que der mais lucro e para o que mais agradar investidores e patrões e não os próprios jogadores. Admiro sempre quem se dispõe a expor suas ideias para que o jogo melhore. Mas sinceramente, não adianta nada dar ideias desse tipo, é perda de tempo, principalmente para nós brasileiros.

1 Curtida

Cara ele tem problema visual

já falamos sobre isso aqui

4 Curtidas

Eu sei, porem o proprio curtiu meu comentario, então n tem pq vcs darem chilique por aqui

2 Curtidas

Ownt :smiling_face_with_three_hearts::heart_eyes:

2 Curtidas

Dando chilique a toa. Tenha um bom dia tbm

1 Curtida

Littig não dá chilique

Ele chama a atenção e nos corrige

Ele é a alma do forum :smiling_face_with_three_hearts:

2 Curtidas

LOL? Seu comentário só prova o quão mentecapto você é.

Um bom dia pra você!

7 Curtidas

Bom dia mestre

:hugs:

gnomo mais lindo

1 Curtida

Engraçado essas pessoas q acham q outras devem satisfação pra elas em um forum who de internet, era só oq me faltava

2 Curtidas

Que estranho, não sabia que você se importava com quem dava “chilique”. Tá incomodado meu queridão?
É sua vez de dar “chilique a toa” aí?
Vai, pode dar chilique, é a minha vez de dar um discurso super maduro sobre dar importância a alguém em fórum de joguinho.

2 Curtidas

Em primeiro lugar isso exige uma mudança muito brusca na forma de ganhar dinheiro e que mesmo com pesquisas apontando vantagens, isso não acontecerá em breve. Julgo eu, que os tokens e a lojinha são estudos nesse sentido para ver como o público do wow se comporta em um ambiente controlado e que não impacte tanto o jogo em sí.
Sobre os transmogs “fashions” como o do Yeti, eu pessoalmente não me importo, acho bem ridículo esse aí na real, mas não é o meu char usando, agora se fosse de colegial, aí talvez eu mudasse de idéias rsrssr.
Agora, EU fico meio injuriado de ter de pagar mensalidade e ainda sair algo maneiro na lojinha e ter que gastar denovo, por isso eu faço um semi boicote a isso: só compro se tiver em promoção e se eu gostar demais do negócio. Comprar por colecionar nesse caso não me aplico.

1 Curtida

Sinceramente acho a ideia de ter um passe de batalha no wow extremamente ruim, n tem sentido nenhum e isso com ctz enterraria de vez. Pq acho isso? Bom n tenho nada contra o passe de batalha, em mts jogos o custo beneficio dele é mt bom mas em um mmo e principalmente no WoW n tem como dar certo, na vdd tirando a mensalidade n vejo qualquer outra ideia para captar renda viável e que n quebre o jogo. Se as montarias mais legais ultimamente hj entram na loja imagina as coisas do passe? Só um exemplo, pega o transmog da tumba de sargeras que foi um upgrade foda dos T6 se hj tivéssemos passe esses sets com ctz iriam pro passe

6 Curtidas