South America (SA) ≅ Oceanic (OC)

Ola galera tudo bem? bom antes de tudo não quero que esse seja mais um dos famosos tópicos semanais sobre servidores SA :sweat_smile: ( Eu juro :raised_hands:).

Primeiro vou dar alguns números como introdução para que a conversa seja mais direta e de entendimento amplo.

Ps: vou usar o realmPOP que é a unica fonte de dados desse tipo que eu conheço.

America latina - 3 realms
Drakkari 107.390
Quel’Thalas 341.773
Ragnaros 388.596

Brasil - 5 realms
Azralon 355.566
Naemesis-Tol Barad 276.837
Goldrinn 180.399
Gallywix 121.471

Total de jogadores na região SA - 8 realms: 1.772.032 (um milhão setecentos e setenta e dois mil e trinta e dois)
Digamos que a cada 5 personagens tenhamos 1 jogador. Etão vamos dividir por 5 esse numero. Teremos 354.406 (Trezentos e cinquenta e quatro mil quatrocentos e seis).

Oceania - 12 realms
Aman’Thul 137.359
Barthilas 260.652
Caelestrasz-Nagrand 279.739
Dath’Remar-Khaz’goroth 260.281
Dreadmaul-Thaurissan 130.301
Frostmourne 444.284
Gundrak-Jubei’Thos 153.483
Saurfang 151.657

Total de jogadores na região OC - 12 realms: 1.817.756 (um milhão oitocentos e dezessete mil setecentos e cinquenta e seis)
Dividimos por 5 também. Teremos 363.551.1 (trezentos e sessenta e três mil quinhentos e cinquenta e um mil e um).

America do sul (ht tps://imgur.com/CmZXI5C)
Oceania (h ttps://imgur.com/EnJgE9G)

Dados na tela agora vamos ha conversa.
Moramos em uma região maior que a Oceania, e que fica localizada no hemisfério ocidental de acesso “fácil” a comunidade maior do jogo que fica na America do norte.
Estamos com praticamente a mesma população de jogadores da Oceania, e temos o adendo de que por incrível que pareça o jogo se mostra emergente na nossa região.
Mas o mais importante é o nosso “Ás na manga” que se chama São Paulo SP. Que em termos de estrutura e serviços de conexão é um marco em toda America (America do norte, central e do sul).

Então a pergunta é. Porque a região SA ainda não foi contemplada com um Datacenter em São Paulo? Mas a Oceania foi?

Logística?
O buraco que os latinos deixariam nas filas NA (vitrine do jogo)?
Dificuldade de comunicação devido ao idioma?

Vamos conversar serio sobre o assunto. Alias geradores de conteúdo da nossa região (brasileiros e latinos) vocês não poderiam se unir para tentarmos alguma ação mais palpável em relação ao assunto?

Galera do fórum diante dos dados qual a opinião de vocês sobre o assunto?

1 Curtida

Acho que grande parte até concorda com você mas esse assunto sempre esbarra no interesse da empresa.
Acho extremamente válido o seu questionamento o problema é que no fim tudo termina em " defensor da Blizz" e " você não entende de economia"…
Por mais que eu entenda que devemos pedir sim ( o velho, quem não chora não mama") , no fim entendo que a decisão final será sempre da Blizzard.
Muita gente era contra o wow classico ou achava que nunca iria acontecer , inclusive eu , MAS hoje está aí com gente jogando só pelo fato de ser o clássico.
Por fim… pedir é importante mas no fim dependerá do estudo de custos e investimento que a Blizzard sozinha fará.

1 Curtida

Na minha opniao, ainda não tem servidor no Brasil devido a burocracia que é grande(não é simplesmente alugar um lugar em SP e trazer os servidores). Fora que ter uma empresa no Brasil não é nada facil(Não é atoa que empresas grandes como Nintendo vazaram daqui)

Talvez colocar o servidor em outro pais, como o Chile, seja mais viavel, mas não sei como é a burocracia/impostos dos outros países.

2 Curtidas

Cara não adianta você tentar colocar gerador de conteúdo no meio dessa história, se for algum que trabalha com os produtos da blizzard e que gera conteúdo por muito tempo não vai vir aqui pois já sabem da resposta.

3 Curtidas

Não quero ser chato nem ofensivo, mas esse assunto já foi discutido à exaustão nesse fórum e muito mais no antigo.
Existem vários blue posts dizendo que não há possibilidade da Blizzard alocar servidores aqui.
Condições de infraestrutura para isso temos, porém não se trata somente de viabilidade técnica, o buraco é mais embaixo. Aqui no Brasil são questões legais, fiscais, econômicas e mercadológicas que fazem que não sejamos atrativos para a Blizzard.
Desculpem, mas vocês estão pregando no deserto.

3 Curtidas

Ótima indagação. E como eu trabalho em outra empresa de jogos aqui no brasil posso falar com propriedade sobre o assunto.

O problema burocrático no qual você citou é oque nos chamamos de “logística”. A blizzard-activision precisa pra ontem de uma base de operações aqui na América latina (e é pra ontem), para cuidar desse tipo de assunto. Quando nos viemos para o brasil a primeira coisa que fizemos foi isso, arrumar toda a logística. A burocracia aqui é uma coisa “chata” mas é resolvida facilmente em alguns meses de trabalho, e como o jogo é emergente aqui na região (sim ele é com base nas pesquisas particulares da empresa que trabalho), esse assunto deve ser tratado como investimento.
Colocar os servidores SA em outro lugar que não seja SP capital é fora de cogitação devido a estrutura precária dos outros países no serviço de conexão. Um problema que nem de longe pode ser resolvido em alguns meses. A parte burocrática pode ser um pouco menor, mas o ônus em relação ha estrutura é um gap gigantesco.

1 Curtida

Hm não sei qual setor você trabalha na eu empresa aí, eu já trabalhei em 3 empresas de software aqui no EUA e até onde eu sei legista e apenas uma questão entre outras como por exemplo receita, tempo custo e lucro.
Aliás a empresa onde eu estou agora o logo dela e isso tempo custo e lucro.

2 Curtidas

Seria muito bom pelo ping baixo, mas tem um porém, como ficam os localizadores de grupos?
Pois se for ver você sempre vai parar em um grupo estrangeiro e se separarem os servidores teríamos de fazer grupos só com quem joga nos nossos servidores, aí não sei se seria viável.
Pois não seria muito vantajoso jogar em um servidor aqui e quando for fazer uma pt aleatória acabar indo para os EUA de todo jeito.
E se é para ficar uma hora esperando uma pt eu prefiro ficar como está.

2 Curtidas

Acho que nessa fase de cortar custo ela não vai investir em um servidor no brasil, não acho um investimento tão essencial assim, a não ser que vc faça pvp ou pve competitivo o que não é a maioria da galera.
Fora que world of warcraft mesmo em seu boom com a abertura dos servidores br nunca atraiu tanto assim a atenção da blizzard, talvez se no futuro outro jogo da empresa cair no gosto dos br ela faça um servidor mais próximo e o wow se beneficie disso por tabela.

2 Curtidas

Vamos por partes, ok?

Eu apoio e sempre vou apoiar todos os tópicos que pedem por servidor no Brasil pq tem diferença no tempo de reposta em todos os conteúdos que fazemos dentro do jogo. Eu ACREDITO que os dois grandes problemas estão relacionados a custo de infraestrutura e de jogadores ATIVOS na nossa região.

Os dados que vc apresentou mostra exatamente um ponto que eu acredito sobre os reinos brasileiros: se juntar TODOS os servidores brasileiros nós vamos ter UM servidor nível STORMRAGE ou AREA 52 em termos de população e economia mas vamos ter sérios problemas com a parte instanciada do jogo como LFG, LFR, RBGs e Arenas pq não vamos mais jogar com os americanos. Com o fim das restrições de Action House entre facções, com o fim das possíveis instancias separadas entre facções que podemos ter no futuro vamos eliminar EM PARTES um problema que o Rhastion comentou em 2012:

" A decisão em colocar os servidores brasileiros em sua localidade atual foi decidido levando em consideração vários fatores, incluindo sua localidade geográfica perante toda a América Latina, conectividade com diferentes operadoras, facilidade de realização de manutenção, espaço físico disponível no centro de dados e a estabilidade e conectividade entre servidores quando se usa sistemas inter-reinos como os de localizadores de raides e masmorras (e futuramente zonas inter-reinos)"

O problema de ainda não termos servidores no Brasil também passa pelo CUSTO de infraestrutura de um modo geral.

Esse é o reino TIchondrius que ele está segurando na mão. Ali atrás há inúmeros outros reinos alocados em diferentes lâminas nos blades.

De forma bem resumida esses blades são acompanhados de storages, que estão interligados a diversos outros servidores como de login, de banco de dados da Oracle que não são baratos, de outros bancos pra armazenamento das informações das casas de leilões, de inventário de personagens, de banco pra restores de equipamentos de personagens entre diversos outros servidores e bancos de replicação além das licenças de uso pra programas e sistemas, custo de links diretos e uma série de outras coisas a mais que estão por de trás de uma infraestrutura como a da Blizzard.

Se eu não estiver enganado a Blizzard tem entre 17 a 19 datacenters espalhados pelo mundo e EU acredito que TODOS tem as informações sendo replicadas pra outras localidades pra backup e tudo isso gera custo. Já pensou no quanto é gasto por mês só na conta de luz só pra manter esses locais operantes 24/7 de forma ininterrupta? Esse é um dos efeitos do 11 de setembro.

Pra um dia termos servidores de WoW no Brasil fisicamente nós precisamos de uma coisa: ter jogadores ATIVOS. Odeio ser a pessoa chata da história mas os reinos brasileiros estão muito aquém de população ativa do que já tivemos um dia.

RealmPop: Eu sei que não são os dados oficiais da Blizzard mas são ESTIMATIVAS de PERSONAGENS e não de JOGADORES que fizeram no minimo UMA TRANSAÇÃO na AH. Quando vc arrasta a barra pra personagens de level 120 o número é ainda menor se comparado ao que foi apresentado na primeira página dos reinos no site.

Essa é a minha opinião resumida de quem trabalha na infraestrutura de uma empresa de crédito financeiro e não da Blizzard.

5 Curtidas

É isso. Se os caras n fizeram na época da vaca gorda por aqui, n vai ser agora que irão fazer.

Admiro a constante luta aqui no forum clamando por um servidor br, sempre teremos posts pedindo por isso mas a vdd é que essa luta ja nasce perdida. E msm que o WoW por aqui volte a época de ouro e passe disso, eles não colocar um servidor aqui.

2 Curtidas