Olá gente, alguns anos atrás mas precisamente durante a expansão Legion eu tinha feito um tópico discutindo com o pessoal sobre o uso da luz e das sombras (que gerou bastante debate inclusive) . Mas como eu não consegui achar esse tópico, que provavelmente foi apagado, eu vou criar outro.
Vamos lá, eu havia escutado o audiobook '' Mil Anos de Guerra - A história de Alleria e Turalyo'' e me surgiu uma dúvida em relação a classe de sacerdote. Pois nessa história a Alleria abre mão da luz e passa a usar as sombras para lutar contra a legião ardente. Como é de conhecimento geral a luz e as sombras não podem ser usadas ao mesmo tempo pois uma rejeita a outra, tanto que quando o Turalyon tocou em Alleria que estava banhada pelas sombras ele sentiu uma dor enorme e isso até acabou gerando um atrito entre os dois.
Depois que eu vi essa cena me veio a dúvida na cabeça. Como que a classe de sacerdote consegue usar magia de sombra e de luz ao mesmo tempo? tudo bem que a especialização de disciplina sugere justamente isso, o equilíbrio, mas se levarmos em conta a Lore não teria sacerdote disciplinado no mundo que fosse capaz de usar as duas forças ao mesmo tempo, justamente por que ambas não podem ser usadas juntas já que são duas forças de lados extremos. se você joga com a especialização de sombra você pode se curar usando cura célere (que é uma cura usando a luz) o que não faz sentido, tanto que essa cura havia sido substituída por recomposição sombria que faz mais sentido, porém por algum motivo a Blizzard voltou atrás recentemente.
Isso pode ser algum furo de roteiro ou eu acabei deixando passar alguma coisa da Lore que explicasse isso. Realmente se tiver explicação eu gostaria de saber pois é muito esquisito eu estar em forma de sombra e me curando com luz, ou está usando sagrado e usando palavra sombria: dor. Também pode ser que a lore não tenha sido levado tão em conta por questões de gameplay mesmo, mas eu acharia da hora se existisse uma classe chamada sacerdote sombrio, ou sacerdote das sombras, com as três especializações focadas somente no caos assim como o bruxo tem as três especializações focadas apenas na vileza.
Eu acredito que isso foi um furo de roteiro da propria blizzard que, lá no começo se baseou em D&D para criação do jogo (Como todo MMORPG né). Acredito que, no começo, não tinham muitas ideias para manter um sacerdote dps e ele ser o unico que não se curava, mas quando trocaram a habilidade novamente, só ficou mais explicito o furo de roteiro que eles mesmo tentaram manter.
Eu achei que em Legion, quando exploraram as armas das classes, teria alguma explicação para isso mas não teve e, nas expansões seguintes, também não teve. Acho que nem mesmo a blizzard lembra disso mais, apenas seguem o fluxo pois, pelo menos até onde já vi nas minhas explorações dentro do jogo em reinos gringos, até os jogadores do Roleplay seguem a regra básica de Luz não se junta com Sombras.
Eu gostaria que a Blizz desse uma explicação para isso ou ajustasse para a habilidade antiga da cura pra Sombras, já que fizeram isso antes, mas acho que não vão fazer isso tão cedo porque, para o que eles apresentam até hoje, é algo minusculo.
Luz e Sombra são forças cósmicas naturalmente opostas, então, de fato, não podem coexistir no mesmo lugar. Por isso que no passado, quando essas duas forças se chocaram, houve várias explosões e um acontecimento cósmico que resultou no nascimento de nosso universo.
No entanto, quanto a classe dos sacerdotes, eles manipulam Luz e Sombra de uma forma mais filosófica, não se adentrando tanto assim em alguma dessas forças. Eles manipulam essas forças, mas não se infundem com elas e não se alteram biologicamente.
Pela forma como eles manipulam essas forças acredito que não há problemas, principalmente os sacerdotes disciplina que possuem uma busca constante pelo equilíbrio.
Nem todos os sacerdotes não são infundidos, os draeneis forjados a luz e os elfos caóticos se fundiram a luz/sombra e mesmo assim podem ser sacerdotes das forças opostas
Acredito que os jogadores podem criar sacerdotes das três especializações como draenei forjado à Luz e elfo caótico apenas por conta da jogabilidade, já que quanto a história não acho que isso seja possível.