(spoilers) nova cosmologia no novo livro das terras sombrias

Olá pessoal! A Blizzard lançou um novo livro chamado Grimoire of the Shadowlands and Beyond, que em uma tradução aproximada significa Grimório das Terras Sombrias e Além. Em sua descrição é dito que o livro se trata de uma viagem para descobrir os segredos das Terras Sombrias e as práticas em torno da magia da Morte, seguindo um Corretor pelos bosques de Ardena, pelas torres do Bastião e pelas profundezas da Gorja.

No link do livro na Amazon é possível lermos a sua descrição: https://www.amazon.com.br/World-Warcraft-Grimoire-Shadowlands-Beyond/dp/1950366502.

Acontece que nesse livro é mostrado um novo mapa sobre a cosmologia de World of Warcraft, juntamente ao lado do antigo mapa que vimos no Crônicas.

Nesse novo mapa cosmológico vemos a força da Morte no topo, com a Juíza a representando, segurando um artefato com a temática de Oribos. Na parte de baixo vemos a força da Vida, com uma árvore semelhante as que encontramos em Ardena e com animais em sua base, possivelmente deuses selvagens. Do lado esquerdo da Morte vemos a força da Luz, com a força da Desordem lobo abaixo, do lado esquerdo da Vida. E do lado direito da Morte vemos a força da Ordem, com a força da Sombra logo abaixo, do lado direito da Vida. No centro das forças vemos The Great Cycle (O Grande Ciclo), com um planeta, possivelmente Azeroth, e os elementos ao seu redor. Além disso, vemos duas grandes serpentes passando por todas as forças cósmicas.

Eu gostaria de conversar um pouquinho com vocês sobre esse novo mapa cosmológico.

Como vemos na descrição do livro, o que existe ali é, possivelmente, do ponto de vista de um Corretor. Então, assim como o Crônicas, já que foi escrito do ponto de vista dos Titãs, esse novo livro sobre as Terras Sombrias não pode ser levado como uma verdade incontestável.

No círculo da força da Vida é possível ver uma lua sobre a árvore, o que pode significar que Eluna faz parte do Panteão da Vida, e isso até que faz sentido caso ela seja a irmã da Rainha Invernal.

Além disso, outro detalhe importante é que atrás da palavra morte existe uma lua, o que poderia indicar que Eluna também possui uma ligação com essa força, talvez representando O Grande Ciclo, estando ligada tanto a força da Vida quanto a da Morte.

Esse O Grande Ciclo poderia indicar um padrão de repetição cósmico, já que como sabemos as almas mortais garantem o fluxo de ânima para as Terras Sombrias, que é o recurso principal para manter o ecossistema da dimensão da Morte. Além disso, esse O Grande Ciclo também poderia estar relacionado a sétima força cósmica que foi mencionada pela Corretora Al’firim dentro do jogo.

Enfim, embora esse novo mapa cosmológico nos apresente as forças de uma maneira um pouco diferente da que vimos no Crônicas, é bom não esquecermos que esse conteúdo foi escrito, possivelmente, do ponto de vista de um Corretor. Talvez por conta disso é que vemos Vida e Morte ganhando um pouco mais de destaque. Ou, talvez essas duas forças cósmicas tenham uma importância bem maior em nossa realidade e futuramente veremos mais sobre elas.

Imagem do livro: https://pbs.twimg.com/media/E6TzTdPVkAEFqgM?format=jpg&name=large.

12 Curtidas

Interessantíssimo.
Agora a pergunta é, foi retcon ou não? rsrs
Acho interessante essa ideia da lore ser contada de diferentes perspectivas. Assim como é feito em Dragon Age, onde os relatos de vários acontecimentos e entidades convergem para um ponto único. O problema é quem o faz neste caso, desconfio muito da Blizzard.
Mas não deixa de ser interessante.

E agora temos evidências que os Corretores fazem parte do panteão da Ordem? O que acontece com os Titans que conhecíamos agora? Este símbolo da Ordem no novo mapa aparece relacionado aos Corretores e no livro o corretor que desenhou o mapa parece criticar a arrogância dos Titans em dizer que criaram tudo. Será se os titans, por serem basicamente almas de planetas (até onde eu sabia, ou a Blizz mudou isso também?), agora serão considerados seres vivos do plano da Realidade/Grande Ciclo? Inclusive o símbolo da Ordem nesse novo mapa parece muito aquela montaria de Tazavesh:

E fica também difícil desconsiderar que essas posições das forças cósmicas no mapa signifiquem agora uma relação direta com as forças vizinhas. Então talvez agora tivemos uma mudança nessa relação entre elas também?
Agora temos o lado da vida, representando todo caos, energia e desordem, assim como a vida é.
E a morte pendendo para o lado mais organizado, estático, frio.

9 Curtidas

Pelo o que esta escrito no livro então não seria Elune a irmã da Winter Queen, mas sim a entidade do Panteão da Vida, no caso Eonar.

Se isso for real, ou a Blizzard vai fazer outro retcon, ou quem “escreveu o livro”, no caso a personagem não é confiavel, pq claramente durante as quests de Ardena a Winter Queen fala que a Ysera eh o pet da irmã mais velha dela, logo seria Elune.

Mas pensando bem quem deu vida a todas as coisas da natureza foi Eonar mesmo, no final tudo fica muito confuso, Blizzard não esta ajudando, mas só dificultando essa lore…

3 Curtidas

Fui criar um tópico ai depois vi que esse aqui já tinha sido feito xD

Sobre as mudanças tem algumas coisas ai que chamam atenção, pra começar o novo símbolo da Ordem que agora lembra os Broker, se eles tiverem alguma ligação então essa esfera é mais uma das que tem “maçãs podres” em seu meio porque os Corretores já mostraram que não são flor que se cheire já que o próprio Bwomsandi alerta sobre isso na DG.

A Desordem agora perdeu os Dreadlords e tem outros seres para representar, pra mim essa é a esfera que mais precisa ser explicada agora pois o que era ela antes do Sargeras se corromper? Os demônios antes eram caóticos e o Sargeras vivia enfrentando eles e mesmo depois dele assumir o controle, ele precisou recrutar os Eredares para comandar a Legião e servir como o cérebro dela. Agora o que era dos demônios antes dele assumir o controle? Será que tinha algum panteão ou seres que serviam de representantes, porque o Sargeras era da esfera da Ordem e passou pra outra logo ele não é bem “originário” da Desordem.

A única esfera que tem um representante “definido” mesmo é a Morte e é curioso notar que as outras que tinham eles acabaram ficando sem, o que me leva a crer que elas vão ser bem mais do que só “A Luz são os Naarus” ou “A Sombra são os Void Lords” até porque nem eles estão ali mais, uma coisa seria perder os Old Gods pois eles são só servos mas até os Void Lords sumirem ficou estranho.

Agora Eluna sinceramente… Eu espero que ela seja algo maior do que essas esferas, eu realmente não quero que ela fique limitada apenas a esfera da Vida, até porque temos aquela informação de Legion de que ela teria “criado” a Xe’ra.

Eu continuo não gostando dessa ideia atual dos Devs de querer falar que todas as esferas possuem membros bons e ruins, uma coisa é a magia de cada uma afinal temos exemplos de usuários de magia Vil e da Sombra que são do bem (Warlocks e Priests) e usuários da Luz que são malignos (Cruzada Escarlate), agora seres dessas esferas terem isso é outra história.

Pois se podemos ter Naarus malévolos como a Xe’ra ou criaturas de outras esferas como a Vida e a Ordem, quer dizer então que podemos ter seres do Vil e da Sombra “bonzinhos”?

6 Curtidas

Mas Eonar não era descrita antes como do panteão da Ordem?

O Corretor que escreveu o livro diz que os Titans assumem arrogantemente ter criado tudo, quando na verdade apenas herdaram. Agora fiquei confuso também com a Eonar, se ela era uma titã da ordem comum, ou se era alguma titã da vida, até porque na Wiki ela é descrita como criadora da vida e do sonho esmeralda (indiretamente), mas sempre estava ao lado dos titans que representavam a ordem.

1 Curtida

Eu não tenho problema com a relativização de uma força, ter seres da luz bons e mals, o que me deixa meio fulo é todo esse negócio aí para ser explicado, com lore para decadas e a gente nunca tem as respostas que precisa, e sempre acabam adicionando mais perguntas do que respostas. Isso é um tipo de narrativa que EU simplesmente não curto.

4 Curtidas

Ai que ta a confusão.

Se existe Panteão da Luz, quem faz parte dele? Ainda não sabemos.

Mas lembrando aqui, eu vi uma entrevista do Ion que ele alega que os eternos de Shadowlands são tbm o Panteão da Morte, logo os titans então são realmente do Panteão da Ordem, e cada circulo então teria um Panteão com suas entidades.

Olha a confusão que eles estão criando, vão ter que apresentar um background para cada Panteão desse jeito, e explicar Elune de um jeito tão simples assim, eh meio meh.

Pq até agora todo mundo acreditava que ela estaria acima de tudo isso dai por ser uma divindade, mas no final vai ser só mais uma “protetora” do circulo da vida e não estando acima dele.

2 Curtidas

Nitidamente não tem mais pra onde ir e os caras expansão após expansão dobram a aposta em narrativas toscas e grandiosas que tem mais dúvidas que certezas.

Quer saber as respostas de tudo isso? Compre a próxima expansão e assine seis meses de jogo (que é mais barato) quem quem sabe ela conta algo…

5 Curtidas

Me deu uma epifania agora aqui em kkkkkkkk

Olha que loucura fui ver no WoWhead novamente as falas do Nzoth e olha o que eu vi aqui

N’Zoth sussurra: A Luz fez um acordo com o inimigo de todos.

A Rainha Azshara grita: Banshee traiçoeiro! Você acha que eu sou cego para a escuridão que você procura libertar?

N’Zoth, o Corruptor, grita: Só eu posso salvar este mundo. rendimento… e servir!

Então Nzoth não queria que o Jailer se libertasse pq ele sabia que o mundo dele estaria em perigo e nessa mesma fala ele acusa de a Luz, veja bem a “Luz” fez um acordo com o inimigo de todos logo o Jailer, que agora quer dominar a todos…

Outra coisa se for ver na HQ das irmãs Windrunner tem essa fala:

Os sussurros do Vazio estão dizendo a Alleria:

• Este é perigoso. Ela é uma ameaça e deve ser encerrada. Cuidado com isso. Ela busca a morte de todas as coisas… todas as possibilidades. Acabe com o fio dela. Matá-la. Salve-se e mate-a. Salve o mundo e mate-a.

• Ela é uma violação, ela serve o verdadeiro inimigo, mate-aagora, remova-a deste mundo e tire dela o que você precisa, agora.

A voz que sussurra para as irmãs Windrunner matar Sylvanas claramente avisa que ela esta trabalhando para o verdadeiro inimigo, logo Nzoth era o “bonzinho” da história, não queria que chegasse a esse ponto.

E agora pensando tbm no portal que o Jailer entrou ser de Luz, eh realmente um ponto a se acreditar que alguém do Panteão da Luz, que agora sabemos que existem Pantões para todos os círculos, esteja por trás do plano tbm.

EDIT:

E outra coisa que tbm lembrei, tem o caso da Lágrima de Elune que reviveu Xe’ra no Legion, Velen naquela época disse que só um poder muito grande de Luz poderia reviver o coração de Xe’ra, mas a Lágrima de Elune conseguiu, logo Elune tem poder da Luz, mas não podemos esquecer que Xe’ra depois se mostrou maligno…

Então bem provável que no final de tudo isso, o vilão master blaster seja realmente Elune.

8 Curtidas

E os livros também…ainda tem essa kkkkkkkkk

Nossa sim, comprar a porra de um livro de 200 contos em ingles pra pegar um fragmento da história que vai ser mudada no próximo patch. Me poupe blizzard.

10 Curtidas

Esse assunto de cosmologia me dá sono já, pelo o que percebi é outro retcon.

4 Curtidas

Totalmente irrelevante, pois na próxima expansão mudam de novo…

1 Curtida

Achei beeeeeeeeem mais interessante do que aquele blá blá blá de Luz e Void = Papai e Mamãe do universo. De que tudo tinha que ser Luz e Void no final da história.

Sempre desconfiei dessa origem do universo como estava no crônicas, de que a Luz e as Sombras criarem a Vida, Morte, Ordem e Caos(Desordem), e estas 4 se tornarem tão fortes e independentes das duas primeiras, com esta questão dos “First Ones” faz mais sentido
(o que não quer dizer que a blizzard esteja fazendo um bom trabalho com a narrativa criada, acho que ela peca muito na narrativa).

Mas além disto tudo, o que me chama a atenção é como cada ser vê a cosmologia e sua importância de acordo com o seu alinhamento.

Mas o que eu realmente estou animado (se é que posso dizer isso quando se trata de Blizzard) é em ver isso aqui

Quero saber quem são os Panteões da Luz e o Panteão do Caos (Demonios).

Completando o @Alarishanir na época de Pandária quando os Warlock faziam a quest do fogo vil. Na quest mencionava que a Legião Ardente e os senhores (Kil’jaeden/Archmounde e quem sabe Sargeras?) temiam aos “Demônios Primordiais” ou “Senhores Demoníacos”. Com certeza absoluta, a Blizzard irá resgatar isso.

3 Curtidas

Oi, pessoal
Aqui é o Zulwaji (não que isso interesse a alguém, mas é legal se identificar :joy:)

Ao que parece, tudo está caminhando para uma próxima expansão voltada para a Luz, mesmo. Como havíamos imaginado alguns meses atrás.

Não acho ruim essas relativizações e nenhuma força ser inteiramente boa ou ruim, mas sim alinhada aos seus próprios interesses e esses interesses serem a “bússola moral” pessoal de cada entidade, definindo conceitos de certo e errado, justo e profano (do mesmo jeito que a vida real funciona!), mas desconfio MUITO da capacidade desses devs em desenvolver temas mais complexos.
Aqui falando em capacidade cognitiva mesmo, todo mundo tem um limite e aparentemente essa equipe já alcançou o deles há algum tempo.

Aparentemente a Luz está alinhada com entidades da Morte e, também aparentemente, Elune é algum tipo de deidade da Luz, tendo uma irmã na Morte inclusive e por essa razão também não se opondo à obliteração dos NE, mas sim fazendo parte de um plano maior juntamente com o Big Daddy J.
Talvez haja uma proximidade “natural” entre morte, Luz e Ordem se vermos a coisa pela perspectiva mais calculista, são forças aparentemente frias, organizadas, com aparentes interesses comuns e amorais.

Isso bate com o sugerido pelas frases dos deuses antigos em oposição à luz e com a natureza de Elune (e seu comportamento em BfA e SL)

Talvez a “libertação” da Syl fosse meramente uma morte real, a destruição completa da “realidade” criada pela vida, desordem e caos em um ciclo eterno de ódio, “morte” e renascimento. Talvez ela buscasse no fim só acabar com tudo e todos mesmo e dar um reset na existência. This world is a prison né.

O interesse da luz, que faz pouco caso da vida ou dessa forma de existência, sempre foi purificar (sem sucesso) o caos. Acho que eles super querem esse wipe.

Agora vamos lá descongelar o Illidan e o Sargeras, catar o Ctun do ralo do inferno e matar uns naarus cheirados na morte.

5 Curtidas

Lá esta a titia blizzard dando retcon em partes da sua cosmologia. Não se iludam e nem tentem entender muita coisa, na próxima expansão já vem um novo retcon que vai alterar tudo de novo, incluindo o apresentado nesse livro.

5 Curtidas

A lore do world of warcraft esta igual os filmes do Xmen…

Só aceita e se for procurar uma lógica você fica louco.

8 Curtidas

Eu acho bem vinda essa abordagem de perspectivas, isso oferece infindáveis caminhos para se explorar na lore. Embora ache que isso começou a ser retratado recentemente e nós podemos perceber que eles estão tentando consertar algo, ainda sim se for analisar como um expectador, acho interessante.

Isso porque a mitologia do jogo aumenta, os deuses, as forças cósmicas e esses quesionamentos grandes demais perdem a sua ‘‘graça’’ quando são desvendados. Então prefiro que eles continuem um mistério mesmo.

Uma coisa que eu gostei e acho que foi proposital é que nessa mudança de bolinhas no astrolábio, eu percebi que deixaram o elemento ‘‘Água’’ perto da esfera das sombras, eu inevitávelmente relacionei as questões dos Kultirenos e a religião dos sábios das marés. O poder das águas sempre foi visto como dúbio.

E o elemento terra está próximo da esfera da ordem ( No antigo também estava) o que me faz referência a que maioria das raças que os Titãs botam a mão, tem sua origem nos próprios minérios daquele planeta.

Boa observação.

Eu adorei, e era tão óbvio que maquinários imediatamente remetiam a robozinhos e a esfera da ordem. Aqui temos a confirmação que os Gnomos são a obra perfeita dos Titãs em Azeroth, uma vez que sua fixação com engrenagens estampam seus estandartes srsrsrrrr

Outro ponto é que eles chamarem de ‘‘O grande Ciclo’’ é uma call que eu ja havia teorizado quando fiz meu Manifesto contra as forças cósmicas. No fim, todas elas querem nos usar, os mortais sustentam o ecossistema das Terras Sombrias e consequentemente de toda a existência

2 Curtidas

O ciclo de ódio da tia Syl

1 Curtida

Falando a mesma coisa que disse no twitter. Livros de lore são ótimos, mas como ela quer que eu leve a sério e compre o livro? Depois de anos pedindo para arrumar o lore, a Blizzard lança 3 livros que eram o guia definitivo de lore do wow, os fãs adoraram. Menos de dois anos depois o livro sofre retcon e não é amis definitivo é só um ponto de vista. Porque comprar mais um guia de lore se em 2 anos ela deixa de ser canon?

Nada contra retcons, mas assuma que é um retcon, não tente me dizer que está expandindo o lore que sempre foi assim, porque não foi. Não me treta como trouxa e queria que eu aceite isso.

Não precisava mudar a lore, havia tantas áreas a explorar, expandir. É uma falta de respeito de quem veio antes. Um bom roteirista respeita o passado e constroi o presente para chegar no futuro que ele quer. Mudar o passado para adequar ao seu futuro é muito fácil.

Chega uma nova equipe e diz que nao, os primeiros não criaram o universo, era só o ponto de vista deles, porque antes dos primeiros haviam os zeroitas…

8 Curtidas